ELABORAÇÃO DE PETIÇÃO INICIAL TRABALHISTA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO
Advertisements

Profa. Grasiele A.F. Nascimento
REGISTRO DO EMPREGADO E ANOTAÇÃO NA CTPS
Rescisão do contrato de trabalho – Modalidades
RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO POR EVENTO MORTE
1.
Aula 2: Prática trabalhista
Mandado de segurança Cabimento: de acordo com art. 5ª LXIX e LXX da CF e lei 12016/09 art. 1ª: “ O M.S. será concedido para proteger direitos líquidos.
Peça
PROFª KYLDES BATISTA VICENTE WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO
Prof. Dirceu Rodrigues Jr.
PETIÇÃO INICIAL TRABALHISTA PRÁTICA
PETIÇÃO INICIAL TRABALHISTA
PETIÇÃO INICIAL TRABALHISTA
Procedimento ordinário, Petição inicial e pedidos
Prática Jurídica I Petição Inicial.
Aula 3: Prática trabalhista
Professor Jaques Sonntag
PETIÇÃO INICIAL.
MODELO DE PETIÇÃO DE INTERPOSIÇÃO E RAZÕES DE RECURSO EM SENTIDO ESTRITO EM CASO DE PRONÚNCIA Profª Beatriz Abraão.
DURAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Módulo IV – Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho
Prática Jurídica I Contestação.
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFESSORA: MARIA INÊS GERARDO
PETIÇÃO INICIAL (EXORDIAL) E A RESPOSTA DO RÉU
LINGUAGEM ESCRITA GRAUS DE FORMALIDADE
Mércia Barboza PROCESSO DO TRABALHO Mércia Barboza
Extinção do Contrato de Trabalho
AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER CUMULADA COM COMINATÓRIA
MODELO BÁSICO DE PETIÇÃO SIMPLES
DIREITO DO TRABALHO II Aula 2 – Aviso prévio.
Professor Ms. Arlei da Costa
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
RECLAMAÇÃO TRABALHISTA ► A elaboração de uma reclamação trabalhista passa por uma 1ª etapa de suma importância: uma bem elaborada entrevista com o cliente.
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Jurídicas Faculdade de Direito DISCIPLINA: PRÁTICA DO PROCESSO TRABAHISTA AULA: RECLAMAÇÃO TRABALHISTA.
AVISO PRÉVIO Prof. Msc Carlos Kley Sobral.
Ação negatória de paternidade
O aviso prévio Direito do Trabalho.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Estágio IV
Perícia Trabalhista.
Direito Processual do Trabalho
PROCEDIMENTO ORDINÁRIO
PRESCRIÇÃO TRABALHISTA
Processo Coletivo AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
CÁLCULOS TRABALHISTAS
Aula I Ementa: Procurações; Substabelecimentos; Petições de Juntada.
Plano de Ensino aula 1 Direito do Trabalho Vilma Maria de Lima.
AULA 09 – EMBARGOS EMBARGOS
PROJETO PROCESSO TRABALHISTA SIMULADO CASO HOMEM MODERNO APRESENTAÇÃO DO CASO INFORMAÇÕES DO AUTOR Núcleo de Prática Jurídica Gabriel Lopes Coutinho Filho.
ORIENTAÇÃO QUANTO AO USO CORRETO DA LINGUAGEM PADRÃO CULTA Prof: Leila Tosi.
1 Prof. André Kersul AULA Das Partes Partes Reclamante. Capacidade processual, litisconsórcio. Representação. Assistência Reclamado.
Sejam bem vindos.
PRÁTICA SIMULADA I Aula 3 – Resolução do Plano de Aula 2 – Reconhecimento do Vínculo de Emprego Profª. Andréa Cleto.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 2 – Articulação, Teoria e Prática. Os elementos da petição inicial Profª. Andréa Cleto.
PRÁTICA SIMULADA I Aula 10 – Resolução do caso concreto da Aula 09 - Contestação Profª. Andréa Cleto.
PRÁTICA SIMULADA I Aula 09 – Resolução do caso concreto da Aula 08 - Contestação Profª. Andréa Cleto.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 13 – Elaboração do Plano de Aula 12 - Recurso Ordinário Profª. Andréa Cleto.
PRÁTICA SIMULADA I Aula 5 – Resolução do Plano de Aula 4 – Ação de Consignação em Pagamento Profª. Andréa Cleto.
PRÁTICA SIMULADA I Aula 08 – Resolução do caso concreto da Aula 07 - Contestação Profª. Andréa Cleto.
Rescisão Contratual Legislação.
ALTERAÇÃO CONTRATUAL Conforme dispõe o art. 444 da CLT as relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre negociação das partes interessadas.
Denominação: A petição exordial ordinária na Justiça do Trabalho, na forma do disposto no artigo 840 CLT, tem a denominação de Reclamação Trabalhista.
Aviso prévio-Conceito, natureza jurídica, redução da jornada de trabalho, duração, efeitos da concessão e da não-concessão, entre outros ponto importantes.
Técnicas de Administração de Pessoal
Brocardo jurídico “Da mihi factum dabo tibi jus.” “Dá-me os fatos e eu te darei o direito.”
- Princípios do Direito Processual do Trabalho Princípios gerais, princípio da proteção, princípio da gratuidade, princípio da simplificação dos procedimentos,
PRÁTICA JURÍDICA III – PRÁTICA TRABALHISTA Marcelo Mauricio.
RENATO SARAIVA.  PERÍODO AQUISITIVO - art. 130/130-A CLT;  PERÍODO CONCESSIVO – art. 134 da CLT;
Transcrição da apresentação:

