DIÁRIO DE CLASSE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

EXERCÍCIOS RESULTADO.
APASE SESSÃO DE ESTUDOS 15/09/09 ANÁLISE DE REGIMENTO ESCOLAR
Escrituração Escolar.
ORIENTAÇÕES REFERENTES À MATRÍCULA E TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS
REGULAMENTO DA GRADUAÇÃO RES. 103/06 - CONSEPE
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
ENCONTRO DA REDE DE PROTEÇÃO NA GARANTIA DE DIREITOS
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
2011. Processo essencial à vida em sociedade. Esse pressuposto implica em determinadas considerações sobre um dos segmentos da população que tem sido.
PASSO A PASSO DA FICA NA ESCOLA 1- O Professor
EQUIPE MULTIDISICPLINAR
CENSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SEMANA PEDAGÓGICA 1° Semestre de 2011 PARANÁ GOVERNO DO ESTADO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
LIVRO REGISTRO DE CLASSE Documento legal que explicita como foi feito aquilo que foi planejado e, portanto, deve estar em consonância com os documentos.
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação Núcleo Regional de Educação de Maringá SDE SETOR DE DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR.
Deliberação CEE nº 21/2001 Dispõe sobre equivalência de estudos realizados no exterior em nível do ensino fundamental e médio, no sistema de ensino.
NÚCLEO DE GESTÃO DA REDE ESCOLAR E MATRÍCULA
FICHA DE COMUNICAÇÃO DO ALUNO INFREQUENTE. LEI 9.394/96 – LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Sistema de Cadastro de Alunos
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Orientação Técnica Data: Público Alvo – Gerentes de Organização Escolar Tema: Reposição do Período de Paralisação – 2013 SEJAM BEM VINDOS!
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Advogado Nobel Vita
LEI FEDERAL Nº 8069 DE 13 DE JULHO DE 1990
Livro Registro de Classe
Conveniada curso Positivo
I REUNIÃO DE PAIS 06/02/2014.
“Dicas” para o Supervisor de Ensino
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
Prefeitura municipal de Imperatriz
Liberação e comando da freqüência dos professores - tutores e cursistas do Progestão DDGA/SRH.
AVALIAÇÃO Docente: Sandra Terezinha Bizusco Lima Chefe da Divisão Educacional do CEP Curitiba, abr /2007.
Organização Curricular
PADRONIZAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE SANTO ANDRÉ
Livro Registro de Classe. INSTRUÇÃO n º 07/10- SEED/DAE/CDE Estabelece as normas para preenchimento do Livro Registro de Classe na Rede Estadual de Ensino.
O desafio do trabalho em “rede”
Aproveitamento de Estudos
Organização do Planejamento com os professores
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
Projeto de Recuperação
D.E NORTE 1 VIDA ESCOLAR
ESTÁGIO PROFISSIONAL Legislação pertinente:
Relatório Final 2013 Todas as orientações para o encerramento nos sistemas estão no sítio do NRE Página do.
Orientações disponíveis do sistema
TRANSPORTE ESCOLAR NRE - CASCAVEL
O Sistema Confea/Crea e a Resolução 1.010/2005
FORMAÇÃO, EM SERVIÇO, DOS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO: SECRETÁRIO GERAL O AMAI.
Avaliação Educacional
OS DESAFIOS DO PODER PÚBLICO NO CUMPRIMENTO DOS PRECEITOS LEGAIS
CADERNETA ORIENTAÇÕES GERAIS 2013.
Departamento de Informação e Monitoramento - DEINF Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional - CIMA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO.
DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Procedimentos de referenciação e avaliação
Procedimentos e Normas do Estágio
Reunião de Pais e/ou Responsáveis /2011 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Documentação Escolar.
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
Recursos Humanos. Recursos Humanos Legislação Constituição Federal -Constituição Estadual -Lei nº 6174/70 - Estatuto dos Funcionários Civis do PR -Lei.
Educação de Jovens e Adultos - EJA
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PADRONIZAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
Escrituração Escolar.
Transcrição da apresentação:

DIÁRIO DE CLASSE

Instrumento usado para o lançamento e controle de freqüência, aproveitamento e matéria lecionada em todos os dias letivos.

