Plano de Trabalho Docente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Formação em ação Segundo Semestre..
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
  Ana Carolina Castelli da Silva
Plano de Ensino Plano de aula
Ana Cláudia Giroto Carlos Roberto das Virgens
PROJETO SAUDOSA MALOCA
Plano de Trabalho Docente
Planejamento e Plano de aula.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
Diretrizes do ensino de História
Apresentação da Disciplina:
produtos & serviços SERVIÇOS Website
Integração das Disciplinas de Humanidades da FMUSP Centro de Desenvolvimento da Educação Médica “Prof. Eduardo Marcondes” Izabel Cristina Rios
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
PLANO DE TRABALHO DOCENTE DISCIPLINA DE HISTÓRIA BIMESTRAL
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Específicos: Estrutura agrária e a distribuição de terras no Brasil
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Serviço de Inspeção Escolar. 20/11/2008
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO ENSINO MÉDIO 2012
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
QUAL É O SEU TALENTO.
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 8ª SÉRIE 2014
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Planejamento Docente: Condição para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem.
Metodologia da Pesquisa Científica
Ismael Silvério Júnior Naiguiel Alventino da Silva
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO SÃO CARLOS 2013.
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO ENSINO MÉDIO 2015
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Título do PTI1 Nome Estudante 1 Nome Estudante 2 Orientador: Nome Orientador.
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Organização do Trabalho Pedagógico Universitário TP - Sentido amplo: Conjunto de diretrizes da unidade acadêmica que se reflete nas atividades desenvolvidas.
Plano de Ensino Plano de aula
Igor Steinmacher, MSc. EA31B - Computação I Engenharia Ambiental.
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
PESQUISA MINI: uma nova ferramenta clínica para o campo da Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé Centro de Formação Permanente Prof.
HUMANAS.  Apresentação das matrizes curriculares, cartas e cronogramas de ciências humanas (estratégia, um relato breve, conteúdo e lição de casa); 
APRESENTAÇÃO DO FOLHAS O Projeto Folhas objetiva viabilizar meios para que os professores da Rede Pública Estadual do Paraná pesquisem e aprimorem seus.
EXERCÍCIO - DOCUMENTÁRIO: SICKO SOS SAÚDE
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
Plano de Trabalho Docente
Título Nome da UE: Nomes dos alunos: ___________________ ___________________ Curso (por exemplo, 3ª série C do Ensino Médio) Nome do Tutor(professor Orientador):
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Filosofia no Brasil.
Programa Nacional do Livro Didático 2015 Área de Ciências Humanas Disciplinas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Introdução à Didática 1.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
PLANEJAMENTO Plano Educacional (Governo/Ministério da Educação/MEC)
Trabalho Interdisciplinar e Projeto Aplicado
Transcrição da apresentação:

Plano de Trabalho Docente Luiz Antonio Burim Coordenador de Filosofia Equipe de Ensino

Formato Básico: Justificativa; Objetivos; Conteúdos Estruturantes/Básicos/Específicos- série/bimestre-trimestre-semestre; Encaminhamento Metodológico (recursos); Avaliação da Disciplina; Bibliografia/Filmografia/Musicografia/Iconogr afia

Justificativa: Importância da disciplina na formação; Recorte de conteúdos; Articulação com as DCEs;

Objetivos: O que eu quero desenvolver junto com meus alunos; Que características de pensamento desenvolver dentro da disciplina; O que propõe as DCEs.

Conteúdos: Conteúdos necessários a desenvolver meus objetivos e formar o aluno dentro da disciplina; Lista de Conteúdos Específicos, relacionados aos Básicos e Estruturantes;

Encaminhamento Metodológico: Como chegar aos objetivos com os conteúdos; Que recursos didático/pedagógicos utilizar e como utilizar; Que métodos próprios da disciplina usar com os alunos.

Avaliação da Disciplina: Forma de verificar se os métodos utilizados, junto aos recursos e desenvolvimento de conteúdos chegaram aos objetivos propostos, pensando no mínimo domínio de idéias e conteúdos próprios da disciplina.

Bibliografia/Filmografia/Musicografia/Iconografia: Livros a serem utilizados, didáticos, paradidáticos e outros; Músicas; Filmes; Textos; Imagens e outros.