Teóricos de Enfermagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Advertisements

Psicologia Aplicada e Ética Profissional
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Teoria “Um conjunto de conceitos inter-relacionados, definições e proposições com a finalidade de descrever, explicar, prever e controlar fatos/eventos.
ACONSELHAMENTO.
O processo saúde-doença e a família
EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
Teoria Geral de Sistemas
A Enfermagem na Era da Informática
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
A Qualidade e a Avaliação dos Serviços de Saúde e de Enfermagem
Dimensões biológicas e sociais dos processos mentais
“Deus não sente amor, Deus não tem amor, Ele é amor, essa é a sua natureza, a sua essência”
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL.
Curso “Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde”
Metodologia da Assistência de Enfermagem Profª. Elisangela Cason Erlich CESCAGE/2011.
Teoria Ambientalista Prof. Diego Louzada.
Teorias de enfermagem.
TEORIAS DE ENFERMAGEM Prof. Diego Louzada.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Articulação e Fortalecimento
Pesquisa em Enfermagem
Fundamentos Teóricos e Filosóficos de Enfermagem
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
Nome: Alice Santos Gonçalves Prof°:Carol 1°E.M
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Raffaela Plazezwski n°24
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA PRÁTICA DE ENFERMAGEM
Unidade I - O cuidar na prática profissional
Educação permanente Prof Rodrigo Bueno.
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Teoria de IDA Jean Orlando
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Faculdade de Enfermagem FACCAT
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
QUALIDADE DE VIDA SANDRA PULINO 2013.
Cristiane Cardoso de Paula
EVOLUÇÃO DOS MODELOS TEÓRICOS Florence NIGHTINGALE-Notas de Enfermagem
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
PROCESSO DE ENFERMAGEM
OBSERVAÇÃO EM ENFERMAGEM
Teorias de Enfermagem Docente: Isabely Pereira C. de Sousa
MODELOS TEÓRICOS DE ENFERMAGEM
PSICOLOGIA DA SAÚDE E PSICOLOGIA POSITIVA Semana 8
CAPACIDADE FUNCIONAL PROF. MAÍRA BELO.
Saúde e qualidade de vida
TPM.
Conceito de Saúde Luciane De Rossi.
PROCESSO DE ENFERMAGEM
Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;
Avaliação Funcional e Processo Incapacitante.  A capacidade de tomar decisões e a de autogoverno podem ser comprometidas por doenças físicas e mentais.
Química na Medicina Trabalho a ser apresentado a professora Carol da disciplina de Química. Victória Walz n°32 1°EM.
Psicologia da Educação
HUMANIZAÇÃO E ÉTICA NA ATENÇÃO À SAÚDE
Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
twitter.com/funasa.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
PROCESSO DE ENFERMAGEM
UNINASSAU Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
FUNDAMENTOS ADMINISTRATIVOS AULA 8 – GESTÃO DE PESSOAS Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville (Fonte: Introdução à Administração - Antonio Cesar A. Maximiliano.
Hildegard Peplau Teoria Interpessoal
Transcrição da apresentação:

Teóricos de Enfermagem Docente: Isabely Pereira Cavalcante de Sousa E-mail: isabely_pc@yahoo.com.br

TEORISTAS Florence Nightingale LydiaE. Hall Virgínia Henderson HildegardPeplau Dorothea Orem Faye Abdellah Ida Orlando MyraLevine Martha Rogers ImogenesKing SisterCallistaRoy Wanda de Aguiar Horta

Teoria das Necessidades Humanas Básicas Ano Teórica Teoria 1857 Florence Nightingale Teoria Ambientalista 1959-1985 Dorothea Orem Teoria do Autocuidado 1970 Wanda A. Horta Teoria das Necessidades Humanas Básicas

TEORIA AMBIENTALISTA FLORENCE NIGHTINGALE Nascida em 12 de maio de 1820 em Florença na Itália, é mais lembrada por seu trabalho durante a guerra da Criméia;

FOCO PRINCIPAL DA TEORIA Homem: Individuo cujas defesas naturais são influenciadas por um ambiente saudável ou não; Saúde: Processo reparador; Ambiente: Condições externas capazes de prevenir doenças, suprimi-las ou contribuir para eles; Enfermagem: Modificar os aspectos não saudáveis do ambiente a fim de colocar o paciente na melhor condição para a ação da natureza.

