Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
Advertisements

Educação e Educação Escolar
Camille Monet e a Criança
TRABALHO : SENTIDO ONTOLÓGICO
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
ANTROPOLOGIA, CULTURA E EDUCAÇÃO
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Desenho de políticas educativas
Reprodução Cultural e Reprodução Social
Émile Durkheim Os fatos sociais.
CULTURA E PATRIMÔNIO CULTURAL
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
Visão de mundo = natureza das ideias
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
Os clássicos e o trabalho
INSTITUIÇÕES SOCIAIS E DE ORDEM SOCIAL
Prof. Ivan Claudio Guedes
Pacto do Ensino Médio e o REM
Karl Marx.
Prof. Fernando Gondim H-1
O Currículo e as Teorias Críticas
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
ALIENAÇÃO Karl Marx (1818 – 1883) 02/04/2017
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Karl Marx e a História da Exploração
(in Aparelhos Ideológicos de Estado Louis Althusser)
O materialismo histórico
CULTURA.
Para uma visão marxista das relações internacionais
CSO 089 – Sociologia das Artes
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
Karl Marx (1818 – 1883).
Ensino Médio e Educação Profissional
Aula de Sociologia – Karl Marx
Sociologia Clássica e Educação II
Karl Marx e a Sociologia
Apresentação Multimédia #24 Tema IV | EU NOS CONTEXTOS capítulo 1 | O MODELO ECOLÓGICO DE DESENVOLVIMENTO → OS DIFERENTES CONTEXTOS DE EXISTÊNCIA DOS.
MODOS DE PRODUÇÃO OLIVEIRA, Pérsio dos Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, Bibliografia.
Saúde da Família Família. 1. Estrutura da família humana Espécie humana: é caracterizada por um desenvolvimento singular das relações sociais; capacidade.
(Luna Galano Mochcovitch)
Modos de Produção Em Karl Marx.
Profº Ms Pedro Osmar Figueiredo
AS TEORIAS DA EDUCAÇÃO E O PROBLEMA DA MARGINALIDADE
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
A M ÍDIA E MPRESARIAL L UTHER K ING DE A NDRADE S ANTANA -REVER N1, Um Pouco da História entre mídia e evangélicos 2. Descrevendo a relação mídia.
O homem e a cultura - Leontiev
Questões introdutórias
Principais obras: Economia das Trocas Simbólicas (1977) Esboço sobre a Teoria da Prática (1977) A Distinção: crítica social do julgamento (1979) Homo Academicus.
RAÍZES A RELAÇÃO ESCOLA-SOCIEDADE
Marx e a educação.
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
São Marcelino Champagnat
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
A Construção do Saber no Trabalho Coletivo: Desafios e Conquistas. Rodenilde Paixão Lima Assistente Social.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO E DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESPORTE E LAZER KARL MARX CONTRIBUIÇÃO À CRITICA DA ECONOMIA POLÍTICA.
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
Prof. Lucas do Prado Sociologia.  França - ( )  Obras Principais:  O Poder Simbólico  A economia das trocas simbólicas  A distinção  O.
Transcrição da apresentação:

Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação Não há pedagogia que esteja isenta de pressupostos filosóficos. Que sentido pode ser dado à educação, como um todo, dentro da sociedade? ! Uma compreensão da educação e do seu direcionamento!

Três são as tendências filosófico-políticas que buscam compreender a educação e que se constituíram ao longo da prática educacional. Filosóficas, porque compreendem o seu sentido; e políticas, porque constituem um direcionamento para sua ação. Educação como redenção da sociedade; Educação como reprodução da sociedade; Educação como transformação da sociedade.

Para que a compreensão sobre essas tendências??? Para agirmos com um nível significativo de consciência na prática pedagógica e produzir, criticamente, uma visão que venha a nortear o nosso trabalho!!!

1. Educação como redenção da sociedade CONCEP-ÇÃO DE SOCIEDADE CONCEP-ÇÃO DE EDUCAÇÃO PAPEL DA EDUCAÇÃO DEFENSO-RES CARACTE-RÍSTICAS Conjunto de seres em harmonia, com desvios de grupos e indivíduos que ficam à margem do todo. Natural A- histórica Exterior à sociedade; Autônoma; Interventora. Redentora da sociedade; Adaptar o indivíduo à sociedade; Promover a coesão social e garantir a integração de todos no corpo social. Comênio Enciclope-distas Pedagogos revonados Teoria não crítica da educação Prática pedagógica isenta de comprometimento político.

