SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO: “UMA DIALÉTICA ENTRE O CAOS E O COSMOS”
Advertisements

II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
Formação Sala de Leitura e Filosofia
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
Escola Municipal Prof. Antonio Lopes Lins Prof
COORDENAÇÃO COORDENAÇÃO – AÇÕES Aquisição de novos obras
FEIRA DO LIVRO MINAS DO LEÃO 2007 – III Feira Municipal do Livro Um novo formato com o Projeto FAROL DA LEITURA.
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
Plano de Metas da DRE Campo Limpo
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Flávio José Arns SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO Meroujy Giacomassi Cavet.
Profa. Maria Elena de Gouvêa
EDUCAÇÃO Ver. Breno Alves Lisboa da Silva: melhorar o ensino na escola. Ver. Guilherme Soares Teixeira: acesso ao ensino superior. Ver. Caio Vitor Malacco.
LITERATURA ZIRALDO Márcia Marinho.
Edna Maria Barbosa Arrebola
BIBLIOTECA ESCOLAR e leitura na escola: caminhos para a sua dinamização MIRIAN CLAVICO ALVES Bibliotecária – Colégio Rio Branco Especialista em Gestão.
CBL – Câmara Brasileira do Livro
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
PROJETO MEU NOME É TARTARUGA
SEMINÁRIO NOVOS GESTORES MUNICIPAIS DO CEARÁ
Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DE BIBLIOTECAS
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – PNLD- NO RIO GRANDE DO NORTE
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
LEIA BRASIL - Programa de Leitura da Petrobras
Eixo 1. Democratização do acesso
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Rodas de leitura, conversando sobre livros
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - BRASIL Secretaria de Educação Básica Departamento de Políticas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Dobras da Leitura começou em abril de 2000, com 4 diferentes “dobras” de conteúdos: Eixo 3. Valorização da leitura e comunicação.
PROJETO Navegando na Leitura
ELIANE PEREIRA DE BRITO
Política de Formação Continuada com Foco na Qualidade Social da Educação.
Relatório de Proposta de Projeto
QUAL É O SEU TALENTO.
Colégio Estadual Augusto Meyer
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Comunidade de Aprendizagem
Portfólio - Fevereiro/2013 Acadêmica Bolsista: Suzane Becker Pedagogia.
Auxiliar de Biblioteca
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Orientações sobre o Estágio II
Projeto VIDA E OBRA DE FERNANDO SABINO
Apresentação do Projeto para os Profissionais da Unidade
Clube de Leitores “Quem não lê, mal ouve, mal fala, mal vê.”
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
Professor(es) Apresentador(es):
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
MARATONA DE LEITURA E. E. MINISTRO OSCAR DIAS CORREIA
City Hall of Porto Alegre Department of Education – SMED Secretaria Municipal de Educação SMED Library Biblioteca da SMED August 2015 Municipal Network.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
O papel pedagógico do órgão gestor
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Clube de Construindo dinâmicas e práticas de leitura com jovens leitores.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO “A LEITURA ENGRANDECE A ALMA” (Voltaire)

PROJETO DE LEITURA: CONVERSANDO COM O AUTOR

A SME coordena, viabiliza e acompanha o projeto desde 2008, em todas as Escolas do Município.

Organizar o acervo do projeto; AÇÕES DA SME Democratizar o acesso ao livro e à leitura aos alunos da rede municipal do Ensino Fundamental; Organizar o acervo do projeto; Realizar a entrega da caixa com os livros para que ocorra o contato prévio dos alunos com as obras;

Fazer o contato, antecipado com os escritores e Escolas; Providenciar o pagamento dos cachês aos autores convidados; Viabilizar e garantir a presença do autor na Escola;

Acompanhar a visita do escritor; Combinar com as Escolas o transporte e alimentação dos escritores convidados; Acompanhar a visita do escritor; Avaliar os ganhos pedagógicos do projeto, juntamente com as equipes diretivas das Escolas.

O acervo é itinerante com variados títulos dos sete autores, previamente, convidados para visitar as Escolas na culminância do projeto.

JANE TUTIKIAN

ANDRÉ NEVES

CAIO RITER

CELSO SISTO

MARÔ BARBIERI

GLAUCIA DE SOUZA

MÁRIO PIRATA

DEPOIMENTO DO ESCRITOR CAIO RITER

JUSTIFICATIVA A SME acredita na importância de desenvolver as habilidades leitoras dos alunos, favorecendo o seu crescimento intelectual, artístico e social.

OBJETIVO GERAL Valorizar, dinamizar e aproximar o contato entre leitores e escritores de literatura infantil e infanto- juvenil como forma eficiente do trabalho literário no ambiente escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Viabilizar o encontro entre estudantes e escritores, qualificando este momento através do acesso prévio aos livros dos autores participantes do projeto; Incentivar o interesse dos estudantes pela vida e obra do autor convidado, bem como suas importantes contribuições literárias;

Elevar o nível de leitura e produção de ideias dos estudantes através da releitura das histórias compreendidas nos livros dos escritores; Oportunizar aos estudantes, equipe da escola e comunidade, o acesso ao processo de criação de uma obra literária, do ponto de vista do próprio autor presente; Video Anita

Contribuir para o aumento e atualização dos acervos das bibliotecas. Vídeo escolas

PÚBLICO ENVOLVIDO Durante o ano, são envolvidos em torno de 7 mil alunos, 500 professores e comunidade escolar.

AVALIAÇÃO Os objetivos do projeto são alcançados durante o processo , mas não terminam com a visita dos escritores nas escolas, pois a sementinha do saber permanece nos estudantes, equipe da escola e pais provocando transformações.

VÍDEO COM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS .

A TRILHA SONORA APRESENTADA NO PROJETO É DO CORAL “CANTO E ENCANTO” DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUAÍBA, SOB A REGÊNCIA DO MAESTRO MANOEL FIGUEIREDO.

AGRADECIMENTOS A equipe da Secretaria Municipal de Educação; Equipes diretivas das Escolas; Aos professores de sala de aula e responsáveis pelo setor da biblioteca; Estudantes e comunidade escolar; E a todos que contribuíram de alguma forma na realização e sucesso do projeto.