Acho melhor contratar um especialista!!! Para simplificar o acesso do investidor ao mercado, as instituições financeiras organizam e administram fundos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Demonstrações Contábeis
Advertisements

Gestores de Patrimônio Financeiro ANBIMA
Investidores A Bolsa de Valores classifica os investidores atuantes no mercado da seguinte forma: Pessoa Física Investidores Individuais Clubes de Investimentos.
Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,
A BOLSA DE VALORES E O MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS
MÓDULO 1 A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA
Administração de recursos de curto e longo prazo – 1ª aula
“Investimentos - Parte 1”
3º Encontro Administradoras de Consórcios e Banco Central
Fundos de Investimento não bancários
Tributação São isentos do IR os ganhos líquidos auferidos por
PREVIMPA Alterações promovidas pela Resolução 3790/09.
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
SOCIEDADES POR AÇÕES a sociedade anônima;
5. Ações Ações: Definições SAs
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
Aula 06.
SOCIEDADE ANÔNIMA Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo - CEFETES UnED – Colatina Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores.
Analise da empresa com índices financeiros e econômicos
Prof. Elisson de Andrade
O QUE É ? Trata-se de uma aplicação financeira criada por um grupo de pessoas que desejam investir seu dinheiro em ações das empresas, ou seja, tornar-se.
Tributação dos Fundos de Investimentos
RESUMÃO: Conhecimentos Bancários e Atualidades do Mercado Financeiro
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Os títulos de dívida Um título de dívida é uma obrigação contratual, normalmente de longo prazo sob o qual o emissor (tomador do empréstimo) concorda em.
$ Jogo do Milhão.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
Qual a principal objetivo dos RPPS ?
PRINCÍPIOS DE INVESTIMENTOS
M ANUAL DE C ONTAS PASSIVO 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 4ª aula ARECA05 –14/05/14.
Fundos de Investimentos Outubro 2011 Rentabilidades Comunicação aos nossos cotistas Rentabilidades N/D - Fundos que ainda não completaram o respectivo.
CONSUELO AMORIM PALESTRA DE PRESIDENTE DA ABAC ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
2º SEM 2009 Prof. Lourival1 Mercado de Capitais Ações & Fundos.
Regulamentação dos critérios para realização de investimentos pelas sociedades supervisionadas pela SUSEP Regulamentação dos critérios para realização.
0 MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Revisão de Carteira Fevereiro, 2015 Marc ForsterMarcelo Guterman, CFA.
0 MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Revisão de Carteira Junho, 2014 Marc Forster.
Mercado do Títulos Público
Custos de capital Cristina Juliana Solange Valéria.
FORMAS DE INVESTIMENTO
RESUMO: PRINCIPIOS DE INVESTIMENTOS
SOCIEDADE ANONIMA.
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA

1 SDA Hedge FIM SDA Absoluto 30 SDA Bolsa FIA 2010.
1 SDA Hedge FIM SDA Absoluto 30 SDA Bolsa FIA 2010.
AULA 2 – Mercados Financeiros
MERCADO DE AÇÕES (continuação).
PI – Política de Investimento Evolução da Legislação para RPPS
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
Patrimônio (30/11/15): R$ ,30 Patrimônio Médio (12 meses): R$ ,03 Como Investir Aplicação: D+1 Resgate: D+4 Horário Limite: 14h00 Valor.
Fundos de investimento
BOLSAS DE VALORES > Operadores no mercado de capitais 1 Instituições de crédito ou “bancos” Sociedades corretoras e sociedades financeiras de corretagem.
Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de Capitais e Mercado Cambial.
Sociedade Anônima Características
Fundos de investimentos Condomínio de aplicadores financeiros; organização do pool de recursos através de fundo de investimentos permitem diversificação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/PNAP.
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Administração Financeira e Orçamentária I
FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS.
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos O que é um Fundo de Investimento? Fundo de investimento é um condomínio, ou seja, todos os membros possuem.
Conhecendo um Fundo Cota:Representa a fatia de cada investidor no fundo; Rentabilidade: Em %= ((A/B-1)x100) A=Último valor da cota; B= Valor que você pagou.
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Transcrição da apresentação:

Acho melhor contratar um especialista!!! Para simplificar o acesso do investidor ao mercado, as instituições financeiras organizam e administram fundos de investimentos que são uma maneira simples de acessar os mercados. O que um Fundo de Investimento?

Fundo de Investimento É uma comunhão de recursos financeiros, constituída sob a forma de condomínio, destinado à aplicação em títulos e valores imobiliários, bem como em quaisquer outros ativos financeiros disponíveis no mercado financeiro de capitais.

