Descubra os Nativos da América do Norte e sua Cultura

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Transcrição da apresentação:

Descubra os Nativos da América do Norte e sua Cultura Olá. Chamo-me Jeannette Hoessel e sou professora de ESL (inglês como segunda língua) da 6a e 7a séries no Clinton Middle School em Clinton, Massachusetts. Entre os 900 estudantes do Clinton Middle School, 200 são bilíngües. Entretanto, somente cerca de 45 estudantes estão atualmente recebendo serviços de ESL no programa bilíngüe. Esta unidade integrada de ensino, designada Descobrindo os Nativos da América do Norte e sua Cultura, se encaixa bem na estrutura programática de ESL no Clinton Middle School, já que durante o ano planejamos unidades temáticas e integramos as disciplinas, incluindo tecnologia. Estou encantada de ter a oportunidade de lhes mostrar este plano de aula. Jeannette Hoessel Clinton Middle School Clinton, Massachusetts, EUA

Visão Geral Os alunos estudam quatro regiões de Índios Nativos da América do Norte. Eles escolhem uma das regiões e criam um boletim aos pais, uma apresentação em Microsoft PowerPoint e um site da Web. Eles realizam pesquisas através de instruções dirigidas. Eles mantém um registro trabalho e pastas do “trabalho em progresso”. Eles editam o trabalho dos colegas usando as grades de avaliação desenvolvidas pelo professor. Começamos o plano estudando os índios da região Eastern Woodland na sala de aula. Os alunos então escolhem uma das três regiões de índios nativos da América do Norte para pesquisar. Eles desenvolvem um boletim para seus pais, uma apresentação em PowerPoint e uma página na Internet para transmitir o que aprenderam. Eles realizam a pesquisa por meio de instruções específicas emitidas pelo professor de cada disciplina (linguagem, matemática, biologia e ciências sociais). Cada dia eles apanham os materiais para trabalharem a seu próprio ritmo. Eles completam registros diários, mantém pastas com anotações sobre o “trabalho em progresso” e trocam idéias com o professor diariamente. Cada manhã, e antes da saída, temos uma “reunião” com a turma para discutir os problemas e preocupações que eles possam ter tido com a unidade. Apostilas de suporte são colocadas nas salas de aula no devido tempo, os alunos são divididos em pares ou em grupos para algumas das atividades, como por exemplo a confecção de artesanato indígena ou o trabalho com o diagrama de Venn. Os estudantes editam o trabalho dos colegas usando uma grade de avaliação que preparei especificamente para esta lição. As unidades básicas da grade curricular da matéria (ESL), tais como informação pessoal, alimentação, vestuário, moradia, atividades diárias, ferramentas, meios de transporte, viagens, diversão e mais tarde, cuidados médicos e o corpo humano – também estão integrados nesta unidade.

Resultados da Lição Ter um “panorama geral” Identificar as crenças e valores dos Índios Nativos norte- americanos em histórias e lendas folclóricas Comparar duas lendas folclóricas usando um diagrama Venn Usar uma variedade de recursos de pesquisa Usar uma grade de avaliação para avaliar o trabalho dos outros Completar uma auto-avaliação Uma das minhas primeiras metas é que os estudantes tenham um “panorama geral” neste estudo sobre a cultura dos índios norte-americanos. Algumas das perguntas que uso para focalizar a matéria incluem: Quem foram os Nativos da América do Norte? Onde moravam? De que maneira o meio ambiente influenciou seu estilo de vida? Qual a contribuição que deram à nossa Nação? Adicionalmente, ao completarem a unidade, eu espero que os meus alunos sejam capazes de mostrar o resultado da aprendizagem: Identificar as crenças e valores dos índios norte-americanos em histórias e lendas folclóricas; Comparar duas lendas folclóricas em um diagrama de Venn; Usar uma variedade de recursos de pesquisa; Usar uma grade de avaliação para avaliar o trabalho dos outros; Completar uma auto-avaliação; Registrar suas atividades e pensamentos todos os dias em um diário; Registrar atividades e pensamentos todos os dias em um diário

