Visão Global do Projecto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

CONCURSO DE PROTÓTIPOS
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
A Terra – Estudos e Representações/População e Povoamento Documentos AutoresProfessora Maria Manuela Moura dos Santos Costa – Escola EB Cidade de Castelo.
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
Visão Global do Projecto
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto TIAGOS SOLARES PROFESSORES: VICTOR BAIRRADA ; LAURINDA ROQUE ALUNOS: INSTITUTO S. TIAGO.
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
WEBQUESTS O que é uma Webquest? Uma Webquest é uma “aventura na net”
Projecto Escola da Energia PROTÓTIPOS COM ENERGIA RELATÓRIO DE PROJECTO
COMO CRIAR… … UM PROJECTO ?.
Exploração do CD-Rom Enciclopédia Universal Formação Cívica.
Trabalhos no Word Índices
Clube dos Poetas Mortos Clube dos Poetas Mortos
A minha primeira vez… com o GSP
V Encontro de professores Ferramentas Web no ensino Rui Isidro 17 de Março de 2004.
Avaliação de desempenho dos docentes
PLANO DA MATEMÁTICA II PMII.
TRABALHO de PROJECTO Maio de 2006.
Como elaborar um trabalho de Pesquisa?
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção “Unmute” activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver.
TIC 10º ano de escolaridade
Santarém Março a Julho de 2007
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Investigação e Apoio Multidisciplinar 7º e 8º Anos de Escolaridade
CIBERESPAÇO Espaço virtual criado pelas redes de comunicação e as interconexões entre computadores multimídia.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
Tarefa 1 - análise SWOT da situação real
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Tecnologias para Apresentação de Publicidade UMa | DME | 2009 Sistemas Multimédia Nuno Santos | Paulo Teixeira |
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
ACCESS Introdução às Tecnologias de Informação II
Formação ITED Problemas e propostas de solução
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Documentos Autores Objectivos Software Descrição Áreas Curriculares Nível de Escolaridade Palavras-Chave Visão Global do Projecto.
Aula de 10 de Janeiro de 2013 Escola Secundária da Boa Nova 2013
ZONA INTERTIDAL: WEBQUEST
ÁREA PROJECTO.
Ferramenta de ensino on-line. O que é o moodle? É um pacote de software para produzir disciplinas baseadas na Internet, e sítios Web, sendo possível disponibilizar.
Ferramenta de ensino on-line Este apresentação foi adaptada de um documento produzido por José Oliveira.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)- 7º ano de escolaridade Prof. Emanuel Camacho Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da.
Visão Global do Projecto
O Barroco na Arte e na Literatura – Virtual Classroom Tour
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Projecto Escola da Energia CONCURSO DE PROTÓTIPOS RELATÓRIO FINAL
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências
- MODELO de VCT - Visão Global do Projecto Planificação Recursos de Ensino Avaliação Informações sobre Aluno(s)/Escola Visão Global do Projecto Planificação.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 deSertã 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR E ESTRUTURAR UM TRABALHO COM CORRECÇÃO 3º CICLO.
TAREFAPROCESSORECURSOSCONCLUSÃOAVALIAÇÃO Luz e cor são inseparáveis. Se não existir luz, não pode haver cor. INTRODUÇÃO.
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
Transcrição da apresentação:

