Introdução: Estamos vivendo na era da informatização, e as crianças estão cada vez mais envolvidas nessas tecnologias e inconscientemente estão condicionadas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
“Internet - a nova ferramenta de ensino."
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Escola de Ensino Fundamental Jacob Gisi
Do sonho Aos Ares.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
Discutindo práticas em Matemática
Vem brincar comigo! Turno da tarde.
Guilhermina Oliveira Consultora em Tecnologia Educacional
Plano de Ação Pedagógica
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR Professora: Lucy Almeida
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Ajude – me!!.
Pederneiras- São Paulo
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
alfabetização INTRODUÇÃO
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
Projeto de Integração :
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Cantigas de ontem e de hoje Claudia Mota - Manaus
EM HOMENAGEM AOS 55 ANOS DO COLÉGIO SANTA DOROTÉIA
WEBQUEST.
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Profa. Reane Franco Goulart
Valorizando a cultura da criança: A Importância do Brincar
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Brincadeiras de ontem e hoje
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL (ASB) Serviço de Ensino a Distância (SEaD
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
A importância do jogo/brinquedo no desenvolvimento da criança
Mercado de Trabalho.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
Relatório do projeto Disciplina: Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto - grupo 4 Tutor: Amauri Henrique Rosina Discente: Angela Cristina.
WEBQUEST EMEF VITUS ensino FUNDAMENTAL 6º E 7º ANO.
Universidade Estadual do Centro – Oeste Campus de Guarapuava – PR Especialização em Mídias na Educação Universidade Estadual do Centro – Oeste Campus de.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.
Os animais em extinção Projeto do Maternal II B – Tarde Professoras: Cloê Arantes e Marina Toti.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Digite aqui o título da webquest Digite aqui outras informações sobre a webquest Responsável, escola, a quem se destina, etc. Introdução Tarefa Processo.
A importância dos jogos na aprendizagem matemática
Informativo # 10 – Janeiro/2016
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
É a oportunidade de desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

Introdução: Estamos vivendo na era da informatização, e as crianças estão cada vez mais envolvidas nessas tecnologias e inconscientemente estão condicionadas a brincadeiras sem movimentação e de certa forma, acabam prejudicando as atividades físicas que são tão importantes para um desenvolvimento saudável. Por isso, resgatar as atividades físicas vivenciadas nas brincadeiras significa em termos preservar a cultura, além de colaborar para uma saúde mental equilibrada, pois a participação em sociedade começa dentro do ambiente escolar e este aprendizado se estende por toda a vida. Mais do que uma "ferramenta", o brincar é uma condição essencial para o desenvolvimento da criança. Através do brincar, ela pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação. Ao brincar, exploram e refletem sobre a realidade e a cultura na qual estão inseridas, interiorizando-as e, ao mesmo tempo, questionando as regras e papéis sociais. O brincar potencia o desenvolvimento, já que assim aprende a conhecer, aprende a fazer, aprende a conviver e, sobretudo, aprende a ser. Para além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.

Tarefa: Encontre no caça – palavras 10 brincadeiras de que todas as crianças adoram:

Processo: No exercício proposto o aluno deve se manter atento ao caça palavras e buscar por 10 palavras que estão escondidas.

Avaliação: para a avaliação da tarefa será considerado o cumprimento integral da tarefa, além de considerar o desempenho, a dedicação e atenção por parte dos alunos.

Conclusão: Com essa webquest é possível realizar um trabalho mais produtivo e dinâmico com as crianças, através da internet fazendo com que os educandos reflitam sobre as brincadeiras antigas, pensando assim sobre a sua real importância.

Créditos: Gostaria de agradecer ao Professor Doutor em Informática Edemílson Brandão, pois sem as suas orientações e a sua grande generosidade em nos atender sempre que solicito, mesmo após a conclusão do curso, Obrigada Querido Professor.