“... A TAREFA NÃO É CONTEMPLAR O QUE NINGUÉM AINDA CONTEMPLOU,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Isidore Auguste Marie François Xavier Comte
Max weber busca explicar o capitalismo através de fatores externos à economia. Para Weber, o capitalismo se constitui a partir da herança de um modo de.
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
Dinâmica e Gênese dos Grupos
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
RESUMO DE SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados neste primeiro semestre.
Sociologia DURKHEIM.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
O QUE É SOCIOLOGIA?.
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Prof. Everton da Silva Correa
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
SOCIOLOGIA A Gênese Sociológica..
A sociologia de Dürkheim;
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Introdução à Sociologia
Introdução a Sociologia: De Comte aos Clássicos
Clássicos da Sociologia:
Emile Durkheim e o fato social
Então vamos para a prova final!
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
Sociologia geral Introdução.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Augusto Comte e o Positivismo
Karl Marx (1818 – 1883).
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
Sumário da Discussão Introdução – Cenas dos últimos capítulos!
Max Weber e as ações sociais
Universidade Federal de Uberlândia – 1ª fase
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
O Surgimento da Sociologia como Disciplina Científica.
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.
Sociologia Clássica e Educação
Modos de Produção Em Karl Marx.
A sociologia como ciência
Fernando Albuquerque – Especialista
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Os Clássicos da Sociologia
CULTURA PARA SOCIOLOGIA, CULTURA É TUDO AQUILO QUE RESULTA DA CRIAÇÃO HUMANA. NÃO EXISTE CULTURA SUPERIOR OU INFERIOR, MELHOR OU PIOR, MAS SIM CULTURAS.
Émile Durkheim ( ) David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente criou a disciplina acadêmica e,
ESTÁCIO RECIFE – Professora Josineide de Meneses
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
OBRAS: DA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO (1893);
Émile Durkheim.
Émile Durkheim Principais obras: Da Divisão do Trabalho Social (1893)
Max Weber.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Émile Durkheim
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Introdução ao pensamento sociológico
A sociologia de Durkheim Luciano Mendes. Èmile Durkheim (1858 – 1917) Nasceu em Épinal, região nordeste da França; Formou-se em filosofia na École Normale.
Transcrição da apresentação:

“... A TAREFA NÃO É CONTEMPLAR O QUE NINGUÉM AINDA CONTEMPLOU, SOCIOLOGIA Schopenhauer “... A TAREFA NÃO É CONTEMPLAR O QUE NINGUÉM AINDA CONTEMPLOU, MAS MEDITAR, COMO NINGUÉM AINDA MEDITOU, SOBRE O QUE TODO MUNDO TEM DIANTE DOS OLHOS”.

PIONEIROS DA SOCIOLOGIA Augusto Comte (1798-1857)  três princípios básicos: PRIORIDADE DO TODO SOBRE AS PARTES; PROGRESSO DOS CONHECIMENTOS É CARACTERÍSTICO DA SOCIEDADE HUMANA; O HOMEM É O MESMO POR TODA PARTE E EM TODOS OS TEMPOS.

Comte  A LEI DOS TRÊS ESTADOS (a sociedade, em geral, evolui da mesma maneira e no mesmo sentido, portanto, a humanidade em geral caminha para um mesmo tipo sociedade mais avançada) ESTADO TEOLÓGICO OU FICTÍCIO (aonde se explicam os vários fenômenos por meio de causas primeiras, em geral personificados nos deuses) e se subdivide:

MONOTEÍSMO (CRENÇA EM UM DEUS ÚNICO) FETICHISMO / FEITIÇO (PODERES SOBRENATURAIS INANIMADOS) POLITEÍSMO (CRENÇA EM MAIS DE UMA DIVINDADE MASCULINA, FEMININA OU INDEFINIDA ) MONOTEÍSMO (CRENÇA EM UM DEUS ÚNICO)

SUBSTITUIR EM TODA PARTE O ABSOLUTO PELO RELATIVO Comte: Característica Filosófica Positivista (1830-1842) e Política Positiva (1851-1854)  SUBSTITUIR EM TODA PARTE O ABSOLUTO PELO RELATIVO

Herbert Spencer (1820-1903) Depois da Biologia, a Sociologia foi a ciência que maior impacto recebeu da Teoria de Darwin. Spencer : A SOCIEDADE PARECIDA A UM ORGANISMO BIOLÓGICO  CRESCE COM O AUMENTO DA MASSA  ORIGINA ESTRUTURAS COMPLEXAS  INTERDEPENDÊNCIA ENTRE PARTES TANTO A VIDA DA SOCIEDADE QUANTO A VIDA BIOLÓGICA, SÃO MUITO LONGAS DO QUE A DE QUALQUER DE SUAS PARTES OU UNIDADES

EXIGE-SE DIVISÃO DE TRABALHO Spencer: AS SOCIEDADES TORNAM-SE MAIS COMPLEXAS  MAIS HETEROGÊNEAS, TÊM GRUPOS DIFERENTES E MAIS NUMEROSOS, A AUTORIDADE POLÍTICA É MAIS ORGANIZADA E DIFERENCIADA  SURGEM MULTIPLICIDADE DE FUNÇÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS  EXIGE-SE DIVISÃO DE TRABALHO

