Lavratti.com Slide 1/8 Administração Financeira II Valor do dinheiro no tempo Em sua definição mais estrita, a administração financeira tem como objetivo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração amintas paiva afonso.
Advertisements

Matemática Financeira Juros Compostos
Matemática Financeira Juros Simples
CÁLCULOS FINANCEIROS:
CONCEITOS FINANCEIROS BÁSICOS
Apresentação das Taxas de Juros
TAXAS DE JUROS MATEMÁTICA
Matemática Financeira - Prof. Ilydio Sá Valor do dinheiro no tempo
Os diversos tipos de taxas para juros compostos.
REGIMES DE CAPITALIZAÇÃO
VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO
Aula 7 - Cálculo do retorno econômico
Washington Franco Mathias José Maria Gomes
Matemática Financeira
Capitalização Composta
MATEMÁTICA FINANCEIRA e Técnicas de Análise de Investimentos
Cálculos Financeiros AULA 2 Profª Karine R. de Souza .
Capítulo 2 – Cálculo Financeiro e Aplicações
O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
Matemática – Aula 5 Juros Simples
Matemática Financeira
JUROS SIMPLES MATEMÁTICA
Aula 9 – Conceitos de Matemática Financeira
Análise de Investimentos
CÁLCULOS FINANCEIROS & MATEMÁTICA FINANCEIRA
Equivalência de Taxa de Juros
Matemática Financeira
Matemática Financeira
Administração Financeira II
Análise de Investimentos Tomada de Decisão em Projetos Industriais
MATEMÁTICA FINANCEIRA
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Matemática Financeira
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS PROF. VICENTE EUDES
Valor do Dinheiro no Tempo
Matemática Financeira
Engenharia Econômica na Mineração
JUROS SIMPLES E COMPOSTOS
Matemática Financeira
Conceitos Básicos Juro – é a remuneração paga a um capital
Taxa de juros efetiva Uma taxa de juros é dita efetiva, quando a unidade de tempo igual à unidade de tempo do período de capitalização. Capitalizar significa.
Matemática financeira
ANTONIO P. TELES JÚNIOR. UNIDADE 2 – JUROS COMPOSTOS.
Séries de Pagamentos. Noções de fluxo de caixa É uma sucessão de pagamentos e recebimentos em dinheiro previstos para uma determinada data ou período.
Engenharia Econômica Prof. Msc. Carlos Augusto Saadi Alem Aula 5 Curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica 6º Período Segundo Semestre / 2011 Taxa Nominal.
Matemática Financeira – TECNOLÓGICOS
Aulas Especificas Matemática 2 Prof.: Thiago
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Matemática Financeira
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Matemática Financeira Prof.ª: Jéssica Gonçalves. Noções Iniciais Do que trata a Matemática Financeira? Ora, o nome já sugere: trata de finanças. Ou seja,
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Matemática Financeira revisão presencial. O diretor da empresa ABC está verificando algumas condições de financiamento, e para isso necessita calcular.
MODELOS DE PLANILHAS PARA JOGOS DE EMPRESAS
Lavratti.com Slide 1/8 Administração Financeira I Administração do caixa LEMES JÚNIOR; RIGO; CHEROBIM. Administração financeira. Rio de Janeiro: Campus,
Cobrança de multa e mora PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C Os juros simples apresentam pouca utilização no mercado financeiro brasileiro.
Matemática Financeira Renato Tognere Ferron. TAXAS JUROS.
Conceito/Objetivos. Analisar a transformação e o manuseio dos fluxos de caixa, com a aplicação de taxas de juros de cada período, para se levar em conta.
Matemática Financeira
1 Séries Uniformes.  Chama-se série uniforme a uma série de "n" pagamentos (ou recebimentos) iguais e sucessivos. O primeiro ocorre no final do período.
Exercícios de Matemática Financeira by Arlete Petry Terra
MATEMÁTICA FINANCEIRA Prof. MILTON MONTEIRO. UTILIZAÇÃO DA CALCULADORA HP-12C Tempo ou período de capitalização Taxa de Juros Valor Presente Valor Pagamento.
Matemática Financeira. JUROS SIMPLES Juro e Consumo Existe juro porque os recursos são escassos. As pessoas têm preferência temporal: preferem consumir.
formas de remuneração do capital
Conceitos Financeiros
Análise de Riscos e Avaliação do Investimento Aula 5 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 25/03/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
MATEMÁTICA FINANCEIRA e ANÁLISE DE INVESTIMENTO! (utilizando o Excel)
MATEMÁTICA JUROS SIMPLES.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Transcrição da apresentação:

