Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão . Depef - Outubro de 2014
Sumário Objetivos do Projeto Infraestrutura Escopo do Projeto Arquitetura do Projeto O papel de cada unidade envolvida O papel de cada instituição envolvida EAP (Estrutura Analítica do Projeto) Fases do Projeto Cronograma Metodologia de Circulação dos tablets Área de atuação ITES/UFBA Principais produtos do Projeto
Objetivos do Projeto I - Desenvolvimento de metodologia de educação financeira Metodologia para promoção da educação financeira de jovens e adultos em situação de pobreza e de extrema pobreza registrados no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal II - Desenvolvimento de metodologia de avaliação de impacto Metodologia para avaliação e monitoramento da evolução da inclusão financeira e dos níveis de poupança e de endividamento dessa população (registrada no Cadastro Único) Item 17 do Voto 199/2012-BCB, de 13 de setembro de 2012: “Adicionalmente, caberá também ao Depef a responsabilidade sobre a avaliação dos efeitos das normas e das ações do Banco Central do Brasil sobre os usuários do Sistema Financeiro, com vistas à aferir a eficácia e a adequação dos produtos e serviços financeiros às necessidades dos beneficiários, bem como o nível de conhecimento da população sobre essas normas e ações, fornecendo, assim, parâmetros de atuação para outras áreas do Banco e trazendo subsídios importantes para a elaboração e execução da estratégia de educação e inclusão financeira”. Depef (Departamento de Educação Financeira) Desig (Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro e de Gestão da Informação) Depep (Departamento de Estudos e Pesquisas)
Infraestrutura Existência de um departamento específico para implementação e avaliação de ações de educação e inclusão financeira; Projeto Específico para execução dos trabalhos apresentados com previsão orçamentária para elaboração de pesquisa caso-controle; Realização de Acordo de cooperação com instituições com ampla experiência internacional (Fundacion Capital, CFSP) e grande know- how nacional (UFBA); Processo de acompanhamento contínuo da aplicação com gerente do projeto exclusivo para essa atividade; Previsão de divulgação dos resultados.
Avaliar potencial de escala da metodologia de educação financeira. Pontos Principais do Escopo do Projeto VALIDAR DISSEMINAR TESTAR AVALIAR Experimentar metodologia já testada pela Fundación Capital em promover a educação financeira com o uso de instrumento autoinstrucional (tablets) adaptada para o Brasil; Desenvolver e aplicar questionários quantitativos (antes dos tablets, após os tablets e após 12 meses do experimento dos tablets); Avaliar o impacto do experimento utilizando algumas variáveis, dentre elas: qualidade de vida, mudança na percepção com relação à vida financeira (do colaborador), acumulação de ativos e nível de endividamento; Avaliar potencial de escala da metodologia de educação financeira. Item 17 do Voto 199/2012-BCB, de 13 de setembro de 2012: “Adicionalmente, caberá também ao Depef a responsabilidade sobre a avaliação dos efeitos das normas e das ações do Banco Central do Brasil sobre os usuários do Sistema Financeiro, com vistas à aferir a eficácia e a adequação dos produtos e serviços financeiros às necessidades dos beneficiários, bem como o nível de conhecimento da população sobre essas normas e ações, fornecendo, assim, parâmetros de atuação para outras áreas do Banco e trazendo subsídios importantes para a elaboração e execução da estratégia de educação e inclusão financeira”. Depef (Departamento de Educação Financeira) Desig (Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro e de Gestão da Informação) Depep (Departamento de Estudos e Pesquisas)
Não há distribuição ou doação de tablets, mas circulação Arquitetura do Projeto – Circulação de Tablets Fundación Capital BCB MDS Centro de Pesquisa / Incubadora de Tecnologia Social Não há distribuição ou doação de tablets, mas circulação Rede de Bancos Comunitários Confesol 10 Comunidades Ambiente Virtual Primeiros 6 meses de experimento: 10 comunidades ligadas aos bancos comunitários Próximos 6 meses: inserir mais 5 comunidades ligadas à Confesol, após aquisição de expertise com os bancos comunitários.
