CAPÍTULO 1 - RESUMO 1.1 Os temas da microeconomia 1.2 O que é um mercado? 1.3 Preços reais versus preços nominais 1.4 Por que estudar microeconomia?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Progresso tecnológico, salários e desemprego
Advertisements

ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA Introdução
CONCEITOS PRELIMINARES
OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
OFERTA E DEMANDA II: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
O mercado de bens e a relação IS
Fundamentos de Economia
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Pensando como um Economista
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
O que é um Mercado? Um mercado diz respeito a um conjunto de compradores e vendedores que interagem e à possibilidade de compras e vendas resultantes dessa.
Microeconomia: Aspectos Preliminares
Os Temas da Microeconomia
Microeconomia Aula 1 Prof. André Nascimento
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Introdução à Microeconomia
Desafios gerenciais Aula 4.
Introdução a Microeconomia
Introdução à Microeconomia
MICROECONOMIA.
CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA - REVISÃO Profa. Me. Zélia Halicki.
TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 2 – 1/03/2006 Professores: Márcio Garcia Márcio Janot.
Assuntos preliminares
Noções gerais de Economia
Fundamentos de economia
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
Produto agregado 2.1 Contas de renda e produto nacional são um sistema de contabilidade utilizado para medir a atividade econômica agregada. A medida do.
TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 3 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Dionísio Dias Carneiro 08/03/2004.
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
FAPAN - Faculdade de Agronegócio
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
Macroeconomia.  Macroeconomia É o estudo dos agregados econômicos. Estudamos o comportamento de variáveis como produto, inflação, desemprego, consumo,
CAPÍTULO 12 RESUMO 12.1 Competição monopolística 12.2 Oligopólio 12.3 Concorrência de preços 12.4 Concorrência versus acordo: o dilema dos prisioneiros.
Determinação do Preço dos Produtos: Considerações e Abordagens
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
Capítulo 19 O Mercado Global.
FLUTUAÇÕES ECONÔMICAS NO CURTO PRAZO
A MACRO E MICRO ECONOMIA
Prof. Me. Sidinei Silvério da Silva
MICROECONOMIA.
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Capítulo 2 RESUMO 2.1 Oferta e demanda 2.2 O mecanismo de mercado 2.3 Alterações no equilíbrio de mercado 2.4 Elasticidades da oferta e da demanda 2.5.
DADOS MACROECONÔMICOS
CAPÍTULO 3 RESUMO 3.1 Preferências do consumidor 3.2 Restrições orçamentárias 3.3 A escolha do consumidor 3.4 Preferência revelada 3.5 Utilidade marginal.
Demanda por moeda 4.1 Conceitos:
Introdução – Origens Em 1958 A. W. Phillips apresentou um gráfico que mostrava a taxa de inflação vis s vis a taxa de desemprego no Reino Unido entre.
Capítulo 2 : Conceitos Introdutórios
Um giro pelo mercado de trabalho
O Modelo OA - DA 7.1 Este modelo agrega todos os mercados, isto é, usa as condições de equilíbrio dos mercados de bens, financeiro e de trabalho para derivar.
CAPÍTULO 3 © 2006 Pearson Education Macroeconomia, 4/e Olivier Blanchard O mercado de bens Olivier Blanchard Pearson Education.
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos Capítulo 31.
Produto, desemprego e inflação
Medindo o Custo de Vida.
CAPÍTULO 9 RESUMO 1 Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor 2 Eficiência de um mercado.
6.1 Tecnologia de produção
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo Divisão do Estudo Econômico Microeconomia: é o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento do mercado.
O Tradeoff entre Inflação e Desemprego no Curto Prazo
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
Introdução à Microeconomia
2 Raciocínio Econômico. Copyright © 2004 South-Western/Thomson Learning Raciocínio Econômico Toda área de conhecimento tem o seu jargão. Matemática integral.
ECONOMIA Prof. Renato Torquato. Para que estudar Economia?
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Prepared by: Fernando Quijano and Yvonn Quijano 7 C A P Í T U L O © 2004 by Pearson EducationMacroeconomia, 3ª ediçãoOlivier Blanchard Agregando Todos.
Objetivos e Instrumentos
Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo
Capítulo 1 Aspectos preliminares
Aspectos Preliminares
Transcrição da apresentação:

CAPÍTULO 1 - RESUMO 1.1 Os temas da microeconomia 1.2 O que é um mercado? 1.3 Preços reais versus preços nominais 1.4 Por que estudar microeconomia?