A teoria ambientalista pode ser dividida em: Ambiente físico; Ambiente psicológico; Ambiente social.

Ambiente Físico A higiene constitui uma noção inclusa, relacionada com todos os aspectos do ambiente físico em que se encontra o paciente. A enfermagem deve observar as condições de ventilação, iluminação, limpeza, alimentação e calor do ambiente; Ruídos e odores são elementos pelos quais a enfermagem também deve estar atenta.

Ambiente Psicológico Ambiente negativo resulta Estresse Físico; Evitar tratar assuntos desagradáveis;

Ambiente Social O Ambiente Social e visto como essencial na prevenção de doenças;

Metaparadigmas da teoria: Ser humano: a pessoa com as forças vitais restauradoras para manejar a doença; Enfermagem: Função de colocar o paciente nas melhores condições para a natureza agir; Saúde/doença: Processo restaurador; Ambiente: Elementos externos ao paciente afetam a saúde e o processo de cura.

Florence não utilizava a terminologia PROCESSO DE ENFERMAGEM, hoje empregada, mas valorizava praticas como Observação, Experiência e Registro de dados fundamentais para o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho que aumente a possibilidade de resolução; O Processo de Enfermagem foi usado pela mesma, onde a observação deve ser feita com objetivo de salvar vidas e não só como armazenamento de informações.

Teoria do Autocuidado DOROTHEA OREM Nascida em Baltimore, EUA, no ano de 1914; Sua teoria foi desenvolvida entre os anos 1959 à 1985 e é baseada no Autocuidado.

Desenvolveu sua teoria de enfermagem em três partes: TEORIA DO AUTOCUIDADO; TEORIA DO DÉFICIT DO AUTOCUIDADO; TEORIA DOS SISTEMAS DE ENFERMAGEM .

1. TEORIA DO AUTOCUIDADO O Autocuidado, é a prática de atividades iniciadas e executadas pelos indivíduos em seu próprio benefício para manutenção da vida e bem-estar; São três os requisitos de autocuidado apresentados na Teoria de Orem: 1Universais; 1. 2De desenvolvimento; 3De desvio de saúde.

1 UNIVERSAIS: Estão associados a processos de vida e à manutenção da sua integridade. Eles são comuns a todos os seres humanos durante todos os estágios do ciclo vital. EX: Realização de atividades do cotidiano 1.2 DE DESENVOLVIMENTO: Referem-se aos eventos/situações novas que acontecem na vida humana com propósito de desenvolvimento . EX: GESTAÇÃO – caracteriza o desenvolvimento psicológico, biológico da mulher

1.3 DE DESVIO DA SAÚDE: É exigido em condições de doenças, pode ser consequências de medidas exigidas para diagnosticar e corrigir uma condição.

2. TEORIA DO DÉFICIT DO AUTOCUIDADO Explicita quando há necessidade da assistência de enfermagem; O déficit do autocuidado ocorre quando as habilidades do autocuidado do indivíduo são insuficientes. Nesse caso, a enfermagem atua como provedora/mediadora do cuidado

3. TEORIA DOS SISTEMAS DE ENFERMAGEM Relaciona-se ao fato da pessoa estar em déficit de autocuidado e para compensar necessita do cuidado de enfermagem. OREM identifica, três sistemas: Sistema de Compensação Total; Sistema de Compensação Parcial; Sistema de Suporte Educativo.

Metaparadigmas da teoria: Ser humano: Pessoa física e emocional; Enfermagem: Ajuda as pessoas com o autocuidado; Saúde: Integridade de um indivíduo; Ambiente: Pode afetar positivamente ou negativamente a capacidade da pessoa.

“Querer vencer significa já ter percorrido metade do caminho da vitória”. (Pe. Léo) OBRIGADA!