lavratti.com Slide 1/8 Administração Financeira II Valor do dinheiro no tempo Em sua definição mais estrita, a administração financeira tem como objetivo imediato prover e gerenciar os recursos financeiros necessários à consecução das atividades da organização. Em um conceito mais abrangente, seria o grupo de funções administrativas que se responsabiliza pela administração do fluxo de dinheiro, de tal forma que a organização tenha meios de realizar seu objetivo. Assim, podem-se identificar três características fundamentais a partir dessa definição: a)a administração financeira lida com a dimensão monetária da atividade; b)contribui para o objetivo da organização, aumentando sua eficiência ou controlando seus custos; c)cuida da capacidade da organização de pagar suas dívidas e se manter em funcionamento. COUTTOLENC, Bernard François. ZUCCHI Paola.

lavratti.com Slide 2/8 Administração Financeira II Valor do dinheiro no tempo A Contabilidade serve tradicionalmente para: a)Emitir relatórios financeiros; b)Auxiliar administradores na tomada de decisão; c)Controle do patrimônio. Entretanto, na era do conhecimento essas informações podem não retratar a realidade. Atualmente, a Contabilidade serve para cumprir exigências legais. Todas as empresas devem manter registros contábeis. COUTTOLENC, Bernard François. ZUCCHI Paola.

lavratti.com Slide 3/8 Administração Financeira II Valor do dinheiro no tempo Redução do ciclo de caixa a)Retardar os pagamentos de Valores a Pagar; b)Aproveitar os descontos favoráveis; c)Acelerar o giro dos estoques; d)Aumentar o giro de matérias-primas; e)Diminuir o ciclo de produção; f)Aumentar o giro de produtos acabados; g)Acelerar o recebimento de valores a receber. Lemes Júnior, A. B. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras.

lavratti.com Slide 4/8 Administração Financeira I Valor do dinheiro no tempo Administração do caixa a)Redução do tempo de compensação da cobrança; b)Ampliação do tempo de pagamento ou float de pagamento; c)Redução dos prazos de processamento administrativo; d)Aceleração da cobrança de valores a receber; e)Uso de meios eletrônicos; f)Melhores formas de cobrança; g)Ajustamento conveniente dos vencimentos. Lemes Júnior, A. B. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras.

lavratti.com Slide 5/8 Administração Financeira I Valor do dinheiro no tempo Base da Matemática Financeira: Fluxo monetário; Tempo; Equivalência financeira. Lemes Júnior, A. B. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras.

lavratti.com Slide 6/8 Administração Financeira I Valor do dinheiro no tempo Fluxo monetário: Entradas de saídas de valores monetários; Representa os eventos e suas dimensões financeiras; Pagamentos e recebimentos ao longo do tempo; Para efetuar alguma operação matemática entre eles é necessário utilizar recursos que compensem suas distâncias. Lemes Júnior, A. B. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras.

lavratti.com Slide 7/8 Administração Financeira I Valor do dinheiro no tempo Tempo: O valor monetário sempre está relacionado a um tempo ou período; Um valor monetário nominal hoje é diferente desse mesmo valor monetário nominal no passado ou no futuro. Na escala de tempo o 0 (zero ) indica o início e o N indica o final da sequência de tempo com N períodos iguais. Lemes Júnior, A. B. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras.

lavratti.com Slide 8/8 Administração Financeira I Valor do dinheiro no tempo Equivalência financeira: Fluxos diferentes podem ter o mesmo valor equivalente. Lemes Júnior, A. B. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras.

lavratti.com Slide 9/8 Administração Financeira I Valor do dinheiro no tempo Fluxo de caixa: É uma forma de demonstrar graficamente o que acontece com o dinheiro com o passar do tempo; Facilita a visualização; Representa uma aplicação, um investimento, um empréstimo ou um financiamento; Mostra as entradas e saídas de dinheiro ao longo do tempo. Lemes Júnior, A. B. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras.

