HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
Advertisements

Portal do Professor SEED/MEC
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
  Ana Carolina Castelli da Silva
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
Jornal Mural Literário
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Máscaras Africanas.
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
Jornal Correio de Uberlândia
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Reorientação curricular
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
PAINEL JORNAL (micro-coletivo) FOCO: gestão escolar
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Programa Ler e Escrever
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
CRÔNICAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
METODOLOGIA DA PESQUISA
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Profa. Reane Franco Goulart
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Por que fazer ?.
O que é ensinar história?
Sugestão de Atividade:
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Trabalho nas regras ABNT
Iniciação Científica º Série/EM.
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
- PROMOVER A INTERDISCIPLINARIDADE - AVANÇO EM TODAS AS DISCIPLINAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. - CONSTRUÇÃO DE VALORES. - EXERCÍCIO.
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Planejamento da Rotina Semanal
Relatórios de pesquisa na Graduação em Direito
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Odilei Avelino dos Santos
OFICINA: UTILIZANDO O JORNAL VAMOS APRENDENDO HISTÓRIA
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
Por que o jornal na escola?
1 TÍTULO DO TRABALHO Nome Arapoti/ Inserir objetivo da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. 1. INTRODUÇÃO.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
DIREITO FUNDIÁRIO Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa
Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
FICHAMENTO.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Introdução à Didática 1.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2009 HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO Elaboração: Assessoria Pedagógica de História Profª Maria da Consolação Paiva Lainha

O QUE É HEMEROTECA? O termo se refere a qualquer coleção ou conjunto organizado de periódicos (jornais ou revistas) ou ao local onde se arquivam jornais e revistas.

OBJETIVOS Aproximar o aluno da realidade cotidiana; Estabelecer um olhar crítico sobre as informações; Facilitar o processo de ensino- aprendizagem; Incentivar o hábito de leitura; Desenvolver habilidades artísticas e culturais.

MATERIAIS Revistas, jornais e artigos retirados da internet; Folha branca; Cola; Tesoura; Pincel.

SELEÇÃO A seleção das informações enquanto material didático e pedagógico, depende do objetivo e de um planejamento estabelecido. Eles devem ser consistentes com informações específicas, dados, estatísticas, acontecimentos históricos, descobertas científicas, gráficos, crônicas, ilustrações entre outras. Os artigos poderão ser selecionados pelos alunos ou pelos professores.

SUGESTÕES DE TEMAS PARA GEOGRAFIA Geopolítica, atualização geográfica, etnias, fatos na Europa, fronteiras e regiões brasileiras, desmatamentos, geologia, agricultura, indústria, comércio, etc.

SUGESTÕES DE TEMAS PARA HISTÓRIA Política, economia e sociedade no Brasil e no mundo, datas e personalidades históricas, guerras, revoluções, greves, movimentos sociais, violência urbana, ética e cidadania.

CORTE E COLAGEM Após a seleção, recortar e colar o artigo em uma folha branca; Reservar no alto da folha um espaço para o nome, data e página da publicação; Remontar título e linha fina do artigo escolhido; Fazer um primeira leitura do artigo; Construir um glossário ou vocabulário , usando um dicionário; Fazer a referência bibliográfica conforme as regras da ABNT para jornais e revistas.

REFLEXÃO SOBRE O ARTIGO Após colar, ler, fazer a referências bibliográficas e o vocabulário, escrever um comentário, reflexão ou resumo sobre o artigo selecionado (conforme orientação), utilizando o verso do papel.

AVALIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO TRABALHO O professor poderá: Avaliar o trabalho e devolver ao aluno; Promover um debate com todos os alunos da sala; Fazer um trabalho integrado com outras áreas e após revisão, organizar um arquivo que ficará na biblioteca para que todos possam utilizar como fonte de pesquisa; Fazer um exposição no pátio da escola; Apresentar o assunto pesquisado através de teatro ou simulação de um tele-jornal.

TEMPO PREVISTO Durante todo o ano ou de acordo com os objetivos de cada professor. Esse trabalho pode ser feito com alunos do 6º ao 9º ano.

A IMPORTÂNCIA DA HEMEROTECA Diante da necessidade de melhorar os índices de leitura, análise, interpretação e escrita dos nossos alunos é que nós sugerimos a Hemeroteca como mais um instrumento complementar na divulgação de notícias da cidade, país e mundo, possibilitando a contextualização e construção do conhecimento.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA CORREIO ESCOLA. Oficina de Hemeroteca. Disponível em: <http://www.correioescola.com.br/materias/dicas_materia_hemeroteca2.shtm >. Acesso em: 6 nov. 2009. DIÁRIO DE SUZANO. Oficina de Hemeroteca ajuda a desenvolver projetos. Disponível em: <http://www.diariodesuzano.com.br/main3/conteudo.php?cod=18893>. Acesso em: 6 nov. 2009. MATOS, Rina M. R.; ROCHA, Maria N. P. Criação e divulgação de ideias através de Hemeroteca nas escolas de experiência no município de Horizonte-CE. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/livro/60ra/resumos/resumos/R0111-1.html > Acesso em: 6 nov. 2009. GONÇALVES, Gentil. Como fazer uma Hemeroteca. Disponível em: <http://gentil.pbworks.com/Como+fazer+uma+Hemeroteca > . Acesso em: 6 nov. 2009.