Preliminares ● Microeconomia Ramo da economia que lida com o comportamento de unidades econômicas individuais — consumidores, empresas, trabalhadores e investidores — assim como com os mercados que essas unidades englobam. ● Macroeconomia Ramo da economia que lida com as variáveis econômicas agregadas, tais como taxa de crescimento e nível do produto nacional, taxas de juros, desemprego e inflação.

OS TEMAS DA MICROECONOMIA 1.1 OS TEMAS DA MICROECONOMIA Trade-Offs Consumidores Os consumidores têm renda limitada, a qual pode ser gasta em uma ampla variedade de bens e serviços ou poupada para o futuro. Trabalhadores Os trabalhadores também enfrentam restrições e fazem escolhas (trade-offs). Em primeiro lugar, as pessoas têm de decidir se e quando devem fazer parte da força de trabalho. Em segundo lugar, os trabalhadores enfrentam dilemas de emprego. Por fim, os trabalhadores algumas vezes precisam decidir quantas horas por semana querem trabalhar, equilibrando, assim, lazer e esforço produtivo. Empresas As empresas também encontram limitações em relação àquilo que podem produzir e aos recursos que podem empregar para produzir.

Preços e mercados A microeconomia também explica como os preços são determinados. Em uma economia de planejamento central, os preços são fixados pelo governo. Em uma economia de mercado, os preços são determinados pela interação entre consumidores, trabalhadores e empresas. Essa interação ocorre nos mercados — conjunto de compradores e vendedores que determinam juntos os preços de cada um dos bens.

Teorias e modelos Na economia, explicação e previsão baseiam-se em teorias. As teorias são desenvolvidas para explicar fenômenos observados em termos de um conjunto de regras básicas e premissas. Um modelo é uma representação matemática de uma empresa, um mercado ou alguma outra entidade, com base na teoria econômica. Análise positiva versus análise normativa ● Análise positiva Análise que descreve as relações de causa e efeito. ● Análise normativa Análise que examina as questões relativas ao que se supõe adequado.

1.2 O QUE É UM MERCADO? ● Mercado Grupo de compradores e vendedores que, por meio de suas interações efetivas ou potenciais, determinam o preço de um produto ou de um conjunto de produtos. ● Definição de mercado Identificação dos compradores, vendedores e da gama de produtos que devem ser incluídos em um determinado mercado. ● Arbitragem Prática de comprar a um preço mais baixo em certa localidade para vender a um preço maior em outra.

Mercados competitivos versus mercados não competitivos ● Mercado perfeitamente competitivo Possui muitos compradores e vendedores, de tal modo que nenhum comprador ou vendedor pode, individualmente, influir de forma significativa nos preços. Preço de mercado ● Preço de mercado Preço que prevalece em um mercado competitivo.

Definição de mercado — a extensão de um mercado ● Extensão de um mercado Os limites de um mercado, tanto geográficos quanto em termos da gama de produtos fabricados e vendidos dentro dele. A definição de mercado é importante por duas razões: Uma empresa precisa saber quem são os reais e potenciais concorrentes para os produtos que ela vende agora ou pode vir a vender no futuro. A definição do mercado pode ser importante para a escolha de políticas públicas.

O desenvolvimento de uma nova droga por uma empresa farmacêutica é um empreendimento arriscado. Começa com grandes gastos com P&D, requer depois várias formas de testes clínicos e de laboratório e, caso o novo remédio seja aprovado, haverá mais gastos com marketing, produção e vendas. A partir deste momento a empresa enfrentará um importante problema acerca da determinação do preço da nova droga. Tudo irá depender das preferências e das necessidades médicas dos consumidores que vão comprá-la, assim como das suas características e das características e número de drogas concorrentes. Assim, a definição do preço da nova droga requer um bom entendimento do mercado (limites do mercado entre outros aspectos como o próprio comportamento da demanda e as elasticidades) no qual ela será vendida.