lavratti.com Slide 10/8 Administração Financeira I Valor do dinheiro no tempo Juros: Quem tem dinheiro sobrando pode emprestar para quem precisa; Por isso, as taxas de juros remuneram o capital investido; Portanto, o dinheiro recebido hoje tem mais valor do que a mesma quantia de dinheiro recebida amanhã; Essa é a Teoria da Preferência pela Liquidez; Quem tem o direito de receber hoje só aceita deixar para amanhã se o montante aumentar. As taxas de juros fazem o dinheiro aumentar. Lemes Júnior, A. B. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras.

lavratti.com Slide 11/8 Administração Financeira I Valor do dinheiro no tempo Juros: JUROS SIMPLES: o juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado; JUROS COMPOSTOS: o juro de cada intervalo de tempo é calculado a partir do saldo no início de correspondente intervalo. Ou seja: o juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também. Taxa de juros A taxa de juros indica qual remuneração será paga ao dinheiro emprestado, para um determinado período. Ela vem normalmente expressa da forma percentual, em seguida da especificação do período de tempo a que se refere: 8 % a.a. - (a.a. significa ao ano) 10 % a.t. - (a.t. significa ao trimestre) Outra forma de apresentação da taxa de juros é a unitária, que é igual a taxa percentual dividida por 100, sem o símbolo %: 0,15 a.m. - (a.m. significa ao mês) 0,10 a.q. - (a.q. significa ao quadrimestre) Lemes Júnior, A. B. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras.

lavratti.com Slide 12/8 Administração Financeira I Valor do dinheiro no tempo Para compreender um fluxo de caixa: Eixo horizontal: linha de tempo; Setas para cima: entradas de dinheiro no caixa da empresa; Setas para baixo: saídas de dinheiro do caixa da empresa; P = capital, principal, quantidade de dinheiro disponível hoje; F = valor do dinheiro no futuro; A = valor de cada prestação; n = número de períodos; i = taxa de juros (valor decimal); i% = taxa de juros (valos percentual); j = taxa de juros acumulada em um período total N (valor decimal); j% = taxa de juros acumulada em um período total N (valor percentual); J = juros pagos ou recebidos. Lemes Júnior, A. B. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras.

lavratti.com Slide 13/8 Administração Financeira I Valor do dinheiro no tempo Juros simples: Neste caso os juros não são cumulativos. Incidem uma vez em cada período sem considerar que no período anterior houve pagamento de juros. J = P. i. n Exemplo: Temos uma dívida de R$ 1000,00 que deve ser paga com juros de 8% a.m. pelo regime de juros simples e devemos pagá-la em 2 meses. Os juros que pagarei serão: J = 1000 x 0.08 x 2 = 160 F = P. ( 1 + ( i. n ) ) Exemplo: Calcule o montante resultante da aplicação de R$ ,00 à taxa de 10,5% a.a. durante 145 dias. F = P. ( 1 + (i.n) ) F = [1 + (10,5/100).(145/360)] = R$ ,42 Lemes Júnior, A. B. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras.

lavratti.com Slide 14/8 Administração Financeira I Valor do dinheiro no tempo Juros compostos: Neste caso os juros são cumulativos. Incidem uma vez em cada período considerando que no período anterior houve pagamento de juros. Em um regime de capitalização a juros simples o saldo cresce em progressão aritmética. F = P. (1 + i) n Exemplo: Calcule o montante de um capital de R$6.000,00, aplicado a juros compostos, durante 1 ano, à taxa de 3,5% ao mês. P = R$6.000,00 t = 1 ano = 12 meses i = 3,5 % a.m. = 0,035 F = 6000.(1+0,035) 12 = (1,035) 12 = R$ 9.066,41 J = F - P Lemes Júnior, A. B. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras.

