AGENDA DOS FÓRUNS GAÚCHOS PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES EM 2010 Eliane L. da Silva Moro Lizandra Brasil Estabel Loiva Teresinha Serafini Gramado.

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Transcrição da apresentação:

AGENDA DOS FÓRUNS GAÚCHOS PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES EM 2010 Eliane L. da Silva Moro Lizandra Brasil Estabel Loiva Teresinha Serafini Gramado 2010

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM BIBLIOTECAS ESCOLARES E ACESSIBILIDADE 10º Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares Rio Grande – RS - março 2010 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM BIBLIOTECAS ESCOLARES E ACESSIBILIDADE DCI/FABICO/UFRGS Coordenadora: Profª Eliane L. da Silva Moro Coordenadora Substituta: Profª Iara C. Bitencourt Neves Coord. Pedagógica-Tecnológica: Profª Lizandra B. Estabel 2008-2009 Apresentação: Esp. Katia Soares Coutinho

Mapa inicial: estados com alunos inscritos do Curso EBEA 10º Fórum Gaúcho pela Melhoria (cont.) Rio Grande – RS Cronograma de Execução do Curso EBEA: Carga Horária Total: 555 h/a; Número de Créditos: 37 créditos; Modalidade: EAD mediado por computador Início: Julho de 2008; Término: Março de 2010. Mapa inicial: estados com alunos inscritos do Curso EBEA EBEA: PRIMEIRO CURSO (CI/BIBLIOTECA ESCOLARES) NO BRASIL NA MODALIDADE EAD

10º Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares Rio Grande – RS 21 de janeiro

11º Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares Porto Alegre – RS 12 de março FÓRUM ESTADUAL PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES 2010 Sexta-feira – 12 de março – 8h 30 mim Local – FABICO – Rua Ramiro Barcelos, n° 2705 Painel – Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares – SEBE – Histórico, realizações e perspectivas para as bibliotecas escolares da rede pública de ensino. Painelistas Prof. Dra. Iara Bitencourt Neves Bibliotecária Maria do Carmo Mizetti – Coordenadora do SEBE Bibliotecária Rosane Machado de Azevedo – Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares de Rio Grande PAINÉIS E PALESTRAS 29 de março a 01 de abril - Serviços de atendimento ao público, - Bibliotecas Universitárias - Bibliotecas Públicas e - Educação continuada em Biblioteconomia e Ciência da Informação  

12º Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares Sapucaia do Sul –RS 16 de abril

12º Fórum Gaúcho pela Melhoria ... MUDANÇA DE PARADIGMA Fonte: (ERIGLEIDSON, 2009).

12º Fórum Gaúcho pela Melhoria ... WEB 2.0: TERMINOLOGIA REDE SOCIAL ESCRITA COLABORATIVA E COOPERATIVA PLATAFORMA INTELIGÊNCIA COLETIVA TICs WEB SEMÂNTICA MEDIAÇÃO ACESSO À INFORMAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) COMPARTILHAMENTO COMPETÊNCIA INFORMACIONAL SERVIÇO DE REFERÊNCIA E INFORMAÇÃO (SRI) CENTRADO NO USUÁRIO INCLUSÃO DESCENTRALIZAÇÃO DA AUTORIDADE INTERAÇÃO UTILIZAR REEDITAR AUTONOMIA ACESSIBILIDADE TAGS COLABORAÇÃO COOPERAÇÃO HIPERTEXTO SIMPLICIDADE

12º Fórum Gaúcho pela Melhoria ... WEB 2.0: REDE SOCIAL Sociedade na era da informação: Redes: “estruturas abertas capazes de expandir de forma ilimitada, integrando novos nós desde que consigam comunicar-se dentro da rede, ou seja, desde que compartilhem os mesmos códigos de comunicação.” (CASTELLS, 2002).

12º Fórum Gaúcho pela Melhoria ... WEB 2.0:SOCIEDADE DO CONHECIMENTO da Informação do Conhecimento da Aprendizagem: tratar, acessar e construir o conhecimento. Sociedade do Conhecimento: esperança de uma nova harmonia social, alcançada com o alargamento e a generalização do acesso à educação e formação ao longo da vida; medidas que visam reduzir as desigualdades pelo acesso ao conhecimento. (ASSMANN, 2000).