Resultados da Lição, cont. Criar um site na Web Seguir indicações para reproduzir um artesanato dos Índios norte-americanos Usar uma câmera digital para tirar fotos das atividades sendo desenvolvidas Importar ilustrações assim como gráficos para incrementar o projeto Resumir os conhecimentos obtidos em uma apresentação usando o PowerPoint Catherine M. Minden: Jack: are we including this worksheet “Information Learned…”? Or is it something teachers will have to create themselves? (continuado) Projetar uma página Web que reúna todas as atividades da unidade; Fazer um artesanato indígena seguindo instruções; Usar uma câmera digital para tirar fotos à medida que progridam as atividades; Importar suas próprias ilustrações assim como gráficos para otimizar o projeto; Pesquisar uma das regiões indígenas da América do Norte e resumir os conhecimentos obtidos durante a pesquisa em uma apresentação usando PowerPoint; Aprender o suficiente das apresentações dos outros pra completar uma planilha denominada “Informação Obtida das Apresentações dos Estudantes”; Completar uma planilha denominada “Informação Obtida através das Apresentações dos Colegas”

Resultados da Lição, cont. Usar vocabulário novo; corrigir gramática Organizar o assunto através do uso de “modelos” de categorias Saber como incluir fotos escaneadas Elaborar um boletim simples Descobrir mais fatos “verídicos” sobre os Índios da América do Norte Identificar regiões dos EUA e seu clima (continuado) Mostrem compreensão do significado do novo vocabulário adquirido; Editem trabalho para transformação em maiúsculas, pontuação, estrutura da orações e ortografia; Organizem o tema mediante a utilização de “modelos” de categorias; Saibam como incluir no trabalho fotos escaneadas; Elaborem um boletim simples consistindo de duas histórias dando ênfase às atividades em sala de aula e projetos, para envolver os pais no mesmo e mantê-los informados; Descubram mais fatos “verídicos” sobre os índios nativos norte-americanos; Identifiquem as regiões dos EUA e seu clima; Usem tecnologia tanto para obter informação como para apresentá-la. Usar tecnologia tanto para obter informação como para apresentá-la

Pré-Requisitos Conhecimentos básicos de digitação Conhecimentos básicos do PowerPoint Saber usar um dicionário Antes de começar esta unidade, presumo que meus alunos estão familiarizados com noções básicas de digitação e que sabem como inserir um título em um documento do Microsoft Word, e talvez também inserir algumas figuras. Apesar de alguns alunos novos chegarem com poucas noções básicas, eu espero que eles sejam capazes de criar uma apresentação muito simples em PowerPoint e/ou uma página Web e boletim. Também espero que os meus alunos saibam utilizar um dicionário.

Material Necessário Para o Projeto de Artes Tecnologia Cartolina de 9" Fio de algodão Furador de papel Contas coloridas Plumas Pastas (para manter “Trabalho em Progresso”) Tecnologia 2 computadores na sala de aula Laboratório de computação para instruir os estudantes Scanner Câmera Digital Telão para apresentações Nos próximos dois slides incluo a lista de materiais necessários para esta unidade, incluindo o hardware e software, assim como a lista de material necessário para o projeto de arte e outros suprimentos básicos.

Material Necessário, cont. Software Microsoft Word 2000 PowerPoint 2000 Microsoft Publisher CD-ROM de WordArt Navegador de Internet Microsoft Encarta Suprimentos Papel de jornal Marcadores Papel fotográfico Software e suprimentos necessários estão listados neste slide.

Recursos na Internet http://www.ableza.org/dodont.html Lista o que se deve e não se deve fazer ao ensinar sobre os nativos dos EUA. http://www.minorities-jb.com/villages/native/Article_Detail.asp?Article_ID=1528 Discute problemas relacionados com o ensino sobre os índios na escola. http://www.germantown.k12.il.us/html/woodland2.html Bom material para alunos do 1o Grau Maior sobre as culturas dos índios da América do Norte. Inclui fotos. http://www.nativetech.org/scenes/index.html Excelente informação sobre os índios da região silvícola oriental. As fotos e artigos têm direitos autorais. http://bvsd.k12.co.us/~newellm/Immigration/resources.html Contém sites culturais relacionados com a imigração. Catherine M. Minden: Jack, in the second description, should that say “Native American Indian education”? Este slide fornece uma relação dos principais recursos na Internet que eu achei particularmente úteis ao desenvolver este plano de estudo. http://www.puzzlemaker.com Ótimo site para fazer quebra-cabeças com o material contido.

