Seminário Tecnologia da informação: INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
e-FLORIANÓPOLIS: PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL
Advertisements

Direito da Informática
Profª Drª: Marli Hatje UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS Mídia-Educação e Educomunicação.
INTERNET Informática(Sistemas de Informações) Acadêmicos:
Globalização:.
A Sociedade da Informação versus a Sociedade do Conhecimento
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS.
Professor Luciano Henrique
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Oficina de Pesquisa na Rede
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES
A grande rede mundial de computadores
AS REDES IMATERIAS: AS COMUNICAÇÕES são assim chamadas porque por elas não trafegam mercadorias concretas.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
A Revolução Técnico-Científico-Informacional e a Globalização
Como a internet e a criação colaborativa estão tornando o direito autoral obsoleto Leonardo Cassio de almeida Silva.
Redes Sociais e Mídias na Educação
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO – CATE 23ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
Correio Eletrônico Juliel Queiroz de Santana Heleno Martins Júnior.
Trabalho elaborado por: Marco Tavares Carlos Santos Ambos do 10ºc.
Projeto Inclusão Digital
GLOBALIZAÇÃO.
O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
Internet desde os anos 60 Trabalho realizado por:
Édipo, Katryne, Lidiana, Milton e Paulo Filho
Web 2.0 Instituição: Escola Superior de Educação Curso: Promoção Artística e Património UC: Tecnologias de Informação e Comunicação Docente: Vânia Janela.
INFORMAÇÃO E ESPAÇO GEOGRÁFICO
Navegando nos mares da leitura digital Cláudia Augusta Goulart.
POLÍTICAS SUPRANACIONAIS DE INFORMAÇÃO: Resultados e Perspectivas das Conferências Mundiais V CINFORM – UFBA Marta Pinheiro Aun - UFMG.
O que é a Internet? É uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites.
A Busca da Excelência em Gestão. Estamos no meio da revolução da informação Isto é uma guerra... No mundo digital, surgem conteúdos totalmente novos O.
ENADE 2009 SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO GERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDC 287- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Adenilza Santana & Viviane Silva.
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Analfabetismo Tecnológico
Técnicas e Projeto de Sistemas
Tecnologias de Informação e Comunicação
SOCIEDADE PÓS – CAPITALISTA Peter Drucker
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
PERIODIZAÇÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE X NATUREZA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDC287 – Educação e Tecnologia Contemporânea Docente – Menandro Ramos Tecnologia e a Terceira Idade.
Seminário sobre Sociedade da Informação no Brasil
ADMINISTRAÇÃO – COMÉRCIO INTERNACIONAL ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS – Parte I Professora: Neiva Larisane Kuyven
Convergência Digital Porque ela aconteceu:
TIC Tecnologias de Informação e Comunicação
Desenvolvimento Sustentável
OBJETIVOS DA DISCIPLINA ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE A COMPLEXIDADE DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, A EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO;
Seminário Tecnologia da informação: INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
Resumo do texto Leituras e escritas de jovens na era das mídias Sergio Luiz Alves da Rocha (PROPED/UERJ Em seu trabalho de pesquisa sobre Leituras e Escritas.
Inclusão Digital Unidade III Profª. Esp. Ana Paula Maciel.
Informática Básica Jackson Eduardo da Silva O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
Origens e bases do mundo global.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Discentes: Daiane Franco, Luciana de Lima, Maria Alves, Nilane Rocha, Tatiane Vitoriano e Ylana Neri.
Concepções em Educação Matemática
Web e suas Ferramentas.
Tecnologia e a Terceira Idade.
Gerenciamento de informação com os recursos de Software Livre. Fábio Mascarenhas e Silva Docente do DCI da UFPE 5ª Jornada.
Profa. Ms. Leticia Sangaletti 2015/2.  Trocas sociais  Revolução tecnológica.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
Universidade Federal da Bahia – UFBA Faculdade de Educação- FACED
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” UNATI - Marília WEB e Aula 2.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA : EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DOCENTE: MENANDRO CELSO DE CASTRO RAMOS DISCENTE : LIRANE BORGES.
WORDPRESS. O QUE É WordPress é um aplicativo de sistema de gerenciamento de conteúdo para web, escrito em PHP com banco de dados MySQL, voltado principalmente.
Evolução da internet e os Recursos Educacionais Digitais para o Fortalecimento da Aprendizagem a Distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci.
O que é o Google Maps  É um serviço de pesquisa, visualização de mapas e imagens de satélite da Terra, gratuito na web fornecido e desenvolvido pela.
A História da INTERNET.
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
Transcrição da apresentação:

Seminário Tecnologia da informação: INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL Janice Silva dos Santos e Raquel Sena Souza Com:

APRESENTAÇÃO A NOVA AGENDA PÚBLICA:

Quando Gutenberg criou o processo de impressão com tipos móveis, as ideias ganharam velocidade. Com o surgimento da imprensa mudou as formas de convencimento e de fazer política. A nova tecnologia da comunicação tornou-se ferramenta indispensável para o envolvimento da nação e para a criação de uma sociedade de massa. A importância da imprensa para o poder foi tamanha que Max Weber, sociólogo alemão, afirmou ser o jornalismo a primeira profissão politica remunerada.

REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA Que revolução é esta? como ela altera a sociedade, a economia, as comunicações, as disputas política e o Estado? Por que criar uma nova agenda de preocupações públicas?

A EMERGÊNCIA DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E A AMPLIAÇÃO DA POBREZA. Sociedade da informação, mundo globalizado e avanço tecnológico, ou sociedade dos infoexcluídos, alienação global e desumanização tecnológica?

A INTERNET Ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligadas entre si através de linhas telefônicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e outros serviços de telecomunicações.

Revolução informacional Quando começou a revolução das novas tecnologias da informação? Quais são os seus resultados? Que revolução é essa? Por que chamar esse processo de revolução?

Novos excluídos? Quanto custa se conectar a sociedade da informação?

Por que a infoinclusão é estratégica? É possível pensar a inclusão social a partir da inclusão digital?

Externalidades negativas Uma empresa está preocupada em lucrar, não em enfrentar problemas sociais, nem mesmo problemas macroeconômicos. PONTO ESSENCIAL - O ENFRENTAMENTO DA EXCLUSÃO DIGITAL.

Navegar é preciso - Inclusão digital: liberdade, independência tecnológica e democratização da sociedade Liberdade de executar o programa para qualquer propósito: Liberdade para estudar o programa e adaptá-lo às suas próprias necessidades, ou seja, ter acesso ao seu código-fonte. Liberdade de redistribuir suas cópias originais ou alteradas.

Sérgio Amadeu da Silveira Imagens: Google Referências: Sérgio Amadeu da Silveira Imagens: Google BRASIL. Ministério da Educação. Portal de Inclusão Digital. Acessado em 1 de mar. de 2008. Disponível em: http://www.inclusaodigital.gov.br/inclusao/   http://virtuallogic.com.br/informativos/o-que-e-inclusao-digital-14.html#sthash.00DtHeZy.dpuf

DOCENTE: MENANDRO CELSO DE CASTRO RAMOS DISCENTES: JANICE SILVA DOS SANTOS RAQUEL SENA SOUZA DOS SANTOS FACULDADE DE EDUCAÇÃO / FACED

Conclusão: Por uma política publica de inclusão digital Estar conectado às redes de informações e dominar tecnologias estratégicas pode fazer a diferença entre a construção de uma sociedade com qualidade de vida e uma sociedade de desindustrialização endividada, de pobreza informacional e de miséria social.