Prof.ª: Suziane A. Jacobs

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Raisa Maria Emanuelle Cunha Costa¹ ; Luciana Cavalcanti Azevedo²
Advertisements

Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos
Marketing.
Fundamentos de Marketing
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
A. Zanela - H. Freitas - J. L. Becker - GESID/EA/PPGA/UFRGS 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Administração Programa de Pós-Graduação.
Profª. Selma Maria da Silva
QUESTIONÁRIOS Prof. Adalberto.
Segmentação de mercado
Etapas do Marketing Estratégico Moderno
MERCADO CATARINA E FABIANY
Métodos Quantitativos
Estudo de coorte retrospectivo
Erros no Teste de Hipóteses
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
MOTIVAÇÕES E ATRIBUTOS QUE DETERMINAM A IDA DO ESPECTADOR AO CINEMA E INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO FILME A SER ASSISTIDO João Pedro dos Santos Fleck Orientador:
Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes.
Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes.
Quantitativa e Qualitativa Marketing/Produto/Serviço
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Key Account Dia Os dados publicados neste estudo são informações coletadas no Shopper Brasil 2011 em uma base de donas de casa consumidoras.
ESTATÍSTICA PARTE 1.
Florianópolis,18 de abril de 2002
ANÁLISE SENSORIAL-Definição e Histórico MÉTODOS SENSORIAIS- objetivos
ANÁLISE SENSORIAL Métodos Sensoriais e suas aplicações
SEGMENTAÇÃO Pode ser por Critérios geográficos
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Capítulo 10 - Estatística 10.1 Introdução:
Raisa Maria Emanuelle Cunha Costa¹ ; Luciana Cavalcanti Azevedo² 1. Bolsista PIBIT- IF SERTÃO, estudante de graduação do curso de Tecnologia em Alimentos-IF.
MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de.
METODOLOGIAS DE PESQUISA
Estatística Introdução.
Matemática Financeira
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados ESTATISTICA Aula 1 1PROF: CÉLIO SOUZA.
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados
Mestrado em Administração - Disciplina Análise Multivariada de Dados - Prof. Dr. Felipe Zambaldi 1 ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PROFº DR. FELIPE ZAMBALDI.
Análise de Dados Ciências Contábeis.
As opções estratégicas de diferenciação
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
Aula 6. Delineamento amostral
PESQUISA DE MARKETING Curso Superior de Tecnologia em Marketing PESQUISA DE MARKETING Umuarama - PR Contagem da População 2007 (IBGE) = habitantes.
PESQUISAS QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS – algumas diferenças
MARKETING BÁSICO Módulo X – Metodologias de Pesquisa
METODOLOGIA Nesta fase o autor da pesquisa deve anunciar qual é o tipo de pesquisa que o mesmo realizará, ou seja, se será uma pesquisa empírica com trabalho.
Etapas do VT de Pesquisa de Marketing 1.Definição do problema ✔ o Discussão com TD; o Entrevista com Especialistas; o Dados Secundários o Pesquisa Qualitativa.
Tratamento de Dados.
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
01 - Vezes que veio ao Terreirão Média ponderada: 2,04 vezes Base: amostra (560 entrevistas)
ANÁLISE DOS RESULTADOS Aurora Yasuda – Diretora de Operações Millward Brown
MÉTODOS EMPREGADOS EM EPIDEMIOLOGIA
Segmentação Prof. Eduardo Vilela.
Prof.ª: Suziane A. Jacobs
Disciplina de Núcleo Livre/2007 Disciplina: Educação de Jovens e Adultos Profª: Maria Margarida Machado ATIVIDADE DE PESQUISA – 20/03/08 TEMA: Sujeitos.
As opções estratégicas de diferenciação. MercadoSegmentos de mercado Marketing de massasMarketing segmentado Identificação de grupos de clientes com características.
Profª. Ana Lúcia Magri Lopes
Matemática Financeira
VARIÁVEL ALEATÓRIA Profa. Ana Clara Guedes. Tomemos o exemplo da variável “peso ao nascer”. A variabilidade dos pesos ao nascer de meninos, com mesma.
Análise Sensorial Escala hedônica.
JORNAL DO ÔNIBUS: ACESSIBILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PELOS USUÁRIOS DO ÔNIBUS CONVENCIONAL E MOVE DE BELO HORIZONTE Professora: Adriana Bogliolo.
Segmentação de Mercado
MÉTODO A opção pelo método de pesquisa, quantitativo e/ou qualitativo, orienta-se pela formulação do problema de pesquisa, objetivos e hipóteses. O método.
INTRODUÇÃO Com o dinamismo do mercado atual, as indústrias alimentícias têm conduzido testes sensoriais para identificar se os seus produtos preenchem.
PESQUISA SALARIAL. Pesquisa Salarial Identifica o nível de competitividade externa da remuneração, para cada negócio, região e nível de cargo. Objetivo:
Pesquisa de Mercado Profª. Ms. Rosani Gardin.
Raisa Maria Emanuelle Cunha Costa¹ ; Luciana Cavalcanti Azevedo² 1. Bolsista PIBIT- IF SERTÃO, estudante de graduação do curso de Tecnologia em Alimentos-IF.
Transcrição da apresentação:

Prof.ª: Suziane A. Jacobs Métodos Sensoriais Prof.ª: Suziane A. Jacobs

Unidade II. Métodos Sensoriais Escolha do Método: O produto é aceito/preferido pelos consumidores? Existe diferença perceptível entre o produto em estudo e algum produto convencional? Quais os principais pontos de diferença e suas intensidades?

Unidade II. Métodos Sensoriais Métodos Afetivos: Preferência ou aceitação do consumidor Métodos afetivos x pesquisa de mercado Aplicações: Manutenção da Qualidade Otimização e/ou desenvolvimento de produtos e/ou processos Acesso ao mercado potencial

Unidade II. Métodos Sensoriais Equipe de Participantes dos testes Afetivos: Amostra representativa de uma população maior Consumidores habituais do produto a ser testado Não funcionários da empresa Critérios: Frequência de consumo do produto, Idade, Sexo, Estado Civil, Localização geográfica...

Unidade II. Métodos Sensoriais Locais de Apresentação dos testes Afetivos: Laboratório; Locais Centrais; Domicílio;

Unidade II. Métodos Sensoriais Testes Afetivos: Testes Afetivos Quantitativos Testes de Preferência e testes de Aceitação Testes Afetivos Qualitativos Grupos de foco, Equipes de foco, Entrevistas individuais

2.1.Testes de Aceitação Introdução avaliar se o consumidor gosta ou desgosta do produto usa escalas para avaliação

2.1. Testes de Aceitação Tipos de Escalas Escala Hedônica:

2.1. Testes de Aceitação Escala de Atitude (FACT) Aceitação baseada na frequência de consumo do alimento

2.1. Testes de Aceitação Escala do Ideal

2.2. Testes de Preferência Preferência pode expressar o grau máximo de gostar ou desgostar; implica na escolha da amostra de um produto sobre outro.

2.2. Testes de Preferência Teste Triangular Teste Duo-trio Teste de Comparação Pareada Teste de Comparação Múltipla Teste de Ordenação

2.2. Testes de Preferência Teste de Avaliação de Atributos