ELABORAÇÃO DE PETIÇÃO INICIAL TRABALHISTA QUESTÕES GERAIS

ELABORAÇÃO DE PETIÇÃO INICIAL TRABALHISTA Estrutura da petição inicial trabalhista Fundamentação jurídica: Artigo 840, § 1º da CLT; Artigos 282 e 283 do CPC;

ELABORAÇÃO DE PETIÇÃO INICIAL TRABALHISTA Estrutura da petição inicial trabalhista a) Endereçamento b) Qualificação das partes c) Breve exposição dos fatos d) “Fundamentação jurídica” e) Pedido f) Local, data e assinatura do peticionário ou seu representante

Estrutura da petição inicial trabalhista - endereçamento Verificação da competência/conexão/continência EXMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA _ VARA DO TRABALHO DE ___

Estrutura da petição inicial trabalhista – qualificação das partes Reclamante - Elementos de identificação (naturalidade, estado civil, profissão, filiação, RG, CPF, CTPS, PIS, endereço de domicílio) Advogado do reclamante(nome, endereço profissional) Reclamado - Elementos de identificação: a) Se pessoa física: os mesmos do reclamante; b) Se pessoa jurídica: o nome, tipo de pessoa jurídica; endereço, CNPJ; Informar: a) Tipo de ação (Reclamatória, Ação Rescisória, ação de Consignação em Pagto, Ação de Dissídio Coletivo, etc.) b) O tipo do rito (ordinário, sumário, sumaríssimo).

Estrutura da petição inicial trabalhista – qualificação das partes HERBRARIUM, brasileiro, casado, balconista, portador do documento de identidade de Registro Geral (RG) n. ____, inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) sob o n. ____, n. do PIS, CTPS n. 54621, série 00020-SC, residente na cidade de Camboriú, na Rua Zero, n. 01, Centro, CEP, por seu advogado que esta subscreve (instrumento de mandato incluso), vem a presença de Vossa Excelência, com fulcro nos arts. 840 da CLT e 282 do CPC, propor a presente RECLAMAÇÃO TRABALHISTA pelo rito ordinário, em face de CRICRI COMÉRCIO LTDA., inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) sob o n. ___, situada na rua 02, n. 02, Centro Itajaí, CEP, pelos motivos de fato e direito a seguir expostos

Estrutura da petição inicial trabalhista – Breve exposição dos fatos Questões preliminares a) Comissão de Conciliação Prévia (art. 625-D da CLT). Dados do contrato de trabalho: a) Admissão; b) Demissão; c) Salário (s); d) Função.

Estrutura da petição inicial trabalhista – Breve exposição dos fatos Especificação dos fatos/direitos Trazer fundamentação jurídica.

Estrutura da petição inicial trabalhista – Breve exposição dos fatos Exemplos: a) Justa causa: No dia 04/08/2007 o reclamante, ao participar de uma festa da empresa, ingeriu grande quantidade de álcool e, por isso, no dia 06 de agosto deste ano foi demitido por justa causa. Tal demissão, porém, não merece prosperar, já que não há como configurar um ato como sendo faltoso havendo anuência do empregador que, repita-se, organizou a festa em que ocorreu a suposta falta grave. Portanto, requer a reversão da demissão por justa causa, com o conseqüente pagamento das verbas rescisórias (saldo de salário, aviso prévio, 13º proporcional, férias proporcionais + 1/3 e multa de 40% sobre o FGTS), juntamente com a entrega de guias para levantamento dos depósitos fundiários e previdenciários

Estrutura da petição inicial trabalhista – Breve exposição dos fatos b) Horas Extras: Como descrito no item pertinente ao contrato de trabalho, o reclamante sempre laborou das 08 às 12 horas e das12:30 às19:00, de segunda a sexta-feira, horário este sempre anotado no cartão de ponto. Referida carga horária é excessiva por vários pontos: Primeiro, porque o intervalo intrajornada de uma hora no mínimo, estabelecido no art. 71 da CLT para os empregados que trabalham acima de seis horas, nunca foi observado, já que o obreiro usufruía 30 minutos. Por isso, não há como negar ao autor o direito a uma hora extra decorrente da não concessão do intervalo nos termos do art. 71, § 4º da CLT, bem como da súmula 437 do TST que, por serem habituais, devem integrar as verbas contratuais já descritas e as rescisórias abaixo destacadas. Segundo, em razão de que sua jornada de trabalho ultrapassava o limite de oito horas diárias estabelecido no art. 7º, XIII da CF/88, pelo que pretende, nos termos do art. 59 da CLT, o pagamento de mais duas horas extras diárias com os devidos reflexos nas verbas contratuais e rescisórias abaixo descritas.

Estrutura da petição inicial trabalhista – Breve exposição dos fatos Situações específicas no Direito Laboral; a) Honorários advocatícios; b) Multa do art. 477 da CLT; c) Multa do art. 467 da CLT.

Estrutura da petição inicial trabalhista – Do pedido Quando tramitar no rito ordinário, desnecessário liquidação dos pedidos; Especificação de todos os pedidos, um a um; Não esquecer de informar, se pedido que gera reflexos, os devidos reflexos;

Estrutura da petição inicial trabalhista – Do pedido Situações comuns em petições iniciais: a) Pedido de concessão dos benefícios da justiça gratuita; b) Pedido de notificação da parte contrária, sob pena de revelia e confissão; c) Determinação pela procedência do pedido; d) Pedido de produção de provas; e) Determinação do valor da causa; f) Local, data, nome do advogado, n. de OAB e assinatura.