2.Educação como reprodução da sociedade CONCEP-ÇÃO DE SOCIEDADE CONCEP-ÇÃO DE EDUCAÇÃO PAPEL DA EDUCAÇÃO DEFENSO-RES CARACTE-RÍSTICAS Dispõe de todos os meios para sua autopreserva-ção Natural A-histórica Instância dentro da sociedade. A serviço da sociedade e de seus condicionantes. Reproduz o modelo de sociedade vigente. Faz parte da sociedade e a reproduz. Instrumento de reprodução. Marx ( Infra-estrutura: elementos econômicos; supra-estrutura: elementos culturais. Althusser Teoria crítico-reprodutivista da educação. É pessimista. Defende que façam o que fizerem os professores será em vão já que sempre reproduzirão a ideologia dominante.

Louis Althusser Nasceu em Birmandreis, Argélia em 19/10/1918 e morreu em Paris em 22/10/1990. Foi um filósofo francês. A teoria dos Aparelhos Ideológicos de Estado constrói uma visão monolítica e acabada de organização social, onde tudo é rigidamente organizado, planejado e definido pelo Estado, de tal sorte que não sobra mais nada para os cidadãos. Não há mais nenhuma alternativa a não ser a resignação ante o Estado onipresente e absolutamente dominante.

Força de trabalhao Prole/tariado Salário Biológica Formação profissional (de acordo com a necessidade da divisão social do trabalho) Cultural: Produção de bens materiais A base material das relações de produção entre homem e natureza e homem e homem (relação proprietário e proletariado, por exemplo). O sistema produtivo (capitalismo). Infra-estrutura: É a forma de dominação no sentido ideológico e institucional: religião, escola, família, sistema jurídico, sistema político, sindicatos, cultura (letras, belas artes, esportes, etc.), meios de comunicação (imprensa , rádio, televisão, internet etc. Superestrutu-ra

Sujeição absoluta à ideologia dominante Dá forma, padroniza Otimiza o sistema produtivo Ensina os saberes do trabalho Imprime os valores vigentes Ensina os saberes práticos Ensina as ideologias (comportamento) da religião, escola, família, sistema jurídico, sistema político, sindicatos, cultura (letras, belas artes, esportes, etc.), meios de comunicação (imprensa , rádio, televisão, internet etc. ESCOLA Sujeição absoluta à ideologia dominante Assegura a reprodução da força de trabalho

Papéis definidos pela divisão social do trabalho de acordo com a escolaridade de cada um: Papel de explorado: com consciência profissional, moral, cívica, nacional e apolítica altamente desenvolvida; Papel de agente da exploração: saber mandar e falar aos operários – relações humanas;

De agentes de repressão: saber mandar e ser obedecido sem discussão ou saber manejar a demagogia da retórica dos dirigentes políticos. Profissionais da ideologia: que saibam tratar as consciências com respeito, isto é, com o desprezo, a chantagem, a demagogia que convém [...].

Assim, para Althusser: “A escola age por valores e otimiza, ao máximo, o sistema dentro do qual está inserida e ao qual serve. Não é a escola que institui a sociedade, mas, é, ao contrário, a sociedade que institui a escola para o seu serviço. É pois, instrumento de reprodução e, por isso mesmo, de manutenção do sistema social vigente.”

3. Educação como transformação da sociedade CONCEPÇÃO DE SOCIEDADE CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PAPEL DA EDUCAÇÃO CARACTERÍSTICAS Definida a partir dos próprios condicionantes históricos-sociais. Poderá ser reprodutora ou criticizadora da ordem social vigente. Mediadora tanto de projetos conservadores, quanto de projetos transformadores. Recusa-se tanto ao otimismo ilusório, quanto ao pessimismo imobilizador. Propõe-se a desvendar e utilizar-se das próprias contradições da sociedade, para trabalhar criticamente pela sua transformação.