O MAPEAMENTO E A ANÁLISE DA PERCEPÇÃO E IMPACTOS DO ACESSO ABERTO À LITERATURA CIENTÍFICA ENTRE USUÁRIOS FINAIS DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA Nelson Sebastian.

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O MAPEAMENTO E A ANÁLISE DA PERCEPÇÃO E IMPACTOS DO ACESSO ABERTO À LITERATURA CIENTÍFICA ENTRE USUÁRIOS FINAIS DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA Nelson Sebastian SILVA JEREZ¹; Ariadne Chloë FURNIVAL² - ¹ Bolsista Iniciação Científica FAPESP; ² Orientadora Curso de Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação, Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar INTRODUÇÃO Este trabalho se propõe pesquisar como o acesso aberto (Open Access) à literatura científica revisada por pares é percebido e compreendido pelo público em geral, dito leigo, e como ele usa, acessa e entende a informação encontrada dessa forma. Procura-se também identificar de qual maneira essa literatura atende às necessidades informacionais desses usuários. A temática principal é o movimento do Open Access, entendido como acesso digital às publicações de comunicação científica, livre de outras restrições quaisquer que não aquelas provenientes da própria conexão à Internet. No escopo desta pesquisa, não utilizamos o termo “leigo” como nos referindo simplesmente a alguém “ignorante”, mas sim a aqueles que não possuem domínio técnico ou saber formal na determinada área em questão, dado que o leigo em um assunto pode muito bem ser um expert em outro campo. REFERÊNCIAS ATLAN, H. et al. Seremos mais inteligentes no ano 2000 do que na época de Sócrates? In: PESSIS-PASTERNAK, G. A ciência: deus ou diabo? 1ª. ed. São Paulo: Editora Unesp, p BERLIN Declaration on Open Access to Knowledge in the Sciences and Humanities, 22 Outubro Disponível em:. Acesso em: 5 Outubro BERTRAM, D. Likert Scales. are the meaning of life:, [2007?]. Disponível em:. Acesso em: 5 Outubro BETHESDA Statement on Open Access Publishing, 20 Junho Disponível em:. Acesso em: 06 out BOYCE, P. B.; DALTERIO, H. Electronic Publishing of Scientific Journals. Physics Today, v. 49, n. 1, Janeiro p BUDAPEST OPEN ACCESS INITIATIVE. BOAI declaration, Budapest, 14 Fevereiro Disponível em:. 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METODOLOGIA Para tanto, foi utilizada como ferramenta a análise quantitativa de dados obtidos por meio da aplicação de questionário estruturado. Foram realizadas entrevistas com 73 pessoas escolhidas aleatoriamente e com participação voluntária. Dessas, 55 foram realizadas online e 18 presencialmente. O questionário, consistindo de 26 perguntas fechadas, das quais duas eram de múltipla escolha, algumas obrigatórias e, outras, respondidas condicionalmente à resposta em outras questões anteriores, foi dividido para fins de construção e análise em quatro partes, além de um perfil demográfico simples. A primeira parte avaliou o letramento informacional referente à saúde (EHIL – Everyday Health Information Literacy), utilizando-se para tal uma adaptação da ferramenta de monitoração desenvolvida por Niemelä et al. (2012), baseada em perguntas com respostas na escala Likert de concordância. A segunda parte buscava identificar como os usuários acessam a informação de saúde que atende às suas necessidades, e o quanto confiam nos diferentes meios nos quais as encontram. A terceira parte visou medir a percepção dos entrevistados quanto ao seu próprio conhecimento sobre literatura científica e sobre o conceito de acesso aberto à mesma. A quarta parte teve como objetivo avaliar como os sujeitos usam a informação encontrada em seu processo de tomada de decisão. JUSTIFICATIVAS Acreditamos que a relevância deste estudo é reforçada pela escassez de pesquisas no Brasil sobre os temas relacionados, identificada ainda durante a fase de elaboração do projeto de pesquisa. Conforme mencionado anteriormente no projeto de pesquisa, embora a literatura mostre a importância do acesso aberto para a sociedade como um todo, ainda são poucos os estudos que relacionem a temática do acesso aberto com as de comportamento de busca de informação pelo público dito leigo.