Fundo de Investimento  Caracteriza-se por ser uma prestação de serviço em regime de melhores esforços.  O investimento não é garantido pelo administrador, gestor, FGC ou qualquer outro mecanismo de proteção.

Tipos de Fundos  Fundo Aberto  Não tem vencimento.  Admite aquisição e resgate de cotas a qualquer momento.  Adequado para que tipo de investidores?

Fundos de Investimentos  Fundo aberto é adequado para investidores que necessitam de liquidez.

Tipos de Fundos  Fundo Fechado  Pode ter vencimento ou não.  Aquisição de cotas deve ser feito somente durante o prazo de aquisição de cotas.  Resgate apenas no vencimento.  Se quiser resgatar antes do vencimento o investidor deverá vender suas cotas no mercado secundário.  Não é recomendado para investidores com necessidade de liquidez.

Tipos de Fundos  Fundo com Carência  Prazo mínimo de permanência para que o cotista tenha direito a receber os rendimentos proporcionados pelo fundo.  Admite que o resgate seja feito antes, nesse caso, o cotista não terá direito a receber os rendimentos.

Tipos de Fundos  Fundo Exclusivo  Pertence a um único cotista que será, necessariamente, investidor qualificado. Nesse caso, as regras de aplicação e resgates assim como os aspectos de carência serão definidos entre o administrador e o cotista.  O que é o investidor qualificado?

Definições Legais  Condomínio Todos os participantes – denominados cotistas – têm direitos e obrigações iguais. Aplica-se o conceito de equidade. Cota Corresponde a fração ideal do patrimônio líquido do fundo, devendo ser nominativa e escriturada em nome de seu titular. É o valor monetário, portanto, são fiscalizados pela CVM. O valor da cota é apurado através da divisão do PL pela quantidade de cotas do fundo.

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ Quem manda em um fundo de investimento? Porque?

Os cotistas é que mandam no fundo!!!  A assembléia geral de cotistas é a instância máxima do fundo (é um condomínio lembra?) e somente ela tem poderes para aprovar certos assuntos.  Demonstrações contábeis.  Substituição do administrador.  Fusão, incorporação, cisão ou liquidação.  Aumento da taxa de administração.  Alteração de política de investimentos.  Alteração de regulamento.

Funções e Responsabilidades  Administrador  Compreende o conjunto de serviços relacionados direta ou indiretamente ao funcionamento e manutenção do fundo, que podem ser prestados pelo próprio administrador ou por terceiros por ele contratados.  Contratação de auditoria independente.  Consultoria de investimentos.  Atividades de tesouraria.  Classificação de risco por agência especializada.

Funções e Responsabilidades  Gestor  Sua principal atribuição é escolher os ativos que irão compor a carteira do fundo. O Gestor pode ser a mesma instituição responsável pela administração ou uma empresa especializada.

Funções e Responsabilidades  Distribuidor  É o responsável por colocar ou vender as cotas do Fundo de Investimento aos investidores. O administrador pode ser o próprio distribuidor ou contratar uma empresa especializada.

Funções e Responsabilidades  Custodiante  Compreende a liquidação física e financeira dos ativos, sua guarda, bem como a administração e informação de proventos associados a estes ativos.  A custódia permite a segregação de funções (decisão de investimento, liquidação e guarda).

Funções e Responsabilidades  Auditor Independente  As demonstrações contábeis dos fundos devem ser auditadas anualmente por auditor independente registrado na CVM.

Gestão!!!!!  Fundo com Gestão Ativa???  Fundo com Gestão Passiva???  Superar ou Acompanhar????

Fundo de Gestão Passiva  Tem como objetivo acompanhar um benchmark. O exemplo mais comum de um fundo indexado ou passivo é o Fundo Referenciado DI que procura acompanhar a variação da taxa de juros de curto prazo do mercado (CDI/CELIC).

Fundo de Gestão Ativa  Estratégia que precisa superar um benchmark. Para atingir os objetivos do fundo ele precisa assumir mais risco em busca de maior retorno.

Carteiras de Curto Prazo e Longo Prazo Fundo de Curto Prazo Prazo médio da carteira inferior a 365 dias Fundo de Longo Prazo Prazo médio da carteira superior a 365 dias

Imposto de Renda PrazoCurto PrazoLongo Prazo Até 6 meses22,5% 6 meses - 1 ano 20% 1 ano – 2 anos20%17,5% Acima de 2 anos 20%15% Maio e Novembro 15% IndependenteFundo de ações 15%