ELIZABETH TEIXEIRA Amanda Martins Bastos Elizabeth Gomes da Rocha

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
RESULTADOS CONSIDERAÇÕES INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVO METODOLOGIA
Mudança social, famílias e crianças
Missão da FETRAECE Representar, coordenar e defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Ceará, implementando com a sua base ações.
A PESQUISA NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS À FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
CARTOGRAFIA DE SABERES: EXPERIÊNCIAS NO CAMPO DOS ESTUDOS CULTURAIS
Programa de Ética e Cidadania
Residências em Saúde: a multiprofissionalidade como um caminho
I Seminário “Dengue: desafios para Políticas Integradas de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde” 23 a 25 e novembro de 2009 ENSP – Rio de Janeiro.
Promoção da Saúde Intersetorialidade Comunidade Saudável
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
Rede Pantanal: Rede Pantanal: FORTALECENDO A CONSERVAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE PANTANEIRA Rafaela D. Nicola MSc. Ecologia e Conservação Coordenadora do.
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA
Notificação de Maus Tratos
O campo da Psicologia no CRAS
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Apresentação: Enfª Rosilene Scottini Especialista Saúde Pública
Sensibilização no IF-SC
Educação no contexto do Trabalho
Habilidades em Comunicação V
Autor: Pricila Arrojo da Silva
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
Secretaria Municipal de Educação e Saúde
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Tecnologias em Terapêuticas Neoesotéricas: Religiosidades e cuidados paliativos em Teresina-PI. Dra. Francisca Verônica Cavalcante.¹, Ianne Paulo Macêdo².
REDE DE PROTEÇÃO E APOIO A VIDA EM FAMILIA
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
MONITORAMENTO DE DIREITOS A experiência do Projeto de Monitoramente baseado em dados Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - FNDCA -
A violência como uma demanda para a saúde: atendimento de profissionais da saúde às vitimas de agressão por armas de fogo e branca. Bárbara Diniz L. Vieira.
Ministério da Saúde Carta de Ottawa – 1986  Conceito amplo de saúde – qualidade de vida  Reforça responsabilidade e direito de indivíduos e coletivos.
FORMAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM PARA PESSOAS DE COMUNIDADE COM VULNERABILIDADE SOCIAL: Relato de experiência AUTORAS: Lorena Macedo Oliveira,
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MORADORES DE REGIÕES LITORÂNEAS SUL- CATARINENSES SOBRE MEIO AMBIENTE - Ciências Humanas / Psicologia Social REIS, Diego Machado.
Câmara da Convivência Familiar e o GT Nacional Pró-Convivência familiar e comunitária que deu insumos para o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa.
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
PONTOS ABORDADOS:  FAVELA  GÊNERO FEMININO  AÇÕES COLETIVAS  POLÍTICAS PÚBLICAS  CIDADANIA.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
PROJETO ARTICULADO DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA UNIVERSIDADE ABERTA Apresentação para Grupo Soges, União Européia e Representantes do Ministério de.
Projeto Educação Popular e Atenção a Saúde do Trabalhador (PEPAST): a rádio comunitária como ferramenta de comunicação útil para ações de educação popular.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Cidade dos Direitos da criança e do Adolescente “Dona Lindu” 26 de maio de 2010 Programas, Projetos e Serviços para o enfrentamento ao Abuso e Exploração.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO GERADO PELA RIIEE - CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS Profª. Dr.ª ANGELA MARIA ALVAREZ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRESIDENTE.
Projeto A Cor da Rua Aprendizagem participativa na promoção dos direitos humanos das pessoas em situação de rua.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO DO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de proteção social especial, apresentado por De Julinana M. fernandes Pessoa/
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
Encontro Aflatoun no Brasil, Educação Social e Financeira “Experiências com crianças e adolescentes participando de programas orientados à cidadania financeira”
Concernente à área da saúde, as principais referências legais e de políticas públicas para o atendimento de mulheres em situação de violência, nas suas.
BELLATO, Roseney ; PEREIRA, Wilza Rocha. Direitos e vulnerabilidade: noções a serem exploradas para uma nova abordagem ética na Enfermagem. Texto & Contexto.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO.
twitter.com/funasa.
1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

