COMO CONSTRUIR HIPÓTESES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Advertisements

Metodologias de Investigação
PROJETO DE PESQUISA  dois componentes 1. O QUE SE QUER SABER
A EXPLICAÇÃO CAUSAL MARIA DAS GRAÇAS RUA
CONCEITOS ELEMENTARES
Como elaborar projetos de pesquisa
Metodologia Científica
MÉTODO CIENTÍFICO.
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
CONSTRUÇÃO DOS OBJETIVOS
Metodologia Científica Aula 6
HIPÓTESE Enunciado geral de relações entre fatos ou fenômenos
Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação
A modelação de sistemas enquanto ferramentas cognitivas.
METODOLOGIA CIENTÍFICA PROF. SILVESTRE EMERY NETO silvestre
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Fluxograma da pesquisa.
METODOLOGIA Técnicas de Pesquisa.
Ciência e Conhecimento científico
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Prof. Alan Rodrigo Antunes
O que é um Resumo Expandido?
Tema 2 – teoria e empiria exercício 1
Metodologia de pesquisa social Noções básicas para a análise quantitativa. Variáveis e medidas. Hipóteses. Operacionalização.
Metodologia da Pesquisa em Ciência da Computação
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DE PESQUISA
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA PROFESSOR: GIVALDO ROCHA NIELLA
Aprender a aprender no Ensino Superior Fga. Pierangela Nota Simões.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
METODOLOGIA DA PESQUISA
19ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
Faculdade de Educação de Costa Rica
PROBLEMAS, HIPÓTESES E VARIÁVEIS
ELABORAÇÃO DE ARTIGO PARA PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICO
Pesquisa Científica – Tipologia e Distinções
Formulação de problemas
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico: Uma abordagem simplificada.
18ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
A Psicologia Científica
Behaviorismo Metodológico: Proposta de Watson
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Classificação das Pesquisas
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Março/2014
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
Agora... Sobre a aula de hoje!!!
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
METODOLOGIA Nesta fase o autor da pesquisa deve anunciar qual é o tipo de pesquisa que o mesmo realizará, ou seja, se será uma pesquisa empírica com trabalho.
Apostila de Práticas Investigativas
Cap.:1 A ciência é metodológica
ESTRUTURA DE PROJETO DE PESQUISA Rosecléa Borges da Silva
Conhecimento Científico
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
Jarbas Lopes Cardoso Júnior UNIP, 1o semestre, 2008
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA?
Professor Douglas colaboração Prof. Olschowsky Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte PROJETO.
Metodologia científica - Conhecimento filosófico Chapecó, SC. Fevereiro de 2015 UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS.
Concepções e Formas de Conhecimento
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Karl Popper - A lógica das Ciências Sociais Teoria do Conhecimento.
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
Tema e problema Construindo seu projeto de pesquisa Profa. Dra. Karina Solha.
Metodologia da Pesquisa (BOAVENTURA, E, Metodologia da Pesquisa, 4)
METODOLOGIA CIENTÍFICA PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA.
Modalidade ou enfoque de investigação. Tipos de investigação Básica: Possui a intenção em aplicar os resultados a problemas praticos Aplicada: desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

COMO CONSTRUIR HIPÓTESES GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 1996 (3a Ed.). São Paulo: Editora Atlas S.A. 159p.

proposição testável que pode vir a ser a solução do problema HIPÓTESE

solução possível ao problema pesquisável, por meio de uma proposição, ou seja, de uma expressão verbal suscetível de ser declarada verdadeira ou falsa HIPÓTESE

neste caso a hipótese não terá sido confirmada e, conseqüentemente, o problema não terá sido solucionado Pode ocorrer que não se consiga obter informações claras que indiquem a veracidade da hipótese;

CLASSIFICAÇÃO DAS HIPÓTESES GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa.1996 (3a Ed.). São Paulo: Editora Atlas S.A. 159p.

Algumas hipóteses são casuísticas

Referem-se a algo que ocorre em determinado caso São muito freqüentes na pesquisa histórica, nas quais os fatos são tidos como únicos

referem-se à freqüência de Algumas hipóteses referem-se à freqüência de acontecimentos

Antecipam que determinada característica Freqüentes em pesquisa social Antecipam que determinada característica ocorre com maior ou menos freqüência em determinado grupo, sociedade ou cultura

estabelecem relação de Algumas hipóteses estabelecem relação de associação entre variáveis

objetiva conferir maior precisão aos enunciados científicos termo muito empregado na linguagem dos pesquisadores VARIÁVEL objetiva conferir maior precisão aos enunciados científicos

assumir diferentes valores ou tudo aquilo que pode assumir diferentes valores ou diferentes aspectos VARIÁVEL Pode assumir valores numéricos ou abranger categorias diversas, como: Alta Média e Baixa

países economicamente desenvolvidos apresentam baixo índice de analfabetismo Ex: <==> Variáveis = desenvolvimento econômico e analfabetismo

Hipóteses deste tipo apenas afirmam a existência de relação entre as variáveis Podem até indicar a força ou o sentido desta relação, mas nada estabelecem em termos de causalidade, dependência ou influência

relação de dependência Algumas hipóteses estabelecem relação de dependência entre duas ou mais variáveis

grupo estabelecem que uma As hipóteses deste grupo estabelecem que uma variável interfere na outra

