Aquecimento Global Game Jam Flixel

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Transcrição da apresentação:

Aquecimento Global Game Jam Flixel Tácio Dias Palhão Mendes

Sumário Quem sou eu O que é flixel? Características Alguns exemplos de funcionalidades O jogo mais conhecido feito em flixel Porque usar Flixel Vantagens Desvantagens Q&A

Quem sou eu Tácio Dias Palhão Mendes aka, Foxtacy Analista de Sistemas Protótipo de músico Desenvolvedor de Jogos (Ou quase isso...) Experiências na área de jogos Game Jam e lições aprendidas. Meu nome é Tácio, Sou formado em Análise de Sistemas pela FAI, uma faculdade do sul de minas. Fiz um estágio de 6 meses, numa empresa lá no sul de minas chamada Keeplay Game Studios, onde eu fazia jogos com a GTGE, uma biblioteca de jogos para java, e usando o Game Maker. Participei da Game Jam ano passado junto com (apresentar os membros que estiverem na palestra). E Juntos fizemos o jogo cujo o nome era grande o suficiente para as pessoas terem de simplificar para Flying T-Rex. Nós fizemos o F-Trex ano passado usando a Chien 2 desenvolvida pelo Paulo Radtke, que também estava presente na última game Jam. A Chien exigiu da equipe muito mas MUITO trabalho de código, porque não tinhamos nos preparado adequadamente para usa-la e tirar o maior proveito em produtividade dela. Gastamos muito tempo para fazer as coisas, porque não tinhamos componentes prontos. A maior lição aprendida por mim na ultima game jam é: Preparar componentes e recursos, organiza-los, encapsula-los e classifica-los, poupa MUITO tempo, acredite. 3

O que é Flixel Engine para jogos desenvolvida em AS3 Jogos em Flash Feita por Adam “Atomic” Saltsman Similaridades entre ActionScript e outras linguagens conhecidas É uma engine desenvolvida em action script 3, uma linguagem usada pelas ferramentas gráficas da adobe como por exemplo a sua mais conhecida o Flash. A Flixel é free! e foi pensada para ser usada com ferramentas de desenvolvimento free, É facílimo de se aprender, de extender, e de personalizar. Ela foi criada por Adam "Atomic" Saltsman. Action script pra quem não sabe, é muito parecido com java e javascript, porém eu suas sintaxes são meio estranhas, mas isso não dificulta o trabalho. 4

Características É capaz de desenhar vários objetos se movimentando simultaneamente Colisões básicas entre objetos Agrupamento de desenhos para desenho, teste de colisão, partículas etc. Geração e tratamento de partículas Suporte a tilemaps Suporte a desenho de textos, salvamento de jogo e rolagem É uma engine desenvolvida em action script 3, usada pelas ferramentas gráficas da adobe como por exemplo a sua mais conhecida o Flash. Ela é free! e foi pensada para ser usada com ferramentas de desenvolvimento free, é fácilimo de se aprender, de extender, e de personalizar. Ela foi criada por Adam "Atomic" Saltsman. Action script pra quem não sabe, é muito parecido com java e javascript, porém eu suas sintaxes são meio estranhas, mas isso não dificulta o trabalho. 5

Características Inputs de mouse e teclado. Utilitários de Cor, e funções para matemática e física Gravação de replays. Debugger poderoso e interativo Sistema de cameras para splitscreens Pathfinding e Pathfollowing Reciclagem e reuso de objetos feito de forma simples! É uma engine desenvolvida em action script 3, usada pelas ferramentas gráficas da adobe como por exemplo a sua mais conhecida o Flash. Ela é free! e foi pensada para ser usada com ferramentas de desenvolvimento free, é fácilimo de se aprender, de extender, e de personalizar. Ela foi criada por Adam "Atomic" Saltsman. Action script pra quem não sabe, é muito parecido com java e javascript, porém eu suas sintaxes são meio estranhas, mas isso não dificulta o trabalho. 6

Exemplos de Funcionalidades http://flixel.org/features.html 7

O jogo mais conhecido feito em flixel Canabalt É possível fazer 2 canabalts durante a jam se você ver quão simples é o código fonte 8

Porque usar Flixel Ideal para uma Game Jam! Desenvolvimento rápido, poucas linhas de código fazem muito! Facilidades de código providas por suas características e plugins. 9

Vantagens Escreva pouco, faça muito. Você ganha tempo para se preocupar com as mecânicas de jogo, ao invés de como faze- las, muitas vezes até não precisando faze-las. Controle Permite que muitas pessoas trabalhem no jogo ao mesmo tempo. Altamente extensível! 10

Desvantagens Muito cuidado com performance! É altamente recomendável que você siga as melhores práticas recomendadas (vide Guia Rápido - Flixel.ppt em anexo) Se você quiser fazer um jogo pequeno ou médio, ela é adequada. Caso você queira fazer um jogo maior com muitas mecânicas, você precisará fazer o seu código de maneira extremamente otimizada, do contrário a performance do seu jogo não ficará aceitável. 11

Desvantagens Aceita sons e musica em formatos em mp3 a 44100 MHZ apenas (Tive alguns problemas em usar outros formatos). Seus spritesets e tilesets têm que ser organizados horizontalmente, do contrário a flixel terá problemas em ler os frames das imagens. 12

Q&A - Como o pessoal das outras áreas (visual, som, level design) trabalharia nela? Trabalho paralelo e simultâneo Ferramenta de Level Design – Flan. O pessoal da área de som e da área visual podem trabalhar em paralelo à programação. O pessoal do level design, pode usar uma ferramenta chamda Flan para gerar os tilemaps. Fazer uma ferramenta de level design, também não é muito difícil usando a flixel! Ou seja, Permite que todas as áreas trabalhem ao mesmo tempo no desenvolvimento do jogo! 13

Q&A – Mais Perguntas? 14

Contato E-Mail: Tacio.mendes@gmail.com Twitter: @Foxtacy Facebook: /tacio.mendes MSN: taciomendes@hotmail.com Portfolio de Musicas: www.foxtacy.newgrounds.com/audio 15

FIM! Obrigado!