Visão Global do Projecto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
Visão Global do Projecto
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
A Terra – Estudos e Representações/População e Povoamento Documentos AutoresProfessora Maria Manuela Moura dos Santos Costa – Escola EB Cidade de Castelo.
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
Visão Global do Projecto
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
WEBQUESTS O que é uma Webquest? Uma Webquest é uma “aventura na net”
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
COMO CRIAR… … UM PROJECTO ?.
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
TROCA AS VOLTAS À GRIPE COM A BIBLIOTECA GRIPE A.
Plano de Trabalho Docente
O Trabalho De Projecto.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Avaliação de desempenho dos docentes
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
Uma WebQuest é uma actividade orientada para a pesquisa, em que alguma, ou toda a informação com que os alunos interagem, provém de recursos na Internet.
PLANO DA MATEMÁTICA II PMII.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
O que vai ver são trechos de livros que existem nas nossas escolas, recomendados pelos Ministérios da Educação e da Saúde no documento “Educação Sexual.
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
Formação do Novo Programa de Língua Portuguesa
Autor: Paulo Fernandes da Anunciação
Departamento do Ensino Secundário
TIC 10º ano de escolaridade
Santarém Março a Julho de 2007
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Investigação e Apoio Multidisciplinar 7º e 8º Anos de Escolaridade
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
Tarefa 1 - análise SWOT da situação real
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
O que vai ver são trechos de livros que existem nas nossas escolas, recomendados pelos Ministérios da Educação e da Saúde no documento “Educação Sexual.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Documentos Autores Objectivos Software Descrição Áreas Curriculares Nível de Escolaridade Palavras-Chave Visão Global do Projecto.
ÁREA PROJECTO.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Replicação Metas Curriculares de Português
Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)- 7º ano de escolaridade Prof. Emanuel Camacho Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da.
Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas Marinheiros 4.
Visão Global do Projecto
O Barroco na Arte e na Literatura – Virtual Classroom Tour
Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR SELECÇÃO DA ACTIVIDADE Vai de encontro aos programas das duas disciplinas no 11º ano; São.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
- MODELO de VCT - Visão Global do Projecto Planificação Recursos de Ensino Avaliação Informações sobre Aluno(s)/Escola Visão Global do Projecto Planificação.
Possibilidades de avaliação com uso das TIC na Utilização do blog - professor disponibiliza links para que o aluno desenvolva a Pesquisa.
E.M.MINISTRO MARCOS FREIRE GÊNEROS TEXTUAIS Professora: MARCIA SALES ROMERO 1º ANO VESPERTINO.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Escolas Estaduais de Educação Profissional
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
QUATRO REGRAS PARA PESQUISAR NA INTERNET Regra 1 - Dê ao pesquisador (ou motor de pesquisa) muitas palavras relacionadas com o assunto em pesquisa. Regra.
Transcrição da apresentação:

Visão Global do Projecto Áreas Curriculares Todas as disciplinas Nível de Escolaridade 8º ano Aprofundar conhecimentos sobre a União Europeia numa abordagem multidisciplinar; Conhecer procedimentos inerentes à planificação e desenvolvimento de projectos interdisciplinares; Conhecer os procedimentos de pesquisa e tratamento de informação; Dominar regras conducentes a uma utilização esclarecida, segura e crítica da Internet. Objectivos Com este projecto pretende-se que os alunos conheçam o nosso espaço comum – a União Europeia - ao mesmo tempo que exploram conteúdos das diferentes disciplinas e aprendem a desenvolver um projecto de modo estruturado. O produto final será uma apresentação em aula/na escola ou um campeonato inter-turmas para testar destrezas de pesquisa na Internet/conhecimentos adquiridos. Descrição Microsoft Word, Microsoft PowerPoint, Microsoft Excel, Internet Explorer. Software União Europeia, Pesquisa, Segurança na Internet; Palavras-chave Autores Microsoft Portugal Documentos

Planificação O documento abaixo disponibilizado contém a planificação do projecto, explicitando as actividades e propondo sugestões para a realização das mesmas. A planificação do trabalho pressupõe como pano de fundo os princípios do trabalho de projecto. Em termos gerais, o projecto consiste em seis actividades, a saber: 1. Sensibilização e abordagem ao tema de trabalho, escolha da abordagem possível e âmbito de desenvolvimento. Determinação do que vai ser o produto final e organização dos grupos de trabalho. 2. Pesquisa e recolha de informação - trabalho por grupos: recolha de informação sobre os temas escolhidos. Abra os documentos Word, que se encontram na parte inferior de cada diapositivo, fazendo duplo clique nos ícones. Siga as orientações (que se encontra encontram nas caixas amarelas) para inserir informação sobre o seu projecto de aprendizagem. Uma vez que cada documento Word está embebido no diapositivo, quando concluir o seu documento Word, basta fechá-lo para regressar ao diapositivo do PowerPoint. O seu trabalho será automaticamente guardado. Documentos

Planificação (cont.) 3. Elaboração dos produtos finais (organização e tratamento da informação segundo critério e formato definidos previamente); 4. Organização da apresentação do trabalho (ou da actividade final, consoante a abordagem escolhida); 5. Dinamização da actividade (no caso do campeonato inter- turmas) ou apresentação / divulgação dos trabalhos (pode ser feita na sala de aula; em apresentação pública na escola e/ou noutro espaço; ou na Internet); 6. Avaliação. Abra os documentos Word, que se encontram na parte inferior de cada diapositivo, fazendo duplo clique nos ícones. Siga as orientações (que se encontra encontram nas caixas amarelas) para inserir informação sobre o seu projecto de aprendizagem. Uma vez que cada documento Word está embebido no diapositivo, quando concluir o seu documento Word, basta fechá-lo para regressar ao diapositivo do PowerPoint. O seu trabalho será automaticamente guardado. Documentos

