SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Projeto de Sistemas Análise Orientada a Objetos 2011/02 UNIPAC – Araguari FACAE - Faculdade de Ciências Administrativas e Exatas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Engenharia de Software
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula 11
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula 10
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula 7
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula 9
15/1/2014 Professor Leomir J. Borba- – CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS.
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula 9
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula 7
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula 12
(Unified Modeling Language)
Identificando requisitos
Rational Unified Process(RUP)
Cartões CRC (Class Responsibility Card)
APSI III Aline Vasconcelos
Professora: Aline Vasconcelos
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Análise e Projeto de Sistemas
Introdução ao RUP Rational Unified Process
Introdução a Engenharia de Software
RUPinho Qualidade de Software
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Expansão dos Casos de Uso
Visão Geral do RUP.
Modelagem de Software.
Grupo de Desenvolvimento de Software - GDS
Análise e Projeto de Sistemas
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Fase de Elaboração: Fluxo de Análise Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
UML Modelagem e Programação Orientada a Objetos
Introdução a Desenvolvimento de Sistemas
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
Introdução a Desenvolvimento de Sistemas
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
Apresentação da Disciplina Modelagem de Software
Laboratório de Programação
Análise e Especificação de Requisitos © 2001 Jaelson CastroInformações Gerais 1 Análise e Especificação de Requisitos - IF119 Centro de Informática Jaelson.
Professora Cláudia Abreu Paes
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Programação Orientada a Objetos 2
Tarciane Andrade Análise de Casos de Uso Tarciane Andrade
CIn-UFPE1 © 2003, Alexandre Vasconcelos Visão Geral do RUP.
Análise de Casos de Uso Rafael Duarte Alexandre Mota [rmd,
PLANO DE ENSINO Engenharia de Software
Engenharia de Software
Modelagem Orientada a Objetos Especialização em Engenharia de Software PUCPR 1999.
PLANO DE ENSINO Projeto de Sistemas Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Mestrando em Ciências da Computação.
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2012 Professor Leomir J. Borba-
A linguagem unificada de modelagem
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
CIn-UFPE1 UML Uma linguagem unificada de modelagem Visão Geral.
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
13/10/20151 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula 11 Professor Leomir J. Borba- –
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
APS II Análise e Projeto de Sistemas de Informação II
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Projeto de Sistemas Análise Estruturada/Essencial 2011/02 UNIPAC – Araguari FACAE - Faculdade de Ciências Administrativas e Exatas.
18/1/2016 Professor Leomir J. Borba- – CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS.
Engenharia de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Plano da Disciplina.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Engenharia de Software Ludimila Monjardim Casagrande 2º Semestre Plano da Disciplina.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Projeto de Sistemas I 2009/02 UNIPAC – Araguari FACAE - Faculdade de Ciências Administrativas e Exatas.
Memória de Aula 07: Desenvolvimento de Sistemas Diagramas de Sequência
Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Projeto de Sistemas Análise Orientada a Objetos 2011/02 UNIPAC – Araguari FACAE - Faculdade de Ciências Administrativas e Exatas

Projeto de Sistemas (AOO) - Objetivos Desenvolvimento de software é um processo complexo que, se não muito bem gerenciado, falha. A complexidade das aplicações ultrapassa a capacidade de desenvolvimento de muitas equipes que desenvolvem software. Como resultado, gerenciar riscos no processo de desenvolvimento, em fase de aprendizado no ensino superior, de maneira efetiva, tem sido reconhecido como fator-chave no desenvolvimento bem sucedido de software.

EMENTA Implementação do Projeto concebido na disciplina Análise de Sistemas II (Orientada a Objetos). Transcrever a solução a ser informatizada, em especificações técnicas, compondo um projeto de sistemas (UML). Validação - Verificação e Teste do Software (Linguagem Orientada a Objetos).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Formação de grupos de trabalho para o projeto. Descrição e modelagem do Sistema Orientado a Objetos (Análise Orientada a Objetos). 1. Diagramas da UML 1.1. Diagramas Estruturais Diagrama de Classes Diagrama de Objetos 1.2. Diagramas Comportamentais Diagrama de Casos de Uso Diagrama de Sequência Diagrama de Atividades Diagrama de Estados Implementação da Base de Dados Implementação do Aplicativo. Validação – Verificação

BIBLIOGRAFIA BÁSICA JACOBSON, Ivar; BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James; UML Guia do Usuário. Rio de Janeiro, Bezerra, E. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML. Campus, LARMAN, CRAIG. Utilizando UML e Padrões. Porto Alegre: Bookman, 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Matos, A. V. UML Prático e Descomplicado. Érica, Page-Jones, Meilir. Fundamentos do Desenho Orientado a Objeto com UML. Makron Books, JACOBSON, Ivar; BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James; The Unified Software Development Process. Massachusetts: Addison-Wesley, 1999.

