Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

1 Pós-Gradução Administração de Agronegócios – Citricultura e Indústria Canavieira Apresentação e Discussão do Programa 12 de Fevereiro de 2008.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE (p.t.d.)
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Painel nº 2 04 anos da IN nº 02/2008/SLTI – Avaliação dos impactos de uma nova proposta de gestão contratual.
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
Motivação, retenção do conhecimento e do aluno em um curso de Gestão de TI Mauro Cesar Bernardes Estácio Uniradial – São Paulo.
Escoteiros do Brasil Compreendendo o Papel como Formador.
AVALIAÇÃO DE INSTRUTORES
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Conquista de resultados Conquista de resultados Cursos desenvolvidos para auxiliar no estabelecimento e conquista de metas, tanto pessoais como.
O sucesso do trabalho pedagógico
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PROGRAMA GEq GESTÃO DE EQUIPES
Planejamento - Professor
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Curriculum de Engenharia Metalúrgica para os Tempos Atuais
2º ENCONTRO PRESENCIAL GSE SUPERVISORES
Decisões.
Planejamento Vamos recordar... Prof. Luciene Santoro.
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Desenvolvimento Gerencial – Funcoge
conhecimentos em resultados
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Roteiro de observação de estágio
Introdução a Engenharia Elétrica
Dale Carnegie Training®
Prof. Pedro de Seixas Corrêa
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos Gestão de Operações I
Metodologia 5W2H Quem O quê Por quê Quanto 5W2H Onde Como Quando.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Capítulo 1 A administração hoje.
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Aula 10 – Execução, Monitoramento & Controle e Encerramento
Manual de orientação EAD Gestão de Pessoas.
Curso Superior em Produção Gráfica Aula inaugural de Gestão de Pessoas
III Encontro USP-Escola 2012
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
Diagnóstico do Curso de História 1º. Semestre Disciplinas 2.Perfil dos Estudantes.
5ª Oficina de Agência e Cobrança Desafios da Aplicação dos Recursos da Cobrança Realização :Consultoria Metodológica.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Soluções para universidades corporativas
Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.
Professor Dr. Renato Vaz
Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
JOGOS DE EMPRESA 1 PROFESSOR DR. RENATO VAZ. OBJETIVOS 1. Treinamento: desenvolver nos participantes a habilidade de tomar decisões através do exercício.
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.
Transcrição da apresentação:

Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP 62

GEq - MÓDULO 3: FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES 63

FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES DIDÁTICA DO GEq DINÂMICA DE GRUPO USO DO MATERIAL TEÓRICO E MANUAIS SALA DE AULA GEq M3 64

INSTRUTOR X MULTIPLICADOR GEq M3 65

DADOS x INFORMAÇÕES DADOS: São fatos, registros, descrições, atividades, eventos que são capturados e armazenados para serem processados. TRATAMENTO: Contextualização dos dados. INFORMAÇÃO: Conjunto de dados contextualizados, relacionados segundo alguma regra, de forma a orientar o usuário para uma decisão. GEq M3 66

INFORMAÇÕES x CONHECIMENTO CONHECIMENTO: Informações organizadas e processadas que permitem ao usuário obter experiências de processos passados, melhorando suas tomadas de decisões. GEq M3 67

GESTÃO DO CONHECIMENTO DADOS TRATAMENTO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO GEq M3 68

REVISÃO M1 MÓDULO 1: GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Apresentação do programa do curso INTEGRAÇÃO Apresentação dos participantes Dinâmica: Formação dos grupos Análise de caso: Construtora Borzeguim Dinâmica: Rodas Invertidas Filme: Coca-Cola Aula 1 Gestão por Competências – MODELOS DE GESTÃO Visão, Missão, Valores e Objetivos GEq M3 69

REVISÃO M1 MÓDULO 1: GESTÃO POR COMPETÊNCIAS PLANEJAMENTO Grade do “planejumento” Planejamento Estratégico e Participativo Modelo PDCA Band of Brothers Filmes: Trocando pneus, Eu na fila do banco, Menininho Futebol Aula 2 Gestão por Competências - TIPOS DE COMPETÊNCIA GEq M3 70

REVISÃO M1 MÓDULO 1: GESTÃO POR COMPETÊNCIAS LIDERANÇA Aquecimento: Hyde Park Dinâmica: Instrumentos Musicais Orquestra Sinfônica e filme: Bolero de Ravel Questionário: Estilo de Liderança Questionário: Delegação Filmes: Martin Luther King, Hitler, Severino Cavalcanti, Ayrton Senna Aula 3 Gestão por Competências - PERFIL GEq M3 71

REVISÃO M1 MÓDULO 1: GESTÃO POR COMPETÊNCIAS GESTÃO DE EQUIPES I Dinâmica conclusiva: Jogo das Bolinhas Discussão final dos conceitos e do Módulo 1 Avaliação pautada nos objetivos do GEq GEq M3 72

