Estudos Sobre Avaliação da Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
O ESDE COM QUALIDADE.
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
AVALIAÇÃO FORMATIVA: METODOLOGIAS E INSTRUMENTOS
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Avaliação Mediadora.
Programa aluno pesquisador
AVALIAÇÃO NA ESCOLA INCLUSIVA.
SISTEMAS DE ENSINO.
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA: instrumentos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem ou instrumento de responsabilização da escola? Prof. Dr. Carlos.
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Portfólio de Estágio Supervisionado
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
A cultura da avaliação no ambiente RSE- uma breve análise Katia Stocco Smole Assessora pedagógica da RSE.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Que relação pode ser estabelecida entre a avaliação institucional e a melhoria da qualidade da educação básica e superior, no Brasil?
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Aluna: Fabiana Resende de Oliveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Agosto 2006 Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia.
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
A ESCOLA VOLTA-SE PARA SI!! É HORA DE REPENSAR A PRÁTICA.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
OLIVEIRA, ROMUALDO AVALIAÇÕES EXTERNAS PODEM AUXILIAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA? (ARTIGO) 2008.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Reafirmando Compromissos Ações Saresp 2014
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
Atividade complementar 04 e 05
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
Considerações iniciais
Atividade complementar 02 Apresentação 02 Planejamento Pedagógico.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Formação continuada 4º Encontro
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
O papel pedagógico do órgão gestor
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
Transcrição da apresentação:

Estudos Sobre Avaliação da Aprendizagem Ana Rita Seribelli de Souza Atividade do Modulo F – Curso EAD Toptic

Dimensões da Avaliação Educacional Avaliação Institucional Avaliação de programas e Projetos Avaliação de Sistemas Avaliação da Aprendizagem

Conselho de Classe; Encontro Pedagógico; Avaliação da UE. Ocorrem: Conselho de Classe; Encontro Pedagógico; Avaliação da UE. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Realizada pela equipe escolar, pode ocorrer em diferentes momentos e espaços durante o ano letivo. Alimentam o Plano de Gestão, onde indicadores, metas e ações são revisados. SARESP Prova Brasil ENEN SAEB AVALIAÇÃO DE SISTEMAS É uma Avaliação Externa de larga escala, que se constitui como um dos indicadores para avaliar a qualidade do ensino.

Plano de Trabalho Docente, Processo Avaliar para incluir; Prazer de bem estar; Vamos enfrentar de frente a Violência; etc. AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS É destinada a obter dados e informações de maneira válida e confiável sobre o processo e resultados obtidos por um determinado projeto ou programa. Plano de Trabalho Docente, Processo AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É realizada pelo professor junto aos alunos, na sala de aula.

Avaliação Educacional Aprendizagem do aluno Avaliação de Sistemas Avaliação Institucional Avaliação da Aprendizagem Avaliação de Programas e Projetos

Avaliação Educacional Avaliação da Aprendizagem Avaliação de Sistemas Aprendizagem do Aluno Avaliação de Programas e Projetos Avaliação da Institucional

E os tipos de Avaliação Da Aprendizagem, quais são Eles???

TIPOS DE AVALIAÇÃO – CONFRONTANDO IDÉIAS DIAGNÓSTICA: Permite ao docente conhecer o que o aluno sabe sobre determinado assunto, para tomada de decisão. FORMATIVA: É um processual e contínua, possibilitando o professor e ao aluno conhecerem e regularem o caminho que percorrerão durante o processo de construção do conhecimento. SOMATIVA/CLASSIFICATÓRIA: Realizada ao final do processo de ensino e aprendizagem, tem o objetivo de verificar a aquisição de um conjunto de conhecimentos, ao final de um conteúdo, período, etapa, ano letivo.

CLASSIFICATÓRIA/SO-MATIVA TIPOS DE AVALIAÇÃO TIPOS O QUE É? QUANDO OCORRE? PARA QUE SERVE? PARA QUEM SERVE? FORMATIVA Avaliação que ocorre durante o processo de ensino e aprendizagem. Apresenta caráter regulador, mediador, inclusivo/colaborativo, reflexivo e dinâmico. Durante todo o processo de construção do conhecimento. Possibilita a obtenção de evidências de aprendizagem e a tomada de decisão para o (re)planejamento de ações. Aluno Professor CLASSIFICATÓRIA/SO-MATIVA Esta avaliação tem por objetivo verificar a aquisição de um conjunto de conhecimentos, que se materializa no registro em Diário de Classe Ao final de um conteúdo, de um período, de uma etapa educativa ou de um ano letivo. Para certificar, comparar e medir o sucesso e insucesso através da atribuição de notas. Seus resultados podem servir de indicadores para ações formativas ou aprimoramento do plano de gestão da Escola Comunidade Escolar DIAGNÓSTI-CA Avaliação que permite ao professor conhecer o que os alunos sabem sobre determinado assunto, sendo desnecessário a atribuição de notas. Antes do início da aprendizagem Tomada de decisão (Re) Planejamento

FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA/ SOMATIVA DIAGNÓSTICA FORMATIVA

Validação do Documento Diálogos sobre a Avaliação da aprendizagem Trabalho em grupo Validação do Documento Diálogos sobre a Avaliação da aprendizagem Se os conceitos expressos no documento estão de acordo com a concepção de ensino e aprendizagem da rede escolar ............ ; Se os conceitos e as ideias estão expostos de forma clara; Se os conceitos e as ideias apresentados são passíveis de transposição para a prática no cotidiano escolar; Se é possível encontrar práticas nas UEs que já se aproximam do apresentado no documento e quais são elas. Qual o papel de cada ator escolar nesse processo. Dúvidas, sugestões e observações.

Socialização/Reflexão das questões para chegar em um único Relatório . Mensagem: “O papel do professor é criar as condições para a invenção, em vez de fornecer o conhecimento” Seymour Papert, matemático e professor sulafricano.