COMO CONSTRUIR HIPÓTESES GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 1996 (3a Ed.). São Paulo: Editora Atlas S.A. 159p.
proposição testável que pode vir a ser a solução do problema HIPÓTESE
solução possível ao problema pesquisável, por meio de uma proposição, ou seja, de uma expressão verbal suscetível de ser declarada verdadeira ou falsa HIPÓTESE
neste caso a hipótese não terá sido confirmada e, conseqüentemente, o problema não terá sido solucionado Pode ocorrer que não se consiga obter informações claras que indiquem a veracidade da hipótese;
CLASSIFICAÇÃO DAS HIPÓTESES GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa.1996 (3a Ed.). São Paulo: Editora Atlas S.A. 159p.
Algumas hipóteses são casuísticas
Referem-se a algo que ocorre em determinado caso São muito freqüentes na pesquisa histórica, nas quais os fatos são tidos como únicos
referem-se à freqüência de Algumas hipóteses referem-se à freqüência de acontecimentos
Antecipam que determinada característica Freqüentes em pesquisa social Antecipam que determinada característica ocorre com maior ou menos freqüência em determinado grupo, sociedade ou cultura
estabelecem relação de Algumas hipóteses estabelecem relação de associação entre variáveis
objetiva conferir maior precisão aos enunciados científicos termo muito empregado na linguagem dos pesquisadores VARIÁVEL objetiva conferir maior precisão aos enunciados científicos
assumir diferentes valores ou tudo aquilo que pode assumir diferentes valores ou diferentes aspectos VARIÁVEL Pode assumir valores numéricos ou abranger categorias diversas, como: Alta Média e Baixa
países economicamente desenvolvidos apresentam baixo índice de analfabetismo Ex: <==> Variáveis = desenvolvimento econômico e analfabetismo
Hipóteses deste tipo apenas afirmam a existência de relação entre as variáveis Podem até indicar a força ou o sentido desta relação, mas nada estabelecem em termos de causalidade, dependência ou influência
relação de dependência Algumas hipóteses estabelecem relação de dependência entre duas ou mais variáveis
grupo estabelecem que uma As hipóteses deste grupo estabelecem que uma variável interfere na outra
Variável independente Ex. : <==> Variável independente O reforço do professor tem como efeito a melhoria na leitura do aluno = reforço do professor Variável dependente = melhoria na leitura do aluno
As hipóteses deste grupo estabelecem a existência de relações causais entre variáveis Porém, é pouco comum que um único acontecimento seja a condição causadora de outro, sendo comum a multiplicidade de condições
o pesquisador deve atuar no sentido de verificar em que medida determinadas condições atuam tornando provável a ocorrência de determinado fato
em geral, o que se busca é estabecer relações ASSIMÉTRICAS entre as variáveis
T i p o s de r e l a ç ã o: étricas Assim riáveis não quando as va são indep entr endentes e si
variáveis são independentes entre si relação simétrica variáveis são independentes entre si
recíproca relação quando as variáveis se relacionam mutuamente
VARIÁVEIS OLIVEIRA, S. L. 1999. Tratado de Metodologia Científica. 2a. Ed. São Paulo
decorrentes da que se alteram hipótese e servem na hipótese, possibilitando que estas sejam submetidas a teste decorrentes da hipótese e servem para mostrar as alterações em termos de valores, aspectos, propriedades, quantidades, qualidades, características, magnitudes, peso, forma, OLIVEIRA, S. L. 1999. Tratado de Metodologia Científica. 2a. Ed. São Paulo
a hipótese é uma relação de variáveis e as variações podem ser independentes e dependentes. OLIVEIRA, S. L. 1999. Tratado de Metodologia Científica. 2a. Ed. São Paulo
VARIÁVEL INDEPENDENTE quando a variável existe naturalmente, em decorrência da hipótese; ela influencia ou afeta outra variável; trata-se de uma relação causal, não no aspecto de forçar ou produzir resultados, mas sim de ser necessária para que os resultados se produzam OLIVEIRA, S. L. 1999. Tratado de Metodologia Científica. 2a. Ed. São Paulo
VARIÁVEL DEPENDENTE é aquela que sofre a ação da variável independente, ou seja, são aquelas variações a serem explicadas ou descobertas em virtude de terem sido afetadas pela variável independente OLIVEIRA, S. L. 1999. Tratado de Metodologia Científica. 2a. Ed. São Paulo
RELAÇÃO CAUSAL as propriedades relacionais de causa e efeito requerem a existência de uma variável – causa – determinante que se converte em condição para a existência da outra – efeito. OLIVEIRA, S. L. 1999. Tratado de Metodologia Científica. 2a. Ed. São Paulo
causa X efeito
COMO CHEGAR A UMA HIPÓTESE GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa.1996 (3a Ed.). São Paulo: Editora Atlas S.A. 159p.
A elaboração de hipóteses é um processo de natureza criativa » Não existem regras fixas a serem seguidas
As hipóteses surgem a partir de Observação; Resultados de outras pesquisas; Teorias e Intuição
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: a) Nos estudos em que o objetivo é o de descrever um determinado fenômeno ou as características de um grupo, as hipóteses podem não ser anunciadas formalmente, dado que envolvem uma única variável
b) O enunciado claro e preciso de hipóteses é requisito fundamental em pesquisas que têm como objetivo verificar relações de associação ou de dependência entre variáveis
CARACTERÍSTICAS DA HIPÓTESE APLICÁVEL GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa.1996 (3a Ed.). São Paulo: Editora Atlas S.A. 159p.
“ é preciso formular UMA hipótese testáveL ”
A hipótese deve ser conceitualmente clara
definidos, em especial os referentes Os conceitos contidos na hipótese precisam estar claramente definidos, em especial os referentes às variáveis
A hipótese deve ser específica Muitas hipóteses são conceitualmente claras, mas são expressas em termos tão gerais, e com objetivo tão pretensioso, que não podem ser verificadas
dividir a hipótese em Se isto ocorre, deve-se sub-hipóteses mais precisas
referências empíricas A hipótese deve ter referências empíricas Hipóteses que envolvem julgamento de valor não podem ser adequadamente testadas
, e , não conduzem à verificação empírica e devem ser evitadas Palavras como , , e , não conduzem à verificação empírica e devem ser evitadas “ bom ” “ deveria ” “ mau ” “ deve ”
A hipótese deve ser parcimoniosa Uma hipótese simples é sempre preferencial a uma hipótese complexa, desde que tenha o mesmo poder explicativo
A hipótese deve ser relacionada com as técnicas disponíveis
É necessário que haja técnicas adequadas para a coleta dos dados exigidos para o teste da hipótese
de coleta de dados, ou reformular a hipótese visando seu ajustamento às técnicas disponíveis Quando não forem encontradas técnicas adequadas, pode ser conveniente realizar estudos para a descoberta de novas técnicas
A hipótese deve estar relacionada com uma teoria
Hipóteses que se vinculam a um sistema teórico possuem maior poder de explicação Pesquisas que apresentam hipótese não relacionada a uma teoria não possibilitam generalização de seus resultados
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