Sustentabilidade Social e Direitos Humanos Instituto Ethos Maio de 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Normas de responsabilidade social corporativa
Advertisements

P A percepção dos riscos é homogênea?
ISO Futura Diretriz Normativa de Responsabilidade Social
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Estatuto da Criança e do Adolescente
REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO:
DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
DIREITO LIGADOS À LIBERDADE
1 Linhas Orientadoras Harmonização Documento Central Comum (DCC) Angola / Novembro 2012 GACDH.
ISO 26000: Diretrizes de Responsabilidade Social
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Educação em Direitos Humanos Educação Não-Formal
Transversalidade dos Direitos Humanos
Saúde e Segurança no Trabalho
Saúde: bem público global e direito fundamental
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
Data e Local de assinatura 13 de Dezembro de 2007 no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa.
Q.V.T Fator 2. Condições de segurança e saúde no trabalho. Dimensões
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Políticas Públicas para a Nova Classe Média Brasília, 08 de agosto de Ricardo Paes de Barros.
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
Direito humano a alimentação adequada
Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600
Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Instituto Nacional de Saúde no Trabalho – CURSO SINDICAL DE FORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA.
O Papel do Conselho de Saúde após a LC 141
Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948 – ONU)
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Gestão por resultados orientada por princípios de Direitos Humanos
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Qualidade de Vida no Trabalho QVT
Curso Direito à Memória e à Verdade
Treinamento e desenvolvimento Qualidade de vida no trabalho
Qualidade de vida.
Universidade Federal do Paraná Curso de Administração de Empresas Disciplina Administração de Terceiro Setor Normas de responsabilidade social corporativa.
Administração da Qualidade
Website: ANFALPET - Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação Av.: Paulista, nº 1313 – 10º Andar –
Foz do Iguaçu – 28/08/2008 Pacto Global. O que é o Pacto Global Iniciativa das Nações Unidas, propondo à comunidade empresarial, às agências da ONU e.
Baseado na Declaração Universal dos Direitos Humanos
Oded Grajew Fundador do Movimento Nossa São Paulo.
Cidadania aula 2 Julio C M Haddad.
LIBERDADE SINDICAL.
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
SOCIEDADES. Conceito Tipo específico de PJ União de pessoas ≠ Empresário individual Finalidade de lucro (CC, art. 981) ≠ Fundações e Associações Espécies:
RELAÇÃO COM OUTROS RAMOS DO DIREITO e FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
HERZ e HOFFMANN Capítulos 1 e 2 Isabela Ottoni Penna do Nascimento graduanda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Comunicação, Terceiro Setor e Responsabilidade Social
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
Blocos comerciais ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.: Aladi – Associação.
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
CERTIFICAÇÃO EM RESPONSABILIDADE SOCIAL Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Profa. Lillian Alvares.
3G Alexandre 01 Aline 42 Bruna 04 Cassia 07 Fernanda 46 Gabriel 12 Giovana 43 Leandro 20 Orlando 28 EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba disciplina.
OFICINA SOBRE A ISO – DIRETRIZES PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 17 e 18 de maio – 2012 Brasília.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
C OMPILAÇÃO GERAL - O FICINA RS - P ARTE I TemaVotosOutros Práticas anticorrupção31 votos Due Diligence27 votos Uso sustentável de recursos26 votos Educação.
OIT – 90 ANOS A visão da indústria brasileira Câmara dos Deputados Comissão 28 - abril
AO ENCONTRO DOS DIREITOS HUMANOS Ao encontro dos Direitos Humanos.
Direitos humanos e Evidências Ivan França Junior Ivan França Junior FSP/USP 2014.
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CCHS – CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DISCIPLINA: DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO PROFESSORA: TATIANA CALANDRINO ALUNAS:
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
Paternalismo Estatal É CULPA DOS PAIS E MÃES! ISSO É RESPONSABILIDADE DA FAMÍLIA! Paternalismo é a intervenção restritiva na liberdade de um indivíduo,
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
Transcrição da apresentação:

Sustentabilidade Social e Direitos Humanos Instituto Ethos Maio de 2009

Sustentabilidade Social Processo de ampliação da esfera de autonomia, por intermédio da remoção de obstáculos e criação de oportunidades para que as pessoas possam verdadeiramente escolher seus projetos de vida

Sustentabilidade Social e Direitos Humanos Declaração Universal de Direitos Humanos, estabelece que as pessoas são merecedoras de igual respeito e consideração; 2. que não devem sofrer restrições arbitrárias na sua esfera de liberdade; 3. devem dispor dos meios materiais necessários para o pleno desenvolvimento de suas personalidades

Responsabilidade das Empresas e Direitos Humanos Crescente relevância do papel de diversos atores Novos instrumentos: –Global Compact (2000) –Rascunho de normas obrigatórias (UN Norms, 2003) –Marco normativo (J.Ruggie, UN doc. A/HRC/8/5, 2008) –Rascunho da ISO (em debate)

Direitos mais violados por empresas Direitos trabalhistas Liberdade de associação Direito a igual remuneração por igual trabalho Direito a negociação coletiva Direito a uma remuneração justa Direito à não discriminação Direito a um ambiente seguro Abolição da escravidão e o trabalho forçado Direito ao descanso Abolição do trabalho infantil Direito à vida familiar Fonte: Anexo Relatório Ruggie 2008 (UN doc. A/HRC/8/5/Add.2) a partir de 320 casos de denúncia de violações aos direitos humanos por empresas

Direitos violados por empresas/fornecedores Demais Direitos Direito ã vida e a liberdade Direito à reunião pacífica Direito a um nível de vida adequado Proteção contra a tortura Direito ao casamento e a formar uma família Direito à saúde Direito ao devido processo Liberdade religiosa Direito à educação Direito à autodeterminação Liberdade de expressão Direito a proteção da produção artística Liberdade de movimento Direito à privacidade Direito à seguridade social

O novo marco normativo: empresas e DH O Relatório Ruggie: Esfera de influência - Dois significados diferentes –Impacto direto de suas ações > responsabilidade direta (Ruggie) –Influência sobre outros atores que estejam causando dano (Draft ISO 26000)

Empresas e DH Cumplicidade (ISO 26000) Cumplicidade direta: ex. vende armas para um regime autoritário Cumplicidade benéfica: ex. tolera que o Estado reprima protestos pacíficos de seus empregados Cumplicidade pelo silencio: ex. atua num contexto de discriminação sistemática a um grupo e não se manifesta contra

Empresas e DH Proposta de marco normativo (Relatório Ruggie): Due Diligence –A responsabilidade de respeitar requer due diligence –O conceito descreve os passos que a empresa deve dar para conhecer, prevenir e abordar os efeitos negativos sobre os direitos humanos de sua atividade –Fatores relevantes que devem ser considerados: Contexto Impacto de sua atividade Impacto das atividades conexas

Empresas e DH Medidas concretas que empresas podem adotar: Adotar uma política de direitos humanos Integração da política de DH a todas as áreas da empresa Realizar avaliações prévias do impacto das suas atividades nos DH Monitorar o impacto das atividades durante a execução Criar um mecanismo confidencial de denúncia

Oscar Vilhena Vieira