QUALIDADE DE SOFTWARE Prof. Carlos Augusto da Costa Carvalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas III
Advertisements

Engenharia de Software Qualidade de Software Uma abordagem conceitual André Luis Zanon São Carlos SP – UFSCAR 2010 Engenharia de Software – UFSCAR.
Qualidade de Software Aula 6 / 2010
Engenharia de Software CMMI Prof. E.A.Schmitz 2007.
Prof.ª Adriana dos Santos Caparróz Carvalho
Engenharia de Software
Engenharia de Software Professor Sandro de Paiva Carvalho.
Mitos e Problemas Relacionados ao Software
Qualidade de Software Aula 2
Reutilização de Software
Análise e Projeto de Sistemas
Mario Lúcio Côrtes Assessoria da Qualidade
SEPG Conference ´97.
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
Engenharia de Software
A Organização ISO International Organization for Standardization Organização não-governamental Fundada em 23/02/1947 Sede em Genebra/Suíça Razão de Existência:
Trabalho de Engenharia de Software II
Qualidade de Software Aula 6 / 2014/1
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Engenharia de Software Gerenciamento de Projetos
Capability Maturity Model (CMM)
Introdução à Qualidade
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Modelos de Maturidade de Processos de Software
[ Nome da Unidade Organizacional] [Data]
Melhoria do processo de software brasileiro
QUALIDADE DE SOFTWARE & AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE SISTEMAS II
Qualidade de Processo de Software CMM e CMMI Aldo Rocha.
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Engenharia de Software
Engenharia de Software
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS
Gestão da Qualidade de Software Ago/2014
Métricas e Técnicas de Estimativas de Projetos
Modelos de Qualidade para indivíduos e grupos: PSP & TSP
Técnicas e Projeto de Sistemas
TESTE DE SOFTWARE E QUALIDADE DE SOFTWARE UMA VISÃO GERAL
- CMMI- Capability Maturity Model Integration
Capability Maturity Model Integration CMMI
Auditoria de Sistemas Computacionais Professora Jaciara S. Carosia.
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE
Profª Eliane Costa Santana
Prof. Carlos Augusto da Costa Carvalho
Prof. Fábio Botelho Metodologia de Desenvolvimento de Software - MDS Padrões de Processo de Software: CMMI.
CMM – Capability Maturity Model Carlos Augusto Mar Ago/2014.
Qualidade de Produtos de Software
Engenharia de Software
Qualidade de Software O que é ‘Qualidade de Software’?
CMMI (Capability Maturity Model Integration) Aluna: Turah Xavier de Almeida.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
CMMISM – Capability Maturity Model Integration
Software Process Improvement and Capability dEtermination
PSDS com CMMI Nível 2 Dimitri de Almeida Malheiros Barbosa 27/03/2006.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
CMMI Capability Maturity Model – Integration

Leonardo Batista de Queiroz
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Engenharia de Software Conceitos e elementos 1. Engenharia   Resolução de problemas através de soluções economicamente viáveis  Motivacão: Limitação.
Gerência de Sub-Contratação - SAM
CMMI Capability Maturity Model Integration
O que é um processo? processo - uma seqüência de passos realizados para um determinado propósito. (IEEE) processo de software - um conjunto de atividades,
Transcrição da apresentação:

QUALIDADE DE SOFTWARE Prof. Carlos Augusto da Costa Carvalho

CMMI  Sucesso do modelo SW-CMM foram criados outros  P-CMM – Recursos humanos  SA-CMM – Aquisição de software  SE-CMM – Engenharia de software ...  Dificuldade – Formatos e termos diferentes  Para integrar os modelos o CMM evolui para CMMI  CMMI (Capability Maturity Model Integration)

 Foi projetado para prever integração com outros modelos  Todos os textos desenvolvidos são compatíveis com TR ISO/IEC TR  Objetivo do CMMI é ser guia para melhoria em:  Processos organizacionais  Habilidades dos profissionais nas atividades de produtos e serviços  Espera-se que a organização seja mais eficiente com softwares com menos erros. CMMI

 Termos importantes do CMMI  Áreas de processo: Conjunto de práticas que satisfaz um conjunto de objetivos para melhoria significativa de uma área  Objetivos específicos: Aplicados para uma área de processo e identificam características únicas para serem implementado para satisfazer a área do processo

CMMI  Termos importantes do CMMI  Práticas específicas: São aplicadas para atingir um objetivo específico. Cada prática é associada a um nível de maturidade.  Objetivos genéricos: Cada nível de maturidade possui apenas um objetivo genérico descrevendo o que deve ser feito para atingir um nível determinado. Portanto, existem 5 objetivos genéricos, um para cada nível.