REVISÃO M1 MATRIZ DE DADOS E INFORMAÇÕES PARA GESTÃO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO NO MÓDULO 1 TEMAS BASE DADOS TRATAMENTO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO INTEGRAÇÃO   PLANEJAMENTO LIDERANÇA GEq M3 73

REVISÃO M2 MÓDULO 2: COMPETÊNCIAS GERENCIAIS COMUNICAÇÃO Dinâmica: Contaminação Filme: Cometa Halley Filme: Bush e Rice Filme: Processo de Comunicação Dinâmica: Uma Nova Linguagem Filme: Telefone Aula 1 Competências Gerenciais – TIPOS DE COMPETÊNCIA Formulário Rol de Competências Gerenciais GEq M3 74

REVISÃO M2 MÓDULO 2: COMPETÊNCIAS GERENCIAIS RELAÇÕES GRUPAIS Filme: Estacionamento Dinâmica: Julgamento Filme: Sobrevivência Questionário: Preferências em situações de trabalho Aula 2 Competências Gerenciais - CENÁRIOS GEq M3 75

REVISÃO M2 MÓDULO 2: COMPETÊNCIAS GERENCIAIS CRIATIVIDADE Filmes: Espermatozóide + Cachorro + Basquete Questionário: Quadrantes Cerebrais Devolutiva: Questionário Preferências em situações de trabalho Harmonia Aula 3 Competências Gerenciais – GESTÃO DO CONHECIMENTO GEq M3 76

REVISÃO M2 MÓDULO 2: COMPETÊNCIAS GERENCIAIS GESTÃO DE EQUIPES II Dinâmica conclusiva: Autópolis Discussão final dos conceitos e do Módulo 2 Avaliação pautada nos objetivos do GEq GEq M3 77

REVISÃO M2 MATRIZ DE DADOS E INFORMAÇÕES PARA GESTÃO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO NO MÓDULO 2 TEMAS BASE DADOS TRATAMENTO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO COMUNICAÇÃO   RELAÇÕES GRUPAIS CRIATIVIDADE GEq M3 78

PLANO DE AULA GEQ - PLANO DE AULA - MÓDULO 3 - FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES – DATA: ___/___/___   09h15: DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO E FORMAÇÃO DOS GRUPOS (bexiguinha verde) 09h30: INTRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA (slide 64) + DEBATE: INSTRUTOR X MULTIPLICADOR (slide 65) 10h00: DADOS E INFORMAÇÕES, INFORMAÇÕES X CONHECIMENTO, GESTÃO DO CONHECIMENTO (slides 66 a 68) 10h45: INTERVALO 11h00: REVISÃO DE CONTEÚDO DO MÓDULO 1 (slides 69 a 72) + MATRIZ DO MÓDULO 1 (slide 73) 12h00: REVISÃO DE CONTEÚDO DO MÓDULO 2 (slides 74 a 77) + MATRIZ DO MÓDULO 2 (slide 78) 13h00: ALMOÇO 14h00: AQUECIMENTO 14h20: FINALIZAÇÃO DAS MATRIZES DOS MÓDULOS 1 E 2 14h40: APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS 15h45: INTERVALO 16h00: CONFECÇÃO DOS PLANOS DE AULA 16h30: APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA 17h10: DICAS BACANAS (slides 80 a 83) 17h20: CONCLUSÃO, COMENTÁRIOS FINAIS, AVALIAÇÃO, ENTREGA DE CERTIFICADOS GEq M3 79

16 DICAS BACANAS 1. CONCEITOS DOS 3 E’s: EFICÁCIA, EFICIÊNCIA E EFETIVIDADE (PENSAR O QUE SERÁ FEITO)   2. PAPÉIS DA EQUIPE: CONDUÇÃO, DIVISÃO DO TRABALHO E ACEITAÇÃO (HIERARQUIA) 3. PREPARAÇÃO DA SALA (E DEVOLUÇÃO DA SALA) 4. SINTONIA DA TURMA X POSTURA DOS INSTRUTORES GEq M3 80

16 DICAS BACANAS 5. DISCUSSÃO ENTRE INSTRUTORES DURANTE A EXPOSIÇÃO   6. JARGÕES UTILIZADOS (NOVOS OU CONHECIDOS) 7. CLAREZA NO INÍCIO DAS COMANDAS DAS ATIVIDADES 8. ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES GEq M3 81

16 DICAS BACANAS 9. CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS PARA USO DA EXPERIÊNCIA DA TURMA 10. MODELO DE PARTICIPAÇÃO FORÇADA DOS GRUPOS   11. LIMITAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DA TURMA 12. “BRECHA DO JORGE” GEq M3 82

16 DICAS BACANAS 13. CONTROLE DO TEMPO   14. PERGUNTAS ENVIESADAS: COMO SE VIRAR 15. AVALIAÇÃO E USO FUTURO DE INDICADORES DA AVALIAÇÃO 16. CONCEITOS DOS 3 E’s: EFICÁCIA, EFICIÊNCIA E EFETIVIDADE (REVER O QUE FOI PENSADO) GEq M3 83