Reciclagem e Usina de Reciclagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Anual 2012 MEIO AMBIENTE, CIDADANIA E EDUCAÇÃO Profª Luciane C
Advertisements

O LixO Professora e enfermeira : Carla gomes e Patrícia Lins
ESTADO DE SANTA CATARINA 4ª -GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CHAPECÓ - SC E.E.B. PROFESSORA IRENE STONOGA CHAPECÓ -SC PROJETO:
ALUNOS: ALESSANDRA ORTEGA
Solução Definitiva para o Problema do Lixo!
Ciclo de vida do produto
Saneamento ambiental Iana Alexandra
LIXO RECICLÁVEL.
O mundo em nossas mãos 6ºA.
PROJETO COLETA SELETIVA E RECICLAGEM
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
III - CAPÍTULO. GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS Os resíduos sólidos são um dos grandes desafios da atualidade, não só da Administração Pública mas para a.
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
Lixo nas ruas ! Apenas uma pequena quantidade do lixo produzido recebe tratamento adequado, grande parte é jogada nas ruas. Calcula-se que apenas metade.
MEIO AMBIENTE.
Lixo do Planeta Introdução Tarefas Processo Avaliação
A ESTRE, maior grupo de serviços ambientais do Brasil, disponibiliza soluções ambientais sob medida para os municípios, possuindo visão global de todo.
Logística Reversa Impactos ecológicos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Logística Reversa.
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
POLUIÇÃO DAS ÁGUAS E DOÊNÇAS TRANSMITIDAS
Reciclagem de Embalagens.
DESTINAÇÃO E TRATAMENTO DE LIXO DOMÉSTICO
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Segurança geral e pessoal
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
Vamos ajudar o ambiente?
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Profª. Andréia 9º Ano Química.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
TECNOLOGIA DAS USINAS DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM
Problemas Urbanos Oficina Geografia 2° Semestre. Crescimento urbano, Verticalização dos espaços. São Paulo, capital do estado homônimo, é a maior cidade.
CIPA 2013/2014.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
CTR Nova Iguaçu.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Núcleo de Tecnologia Municipal de Marechal Cândido Rondon ‍‍‍Curso:Introdução Educação Digital ‍‍‍Cursista: Cristiane Elisabete Hubert Schwaab.
Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental- SAIC SACOLAS PLÁSTICAS Impacto ambiental e soluções para a redução do consumo.
A reciclagem à favor do meio ambiente.
Lixo, para onde vai esse resíduo?
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Os problemas sociais das cidades brasileiras
RESÍDUOS SÓLIDOS. Resíduos Sólidos Equador - $32.
RESÍDUOS SÓLIDOS.
Contaminação e Poluição Ambiental Sabrina Oliveira Pâmela Pachetti
Lixo Brasileiro.
Meio Ambiente.
RECICLAGEM.
Hilano José Rocha de Carvalho
TRABALHO RESÍDUOS SÓLIDOS E RECICLAGEM
Coleta Seletiva e Reciclagem
CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS – IJUÍ - AGENDA 21 Dirlei Marchesan – julho de 2008 GERAÇÃO: DESTINAÇÃO:
Resíduos Sólidos Domiciliares
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
O lixo também faz parte da sua vida!
15 anos.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Consórcios Públicos e Tecnologias Para a Resolução do Passivo Ambiental de Resíduos Sólidos Marlon do Nascimento Barbosa.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Delegacia da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária de São Paulo COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Decreto n , de.
REDUÇÃO DE CUSTOS E AUMENTO DA EFICIÊNCIA COM A TRANSFORMAÇÃO DA COLETA DE RESÍDUOS FORMAL EM COLETA SELETIVA EXPERIÊNCIA DE ITAÚNA-MG.
Transcrição da apresentação:

Reciclagem e Usina de Reciclagem

Reciclagem Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.

No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. As Usinas de Reciclagem são um bom exemplo disso.