WEB 2.0 E A BIBLIOTECA ESCOLAR Os efeitos do uso da informação compartilhada entre os educadores, os bibliotecários, os alunos, pode encaminhar para uma rede integrada de comunicação, permitindo o estabelecimento de novas relações entre os mesmos (inter-relação de pessoas) e destes com a comunidade. (MORO; ESTABEL, 2004).

WEB 2.0 E A BIBLIOTECA ESCOLAR Bibliotecários, professores e alunos como produtores de informação construída cooperativamente passam a fazer parte desta rede social que possibilita novas aprendizagens e interconexões no próprio espaço da biblioteca escolar.

Eliane L. da Silva Moro – CRB10/881 13º FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES PROPOSTAS DE INTEGRAÇÃO ENTRE BIBLIOTECAS ESCOLARES, PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS PARA ESTÍMULO DA LEITURA Eliane L. da Silva Moro – CRB10/881 Lizandra Brasil Estabel -CRB 10/1405 Osório 2010

Censo Nacional: objetivo: 13º Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares Osório – RS 14 de maio Perfil das Bibliotecas Públicas Municipais Pesquisa da FGV (MinC): 1º Censo Nacional das BPM (2009) Brasília, 30 de abril de 2010 Censo Nacional: objetivo: subsidiar o aperfeiçoamento de políticas públicas nas esferas de governo (federal, estadual e municipal) para melhoria e valorização das bibliotecas públicas brasileiras.

13º Fórum Gaúcho pela Melhoria (cont.) PERFIL DAS BPMs - RS : 1º Censo Nacional ...: 86% municípios com biblioteca aberta: 437 bibliotecas em 429 municípios. 9%: BPMs em fase de implantação; 4% estão fechadas, extintas ou nunca existiram. Em funcionamento: 4,0 bibliotecas por 100 mil habitantes.

13º Fórum Gaúcho pela Melhoria (cont.) PERFIL DAS BPMs - RS : 1º Censo Nacional Menos de 10% das BPMs oferecem serviço para pessoas com deficiência PNEs: DVs: 6% das BPMs oferecem serviços índice inferior ao nacional (9%). surdos-mudos, deficientes mentais ou físicos: índice cai para 3%, metade do nacional.

13º Fórum Gaúcho pela Melhoria (cont.) Através da leitura a biblioteca propicia a conquista de um mundo melhor e de um cidadão mais feliz.

Biblioteca Pública “...é o centro local de informação, tornando prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os gêneros”. (IFLA/UNESCO)

ORGANIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES: ASPECTOS TÉCNICOS E LEGAIS 14º FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES ELIANE L. DA SILVA MORO – CRB 10/881 LIZANDRA BRASIL ESTABEL – CRB 10/1405 CANOAS 2010

14º Fórum Gaúcho pela Melhoria (cont.) Canoas – RS 11 de junho 2010 CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (1989) Art. 218 - O Estado manterá um sistema de bibliotecas escolares na rede pública estadual e exigirá a existência de bibliotecas na rede escolar privada, cabendo-lhe fiscalizá-las.

14º Fórum Gaúcho pela Melhoria (cont.)   LEI Nº 12.244 de 24 de maio de 2010 Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País.  

14º Fórum Gaúcho pela Melhoria (cont.) A escola congrega pessoas e pessoas pulsam vida. Se a escola se transforma no pulsar da vida, a biblioteca é o coração que bombeia o estímulo e o prazer para aprender. A biblioteca escolar é o centro de mediação entre a vida e a leitura que propicia um espaço de aprendizagem onde o ser humano deve buscar espontaneamente e aprender com prazer. (MORO;ESTABEL, 2009)

ANALFABETISMO FUNCIONAL E PROJETOS DE LEITURA 15º Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares Lajeado – RS 16 de agosto 2010 ANALFABETISMO FUNCIONAL E PROJETOS DE LEITURA

ANALFABETISMO FUNCIONAL “São pessoas com menos de quatro anos de escolarização; mas pode-se encontrar, também, pessoas com formação universitária e exercendo funções-chave em empresas e instituições, tanto privadas quanto públicas! Elas não têm as habilidades de leitura compreensiva, escrita e cálculo para fazer frente às necessidades de profissionalização e tampouco da vida sócio-cultural”. (BOTELHO, 2009) Analfabetos funcionais: No Brasil: 70% da população economicamente ativa. No mundo: entre 800 e 900 milhões de pessoas.

