I Colóquio de Análise de Redes e Prospecção Tecnológica Nilton Bahlis dos Santos Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

A produção de conteúdo sobre Saúde para TV Digital Interativa no Brasil - o Projeto SAPSA Angélica Silva Canal Saúde - Fiocruz.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Seminário SANTA CATARINA 2015
estruturando As tecnologias práticas pedagógicas
Curso Informática Básica
EDIÇÃO Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social <-
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Economia da Informação
Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11o Congresso Mundial de Saúde Pública
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
CRITÉRIOS CURSO SAÚDE BUCAL Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência
Imigrantes e Nativos Digitais Homo Zappiens Algumas contribuições...
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Escolhendo o nosso Futuro
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
O Uso Pedagógico do Blog
REDES SOCIAIS Elisângela Marquez Covre Marcelo Augusto da Silva.
Relato de um caso de suicídio pela internet
Oferta de cargas online Rápido e fácil. Cadastro gratuito.
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
10 Competências do Professor Moderno
A SOCIEDADE EM REDE CULTURA, ECONOMIA E MERCADO DE TRABALHO
Simulação distribuída e paralela Gabriel Baracuhy Thiago Martins.
III SEMINÁRIO INTEGRAÇÃO WEB FIOCRUZ Tendências Web: As Possibilidades de Integração Nilton Bahlis dos Santos Doutor em Ciência da Informação -
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Antônio Ivo de Carvalho
Gabriel Bastos Machado
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
Capacitação em Tecnologias aplicadas a Educação aos Professores do município de Terenos-MS Em virtude da informatização das unidades escolares dos municípios.
III SEMINÁRIO INTEGRAÇÃO WEB FIOCRUZ Tendências Web: As Possibilidades de Integração Nilton Bahlis dos Santos Doutor em Ciência da Informação -
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
Como Utilizar a Internet na Educação
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Pesquisa e Inovação Margareth Crisóstomo Portela Vice-Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento.
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
A Escola Necessária. A Tecnologia chegou na escola!
Sistemas de Informação Prof Paulo Germano. Sistemas de Informação Um sistema de informação é um conjunto de componentes relacionados que recebe, trata,
Março 2011 PRIORIDADES, RUMOS E TENDÊNCIAS. AS PRIORIDADES DOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE Giovanni Guido Cerri Secretaria de Estado da Saúde.
Qualificação Profissional
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Roteiro para Estudo.
Letramento Letramentos Educação.
 1- Real X Virtual (Não se opõem!!!) Experiência.
 Formado em economia política pela Universidade de Lausame, suíça. Doutor em ciências econômicas pela escola central de planejamento e estatística.
DA CRIAÇÃO DA INTERNET AOS RECURSOS ABERTOS  Christiane Elany Britto de ARAÚJO (USP-PG)   II JORNADA.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Conceitos e reflexão sobre a tecnologia educacional.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Plano de Desenvolvimento do e-SUS AB
Um Novo Espaço para o Saber
Educação, Tecnologia e Sociedade Docentes: Alexandre Brasil
Inteligência Coletiva Baseado na palestra de Pierre Levy
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
OBJETIVO: Fomentar a discussão com as Comunidades Escolares de temas específicos que contribuam para o desenvolvimento da Educação do Estado da Bahia.
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA AUDIÊNCIA PUBLICA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA.
A Outra Margem e o Programa BNB de Cultura Apresentam Projeto Bem Cultural A presença da Cultura do Piauí na Rede e na Rádio Web A Outra Margem e o Programa.
Transcrição da apresentação:

I Colóquio de Análise de Redes e Prospecção Tecnológica Nilton Bahlis dos Santos Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Doutor em Ciência da Informação Professor permanente no PPGICS e colaborador na PPGEBS Especialista em sistemas complexos, interação e redes virtuais Coordenador do Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (Next) Lider Do Grupo de Pesquisa “Tecnologias, Cultura e Práticas Interativas e Inovação em Saúde” “Multribuição”, Educação em Rede e Validação Social em Pesquisas em rede

Estre trabalho é parte da nossa pesquisa sobre a incorporação de Tecnologias e Práticas Interativas na Pesquisa, Educação e Saúde Estamos desenvolvendo este trabalho desde 2006, que começou com a pesquisa Comunidades Virtuais no SUS Experimentações diversas em particular relacionada a redes sociais (histórico); Incubadora de projetos educacionais em ambientes virtuais e educação em rede; Implantação de tecnologias interativas na pesquisa; Novas formas de produção de conhecimentos.

Abordagem do Problema As novas tecnologias e a Internet se apresentam como possibilidade de organização de sistemas complexos e interativos que viabilizam a interação entre profissionais e usuários do sistema. Neste sentido elas não podem ser pensadas a partir das mesmas lógicas anteriores, a partir da lógica da transmissão de mensagens

Diferença entre Redes onde o centro é a comunicação Intersubjetiva e Redes onde este tipo de relação é secundário

Como podemos tecnologias interativas na pesquisa nos dois tipos de rede Incorporando–as para desenvolver de forma mais eficiente o que já fazemos as redes como já são usadas Desenvolvendo outras possibilidades de rede que exploram a possibilidade de comunicação pelo ambiente

Dictyostelium discoideum

O OBJETO: Processo Emergente

Uma das características mais importantes dos Sistemas Complexos de Comunicação é que eles se estruturam de maneira distribuída onde se desenvolve um processo de sincronização que gera emergências

Novas possibilidades a serem exploradas por estas redes Alguns elementos para pensá-las: 1.Estigmérgia cognitiva; Exemplos: Grandes sistemas distribuidos (busca de “extra-terrestres”), pesquisa da prática e habitos dos pesquisadores, exploração em recursos de redes sociais 2.Sabedoria Coletiva: Exemplos: comunidades virtuais e redes sociais, 3.Validação Social: recomendações da Amazon, Estrelinhas e sistemas de controle em sites de venda.