MINHA ESCOLA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.
Centro de Referência Especializado para a população em Situação de Rua
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Avaliação do projeto pedagógico:
AMA – Associação de Amigos do Autismo
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral
Vamos conhecer a minha escola?
CONHECENDO MINHA ESCOLA.
MINHA ESCOLA.
Eu e Minha Escola Abertura. Eu e Minha Escola Abertura.
Movimento Apaeano O maior movimento social pela dignidade e inclusão social das pessoas com deficiência.
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
A PERGUNTA INICIAL: Estamos promovendo a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva?
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
Um pouco da história. Um pouco da história Proposta Pedagógica O Programa UM OLHAR PARA O FUTURO trabalha a Educação Cooperativista e Financeira com.
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
Fundação de Atendimento de
* Brasília (DF) - maio de 2006
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Conferência Municipal de Educação
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
Historiando a Escola Estadual Santa Terezinha
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
Psicopedagogo clínico
Os Parceiros: Governo federal; Governo estadual; Governos municipais.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Atividade complementar 04 e 05
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Aluno: Elisangela Carvalho S de Andrade
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
BEM-VINDOS A MINHA ESCOLA. Histórico n A escola foi fundada no dia 28 de agosto de 1990, mas iniciou sua história em maio de 1989, onde foi fundado um.
Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Campanha de Promoção de Saúde
CENTROS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOS CAESPs Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação – Gecea Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL/DEEIN
AS REDES EM MULTIPLICAÇÃO REDES DE INFORMAÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL E PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS REDES A EDUCAÇÃO ESPECIAL FRENTE.
Ações da educação – 1 trimestre AÇÃOPERIODOOBJETIVORESPONSAVEL Analise das avaliações e planos de ação das escolas relacionadas a aplicação da provinha.
Objetivos: Neste trabalho apresento algumas das concepções sobre “boa escola” presentes no imaginário das diretoras e professores, a partir de um estudo.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Censo Escolar da Educação Básica O que é? O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico- educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Educação Infantil e Fundamental.
Transcrição da apresentação:

MINHA ESCOLA

Organização Escolar A Escola de Educação Especial João de Barro, situada no município de Três Cachoeiras, é vinculada à Federação Nacional e Estadual das APAEs que é responsável pelos rumos e Diretrizes do Movimento APAEano e pela articulação política, defesa de direitos e ações, em âmbito Nacional e Estadual, em prol das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais.

Localização A Escola, está localizada na região do Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul, pertence a 12ª Coordenadoria Regional que tem por função organizar as APAEs nas micro-regiões, orientando seus rumos, sendo o contato mais direto entre a base e a Federação do Estado.

Filosofia “Contribuir para o desenvolvimento global dos alunos, na busca de seus direitos como cidadão”.

Objetivo Geral da Escola Proporcionar ao educando Portador de Deficiência condições de aprendizagem favoráveis à superação de suas dificuldades específicas relacionadas ao desenvolvimento global, considerando o processo educacional como parte fundamental para a conquista da cidadania, por meio de uma prática pedagógica comprometida que destitua o preconceito e a diversidade, oportunizando, assim a inclusão do educando na rede regular de ensino e na sociedade.

Histórico A escola foi fundada no dia 28 de agosto de 1990, mas iniciou sua história em maio de 1989, onde foi fundado um Centro de Atendimento Especial com objetivo de dar atendimento às crianças que apresentassem determinadas limitações e não obtinham rendimento em escola de ensino regular.

A semente estava lançada Durante vários anos muitos foram os esforços e já contava com seis profissionais que trabalhavam com muita dedicação. Nesta jornada foi possível perceber que os espinhos e os caminhos são tortuosos, mas os frutos colhidos são reconfortantes.

Sede nova Foram feitas muitas promoções com objetivo de comprar o terreno para construção da sede própria e, em setembro de 1997, a escola já funcionava em sua nova sede, com muito mais espaço e melhores condições para realizar seus trabalhos. Todas as conquistas foram possíveis com a participação da comunidade, do poder público local, do governo Estadual e Federal e poder Judiciário.

Hoje Com 100 alunos matriculados e um quadro de 17 profissionais, com uma estrutura física de qualidade, nos lançamos para um novo desafio: melhorar os recursos materiais para atendimento clínico e escolar.

Origem do nome da escola A origem do nome da escola, foi através de um concurso realizado nas escolas de Três Cachoeiras. Os alunos, através de uma votação, escolheram o nome de João de Barro. João de Barro é um pássaro muito inteligente e trabalhador, que constrói sua casinha, com a portinha virada, de acordo com o vento.

Profissionais da Escola Técnicos Carine Mota de Abreu (fisioterapeuta) Deiviane da Luz Matos (psicopedagoga) Neusa Maria M. Ouriques (psicóloga) Raquel Jung Marcon (fonoaudióloga) Funcionários Daiane Matos de Matos (secretária) Luciane Webber Alves (merendeira) Raul de Oliveira (motorista) Diretora Tania Maria da L. Matos Coordenadora Pedagógica Azeni de Oliveira Borges Professores Jaqueline Schutz Pereira Josiana Lippert Morais Letícia Justo Bock Patrícia Dimer Fernandes Paula Souza Justo Shirley de Oliveira Borges Silvana Pinheiro

Dados da Escola Escola de Educação Especial João de Barro Rua Antônio Estanislau Cardoso, nº239 Bairro Santa Rita Três Cachoeiras/RS Fone/Fax: (51) 3667 1959

Dados da Mantenedora Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Três Cachoeiras-APAE Presidente Idelma Maria Lumertz Borges Emerim

Turno de funcionamento MANHÃ: 8:00 às 12:00 horas TARDE: 13:00 às 17:00 horas

Níveis de ensino ofertado Educação Infantil e Ensino Fundamental Educação Infantil: * Educação Precoce de 0 a 3 anos * Educação Pré-Escolar de 4 a 6 anos Ensino Fundamental: * Escolarização Inicial- 1º ciclo * Escolarização de Jovens e Adultos - 1º e 2º ciclos (a partir dos 14 anos) Educação Profissional: Nível Básico * Iniciação Profissional * Qualificação Profissional * Colocação no trabalho

Seleção das turmas Educação Precoce – 0 a 3 anos Turma I – 7 a 14 anos Turma II – 7 a 14 anos EJAs – a partir de 15 anos Conviver – Atividades liberadoras para adultos Oficina – Trabalhos manuais realizados pelos alunos dos EJAs em turno inverso

Equipe Multidisciplinar A maioria dos alunos tem atendimento com: Psicóloga; Fisioterapeuta; Fonoaudióloga; Assistente Social; Pedagoga; Psicopedagoga.