Literaturas de Expressão Portuguesa. Prof. Me. Ivo Di Camargo Jr.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
Cultura popular Na escola
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Máscaras Africanas.
O Plano de Ação Curricular na Escola
CONTO Professora: Josiane.
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
A palavra mágica Carlos Drummond Andrade
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
Prof. Everton da Silva Correa
O conteúdo.
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
POLO UAB/UNICENTRO – SÃO MATEUS DO SUL – PR
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
CRÔNICAS.
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
Era uma vez uma criança pronta para nascer....
Lenda do Guaraná.
No mês de Setembro comemoramos o
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Verbo Língua Portuguesa.
Resenha Produção de texto.
DEPOIS DE ALGUM TEMPO Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
As Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizadas em salas de aula se bem trabalhadas propõe aos alunos um bom debate e maior aprofundamento do que seja o uso.
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
Trabalho de Geografia Diversidade étnica, Linguística e cultural
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
CARTA DA TERRA Para crianças.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012
A Arte na Literatura de Cordel
E.M. NEIL FIORAVANTI - CAIC ALUNO: JOÃO GABRIEL CABRAL BELINI ANO: 7º B – 2014 DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: IRENE VIANA.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
E.M. NEIL FIORAVANTI CAIC PROFª IRENE ALUNO: PAULO TURMA: 7° ANO C.
RESENHA.
Juntos com todos os povos da Terra nós formamos uma
SITUAÇÕES.
1 Unidade A sociedade dos indivíduos
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Vitor da Silva de Melo Nº.29 4º.ano A
AVALIAÇÃO.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Quero ver.
Relatório do projeto Disciplina: Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto - grupo 4 Tutor: Amauri Henrique Rosina Discente: Angela Cristina.
Currículo e diversidade
REFLEXÃO SOBRE TEMPO ESCOLAR, TEMPOS SOCIAIS E TEMPORALIDADES NAS UEE
“O RIO DE JANEIRO CONTINUA ÍNDIO” O PAPEL DO EDUCADOR INDÍGENA
“Queremos um mundo de paz em que todas as nações lutem
Atividade complementar 04
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
QUANDO A AMIZADE É UM PRESENTE
 Literatura Visual II Fernanda Machado.  Função das narrativas Porque, quem, quando e onde?
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BATISTA PEREIRA MÃOS A OBRA 1. Conheça e proteja as pessoas, animais e plantas -Tenha respeito pelo modo como as plantas, animais.
Literatura oral e tradicional
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Literaturas de Expressão Portuguesa. Prof. Me. Ivo Di Camargo Jr. A expressividade da Língua vencendo barreiras e instituindo literatura. O contexto de sala de aula.

É provável que você já tenha dito aos seus alunos como ler é importante e prazeroso. Nessas aulas deve ter destacado que o hábito permite aprender como vivem outros povos e quais são seus costumes e tradições. Isso não é diferente com a produção literária africana, rica em escritores que discutem e reescrevem a história dos países onde nasceram.

Formas de expressividade em Português.

Ess vida sabe qu'nhôs ta vivê  Parodia dia e note manché  Sem maca ma cu sabura  Angola Angola  Oi qu'povo sabe  Ami nhos ca ta matá-me  'M bem cu hora pa'me ba nha caminho  Ess convivência dess nhôs vivência  Paciência dum consequência  Resistência dum estravagância.

Levar estes nomes para a sala de aula respeita a Lei 10 Levar estes nomes para a sala de aula respeita a Lei 10.639/03, que inclui o ensino da História e Cultura Africana no currículo das escolas brasileiras. Por meio das Orientações e Ações para a Educação das relações étnico-raciais – documento que indica atividades e temas para cada segmento de ensino – o Ministério da Educação propõe que, muito mais do que simplesmente cumprir a lei, o foco seja o estímulo a valores como diversidade e apreciação da cultura negra.

Para Tânia Macedo, do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo, a inclusão de nomes africanos nas aulas de Língua Portuguesa contribui para desmistificar muito do que o senso comum pensa sobre a África. “É um jeito de entender uma versão que não conhecemos. Muita gente imagina que a África é um país, onde todo mundo é igual e todos vivem em tribos. Quando leem que há árabes por lá ou percebem, por meio das narrativas, como os africanos são diferentes entre si se surpreendem”, explica.

Esse continente tão plural tem muito a ver com o nosso país e é a fonte de muitos hábitos culturais que temos aqui. Em artigo publicado na revista Ecos, a especialista em literatura Renata Beatriz Brandespin Rolon defende que ao apresentar autores africanos de Língua Portuguesa, a escola media e estabelece diálogos com outras literaturas e contribui para a quebra de preconceitos.

Obras sugeridas para trabalho em sala de aula. MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA – Ana Maria Machado A autora coloca em cena, através da história de um coelho branco que se apaixona por uma menina negra, alguns assuntos muito debatidos nos dias de hoje, como a autoestima das crianças negras e a igualdade racial.

Luana, a menina que viu o Brasil neném Luana, a menina que viu o Brasil neném. – Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino O livro conta a história de Luana, uma menina de 8 anos que adora lutar capoeira, e a historia do descobrimento do Brasil. Ao lado de seu berimbau mágico, ela leva o leitor a outras épocas e lugares e mostra o quão rica é a cultura brasileira, além da importância das diferentes etnias existentes por aqui.

Lendas da África Julio Emilio Braz O livro mostra fábulas tipicamente africanas para leitores de todo mundo. Nas histórias, o autor mostra um pouco do folclore africano, além de passar valores do "tempo em que os animais ainda falavam" para as crianças.

Terra Sonâmbula. Mia Couto Primeiro livro do autor africano, Terra Sonâmbula foi considerado um dos doze melhores romances do continente no século 20. Numa estória emocionante sobre o encontro de um menino sem memória e um velhinho meio perdido pelo mundo, Mia Couto mistura símbolos tradicionais da cultura e da história moçambicana. Livro ESCOLHIDO para a lista Fuvest e Unicamp.

Avódezanove e o segredo soviético - Ondjaki Em Luanda, capital da Angola, África, as obras de um mausoléu realizadas por soldados soviéticos ameaçam desalojar morados da Praia Do Bispo, bairro da região. As crianças do bairro percebem as mudanças com olhares desconfiados. Talvez elas sejam as primeiras a perceber que a presença dos soldados soviéticos significa mais do que uma simples reforma espacial.