ELIZABETH TEIXEIRA Amanda Martins Bastos Elizabeth Gomes da Rocha Shirley Aviz de Miranda   DIGA SIM À PREVENÇÃO, DIGA NÃO À DEGRADAÇÃO: uma experiência de educação popular em saúde

INTRODUÇÃO Em abril de 2003 foi implantado um Programa de Educação Popular em Saúde e Ambiente para contribuir com a qualidade de vida da comunidade de Itaiteua, Ilha de Caratateua, denominado Quartas Saudáveis, sob a coordenação de uma docente-enfermeira, duas acadêmicas de enfermagem da UEPA e um acadêmico de pedagogia da UNAMA. O programa foi criado para sustentar o tripé educativo da ONG Instituto Saber Ser Amazônia Ribeirinha (ISSAR). Ao longo de 2003, constatou-se um saber local à explorar, sobre práticas cotidianas de cuidar, bem como a necessidade de fortalecimento, sensibilização e potencialização de saberes sobre prevenção de doenças e proteção do ambiente.

OBJETIVO Socializar a experiência com vistas a fomentar projetos similares no campo da enfermagem comunitária.

PISTAS TEÓRICAS A proposição de educação popular em saúde de Vasconcelos (2001) Idéias pedagógicas de Freire (2001) A concepção de conhecimento em rede de Machado (2002) O conceito de representação social de Moscovici (1978)

TRILHAS METODOLÓGICAS Os sujeitos: 40 mulheres, na faixa etária de 19 a 62 anos, moradoras da ilha de Caratateua, e 60 crianças e adolescentes, na faixa etária de 3 a 16 anos. As atividades: foram desenvolvidas com base na técnica de associação livre de idéias e pautadas em dinâmicas expositivas, de grupo, de sensibilização, de colagem, dentre outras.

O PROGRAMA Abril: Diga Não à violência doméstica, abuso sexual e acidentes domésticos; Maio: Diga Sim à prevenção do câncer, da cárie e ao planejamento familiar; Junho: Diga Não à degradação e à poluição do solo, das águas, das encostas e ao desmatamento; Agosto: Diga Sim aos direitos e deveres da família, à cidadania e ao ECA; Setembro: Diga Sim aos hábitos saudáveis e aos cuidados com o corpo e a mente; Outubro: Diga Não às drogas e ao stress, à gravidez na adolescência e às DST; Novembro: Diga Sim à coleta seletiva e tratamento do lixo, ao tratamento da água e dos esgotos.

CONVIVÊNCIAS EDUCATIVAS

Vislumbrou-se uma construção coletiva de saberes e alianças, que reforçou a força emancipatória e libertadora dos espaços de educação popular em saúde. Acreditamos ter efetivado TRAVESSIAS DE SABERES E REDES DE AFETO.

REFLEXÕES FINAIS Acreditamos como Jardim & Heck (1998), que a educação e a saúde são caminhos para a cidadania e o processo educativo com vistas à autonomia, transforma os envolvidos, as mulheres da comunidade, como também os próprios profissionais e acadêmicos em “um ser profissional, sujeito político, mais cidadão, no sentido humanístico, voltado para o coletivo sem perder a especificidade do particular, isto é, de sair da atribuição do cuidar autoritário, para o cuidar da autonomia” (p.276). As ONGs, entidades alternativas ao Estado, emergem como espaços de possibilidades de transformação, em que as ações de saúde e ambiente não se caracterizam como modelos prescritivos e normativos, mas como potencializadoras da comunidade e seus saberes. (CENPEC, 1999).

REFERÊNCIAS FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 17ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001. CENPEC. ONG: parceira da família. São Paulo: CENPEC/UNICEF, 1999. JARDIM, V.M. da R.; HECK, R.M. A experiência de ação das Organizações Não Governamentais–ONGs. In: SAUPE, R. (org). Educação em enfermagem. Florianópolis: UFSC, 1998. MACHADO, N. J. Epistemologia e didática. 5ed. São Paulo: Cortez, 2002. MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978. SÁ, C. P. Núcleo central das representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1996. VASCONCELOS, Eymard Mourão. Educação Popular e a atenção à saúde da família. 2 ed. São Paulo: Hucitec, Sobral: Edições UVA, 2001.