lavratti.com Slide 15/8 Administração Financeira I Valor do dinheiro no tempo TAXAS EQUIVALENTES Duas taxas i 1 e i 2 são equivalentes, se aplicadas ao mesmo capital P durante o mesmo período de tempo, através de diferentes sistemas de capitalização, produzem o mesmo montante final. Seja o capital P aplicado por um ano a uma taxa anual i a. O montante S ao final do período de 1 ano será F = P(1 + i a ) Consideremos agora, o mesmo capital P aplicado por 12 meses a uma taxa mensal i m. O montante F’ ao final do período de 12 meses será igual a F’ = P(1 + i m ) 12. Pela definição de taxas equivalentes vista acima, deveremos ter F = F’. Portanto, P(1 + i a ) = P(1 + i m ) 12 Daí concluímos que 1 + i a = (1 + i m ) 12 Com esta fórmula podemos calcular a taxa anual equivalente a uma taxa mensal conhecida. Exemplo: Qual a taxa anual equivalente a 8% ao semestre? Em um ano temos dois semestres, então teremos: 1 + i a = (1 + i s ) i a = 1,08 2 i a = 0,1664 = 16,64% a.a. Lemes Júnior, A. B. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras.

lavratti.com Slide 16/8 Administração Financeira I Valor do dinheiro no tempo TAXAS NOMINAIS A taxa nominal é quando o período de formação e incorporação dos juros ao Capital não coincide com aquele a que a taxa está referida. Exemplo: Uma taxa de 15 % a.a., capitalização mensal, terá qual taxa efetiva? 15/12 = 1,25 1,25 12 = 1,1608 = 16,08% a.a. TAXAS EFETIVAS A taxa Efetiva é quando o período de formação e incorporação dos juros ao Capital coincide com aquele a que a taxa está referida. Lemes Júnior, A. B. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras.

lavratti.com Slide 17/8 Administração Financeira I Valor do dinheiro no tempo Lemes Júnior, A. B. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras.

lavratti.com Slide 18/8 Administração Financeira I Valor do dinheiro no tempo Tempo de capitalização: É possível saber quanto tempo será necessário para se obter um determinado montante Exemplo: Quanto tempo devemos aplicar R$ 3.000,00 para termos R$ 4.886,68 rendendo 5% ao mês? n = Log(4886,68/3000)/Log(1 + 0,05) = 10 meses Lemes Júnior, A. B. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras.

lavratti.com Slide 19/8 Administração Financeira I Valor do dinheiro no tempo Lemes Júnior, A. B. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras.

lavratti.com Slide 20/8 Administração Financeira I Valor do dinheiro no tempo Lemes Júnior, A. B. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras.

lavratti.com Slide 21/8 Administração Financeira I Valor do dinheiro no tempo Série uniforme de pagamentos: Valor futuro: F = A[(1 + i/100) n – 1]/(i/100) Exemplo: Quanto teremos ao aplicar R$ 200 todo mês durante dois anos a uma taxa de 6% a.m.? F = 200[(1 + 0,06) 24 – 1]/(0,06) = R$ ,12 Lemes Júnior, A. B. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras.

lavratti.com Slide 22/8 Administração Financeira I Valor do dinheiro no tempo Série uniforme de pagamentos: Valor presente: P = A[1 - (1 + i/100) -n ]/(i/100) Exemplo: Quanto teremos que aplicar para receber R$ 300 todo mês durante um ano e meio a uma taxa de 4,5% a.m.? P = 300[1 - (1 + 0,045) -18 ]/(0,045) = R$ 3.648,00 Lemes Júnior, A. B. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras.

lavratti.com Slide 23/8 Administração Financeira I Valor do dinheiro no tempo Série uniforme de pagamentos: Valor da prestação: A = (P.i/100)/[1 - (1 + i/100) -n ] Exemplo: Quanto renderá R$ aplicados durante três anos a uma taxa de 5% a.m.? A = ( ,05)/[1 - (1 + 0,05) -36 ] = R$ 604,34 Lemes Júnior, A. B. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras.

lavratti.com Slide 24/8 Administração Financeira I Valor do dinheiro no tempo Série uniforme de pagamentos: Tempo: n = Log[A/(A - P.i/100)]/Log(1 + i/100) Exemplo: Quanto tempo levará para pagar uma dívida de R$ com pagamentos mensais de R$ 427,68 a uma taxa de 2,5% a.m.? n = Log[427,68/(427, ,025)]/Log(1 + 0,025) = 14 meses Lemes Júnior, A. B. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras.