Prof.ª: Suziane A. Jacobs Métodos Sensoriais Prof.ª: Suziane A. Jacobs
Unidade II. Métodos Sensoriais Escolha do Método: O produto é aceito/preferido pelos consumidores? Existe diferença perceptível entre o produto em estudo e algum produto convencional? Quais os principais pontos de diferença e suas intensidades?
Unidade II. Métodos Sensoriais Métodos Afetivos: Preferência ou aceitação do consumidor Métodos afetivos x pesquisa de mercado Aplicações: Manutenção da Qualidade Otimização e/ou desenvolvimento de produtos e/ou processos Acesso ao mercado potencial
Unidade II. Métodos Sensoriais Equipe de Participantes dos testes Afetivos: Amostra representativa de uma população maior Consumidores habituais do produto a ser testado Não funcionários da empresa Critérios: Frequência de consumo do produto, Idade, Sexo, Estado Civil, Localização geográfica...
Unidade II. Métodos Sensoriais Locais de Apresentação dos testes Afetivos: Laboratório; Locais Centrais; Domicílio;
Unidade II. Métodos Sensoriais Testes Afetivos: Testes Afetivos Quantitativos Testes de Preferência e testes de Aceitação Testes Afetivos Qualitativos Grupos de foco, Equipes de foco, Entrevistas individuais
2.1.Testes de Aceitação Introdução avaliar se o consumidor gosta ou desgosta do produto usa escalas para avaliação
2.1. Testes de Aceitação Tipos de Escalas Escala Hedônica:
2.1. Testes de Aceitação Escala de Atitude (FACT) Aceitação baseada na frequência de consumo do alimento
2.1. Testes de Aceitação Escala do Ideal
2.2. Testes de Preferência Preferência pode expressar o grau máximo de gostar ou desgostar; implica na escolha da amostra de um produto sobre outro.
2.2. Testes de Preferência Teste Triangular Teste Duo-trio Teste de Comparação Pareada Teste de Comparação Múltipla Teste de Ordenação
2.2. Testes de Preferência Teste de Avaliação de Atributos