O DIÁRIO DE CLASSE constitui documento importante de escrituração escolar. Ele será ARQUIVADO NA ESCOLA para ser consultado sempre que houver duvidas com relação à VIDA ESCOLAR de seus alunos.

USO - Vale destacar que sua escrituração é de exclusiva competência e responsabilidade do professor, observadas as disposições do regimento escolar da escola.

O diário deve ter: Preenchimento do cabeçalho Frequência diária Matéria Lecionada Fechamento bimestral ou trimestral Anotações das avaliações Ocorrências Data/Assinatura

dias letivos previstos, dias letivos dados e ainda... Ao avaliar o diário de classe a coordenação da escola deve observar se estão devidamente preenchidos quanto a: dias letivos previstos, dias letivos dados e ainda...

paralisações e reposições; apuração de freqüência; matéria lecionada registro das avaliações sem rasuras. Rasuras validadas (quando for o caso) assinadas e datadas pelo professor. A coordenação deve observar também:

IMPORTANTE: As assinaturas do responsável pela analise ao longo do ano letivo e ao final do ano. Ver se os registros dos diários conferem com os livros de secretaria e o Livro de Atas de Resultados Finais. Os registros conferem com o Plano Curricular e o nº. de dias letivos do calendário escolar dadas.

registro das observações referentes a alunos amparados pelo decreto nº registro das observações referentes a alunos amparados pelo decreto nº. 1044/69 dos alunos dispensados das aulas de Educação Física; registro de alunos submetidos a exames especiais; registro de resultado final sem rasura, rendimento e frequência com somatório correto, devidamente assinado e datado pelo professor.

PORQUE... Caso haja divergência quanto ao registro de rendimento escolar nos diversos instrumentos escolares – prevalece o registro do Diário de Classe (do professor)

Os lançamentos da frequência e faltas dos alunos devem ser diários. NÃO DEVEM CONTER RASURAS, emendas, anotações a lápis.

Educação Física: não há exigência legal do registro de frequência do 1º ao 5º ano, somente o registro de conteúdo ministrado e o desenvolvimento de cada aluno.

Educação Física: a partir do 6º ano o diário deve ser completo com o registro da frequência, conteúdo diário e o desenvolvimento de cada aluno.

O PROFESSOR DEVE SEMPRE: Comunicar ao coordenador/direção, o nome dos alunos infrequentes. Anular os espaços em branco à frente dos nomes dos alunos realmente infrequentes (desistentes), após informação da Secretaria da Escola.

Anular os espaços em branco à frente dos nomes dos alunos realmente infrequentes (desistentes), somente a depois do registro do nome do aluno, e não a partir dele.

Ao findar o ano letivo a carga horária dos dias letivos deverá estar cumprida, assim como, o fechamento da escrituração escolar sobre sua responsabilidade, sob pena de complementação da mesma ou o desconto em folha (falta).

O Professor só será liberado pela direção da escola, depois de cumprir a sua carga horária e o fechamento da carga horária do aluno e de toda a escrituração sob sua responsabilidade.

Todo Professor deve conhecer o Regimento Escolar, a Proposta Pedagógica da escola, o Calendário Escolar, o Plano Curricular, o Estatuto do Magistério, o ECA e a LDB.

Em Escrituração Escolar são consideradas:

Rasuras: os erros e alterações de datilografia ou escrita manual corrigidas com o auxilio de borracha, removedor de tinta, rebatidas ou raspadas.

Incorreções: as divergências entre os nomes, datas e locais lançados nos registros escolares e os constantes em documentos de identificação civil.

As divergências quanto ao registro do rendimento escolar nos diversos instrumentos escolares;

Falta de data e o não lançamento de conceito, pontos, notas ou menções.

I - maus-tratos envolvendo seus alunos; DO ECA... Art. 55. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino. Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: I - maus-tratos envolvendo seus alunos; II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares; III - elevados níveis de repetência.

LEGISLAÇÃO SOBRE DIÁRIO DE CLASSE Res. SEE nº. 1025/07 Regimento Escolar Portarias Ministeriais nº. 511 de 19/05/52 e nº. 168 item I e G Art. 117 Res.CEE nº. 362/87 Res.CEE nº. 334/85 Res.CEE nº. 384/91 Res. SEE nº. 7762/95 Inst.SEE nº. 01/96, 01/98 , 01/01 e 01/03 Res. SEE nº. 06/00