Visão Global do Projecto Áreas Curriculares Tecnologias de Informação e Comunicação Nível de Escolaridade 9º Ano Pesquisar, seleccionar, tratar e apresentar informação sobre um tema proposto; Desenvolver competências de utilização do PowerPoint. Objectivos Descrição Os alunos vão apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o que aconteceu no mundo desde que as tecnologias em geral, nomeadamente as TIC, se disseminaram. Os trabalhos realizados (por grupos de dois alunos) serão apresentados no final do projecto e, se possível, publicados na Internet. MS PowerPoint; MS Word; Internet Explorer Software Office 2007; MS PowerPoint; MS Word. Palavras-chave O Template: Fornecemos-lhe este exemplo de VCT para o ajudar a criar os seus próprios VCT. Use o modelo para registar um projecto de aprendizagem desenvolvido nas suas aulas e que, na sua opinião, foi especialmente bem sucedido. Depois, partilhe esse mesmo projecto com outros professores da sua escola, da sua área ou até de outros países. Como fazer: Siga as indicações constantes nos diapositivos e nas respectivas Notas para inserir a informação acerca do seu projecto. Pode também seguir as orientações dos documentos Word embebidos neste PowerPoint. Quando terminar de introduzir toda a informação pertinente que lhe é pedida apague as orientações. Nos diapositivos pode digitar a informação sobre as orientações que são dadas ou então seleccioná-las uma de cada vez e carregar na tecla Delete. Nos documentos Word, digite a informação debaixo de cada caixa amarela. Quando terminar, seleccione a caixa ou clique em cima da mesma com o botão do lado direito do rato e apague-a carregando na tecla Delete. Nota: Para inserir o título do seu VCT, precisa de aceder ao menu Ver > Modelos Globais. Introduza o título no diapositivo principal e depois escolha Fechar Vista de Modelos Globais. Isto fará o título aparecer em todos os diapositivos. Como guardar: Para guardar o seu VCT de modo a que possa vir a ser alterado, aceda ao menu Ficheiro, escolha Guardar como… e guarde o seu documento como Apresentações (*ppt). Lembre-se que deve atribuir-lhe um nome que identifique o projecto. Para partilhar o seu VCT, o melhor será guardá-lo, também, com o tipo Apresentação do PowerPoint (*pps) , escolhendo esta opção na lista pendente em Tipo de ficheiro. na caixa de diálogo Guardar como. O seu VCT ficará, assim, pronto para ser distribuído em versão “só de leitura”. Autores Microsoft Portugal Documentos

Planificação O documento disponibilizado abaixo contém a planificação do projecto, explicando as actividades e propondo sugestões de realização das mesmas. Em termos gerais, este projecto consiste em oito actividades, a saber: Introdução ao MS PowerPoint; Exploração da “Minha primeira apresentação”, como primeira manipulação das ferramentas do PowerPoint; Apresentação do projecto e definição dos respectivos sub-temas do trabalho; Pesquisa e planificação; Início da apresentação electrónica, definindo a estrutura e inserindo o texto; Conclusão da apresentação electrónica, incluindo imagens e animações; Preparação da apresentação oral; Apresentação oral. Abra os documentos Word, que se encontram na parte inferior de cada diapositivo, fazendo duplo clique nos ícones. Siga as orientações (que se encontra encontram nas caixas amarelas) para inserir informação sobre o seu projecto de aprendizagem. Uma vez que cada documento Word está embebido no diapositivo, quando concluir o seu documento Word, basta fechá-lo para regressar ao diapositivo do PowerPoint. O seu trabalho será automaticamente guardado. Documentos

Recursos de Ensino Os documentos disponibilizados em baixo são os que surgem referidos na planificação do projecto, servindo de base às actividades propostas. Os recursos apresentados incluem materiais para os alunos e para os professores, nomeadamente: A minha primeira apresentação – apresentação electrónica para a primeira exploração do PowerPoint. Guião para a 1ª apresentação – tarefas a realizar pelos alunos sobre o ficheiro A minha primeira apresentação. Definição dos trabalhos – documento para apoiar os alunos a determinar o problema e os sub-temas dos seus trabalhos. Resolução de problemas – indicações sobre a metodologia de resolução de problemas. Neste diapositivo insira os recursos que criou para este projecto, incluindo os que são para entregar aos alunos. Como exemplos podemos referir: um documento com uma visão global sobre o projecto, uma lista com recursos da Internet e outros, orientações para projectos de Artes ou ainda instruções para os alunos sobre como trabalhar a pares no desenvolvimento de um projecto. Para inserir os seus documentos e ficheiros, siga os seguintes passos: Tenha o documento disponível no seu computador, na Intranet ou na Internet. No menu Inserir escolha Objecto. Seleccione Criar a partir de ficheiro… e clique em Procurar Procure o ficheiro que quer inserir, seleccione-o e clique OK. Seleccione Mostrar como ícone… e digite uma legenda adequada. Clique OK para adicionar a legenda e clique OK para inserir o ficheiro Arraste o ícone para a zona inferior do diapositivo, onde diz Documentos. Se as linhas de grelha não estão visíveis, pode aceder ao menu Ver > Grelhas e Guias e clicar em Mostrar a grelha no ecrã. Desta forma passará a ter uma grelha pela qual alinhar os seus ícones. As linhas não serão visíveis quando efectuar a apresentação no modo de Apresentação. Quando tiver adicionado os recursos ao diapositivo, altere o texto na caixa de texto dos Recursos de Ensino, de forma a descrever os ficheiros que foram adicionados. Documentos