Projeto - O que é O Projeto tem como objetivo realizar a análise, modelagem UML e implementação de um caso prático. Um Projeto poderá ser desenvolvido por um único aluno ou por uma dupla; essa decisão será tomada sem a interferência dos professores. O tema de um Projeto é de livre escolha do grupo (1 aluno ou uma dupla) e poderá abordar ou não uma situação real, isto é, ter ou não um “usuário real”.

Projeto - O que é Uma vez escolhido, o tema deverá ser aprovado pelo professor, de forma que um mesmo tema não seja objeto de trabalho de diferentes grupos do mesmo período letivo ou repita um assunto abordado em períodos anteriores. Os temas aprovados serão registrados pelo professor, juntamente com os componentes do grupo. Os trabalhos serão acompanhados pelo professor durante suas aulas e por . A não-apresentação do projeto, influirá negativamente na nota de "participação individual" de todos os componentes do grupo.

Projeto - O que é A ferramenta CASE BPwin/ERwin deverá ser usada para a elaboração do modelo de dados do Projeto e estará disponível nos Laboratórios. Problemas de compatibilidade e atrasos, não serão tolerados. O Projeto está dividido em 3 partes, conforme indicação assinalada no roteiro no final deste arquivo, e deverá ser entregue impresso em papel comum e em CD, nas datas pré-definidas. A não entrega de uma das partes, acarretará nota zero para a mesma.

Roteiro do Projeto Descrição da Empresa Contexto do Projeto (Descrição do sistema atual) Descrição essencial (e numerada) Documentação dos atores e casos de uso Diagrama de “ use cases” do sistema Diagrama de Classes do sistema Diagrama de Objetos do sistema Cartões CRC Diagramas de Interação (Modelo de interações) Diagramas de Seqüência (1 para cada Caso de Uso) Diagramas de Colaboração (mínimo 3) Diagramas de Transição de Estados (modelagem de estados – mínimo 3) Implementação da Base de Dados Implementação do Aplicativo.

Projeto - Roteiro 1) Descrição da empresa: (1a. Parte) Neste item, o aluno deverá descrever resumidamente a empresa/organização escolhida, informando sua missão, seu ramo de negócios, seu porte (quantidade estimada de funcionários e filiais, se houver), localização, histórico (data aproximada do início da atividade, sócios, etc), mercado consumidor ( poder aquisitivo, idade, sexo e escolaridade do público alvo ) e concorrência ( direta e indireta ). Mínimo 02 pgs (A4, arial 12 e espaçamento 1,5) Capa, Índice e Bibliografia

Projeto - Roteiro 2) Descrição do Sistema Atual: (1a. Parte) Indicar a área do sistema que será modelada, descrevendo o funcionamento atual de cada item a ser considerado na proposta do novo sistema, seu ambiente e a interface com outras áreas da empresa. Caso a funcionalidade seja nova, descreva os procedimentos (informatizados ou manuais) de um concorrente. Resumir os problemas encontrados no sistema atual e a solução proposta para cada um; caso o sistema a ser modelado se refira a uma nova função, descrever a motivação da proposta. Mínimo 02 pgs (A4, arial 12 e espaçamento 1,5)

Projeto - Roteiro 3) Modelagem UML: (1a. Parte) Descrição essencial (e numerada) Elaborar a Lista de Eventos numerada, contendo a descrição de cada evento, seu tipo, estímulo gerador e ação ativada; as repostas internas e externas produzidas pela ação. A Lista de Eventos deverá apresentar no mínimo quinze (15) eventos e no máximo vinte (20). Documentação dos atores e casos de uso Diagrama de “ use cases” do sistema Diagrama de Classes do sistema Diagrama de Objetos do sistema

Projeto - Roteiro 4) Modelagem UML: (2a. Parte) Cartões CRC Diagramas de Interação (Modelo de interações) Diagramas de Seqüência (1 para cada Caso de Uso) Diagramas de Colaboração (mínimo 3) Diagramas de Transição de Estados (modelagem de estados – mínimo 3)

Projeto - Roteiro 5) Modelo de Dados: (2a. Parte) Implementação da Base de Dados - ERWin. 6) Implementação do Aplicativo - Linguagem OO (3a. Parte)

Projeto - Entrega Datas Importantes Entrega da 1a. parte do Projeto: Entrega da 2a. parte do Projeto: Entrega da 3a. parte do Projeto: Bom trabalho!