Recursos de Ensino Os documentos disponibilizados em baixo são os que surgem referidos na planificação do projecto, servindo de base às actividades propostas. Os recursos apresentados incluem materiais para os alunos e para os professores, nomeadamente: Grelha-síntese das Etapas do Trabalho de Projecto; Grelha de planificação do trabalho da turma; Documento orientador da organização dos Trabalhos de Grupo; Checklist – documento que permite a professores e alunos o controlo das diferentes etapas do projecto; Neste diapositivo insira os recursos que criou para este projecto, incluindo os que são para entregar aos alunos. Como exemplos podemos referir: um documento com uma visão global sobre o projecto, uma lista com recursos da Internet e outros, orientações para projectos de Artes ou ainda instruções para os alunos sobre como trabalhar a pares no desenvolvimento de um projecto. Para inserir os seus documentos e ficheiros, siga os seguintes passos: Tenha o documento disponível no seu computador, na Intranet ou na Internet. No menu Inserir escolha Objecto. Seleccione Criar a partir de ficheiro… e clique em Procurar Procure o ficheiro que quer inserir, seleccione-o e clique OK. Seleccione Mostrar como ícone… e digite uma legenda adequada. Clique OK para adicionar a legenda e clique OK para inserir o ficheiro Arraste o ícone para a zona inferior do diapositivo, onde diz Documentos. Se as linhas de grelha não estão visíveis, pode aceder ao menu Ver > Grelhas e Guias e clicar em Mostrar a grelha no ecrã. Desta forma passará a ter uma grelha pela qual alinhar os seus ícones. As linhas não serão visíveis quando efectuar a apresentação no modo de Apresentação. Quando tiver adicionado os recursos ao diapositivo, altere o texto na caixa de texto dos Recursos de Ensino, de forma a descrever os ficheiros que foram adicionados. Documentos

Recursos de Ensino (cont.) Exemplo de questionário por país – documento exemplificativo de questões – tipo que os alunos podem elaborar para o campeonato inter-turmas; Exemplo de questionário por tema – documento exemplificativo de questões – tipo que os alunos podem elaborar para o campeonato inter-turmas (o tema escolhido é o desporto); Neste diapositivo insira os recursos que criou para este projecto, incluindo os que são para entregar aos alunos. Como exemplos podemos referir: um documento com uma visão global sobre o projecto, uma lista com recursos da Internet e outros, orientações para projectos de Artes ou ainda instruções para os alunos sobre como trabalhar a pares no desenvolvimento de um projecto. Para inserir os seus documentos e ficheiros, siga os seguintes passos: Tenha o documento disponível no seu computador, na Intranet ou na Internet. No menu Inserir escolha Objecto. Seleccione Criar a partir de ficheiro… e clique em Procurar Procure o ficheiro que quer inserir, seleccione-o e clique OK. Seleccione Mostrar como ícone… e digite uma legenda adequada. Clique OK para adicionar a legenda e clique OK para inserir o ficheiro Arraste o ícone para a zona inferior do diapositivo, onde diz Documentos. Se as linhas de grelha não estão visíveis, pode aceder ao menu Ver > Grelhas e Guias e clicar em Mostrar a grelha no ecrã. Desta forma passará a ter uma grelha pela qual alinhar os seus ícones. As linhas não serão visíveis quando efectuar a apresentação no modo de Apresentação. Quando tiver adicionado os recursos ao diapositivo, altere o texto na caixa de texto dos Recursos de Ensino, de forma a descrever os ficheiros que foram adicionados. Documentos

Avaliação A avaliação deste projecto será feita através da observação ao longo das actividades e da apresentação final. Será também essencial o momento de auto-avaliação e de hetero-avaliação dos trabalhos dos grupos por parte dos alunos. Neste sentido, sugerimos alguns documentos que podem ser úteis à avaliação: Grelha de Observação (dois modelos) – Documentos que pretendem servir de base para o registo de informações sobre o desempenho dos alunos; Ficha de apoio à apresentação – Documento que orienta os alunos na preparação de uma apresentação de um trabalho em formato electrónico (se essa for a opção tomada); Ficha de apoio à apresentação oral – Documento que apoia os alunos no que respeita aos aspectos a ter em conta aquando da apresentação oral do trabalho; Adicione neste diapositivo os materiais de avaliação que desenvolveu para o projecto. Utilize um documento Word para incluir informações sobre os critérios. Para inserir os seus documentos e ficheiros, siga os seguintes passos: Tenha o documento disponível no seu computador, na Intranet ou na Internet. No menu Inserir escolha Objecto. Seleccione Criar a partir de ficheiro… e clique em Procurar Procure o ficheiro que quer inserir, seleccione-o e clique OK. Seleccione Mostrar como ícone… e digite uma legenda adequada. Clique OK para adicionar a legenda e clique OK para inserir o ficheiro Arraste o ícone para a zona inferior do diapositivo, onde diz Documentos. Se as linhas de grelha não estão visíveis, pode aceder ao menu Ver > Grelhas e Guias e clicar em Mostrar a grelha no ecrã. Desta forma passará a ter uma grelha pela qual alinhar os seus ícones. As linhas não serão visíveis quando efectuar a apresentação no modo de Apresentação. Quando tiver adicionado os recursos ao diapositivo, altere o texto na caixa de texto Avaliação, de forma a descrever os ficheiros que foram adicionados. Documentos

Informações sobre professor / Escola www.microsoft.com/portugal www.microsoft.com/portugal/educacao europa.eu/index_pt.htm ec.europa.eu/portugal/comissao/index_pt.htm Guia para a segurança na Internet - www.internetsegura.pt/Data/Documents/GuiaSegInf_CONSORCIO.pdf