A questão do lixo urbano não vem sendo pensada de forma organizada no Brasil e nem se têm considerado seus diversos aspectos: • a coleta do lixo; • a sua disposição final e os danos ecológicos; • a questão social representada pelos catadores”; • a questão sanitária; • a reciclagem do lixo: o aproveitamento do composto orgânico na agricultura; e o uso, como insumo industrial, dos elementos recicláveis vidro, papel, plástico e metal.

Na maioria das cidades brasileiras, além de o serviço de coleta ser ineficaz, o destino final do lixo é inadequado. São usados principalmente lixões a céu aberto, rios, ou ainda aterros sanitários que, muitas vezes, pelas dificuldades de manejo e alto custo de manutenção, se descaracterizam, acarretando os mesmos problemas dos lixões. Essa má disposição do lixo compromete diretamente o meio ambiente, causando a poluição do solo, do ar e dos rios e mares, e afeta a condição sanitária da população.

Usina de Reciclagem A usina de lixo é um conjunto de máquinas (esteira rolante, eletroímãs, peneiras, etc.) e funcionários que separam da massa principal de lixo, que será transformada em adubo, os objetos recicláveis. Num programa de coleta seletiva, a usina é a própria comunidade, separando resíduos nos domicílios e estabelecimentos, e alguns funcionários que concluem esta separação, sem necessidade de maquinário especial, numa central de triagem. Do lixo que chega a uma usina recupera-se, em média, 3% de recicláveis. A eficiência das operações está diretamente ligada à competência e boa vontade dos funcionários nas esteiras, o que torna o processo muito vulnerável, e não conta com o auxílio prévio da população. Num programa de coleta seletiva recupera-se cerca de 90 % de recicláveis - os 10 % restantes são rejeito.

As poucas usinas de reciclagem que existem no país, caracterizadas pelo uso intensivo de capital, não respondem ao desafio das questões sociais e têm custo desnecessariamente elevado, o que inviabiliza a sua adoção na maioria dos municípios e prejudica o retorno econômico do investimento. As usinas são uma alternativa para a destinação do lixo urbano – pretendendo oferecer condições mais dignas de trabalho aos catadores de lixo.

Técnicas Propostas A solução encontrada consta de uma usina de reciclagem de lixo, que separa todo o material inorgânico (papel, plástico, metais, vidros), e mói e fermenta o material orgânico, produzindo adubo – ou composto orgânico.

Seu processo de funcionamento é bem simples, constando das seguintes etapas: o lixo é depositado por um caminhão basculante na caixa de entrada; cai numa esteira rolante, da qual – equipados com luvas e aventais – os operários retiram manualmente todos os elementos recicláveis inorgânicos; •contendo apenas material orgânico no fim da esteira, o lixo entra num moinho de martelos, onde é dilacerado e moído; o lixo moído é empilhado em montes (chamados leiras), sofrendo um processo de fermentação aeróbica por 60 a 90 dias, que se transforma em composto orgânico pronto para ser utilizado como corretivo de solo.

Terreno baldio em Parnaíba

Terreno baldio em Parnaíba Apenas uma pequena quantidade do lixo produzido recebe tratamento adequado, grande parte é jogada nas ruas. Terreno baldio em Parnaíba

Lixo invade praia na Ilha do Governador

Mucugê, cidade da Chapada Diamantina

Central de reciclagem de Londrina

Referências: http://www.lixo.com.br/site_antigo/www.lixo.com.br/usina.htm http://www.sibr.com.br/sibr/portal.jsp?id=12&pagina=artigo.jsp&artigo_id=119 http://www.suapesquisa.com/reciclagem/ http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/livro_ideias/livro-10.pdf http://sanambiental.blogspot.com/2010/02/liberado-1-aterro-sanitario-em-sergipe.html http://sysinfonetteste.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=64008&titulo=cidade

Professor: Tânio Alencar Grupo: Isadora Carvalho Niviany Araújo Paula Scarlet Roberta Gonçalves Tema: Reciclagem e Usina de Reciclagem Turma: 3º CC