IELP II Profa. Sheila Vieira de Camargo Grillo

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Transcrição da apresentação:

IELP II Profa. Sheila Vieira de Camargo Grillo Gêneros discursivos IELP II Profa. Sheila Vieira de Camargo Grillo

Etimologia gênero sm. ‘conjunto de espécies com caracterísitcas comuns’ ‘espécie, ordem classe’ XV Do lat. * generum, por genus – eris com mudança de declinação. Do lat. Generalis gerar (p. 314) CUNHA, A. G. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 4. ed. RJ: Lexicon, 2010.

gênero – unidade de classificação – reunir diferentes com base em traços comuns gêneros são tipos relativamente estáveis de enunciados

Tipo Aqui se fala não sobre relações formais, mas sim reais. “Tipo” não significa aqui “normas” ou “ideais” e não significa o conceito lógico de “parente” (...) Aqui “tipo” necessita ser comparado com “tipo”, como esse termo é empregado na característica de obras artísticas: ele necessita incluir um elemento de criação, sendo entretanto às vezes adequado como expressão de algum objeto coletivo. Tipo nesse sentido é coletivo, porque ele “é reunido”, “é composto” por elementos, traços, sinais; ele é, em última instância, individual, tanto pela totalidade de sinais quanto pela sua independência. (...) No limite o tipo é intensivo e individual, ele não é o resultado da generalização que despersonaliza o indivíduo, mas o representante de muitos indivíduos. (CHEPT, G. . Vvedénie etnítcheskuiu psikhológuiu. (Introdução à psicologia étnica). Moscou: Gossudárstvennaia Akademiia Khudójestvennykh nayk, 1927. p. 105-106)

História da teorização dos gêneros Platão – “República” – três modalidades de mimese: lírica, épica e dramática Aristóteles – (384 a.C. – nascimento 322 a. C. – morte) Retórica: gêneros deliberativo, judiciário e epidítico Poética: tragédia, epopéia e comédia (?)

Os três gêneros da retórica Ato Tempo Fim Deliberativo Conselho/ dissuasão Futuro Conveniente/ prejudicial Judiciário Acusação/ defesa Passado Justo/ Injusto Epidítico Elogio/ Censura Presente Belo/Feio

Poética - tradução Poesia é imitação (= literatura) Epopéia, tragédia, ditirambo, autlética e citarística Meios de imitação: ritmo, linguagem e harmonia. Espécies de poesia imitativa, classificadas segundo o objeto de imitação:imitação de homens que praticam alguma ação. Comédia: imita homens piores do que nós. Tragédia: imita homens melhores do que ordinariamente são. (p. 105), procura caber dentro de um período de sol (p. 109) Epopéia: imitação de homens superiores, metro único e forma narrativa, não tem limite de tempo. (p. 109)

Espécies de poesia imitativa, classificadas segundo o modo de imitação: - forma narrativa: assumindo a personalidade de outros – Homero – epopéia - drama: imita pessoas, operando e agindo elas mesmas – drama/dramaturgia

ênfase nas propriedades formais Romantismo: surgimento do romance e crítica ao teatro clássi (unidade de espaço, tempo e personagem)

Tradução do texto de arquivo “Os gêneros do discurso” ( rietchevye janry) (1953-54) primeiramente do francês em 1992 e depois do russo em 2003. caminhos para o estudo da linguagem com atividade sociointeracional Frase – unidade da língua Enunciado – unidade da comunicação discursiva/socioverbal

Gêneros -“tipos relativamente estáveis de enunciados” no interior das esferas produto e produção Correlação enre os tipos de enunciados (gêneros) e suas funções na interação socioverbal Vinculação entre linguagem e esferas da atividade humana gêneros têm conteúdo temático, organização composicional e estilo

falamos por meio de gêneros no interior no interior de determinada esfera da atividade humana (ciência, religião, jornalismo, publicidade, política etc.) Esferas – princípio de classificação Relativamente estáveis: historicidade e imprecisão de suas características e fronteiras Estabilidade e mudança: gêneros mais e menos estandardizados

Historicidade e relativa estabilidade: dado/novo Chpet: a compreensão é a apreensão de ideias realizadas, no sentido de que a realidade histórica é algo necessariamente realizado ou ocorrido, sendo a realidade histórica a única absoluta e verdadeira. Compreender é um ato histórico real de atribuir sentido a algo realizado e corporificado na realidade. E ainda, a realidade histórica é o que aconteceu, mas também o que está acontecendo e o que virá a acontecer, ou seja, é um processo contínuo de corporificação e realização de ideias. Chpet enfatiza o caráter imprevisível da realidade histórica futura fundada na criatividade livre e ilimitada, pois a compreensão do passado ajuda a compreender o que somos e o que ainda não realizamos, mas não permite prever o futuro.

Funções sociocognitivas dos gêneros organizadores das atividades nas atividades orientam diante do novo Meios de conhecimento situado Modos e meios sociohistóricos de visualização e conceitualização da realidade – tema ou conteúdo temático Novos modos de ver e conceitualizar a realidade gerarão novos gêneros

domínios dos modos de dizer em uma esfera da atividade humana: domínios variados falta de conhecimento vivido do que é o todo do enunciado em uma esfera Maior domínio – maior liberdade Gêneros primários e secundários – interdependentes

Estilística Estilo está ligado ao gênero discursivo – posição semelhante à retórica aristotélica Relação entre os gêneros discursivos e o estilo individual Enunciado: lugar de encontro da língua nacional com o estilo individual

Construção composicional Ênfase na construção composicional: “Esses enunciados refletem as condições específicas e as finalidades de cada referido campo não só por seu conteúdo (temático) e pelo estilo de linguagem, ou seja, pela seleção dos recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais da língua mas, acima de tudo, por sua construção composicional.” (2003[1952-1953], p. 261)

Construção composicional Natureza dialógica: “Ao falar, sempre levo em conta o fundo aperceptível da percepção do meu discurso pelo destinatário: até que ponto ele está a par da situação, dispõe de conhecimentos especiais de um dado campo cultural da comunicação; levo em conta as suas concepções e convicções, os seus preconceitos (do meu ponto de vista), as suas simpatias e antipatias – tudo isso irá determinar a ativa compreensão responsiva do meu enunciado por ele. Essa consideração irá determinar também a escolha do gênero do enunciado e a escolha dos procedimentos composicionais e, por último, dos meios lingüísticos, isto é, o estilo do enunciado.” (2003[1952-1953], p. 302)

Construção composicional Texto de 1924 – forma e articulações composicionais: “O drama é uma forma composicional (diálogo, desmembramento em atos, etc.) (...) o capítulo, a estrofe, o verso, são articulações puramente composicionais (embora possam ser compreendidos de modo estritamente lingüísticos, isto é, independente do seu telos estético).” (1993[1924], p. 24) “As formas composicionais que organizam o material têm um caráter teleológico, utilitário, como que inquieto, e estão sujeitas a uma avaliação puramente técnica, para determinar quão adequadamente elas realizam a tarefa arquitetônica.” (1993[1924], p. 25)