O papel de cada unidade envolvida Elaborar, em conjuntos com a ITES, os questionários relacionados à pesquisa quantitativa. Coordenar a revisão do conteúdo dos tablets. Trabalhar os dados e informações recebidas (do Desig) e das pesquisas de campo. Elaboração dos indicadores de impacto de educação financeira e de monitoramento de nível de endividamento e acumulação de ativos. Elaboração da metodologia de educação financeira e na avaliação do potencial de escala da metodologia. Definir quais informações e dados, relativos aos registrados no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, são necessários ou úteis para avaliação do projeto. Processar dados e informações e acompanhar o nível de endividamento (e, na medida do possível, da poupança) dos beneficiários dos programas sociais do Governo Federal. Desenvolver, em conjunto com a ITES, relatórios com os dados e informações necessários para a avaliação de impacto do projeto e para o desenvolvimento de indicadores que subsidiem a avaliação e o monitoramento da evolução da inclusão financeira e dos níveis de endividamento (e, na medida do possível, poupança) do público-alvo. BACEN
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome MDS O papel de cada instituição envolvida Participar da elaboração do módulo “Direitos e Deveres” e da revisão dos demais módulos. Compartilhar dados e informações sobre o Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal Informar e comunicar detalhes do Projeto aos gestores locais do bolsa família Contribuir com avaliações específicas relacionadas ao projeto Contribuir no monitoramento dos níveis de poupança e endividamento do público alvo Participar de reuniões, se necessário Avaliar relatórios gerenciais mensais e relatório final Contribuir com a revisão da metodologia de educação financeira Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome MDS Participar como co-realizadora do projeto Compartilhar tecnologia singular já testada, reconhecida e premiada internacionalmente Disponibilizar os tablets, adaptação, customização e gerenciamento do sistema de TI Coordenar a assistência técnica e capacitação para uso da tecnologia (tablets e sistemas correlatos) FUNDACIÓN CAPITAL Sem repasse Sem repasse
O papel de cada instituição envolvida Contribuir com a expertise em desenvolvimento local, redes comunitárias e economia solidária Fornecer Acessibilidade em diversas redes de economia solidária, a exemplo de bancos comunitários Coordenar e monitorar as atividades de campo, elaborando relatórios periódicos Contribuir com a elaboração dos questionários para avaliação e fornecer dados e informações para elaboração de indicadores para avaliação de impacto do projeto, se necessário Realizar o pré teste, auxiliar na avaliação dos questionários, participar dos treinamentos e aplicar questionários para avaliação quantitativa antes (marco 0), após a intervenção com os tablets (marco 1) e 12 meses depois (marco 2) -questionários para aproximadamente 10 mil pessoas. Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal da Bahia (ITES/UFBA) Em analise parceria - convênio Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal da Bahia ITES/ UFBA
REDE DE BANCOS COMUNITÁRIOS E CONFESOL O papel de cada instituição envolvida 1ª etapa – parceria com a Rede de Bancos Comunitários; 2ª etapa – parceria com a Confesol Organizações que atuam com o público alvo do projeto (capital social desenvolvido) Indicar as potenciais comunidades locais e os responsáveis pelo recebimento dos tablets (líderes comunitários, monitores e público alvo etc.) Participar fornecendo subsídios para o conteúdo dos tablets (e.g. linguagem e elementos de identificação com o público-alvo nos ambientes urbano e rural) REDE DE BANCOS COMUNITÁRIOS E CONFESOL Sem repasse Confesol – Confederação das Cooperativas Centrais de Crédito Rural com Interação Solidária – única confederação de cooperativas que atua com o público alvo. Se justifica pelo interesse público.
EAP – Estrutura Analítica do Projeto
Instrumentos de pesquisa Fases do projeto 1º 2º 3º 4º 5º Seleção 10 comunidades BACEN MDS F. Capital ITES/UFBA Customização Tablets 40 Monitores BCDs Treinamento 40 Monitores Pré teste do Tablet e Pesquisa Elaboração dos Instrumentos de pesquisa 200 Tablets Articulação com Entidades locais Mês 1 Mês 2 Mês 2 e 3 Mês 4 Mês 3 Fonte: proposta ITES/UFBA
Metodologia dos Tablets 6º 7º 8º 9º 10º Pesquisa 1 Marco Zero Circulação dos Tablets Pesquisa 2 Avaliação 5 Mil Famílias Pesquisa 3 Avaliação Final Relatório Final Mês 4/10 Mês 4/10 Mês 10 Mês 10/12 Mês 13/14 Fonte: proposta ITES/UFBA
Cronograma 5 EF Cidadã Customização tablets 15 60 Colômbia Formalização de parcerias Seleção das comunidades locais Como se pode verificar no cronograma do projeto há duas fases: uma de organização, formalização de parcerias e definições estratégicas, que ocorrerá antes das eleições e a segunda, do início da atividade de campo, que somente deverá acontecer após o final das eleições. Quanto a quantidade de pessoas que se espera atingir com o projeto cabe esclarecer que a previsão de 5.000 pessoas foi baseada num número conservador, considerando os objetivos do projeto de desenvolvimento de metodologias de interesse institucional do Banco Central. A expectativa da Fundación Capital é atingir pelo menos 15.000. Observa-se ainda que, na Colômbia, cada tablet circulou por uma média de 60 pessoas, o que faria com o projeto alcançasse 60.000 pessoas. Início do Projeto Início das atividades de campo Eleições 2014 Aproximadamente 6 meses
METODOLOGIA – circulação tablets 6 meses Cada monitor Ficará responsável por 5 Cada Ficará com 1 por 3 dias aproximadamente. Em média, cada alcancará 20 em 1 mês Fonte: http://tiposde.info/wp-content/uploads/2013/11/Tipos-de-grupos-familia.jpg Cada monitor = 6 famílias por semana (3 famílias segunda – pega de volta quarta de tarde quinta de manhã mais 3 famílias, pega de volt segunda e redistribui). 4 semanas = 24 famílias num mês. Projeto de 1 ano para alcançar 5000 famílias 288 em 1 ano. Números da 1ª fase do experimento: aproximadamente 40 monitores (agentes de desenvolvimento local) e 5000 colaboradores por 6 meses de experimento em 10 comunidades onde existam bancos comunitários e um capital social já construído. Total de 40 monitores em 6 meses: aproximadamente 5000 famílias em 10 comunidades
Área de atuação ITES - Aproximadamente 70% do público é registrado no Cadastro Único.
Principais Produtos Tablets adaptados para a realidade brasileira; Ambiente Virtual desenvolvido; Pesquisa para avaliação da metodologia (questionários quantitativos); Relatórios parciais durante a execução do trabalho em campo; Relatório final; Metodologia de Educação Financeira testada, ajustada e validada; Metodologia de Avaliação de Impacto desenvolvida, testada e validada; Avaliação do potencial de escala do Projeto.
O envolvimento de todos é muito importante para o sucesso do Projeto! Foto do site:http://fundacioncapital.org/digital-solutions/lista-initiative/
O envolvimento de todos é muito importante para o sucesso do Projeto!
O envolvimento de todos é muito importante para o sucesso do Projeto!
PROJETO EF CIDADÃ MUITO OBRIGADA!!