Karl Marx (1818-1883) FUNDADOR DO MATERIALISMO HISTÓRICO RELAÇÕES SOCIAIS DECORREM DOS MODOS DE PRODUÇÃO (fator transformador da sociedade) POSTULADO BÁSICO DO MARXISMO  DETERMISMO ECONÔMICO LIGADO À ESTRUTURA DO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE O HOMEM  PARA SATISFAZER SUAS NECESSIDADES  ATUA SOBRE A NATUREZA  CRIA RELAÇÕES TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

A SOCIEDADE SE DIVIDE EM INFRA E SUPRA ESTRUTURAS Marx: A SOCIEDADE SE DIVIDE EM INFRA E SUPRA ESTRUTURAS INFRA  ESTRUTURA ECONÔMICA (PRODUÇÃO E FORÇAS DE PRODUTIVAS) SUPRA  # JURÍDICO-POLÍTICA (LEIS) # IDEOLÓGICA (FILOSOFIA, RELIGIÃO, ARTE)

Marx e Engels: CLASSIFICOU SOCIEDADES EM RAZÃO DOS TIPOS PREDOMINANTES DAS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO TRIBAL, ASIÁTICA, ANTIGA, GERMÂNICA, FEUDAL, CAPITALISTA BURGUESA (comercial, manufatureira e industrial; financeira e colonialista), COMUNISTA SEM CLASSES (se fixou por meio da ditadura do proletariado) DESTAQUE  O CAPITAL (1867-1895)

CONSCIÊNCIA COLETIVA  METALIDADE E MORALIDADE DO INDIVÍDUO Émile Durkheim (1858-1917) Muitos o consideram o fundador DA SOCIOLOGIA (ciência independente das demais Ciências Sociais) PRECONIZOU O ESTUDO DOS FATOS SOCIAIS COMO “COISAS“ REGRAS DE RIGOR CIENTÍFICO Combateu certas idéias de SPENCE enunciando seus princípios básicos: CONSCIÊNCIA COLETIVA E SOLIDARIEDADE MECÂNICA E ORGÂNICA CONSCIÊNCIA COLETIVA  METALIDADE E MORALIDADE DO INDIVÍDUO

O HOMEM “PRIMITIVO” PENSA, SENTE E AGE CONFORME DETERMINA OU PRESCREVE O GRUPO AO QUAL PERTENCE Durkheim: A existência no indivíduo de DUAS consciências: individual e coletiva. INDIVIDUAL  Peculiar ao cidadão COLETIVA  Compartilhada com o grupo Na sociedade primitiva, a coletiva subjuga a individual

SOLIDARIEDADE MECÂNICA Durkheim: SOLIDARIEDADE MECÂNICA Semelhança individuais (semelhanças entre os indivíduos. Para manter esta igualdade e sobrevivência grupal  consciência coletiva, severa e repressiva. Sem tolerar disparidades, originalidades, particularismos (individuais e/ou grupais) para evitar a desintegração. MAS, a divisão de trabalho, provoca transformações na sociedade de solidariedade mecânica

SOLIDARIEDADE ORGÂNICA Durkheim: SOLIDARIEDADE ORGÂNICA o princípio da divisão de trabalho está baseado na DIVERSIDADE das pessoas e/ou grupos  se opõe fortemente à solidariedade por semelhança. O encontro de interesses complementares cria um novo laço social  S. Orgânica.

As regras do método sociológico (1895) Durkheim: S. ORGÂNICA FUNDAMENTADA NA INDEPENDÊNCIA INDIVIDUAL E/OU GRUPAL / DIFERENTE DE SEMELHANÇAS INDIVIDUAIS E/OU GRUPAIS OBS: PARA ENTENDER O FATO SOCIAL HÁ QUE BUSCAR AS CAUSAS QUE O PRODUZIRAM E A FUNÇÃO QUE DESEMPENHA NA SOCIEDADE DESTAQUES: As regras do método sociológico (1895) Suicídio (1897)

OBJETIVA COMPREENDER A CONDUTA SOCIAL Max Weber (1864-1920) SOCIOLOGIA É O ESTUDO DAS INTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS DE INDIVÍDUOS QUE FORMAM UMA TEIA DE RELAÇÕES SOCIAIS OBJETIVA COMPREENDER A CONDUTA SOCIAL

Weber: Definiu: conduta social  conduta humana A conduta social tem quatro categorias: Tradicional (antigas tradições) Emocional / Habitual ou Comportamental dos outros (lealdade ou antagonismo) Valorizacional (de acordo com o quê os outros esperam dos outros) Racional-Objetiva (segundo um plano concebido em relação à conduta que se espera dos demais)

A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO (1904/05) Weber: A contribuição de Weber para a sociologia foi  Distinção entre o método científico (dados sociológicos) e o método do valor-julgamento (a validade dos valores de um problema de fé, não de conhecimentos. Consequência: as Ciências Sociais devem libertar-se dos valores. O instrumento de análise das situações concretas que exige conceitos precisos e claramente definidos  O TIPO IDEAL. DESTAQUE: A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO (1904/05)