Arroio dos Ratos nos trilhos da leitura 16º Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares Arroio dos Ratos- RS 8 de outubro de 2010 Arroio dos Ratos nos trilhos da leitura

BIBLIOTECA PARA TODOS Eliane L. da Silva Moro - CRB10/881 Lizandra Brasil Estabel –CRB10/1405

17º Fórum Gaúcho pela Melhoria (cont.) Conclusões da Conferência Minesterial países G7 Sociedade Mundial da Informação (GIS) (Bruxelas - 1999) Cooperação como caminho ou motor da Sociedade da Informação(SI). Cidadão como foco das ações da SI. Reformulação de um sistema jurídico e legal internacional. Aplicações interativas que compartilham estilos de vida.

17º Fórum Gaúcho pela Melhoria (cont.) A metáfora da biblioteca do futuro abrange um novo perfil de habilidade dos sistemas inteligentes de linguagem natural. Até o presente, as bibliotecas, “eram puros armazéns de objetos inertes” e nas do futuro, os livros e os documentos estarão “vivos e poderão falar uns com outros”. (CARRASCOZA, 2003).

17º Fórum Gaúcho pela Melhoria (cont 17º Fórum Gaúcho pela Melhoria (cont.) BIBLIOTECA PARA TODOS: DIREITOS DO USUÁRIO As bibliotecas têm a responsabilidade de garantir e de facilitar o acesso às manifestações do conhecimento e da atividade intelectual. Com este fim, as bibliotecas devem adquirir, preservar e tornar acessível a mais ampla variedade de materiais, que reflitam a pluralidade e a diversidade da sociedade. (*) (*) IFLA, Direitos da Pessoa Usuária dos Serviços Prestados por Profissionais da Informação, 29/03/1999

OBRIGADA!

Eliane L. da Silva Moro – CRB10/881 Workshop : Plano Municipal do Livro e Leitura - Ações para sua implantação 18º Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares Eliane L. da Silva Moro – CRB10/881 Lizandra Brasil Estabel – CRB10/1405 http://leia-fabicoufrgs.blogspot.com/

ações para sua implantação 18º Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares Feira do Livro em Porto Alegre 29 de outubro Workshop Plano Municipal do Livro e da Leitura: ações para sua implantação

18º Fórum Gaúcho pela Melhoria... (cont.) Aline Trierweiler de Sousa Paula Fernanda Fedatto Leal Suelen Spíndola Bilhar Profª Eliane L. da Silva Moro 3º semestre Biblioteconomia UFRGS – Disciplina: Leitura, Biblioteconomia e Inclusão Social

18º Fórum Gaúcho pela Melhoria... (cont.) LEITURA NA ESCOLA Quando a criança não vivencia o prazer da leitura na família, a escola influencia positiva ou negativamente na formação do leitor segundo atividades de leitura mediadas pelo professor e pelo bibliotecário. (MORO; ESTABEL, 2008)

18º Fórum Gaúcho pela Melhoria... (cont.) LEITURA As narrativas possibilitam a descoberta de um novo mundo, navegar por lugares nunca imaginados.

18º Fórum Gaúcho pela Melhoria... (cont.) Dimensão de uma Política de Estado, abrangente, que possa nortear e garantir organicidade a políticas, programas, projetos e ações continuadas desenvolvidos no âmbito de: Ministérios (da Cultura e da Educação) governos estaduais e municipais; empresas públicas e privadas; organizações da sociedade e voluntários em geral, entre outros.

19º Fórum Gaúcho pela Melhoria de Bibliotecas Escolares Camaquã –RS 26 de novembro

ORGANIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES: ASPECTOS TÉCNICOS E LEGAIS 19º FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES ELIANE L. DA SILVA MORO – CRB 10/881 LIZANDRA BRASIL ESTABEL – CRB 10/1405 CAMAQUÃ 2010

19º Fórum Gaúcho pela Melhoria... (cont.) APRENDIZ DO SÉCULO 21 “Parâmetros para o Aprendiz do Século 21”, elaborado pela American Association of School Librarians – AASL (Associação Americana de Bibliotecários Escolares), e publicado pela American Library Associarion – ALA (Associação Americana de Bibliotecas).

