FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Monômios e Polinômios.
Advertisements

PROJETO Oficina de Expressão
Oficina – Matemática é MIL
O USO DO LIXO PARA DESENVOLVER O RACIOCIONIO EM MATEMÁTICA
Projeto Curso Informática Ronaldo dos Santos EEB Saad Antonio Sarquis.
ROSANE PRIGOL DOS SANTOS
Projeto Aprendendo e Praticando com as Mídias
A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA
Carlos Nadaline RACIOCÍNIO MATEMÁTICO ENSINO FUNDAMENTAL MÓDULO 1
5ª SÉRIE DO Ensino Fundamental
Sistema de Numeração Decimal Profa. Ms
Projeto de reforço de Matemática
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
Professora Camila C. Souza – Matemática – 21/03/09
Letras que representam números
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
Webquest: História Professora: Fernanda
Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática
Professor: Rosivaldo C. Silva
Oficina de Matemática, Música e Jornal em sala de aula Prof. Paulo Guimarães 12 6.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
O brincar e a matemática
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Modelo de Relato da Sequência Didática tema: indicar qual
Percepção do Espaço Pela Criança
Divisão (semana 6).
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Jogo do Boliche.
FINANÇAS APLICADAS AO MARKETING
“QUALQUER JOGO MAS NÃO DE QUALQUER JEITO” “MOMENTOS DO JOGO”
Vetores Imagine que você tem que receber o nome e a nota de 50 alunos de uma escola, e depois listar o nome de cada um e a média final de cada aluno e.
Desafio das Operações – Finalidade Educacionais
CRISTIANY DE JESUS FERREIRA GRACILENE MACHADO RIBEIRO
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Campus de Caraguatatuba Matemática Discreta 1 – MD 1
OPERAÇÕES COM MONÔMIOS E POLINÔMIOS
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Planejamento da Rotina Semanal
Papéis do brincar e do jogar na aprendizagem do SND
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Programação I Aula 07 Autor: Francisco Airton Professor: André L. R. Didier 1.
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
PROFESSORAS : DENISE E SIMONE
Proposta de aula Nome: Danielle P. Silveira Moreira.
Matemática Revisão Global Professor Rivelino.
INTRODUÇÃO SEMELHANÇAS DE TRIÂNGULOS E RAZÃO EM ÁLGEBRA
Prática de Ensino em Matemática II Aula 3
Aprendendo a tabuada de multiplicação.
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
Inscrição on-line Estamos preparando a Feira de Profissões Unoeste com todo o carinho pra você e sua escola. Vamos fazer a inscrição? Siga esse passo a.
ENSINO FUNDAMENTAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
História da Matemática
BRINCANDO ME ALFABETIZEI
FORTALECIMENTO DE APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
ENSINO FUNDAMENTAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
FORTALECIMENTO DE APRENDIZAGEM
FORTALECIMENTO DE APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS FUNDAMENTAL
Disciplina: Tecnologia e Educação Alunas: Adriane Bossler, Elaine H. Brönstrup e Tatiane Martins.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Polinômios: Operações adição e subtração
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
1. 2 Os processos da álgebra levados para a vida moderna são decisivos muitas vezes, para resumir experiências realizadas ou desenvolver roteiros que.
ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA GRE RECIFE SUL – UDE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL 04.08.2015

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL Uma idéia legal ... QUALQUER SALA DE AULA PODE TORNAR-SE UMA OFICINA DE MATEMÁTICA, DESDE QUE SE OFEREÇAM ATIVIDADES PRÁTICAS QUE FAVOREÇAM A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS......

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL Objetivo Geral Propor atividades contextualizadas, bem humoradas e próximas do cotidiano buscando manter o interesse do aluno;

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL Jogo: Tiro ao Alvo Conteúdos relacionados: expressão algébrica; monômio;polinômio, valor numérico Antes de mais nada para propor esta atividade você deve construir um alvo. E, levá-lo para a sala de aula ( de preferência com material reciclado tipo caixa de papelão, tampinhas de refrigerante..) Material: alvo, grãos de sementes de feijão

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL Regras Cada estudante,na sua vez,joga 12 feijões no alvo. Anota quantos feijões caíram em cada faixa e associa com a cor. Devem jogar 3 rodadas Em seguida, escreve uma adição para registrar o fato e confere se o total anotado coincide. Para simplificar a notação usa-se uma única letra para representar cada cor e reescreve os resultados das 3 rodadas Ex: 1p + 3r + 5c + 0v + 3a

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL Objetivo específico Proporcionar ao estudante um contato inicial com álgebra, por meio do trabalho com monômios e polinômios. Num primeiro momento, sugerimos que se atribua números inteiros e de pequeno valor e que gradativamente , a dificuldade do cálculo numérico seja aumentada.

Amarrando as idéias Atividades: FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL Amarrando as idéias Atividades: A - Jogue 12 feijões em cada jogada, num total de 5 rodadas a) anote na forma de monômio, o resultado apenas da quantidade de feijões que caiu na faixa vermelha; b) escreva o monômio que representa o total dessas rodadas

b) escreva um monômio que represente o total dessas 5 rodadas FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL B – Continue a jogar no alvo 12 feijões em uma série de 5 rodadas, anotando o resultado apenas da faixa vermelha. a) registre os resultados, considerando pontuação negativa nas 3ª e 5ª rodadas b) escreva um monômio que represente o total dessas 5 rodadas