Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP 62
GEq - MÓDULO 3: FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES 63
FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES DIDÁTICA DO GEq DINÂMICA DE GRUPO USO DO MATERIAL TEÓRICO E MANUAIS SALA DE AULA GEq M3 64
INSTRUTOR X MULTIPLICADOR GEq M3 65
DADOS x INFORMAÇÕES DADOS: São fatos, registros, descrições, atividades, eventos que são capturados e armazenados para serem processados. TRATAMENTO: Contextualização dos dados. INFORMAÇÃO: Conjunto de dados contextualizados, relacionados segundo alguma regra, de forma a orientar o usuário para uma decisão. GEq M3 66
INFORMAÇÕES x CONHECIMENTO CONHECIMENTO: Informações organizadas e processadas que permitem ao usuário obter experiências de processos passados, melhorando suas tomadas de decisões. GEq M3 67
GESTÃO DO CONHECIMENTO DADOS TRATAMENTO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO GEq M3 68
REVISÃO M1 MÓDULO 1: GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Apresentação do programa do curso INTEGRAÇÃO Apresentação dos participantes Dinâmica: Formação dos grupos Análise de caso: Construtora Borzeguim Dinâmica: Rodas Invertidas Filme: Coca-Cola Aula 1 Gestão por Competências – MODELOS DE GESTÃO Visão, Missão, Valores e Objetivos GEq M3 69
REVISÃO M1 MÓDULO 1: GESTÃO POR COMPETÊNCIAS PLANEJAMENTO Grade do “planejumento” Planejamento Estratégico e Participativo Modelo PDCA Band of Brothers Filmes: Trocando pneus, Eu na fila do banco, Menininho Futebol Aula 2 Gestão por Competências - TIPOS DE COMPETÊNCIA GEq M3 70
REVISÃO M1 MÓDULO 1: GESTÃO POR COMPETÊNCIAS LIDERANÇA Aquecimento: Hyde Park Dinâmica: Instrumentos Musicais Orquestra Sinfônica e filme: Bolero de Ravel Questionário: Estilo de Liderança Questionário: Delegação Filmes: Martin Luther King, Hitler, Severino Cavalcanti, Ayrton Senna Aula 3 Gestão por Competências - PERFIL GEq M3 71
REVISÃO M1 MÓDULO 1: GESTÃO POR COMPETÊNCIAS GESTÃO DE EQUIPES I Dinâmica conclusiva: Jogo das Bolinhas Discussão final dos conceitos e do Módulo 1 Avaliação pautada nos objetivos do GEq GEq M3 72
REVISÃO M1 MATRIZ DE DADOS E INFORMAÇÕES PARA GESTÃO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO NO MÓDULO 1 TEMAS BASE DADOS TRATAMENTO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO INTEGRAÇÃO PLANEJAMENTO LIDERANÇA GEq M3 73
REVISÃO M2 MÓDULO 2: COMPETÊNCIAS GERENCIAIS COMUNICAÇÃO Dinâmica: Contaminação Filme: Cometa Halley Filme: Bush e Rice Filme: Processo de Comunicação Dinâmica: Uma Nova Linguagem Filme: Telefone Aula 1 Competências Gerenciais – TIPOS DE COMPETÊNCIA Formulário Rol de Competências Gerenciais GEq M3 74
REVISÃO M2 MÓDULO 2: COMPETÊNCIAS GERENCIAIS RELAÇÕES GRUPAIS Filme: Estacionamento Dinâmica: Julgamento Filme: Sobrevivência Questionário: Preferências em situações de trabalho Aula 2 Competências Gerenciais - CENÁRIOS GEq M3 75
REVISÃO M2 MÓDULO 2: COMPETÊNCIAS GERENCIAIS CRIATIVIDADE Filmes: Espermatozóide + Cachorro + Basquete Questionário: Quadrantes Cerebrais Devolutiva: Questionário Preferências em situações de trabalho Harmonia Aula 3 Competências Gerenciais – GESTÃO DO CONHECIMENTO GEq M3 76
REVISÃO M2 MÓDULO 2: COMPETÊNCIAS GERENCIAIS GESTÃO DE EQUIPES II Dinâmica conclusiva: Autópolis Discussão final dos conceitos e do Módulo 2 Avaliação pautada nos objetivos do GEq GEq M3 77
REVISÃO M2 MATRIZ DE DADOS E INFORMAÇÕES PARA GESTÃO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO NO MÓDULO 2 TEMAS BASE DADOS TRATAMENTO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO COMUNICAÇÃO RELAÇÕES GRUPAIS CRIATIVIDADE GEq M3 78
PLANO DE AULA GEQ - PLANO DE AULA - MÓDULO 3 - FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES – DATA: ___/___/___ 09h15: DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO E FORMAÇÃO DOS GRUPOS (bexiguinha verde) 09h30: INTRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA (slide 64) + DEBATE: INSTRUTOR X MULTIPLICADOR (slide 65) 10h00: DADOS E INFORMAÇÕES, INFORMAÇÕES X CONHECIMENTO, GESTÃO DO CONHECIMENTO (slides 66 a 68) 10h45: INTERVALO 11h00: REVISÃO DE CONTEÚDO DO MÓDULO 1 (slides 69 a 72) + MATRIZ DO MÓDULO 1 (slide 73) 12h00: REVISÃO DE CONTEÚDO DO MÓDULO 2 (slides 74 a 77) + MATRIZ DO MÓDULO 2 (slide 78) 13h00: ALMOÇO 14h00: AQUECIMENTO 14h20: FINALIZAÇÃO DAS MATRIZES DOS MÓDULOS 1 E 2 14h40: APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS 15h45: INTERVALO 16h00: CONFECÇÃO DOS PLANOS DE AULA 16h30: APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA 17h10: DICAS BACANAS (slides 80 a 83) 17h20: CONCLUSÃO, COMENTÁRIOS FINAIS, AVALIAÇÃO, ENTREGA DE CERTIFICADOS GEq M3 79
16 DICAS BACANAS 1. CONCEITOS DOS 3 E’s: EFICÁCIA, EFICIÊNCIA E EFETIVIDADE (PENSAR O QUE SERÁ FEITO) 2. PAPÉIS DA EQUIPE: CONDUÇÃO, DIVISÃO DO TRABALHO E ACEITAÇÃO (HIERARQUIA) 3. PREPARAÇÃO DA SALA (E DEVOLUÇÃO DA SALA) 4. SINTONIA DA TURMA X POSTURA DOS INSTRUTORES GEq M3 80
16 DICAS BACANAS 5. DISCUSSÃO ENTRE INSTRUTORES DURANTE A EXPOSIÇÃO 6. JARGÕES UTILIZADOS (NOVOS OU CONHECIDOS) 7. CLAREZA NO INÍCIO DAS COMANDAS DAS ATIVIDADES 8. ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES GEq M3 81
16 DICAS BACANAS 9. CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS PARA USO DA EXPERIÊNCIA DA TURMA 10. MODELO DE PARTICIPAÇÃO FORÇADA DOS GRUPOS 11. LIMITAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DA TURMA 12. “BRECHA DO JORGE” GEq M3 82
16 DICAS BACANAS 13. CONTROLE DO TEMPO 14. PERGUNTAS ENVIESADAS: COMO SE VIRAR 15. AVALIAÇÃO E USO FUTURO DE INDICADORES DA AVALIAÇÃO 16. CONCEITOS DOS 3 E’s: EFICÁCIA, EFICIÊNCIA E EFETIVIDADE (REVER O QUE FOI PENSADO) GEq M3 83