CMMI  Termos importantes do CMMI  Práticas Genéricas: Assegura que os processos associados com as áreas de processo serão efetivos e repetíveis. Práticas genéricas são categorizadas por nível de maturidade.

CMMI  Existem 4 disciplinas no CMMI:  Engenharia de Sistemas  Engenharia de Software  Desenvolvimento integrado de produto e processo  Fontes de aquisição

CMMI Engenharia de Sistemas  Abordagem interdisciplinar cuja abordagem bem- sucedida de sistemas, abordando ou não software. Segundo as necessidades, restrições e expectativas específicas dos clientes, os engenheiros de sistemas propõem produtos e soluções por meio da análise, projeto, validação de testes, implementação, treinamento e suporte.

CMMI Engenharia de Software  Não se dedica somente aos processos de software mas a gerenciamento de projetos, métodos e teorias voltados a produção de software. De acordo com o IEEE a Engenharia de software é “aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificável para o desenvolvimento, operação e manutenção de software”.

CMMI Desenvolvimento integrado de produto e processo  O desenvolvimento integrado do produto e do processo é uma abordagem sistemática que utiliza a colaboração doa stakeholders para melhor atender as expectativas e requisitos dos clientes. Esses processo são interligados aos outros processos da organização.

CMMI Fontes de aquisição  Aquisição de produtos e serviços que precisam ser desenvolvidos por fornecedores devido a características específicas, complexas ou adicionais.

CMMI  Representação por Estágios X Contínua  A representação contínua possibilita a seleção da seqüência de melhorias que convém aos objetivos de negócio da organização e que diminuem os riscos.  A representação por estágios começa por práticas básicas de gerenciamento e progride por caminhos pré-definidos de níveis de sucesso, cada um servido de base para o outro.

CMMI Representação por Estágios X Contínua  A representação por estágios começa por práticas básicas de gerenciamento e progride por caminhos pré-definidos de níveis de sucesso, cada um servido de base para o outro.  A representação contínua possibilita a seleção da seqüência de melhorias que convém aos objetivos de negócio da organização e que diminuem os riscos.

CMMI Representação por Estágios  Segue a mesma forma de apresentação do SW- CMM, organizada por passos a serem seguidos e 5 níveis de maturidade.  Os níveis de maturidade representam um caminho de melhoria dos processos por toda a organização

CMMI Nível de Maturidade Área de processo1 Objetivos específicos Práticas específicas Objetivos genéricos Área de processo n Características comuns Práticas genéricas

CMMI Níveis de maturidade  Nível 1 – Inicial  Nível 2 – Gerenciado  Nível 3 – Definido  Nível 4 – Gerenciado Quantitativamente  Nível 5 – Otimizado

CMMI Representação Continuada  Estabelece 6 níveis de capacitação  São agrupadas por categorias afins  Os perfis de capacitação representam caminhos de melhoria, indicando a evolução de cada área.  Muitos aspectos são os mesmos da representação por estágio.  São representadas por 4 categorias:  Gerência de processos  Gerência de Projetos  Engenharia  Suporte

CMMI Níveis de Capacidade

CMMI Níveis de capacitação  Nível 0 – Incompleto  Nível 1 – Realizado  Nível 2 – Gerenciado  Nível 3 – Definido  Nível 4 – Gerenciado Quantitativamente  Nível 5 – Otimizado

CMMI Pontos fracos CMMI  Complexidade dos Termos  Documentação extensa  Dificuldade de implementação Pontos fortes CMMI  Melhoria da Qualidade  Competitividade da organização  Profissionalismo

Atividade 1)

QUALIDADE DE SOFTWARE Prof. Carlos Augusto da Costa Carvalho