19º Fórum Gaúcho pela Melhoria... (cont.) APRENDIZ DO SÉCULO 21 Competências múltiplas (digital,visual,textual, tecnológica...)somaram-se à capacitação informacional como cruciais para o aprendiz. Capacitação informacional: conjunto de competências necessárias para acessar, interpretar, selecionar e utilizar a informação de forma ética e criativa. Aprendizagem: ao longo da vida e frente a novas situações e desafios num mundo de mudanças rápidas e impactantes.

19º Fórum Gaúcho pela Melhoria... (cont.) APRENDER A APRENDER Reconhecer quando a informação é necessária e ser capaz de localizá-la, avaliá-la, transformá-la e compartilhá-la. Ler, raciocinar e escrever com precisão e clareza, interagindo com outros, desenvolvendo e comunicando idéias e informação. Realizar pesquisa séria e responsável sobre perguntas de relevância, escolhas e assuntos de sua época.

19º Fórum Gaúcho pela Melhoria... (cont.) APRENDER A APRENDER Investigar, pensar criticamente e adquirir conhecimento. Tirar conclusões, tomar decisões embasadas, aplicar o conhecimento adquirido a novas situações e gerar novos conhecimentos. Compartilhar conhecimento e atuar de modo ético e produtivo. Buscar aprimoramento pessoal e estético. Fonte:http://www.maxpressnet.com.br/e/arbeit/aprendizseculo2110-11-10.pdf

19º Fórum Gaúcho pela Melhoria... (cont.) APRENDER A APRENDER Quando a porta da biblioteca fecha, ela priva o cidadão do direito à informação e à leitura. E o mais triste é quando ela se fecha para uma comunidade, pois um povo que não tem acesso à informação vai perdendo os seus objetivos e significados de vida. (MORO; ESTABEL, 2009).

REFERÊNCIAS ASSMANN, Hugo. A Metamorfose do Aprender na Sociedade da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 7-15, maio/ago. 2000. ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE BIBLIOTECAS. Parâmetros para o Aprendiz do Século 21. Disponível em: http://www.maxpressnet.com.br/e/arbeit/aprendiz_seculo21_10-11-10.pdf. BOTELHO, Paulo. O Analfabetismo Funcional. 2009. Disponível em: http://ogerente.com/paulobotelho/qualidade/pessoas-analfabetismo BRASIL. Plano Nacional do Livro e Leitura. Disponível em: http://www.pnll.gov.br/ INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. School Library Manifesto. Disponível em: <http://www.ifla.org/VII/s11/pubs/schoolmanif.htm>. Acesso em: 25 nov. 2010. CARRASCOSA, José Luis. Comunicación: de la Sociedad de la Información a la Sociedad de la Comunicación. Madri: Ed. Arcadia, 2003. CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. Trad. Roneide Venâncio Majer. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. V.1. COUTINHO, C. P.; BOTTENTUIT Jr, J. B. Blog e Wiki: os futuros professores e as ferramentas da Web 2.0. In: Anais do IX Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE 2007), p. 199-204. ERIGLEIDSON, J. O que é WEB 2.0. Disponível em: http://www.metropolitanabh.com.br/v2/iframe/exibe/si/arquivos/o-que-web-202627.pdf> FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOS. Modelo Flexível para um Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares. Brasília: Comissão Brasileira de Bibliotecas Públicas e Escolares/FEBAB, 1985. P. 49-52. MORO, Eliane L. da S.; ESTABEL, Lizandra B. O Encantamento da Leitura e a Magia da Biblioteca Escolar. In: Educação em Revista, Porto Alegre, v.7, n.40, p.30, out. 2003. ____________. O Processo da Leitura na Família, na Escola e na Biblioteca através das Tecnologias de Informação e de Comunicação e a Inclusão Social das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. Disponível em: http://www.niee2.ufrgs.br/~teleduc/cursos/diretorio/leituras_17_2//leitura_tics_pnees.pdf?1253734331. RIO GRANDE DO SUL. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://www.ceed.rs.gov.br/arquivos/1207921191const_rs.doc>. ____________. Lei nº 8.744, de 09 de novembro de 1988. Disponível em: http://www.estado.rs.gov.br/welcome.php Acesso em: 25 nov. 2010.

OBRIGADA Profª Eliane Moro –eliane_moro@yahoo.com.br Profª Lizandra Estabel – liz.estabel@gmail.com