Recursos de Ensino (cont.) Lista de sítios – endereços web onde se podem encontrar informações sobre o tema do projecto. Avaliação de sítios web – critérios para avaliar a fiabilidade das informações encontradas online. Contrair informação – documento de apoio à fase inicial de elaboração de textos para a apresentação electrónica. Preparar a apresentação – sugestões a ter em conta pelos alunos na preparação das apresentações orais. Checklist final – lista de verificação, para o professor e para os alunos, da realização das diferentes fases do projecto. Neste diapositivo insira os recursos que criou para este projecto, incluindo os que são para entregar aos alunos. Como exemplos podemos referir: um documento com uma visão global sobre o projecto, uma lista com recursos da Internet e outros, orientações para projectos de Artes ou ainda instruções para os alunos sobre como trabalhar a pares no desenvolvimento de um projecto. Para inserir os seus documentos e ficheiros, siga os seguintes passos: Tenha o documento disponível no seu computador, na Intranet ou na Internet. No menu Inserir escolha Objecto. Seleccione Criar a partir de ficheiro… e clique em Procurar Procure o ficheiro que quer inserir, seleccione-o e clique OK. Seleccione Mostrar como ícone… e digite uma legenda adequada. Clique OK para adicionar a legenda e clique OK para inserir o ficheiro Arraste o ícone para a zona inferior do diapositivo, onde diz Documentos. Se as linhas de grelha não estão visíveis, pode aceder ao menu Ver > Grelhas e Guias e clicar em Mostrar a grelha no ecrã. Desta forma passará a ter uma grelha pela qual alinhar os seus ícones. As linhas não serão visíveis quando efectuar a apresentação no modo de Apresentação. Quando tiver adicionado os recursos ao diapositivo, altere o texto na caixa de texto dos Recursos de Ensino, de forma a descrever os ficheiros que foram adicionados. Documentos

Avaliação A avaliação deste projecto será feita, por um lado, através da observação e da auto-avaliação por parte dos alunos, e por outro através da análise do produto final. Relativamente ao produto final, os critérios a avaliar devem ser definidos no início do projecto pelo professor, em conjunto com os alunos, de acordo com as características da turma. Para apoiar a observação do trabalho dos alunos, sugerimos dois documentos que podem ser úteis à avaliação: Grelha de Observação (dois modelos) – Documentos que pretendem servir de base para o registo de informações sobre o desempenho dos alunos. Adicione neste diapositivo os materiais de avaliação que desenvolveu para o projecto. Utilize um documento Word para incluir informações sobre os critérios. Para inserir os seus documentos e ficheiros, siga os seguintes passos: Tenha o documento disponível no seu computador, na Intranet ou na Internet. No menu Inserir escolha Objecto. Seleccione Criar a partir de ficheiro… e clique em Procurar Procure o ficheiro que quer inserir, seleccione-o e clique OK. Seleccione Mostrar como ícone… e digite uma legenda adequada. Clique OK para adicionar a legenda e clique OK para inserir o ficheiro Arraste o ícone para a zona inferior do diapositivo, onde diz Documentos. Se as linhas de grelha não estão visíveis, pode aceder ao menu Ver > Grelhas e Guias e clicar em Mostrar a grelha no ecrã. Desta forma passará a ter uma grelha pela qual alinhar os seus ícones. As linhas não serão visíveis quando efectuar a apresentação no modo de Apresentação. Quando tiver adicionado os recursos ao diapositivo, altere o texto na caixa de texto Avaliação, de forma a descrever os ficheiros que foram adicionados. Documentos

Informações sobre professor / Escola www.microsoft.com/portugal www.microsoft.com/portugal/educacao