Tipos de Comunicação
Processo de Comunicação ORGANIZAÇÃO CODIFICAÇÃO MENSAGEM CANAL PÚBLICO DECODIFICAÇÃO RUÍDO FEEDBACK Positivo/retorno Negativo/bloqueio
Massa/impessoal Direto/interpessoal
Comunicação 1. ORGANIZAÇÃO/EMISSOR FONTE FORMAL: Ongs, Empresas, Instituições FONTE INFORMAL: pais, amigos, colegas do trabalho A fonte informal ( o boca a boca) tende a ser altamente persuasiva, pois os indivíduos tendem a confiar geralmente nas fontes informais, por acreditarem que não haja segundos interesses.
Comunicação Público Geral: sociedade , opinião pública 2. RECEPTOR/PÚBLICO Público Geral: sociedade , opinião pública Público Específico : stakeholderes
Comunicação Interpessoal / Direto: 3. CANAL/MEIO Interpessoal / Direto: face a face , contato pessoal, telefone, email, reunião. Impessoal/Massa: direcionada aos meios tradicionais.
Comunicação de massa A comunicação de massa é classificada como: - Impressa: jornal, revista, folder; Eletrônica: rádio, tv; Digital: internet, redes sociais Exterior: outdoor, placa de rua, lixeira
Comunicação direta Tendência: desmassificação da comunicação Deixam os grandes públicos, de interesse geral, para dar atenção aos pequenos públicos, menores e especializados, formadores de opinião.