PREÇOS REAIS VERSUS PREÇOS NOMINAIS 1.3 PREÇOS REAIS VERSUS PREÇOS NOMINAIS ● Preço nominal Preço absoluto de um bem, sem nenhum ajuste decorrente da inflação. ● Preço real Preço de um bem relativo a uma medida agregada de preços; preço ajustado de acordo com a inflação. ● Índice de Preços ao Consumidor Medida do nível agregado de preços. ● Índice de Preços ao Produtor Medida do nível agregado de preços para os produtos intermediários e bens do atacado.

Tabela 1.1 O preço real dos ovos e o preço real do ensino universitário 1970 1980 1990 2000 2007 Índice de Preços ao Consumidor 38.8 82.4 130.7 172.2 205.8 Preços nominais Ovos grandes do tipo A $0.61 $0.84 $1.01 $0.91 $1.64 Ensino universitário $2,530 $4,912 $12,018 $20,186 $27,560 Preços reais ($1970) $0.40 $0.30 $0.21 $0.31 $2,313 $3,568 $4,548 $5,196

O preço real dos ovos e o preço real do ensino universitário (continuação) 1970 1980 1990 2000 2007 Índice de Preços ao Consumidor 38.8 82.4 130.7 172.2 205.8 Preços nominais Ovos grandes do tipo A $0.61 $0.84 $1.01 $0.91 $1.64 Ensino universitário $2,530 $4,912 $12,018 $20,186 $27,560 Preços reais ($1980) $2.05 $1.33 $0.69 $1.04 $2,313 $3,568 $4,548 $5,196

O preço real dos ovos e o preço real do ensino universitário (continuação) 1970 1980 1990 2000 2007 Índice de Preços ao Consumidor 38.8 82.4 130.7 172.2 205.8 Preços nominais Ovos grandes do tipo A $0.61 $0.84 $1.01 $0.91 $1.64 Ensino universitário $2,530 $4,912 $12,018 $20,186 $27,560 Preços reais ($1980) $2.05 $1.33 $0.69 $1.04 $2,313 $3,568 $4,548 $5,196

Figura 1.1 O salário-mínimo Em termos nominais, o salário-mínimo aumentou regularmente nos últimos 70 anos. Entretanto, em termos reais, seu valor esperado em 2010 é menor que o verificado na década de 1970.

1.4 POR QUE ESTUDAR MICROECONOMIA? Com este panorama, mostramos a importância e a aplicabilidade da microeconomia. Esperamos mostrar como os princípios de microeconomia podem ser aplicados aos problemas reais de tomada de decisão tanto em empresas como na elaboração de políticas públicas.

1.4 POR QUE ESTUDAR MICROECONOMIA? A tomada de decisões nas empresas: os veículos utilitários da Ford A eficiência na produção dos veículos utilitários da Ford, assim como o design, envolveu não apenas avanços significativos de engenharia, mas também vários aspectos econômicos. Em primeiro lugar, a Ford teve de pensar cuidadosamente na reação do público ao design e ao desempenho de seus novos produtos. Posteriormente, a Ford precisou preocupar-se com o custo da fabricação desses automóveis. A Ford também teve que elaborar uma estratégia de fixação de preços e considerar a reação dos seus concorrentes, assim como considerar os riscos e possíveis consequencias de suas decisões. A empresa também teve que considerar questões organizacionais no que se refere à integração de suas diferentes divisões, remuneração e gratificação de seus funcionários e executivos, entre outros aspectos. Por fim, a Ford teve de ponderar sobre suas relações com o governo e sobre os efeitos de políticas regulamentadoras.

Elaboração de políticas públicas: padrões para emissão de poluentes pelos automóveis para o século XXI A elaboração de um programa de controle da qualidade do ar (Clean Air Act) nos EUA envolveu muita análise econômica. Em primeiro lugar, o governo precisou avaliar o impacto econômico do programa sobre os consumidores. O governo precisou saber como os novos padrões poderiam afetar o nível de produção de novos automóveis. Por fim, o governo precisou perguntar por que os problemas relacionados à poluição do ar não se resolviam por meio da economia de mercado.