2.REVISÃO DA LITERATURA _______________________________________________________________ 2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO  Considera-se um sistema um conjunto.

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2.REVISÃO DA LITERATURA _______________________________________________________________ 2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO  Considera-se um sistema um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem, formando um todo unitário e complexo (Von Bertalanffy, 2008).  Definição de Sistema de Informação Um Sistema de Informação (SI) é um sistema cujo elemento principal é a informação. Seu objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações de tal modo a apoiar as funções ou processos de uma organização. Geralmente, um SI é composto de um subsistema social e de um subsistema automatizado. Fig.1 Componentes de um Sistema de Informação. Fonte: O’Brien, 2006.

2.REVISÃO DA LITERATURA _______________________________________________________________ 2.1.1Informação Dado, Informação e conhecimento  Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação.  Informação é o dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões.  Conhecimento é o conjunto de ferramentas conceituais e categorias usadas pelos seres humanos para criar, colecionar, armazenar e compartilhar a informação Características do Sistema de Informação Todo sistema possui quatro características básicas:  Elementos  Relações entre elementos  Objetivo comum  Meio-ambiente Sistema de Informação e a Organização  O principal benefício proporcionado pela tecnologia aos Sistemas de Informação é a habilidade de processar um enorme volume dados e informações, simultaneamente, tornando a disponibilização destas, praticamente imediata.

2.1.4Tipos de Projetos de Sistema de Informação  SPT - Sistemas de Processamento de Transações  SIG - Sistemas de Informações Gerenciais  SAD - Sistemas de Apoio à Decisão  SAE - Sistemas de Apoio ao Executivo 2.1.5Os Benefícios do Sistema de Informação  Maior eficiência: a automação de atividades pode resultar em três tipos de eficiência: custo, precisão, velocidade. Está mais ligada a fatores organizacionais internos.  Maior eficácia: acentua fatores externos como participação no mercado e desejos dos clientes.  Redução das linhas de comunicações.  Garantia da informação correta no lugar correto no momento correto para apoiar na tomada de decisão.  Análise estatística de dados coletados e transações.  Aumento do conhecimento sobre o ambiente.  Provisão de serviços novos ou adicionais.  Visão completa dos clientes e consumidores.  Aumento da eficiência dos serviços e das operações.  Redução dos Custos.  Aumento de produtividade: significa que as pessoas fazem mais trabalho no mesmo intervalo de tempo. 2.REVISÃO DA LITERATURA _______________________________________________________________

4.3. Coletando informações sobre o Usuário Técnicas para obter informações do Usuário:  Entrevistas  Sessões facilitadas  Sessões de Joint Application Design (JAD).  Questionários e Pesquisas  Protótipos  Observação 4.4. Modelo de Navegação Antes de definirmos o modelo de navegação temos planejar e definir a arquitetura da informação, também é chamada de Design de Interatividade. Existem vários processos para se planejar a arquitetura de informação de uma grande massa de dados. O que uso envolve as etapas:  Identificação do problema;  Classificação de suas particularidades;  Levantamento de dados;  Definição de estruturas hierárquicas (LATCH);  Aglutinação de temas relevantes;  Estudos de navegabilidade;  Pontos de interatividade. 4.MODELO DE INTERFACE _______________________________________________________________