Variável independente Ex. : <==> Variável independente O reforço do professor tem como efeito a melhoria na leitura do aluno = reforço do professor Variável dependente = melhoria na leitura do aluno

As hipóteses deste grupo estabelecem a existência de relações causais entre variáveis Porém, é pouco comum que um único acontecimento seja a condição causadora de outro, sendo comum a multiplicidade de condições

o pesquisador deve atuar no sentido de verificar em que medida determinadas condições atuam tornando provável a ocorrência de determinado fato

em geral, o que se busca é estabecer relações ASSIMÉTRICAS entre as variáveis

T i p o s de r e l a ç ã o: étricas Assim riáveis não quando as va são indep entr endentes e si

variáveis são independentes entre si relação simétrica variáveis são independentes entre si

recíproca relação quando as variáveis se relacionam mutuamente

VARIÁVEIS OLIVEIRA, S. L. 1999. Tratado de Metodologia Científica. 2a. Ed. São Paulo

decorrentes da que se alteram hipótese e servem na hipótese, possibilitando que estas sejam submetidas a teste decorrentes da hipótese e servem para mostrar as alterações em termos de valores, aspectos, propriedades, quantidades, qualidades, características, magnitudes, peso, forma, OLIVEIRA, S. L. 1999. Tratado de Metodologia Científica. 2a. Ed. São Paulo

a hipótese é uma relação de variáveis e as variações podem ser independentes e dependentes. OLIVEIRA, S. L. 1999. Tratado de Metodologia Científica. 2a. Ed. São Paulo

VARIÁVEL INDEPENDENTE quando a variável existe naturalmente, em decorrência da hipótese; ela influencia ou afeta outra variável; trata-se de uma relação causal, não no aspecto de forçar ou produzir resultados, mas sim de ser necessária para que os resultados se produzam OLIVEIRA, S. L. 1999. Tratado de Metodologia Científica. 2a. Ed. São Paulo

VARIÁVEL DEPENDENTE é aquela que sofre a ação da variável independente, ou seja, são aquelas variações a serem explicadas ou descobertas em virtude de terem sido afetadas pela variável independente OLIVEIRA, S. L. 1999. Tratado de Metodologia Científica. 2a. Ed. São Paulo

RELAÇÃO CAUSAL as propriedades relacionais de causa e efeito requerem a existência de uma variável – causa – determinante que se converte em condição para a existência da outra – efeito. OLIVEIRA, S. L. 1999. Tratado de Metodologia Científica. 2a. Ed. São Paulo

causa X efeito

COMO CHEGAR A UMA HIPÓTESE GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa.1996 (3a Ed.). São Paulo: Editora Atlas S.A. 159p.

A elaboração de hipóteses é um processo de natureza criativa » Não existem regras fixas a serem seguidas

As hipóteses surgem a partir de Observação; Resultados de outras pesquisas; Teorias e Intuição

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: a) Nos estudos em que o objetivo é o de descrever um determinado fenômeno ou as características de um grupo, as hipóteses podem não ser anunciadas formalmente, dado que envolvem uma única variável

b) O enunciado claro e preciso de hipóteses é requisito fundamental em pesquisas que têm como objetivo verificar relações de associação ou de dependência entre variáveis

CARACTERÍSTICAS DA HIPÓTESE APLICÁVEL GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa.1996 (3a Ed.). São Paulo: Editora Atlas S.A. 159p.

“ é preciso formular UMA hipótese testáveL ”

A hipótese deve ser conceitualmente clara

definidos, em especial os referentes Os conceitos contidos na hipótese precisam estar claramente definidos, em especial os referentes às variáveis

A hipótese deve ser específica Muitas hipóteses são conceitualmente claras, mas são expressas em termos tão gerais, e com objetivo tão pretensioso, que não podem ser verificadas

dividir a hipótese em Se isto ocorre, deve-se sub-hipóteses mais precisas

referências empíricas  A hipótese deve ter referências empíricas Hipóteses que envolvem julgamento de valor não podem ser adequadamente testadas

, e , não conduzem à verificação empírica e devem ser evitadas Palavras como , , e , não conduzem à verificação empírica e devem ser evitadas “ bom ” “ deveria ” “ mau ” “ deve ”

 A hipótese deve ser parcimoniosa Uma hipótese simples é sempre preferencial a uma hipótese complexa, desde que tenha o mesmo poder explicativo

A hipótese deve ser relacionada com as técnicas disponíveis

  É necessário que haja técnicas adequadas para a coleta dos dados exigidos para o teste da hipótese

de coleta de dados, ou reformular a hipótese visando seu ajustamento às técnicas disponíveis Quando não forem encontradas técnicas adequadas, pode ser conveniente realizar estudos para a descoberta de novas técnicas

A hipótese deve estar relacionada com uma teoria

Hipóteses que se vinculam a um sistema teórico possuem maior poder de explicação Pesquisas que apresentam hipótese não relacionada a uma teoria não possibilitam generalização de seus resultados

f i m