Procedimento: Dia 1 Pergunte aos alunos o que sabem sobre os índios da América do Norte e o que gostariam de aprender. Registre suas respostas em um jornal. Introduza vocabulário da unidade; faça alguns ditados. Mostre a apresentação Eastern Woodland Indians PowerPoint . Apresente aos alunos uma lista de categorias que servirão de guia para a pesquisa. Começo a unidade perguntando a meus alunos o que sabem sobre os índios nativos da América do Norte e o que gostariam de aprender. Registramos suas respostas em um boletim impresso. Também passo uma relação do novo vocabulário ou dou uma definição do significado de cada palavra. Ao mesmo tempo, faço alguns testes orais usando as palavras do vocabulário até que os alunos sejam capazes de lembrar a maioria. A seguir, mostro a apresentação em PowerPoint que eu desenvolvi sobre os índios da região Eastern Woodland. Nessa apresentação, existem oito categorias que servirão de esboço para a pesquisa feita pelos estudantes em si.

Procedimento: Dia 1, cont. Comece com a primeira categoria e leia toda a informação junto com os alunos. Faça algumas perguntas para testar a compreensão; assinale fatos importantes. Faça com que diferentes alunos leiam cada um dos slides. Divida a turma em pequenos grupos para ver quanta informação eles podem preencher em cada uma das categorias. Reúna novamente a turma e faça com que os estudantes compartilhem suas respostas. Começo pela primeira categoria e leio toda a informação a meus alunos. Depois faço algumas perguntas e faço algumas perguntas para ver se entenderam direito e aponto alguns fatos importantes. Também chamo um aluno ou dois para ler cada slide. Ao terminar a apresentação dos slides, eu divido a turma em pequenos grupos e dou a cada grupo uma lista de categorias (tais como Locação, Moradia, ou Ferramentas e Armas) para ver quanta informação eles podem preencher sobre cada categoria. Ao terminar, faço os estudantes se reagruparem para compartilharem suas respostas, que depois são arquivadas e impressas em um boletim. Finalmente, usando o vocabulário adquirido, os estudantes anotam em seu diário suas reações. Faça com que os alunos criem um boletim com seus conhecimentos e preencham o diário.

Procedimento: Dia 2 Explique o projeto da apresentação em PowerPoint aos alunos. Distribua uma apostila sobre o planejamento da apresentação, onde os estudantes devem registrar suas metas, qual a categoria de sua apresentação, e uma descrição de cada slide. Revise com eles os conceitos (grade de avaliação) de avaliação. Introduza os diferentes recursos disponíveis. Dê instruções para que iniciem o trabalho de pesquisa. No segundo dia, eu explico aos estudantes como devem fazer para desenvolver sua própria apresentação em PowerPoint. Faço com que cada um dos alunos faça uma lista em um slide do “Roteiro de Planejamento” da categoria ele ou ela irão apresentar. Depois dou instruções aos estudantes de como devem completar o roteiro de planejamento para cada slide da própria apresentação. Também faço com eles uma revisão da grade de avaliação, e dou uma relação dos diferentes recursos disponíveis para fazer a pesquisa. Finalmente, instruo os estudantes para começarem seu trabalho de pesquisa.

Procedimento: Dia 3 Programe os estudantes para terem um aula sobre PowerPoint no laboratório de computação. A seguir… Os estudantes continuam fazendo a pesquisa, usando a Internet, até que o roteiro planejado esteja completo. Os estudantes se referem continuamente à grade de avaliação. Os estudantes editam o trabalho dos colegas usando a grade de avaliação. No terceiro dia, programo uma aula de PowerPoint no laboratório de computação. Após a mesma, os alunos continuam sua pesquisa na Internet até terem completado o roteiro planejado. Lembro aos alunos que olhem freqüentemente a grade de avaliação para ver se cobriram todos os pontos ali indicados.

Procedimento: Dia 3, cont. A seguir: Introduza o boletim. Faça os alunos preencherem a Guia de Planejamento do Boletim. Programe uma aula no laboratório de computação sobre como criar um boletim usando o Microsoft Publisher. A seguir dou uma introdução ao boletim e explico que seu propósito é informar aos pais o que está acontecendo na sala de aula e o que estão estudando. Os estudantes preenchem a guia de planejamento do boletim. Logo depois, planejo uma aula no laboratório de computação sobre como criar um boletim. Os meus alunos seguem o mesmo procedimento já feito com a apresentação em PowerPoint. Eles trabalham independentemente em estações de trabalho dirigidas. Permita que os estudantes trabalhem independentemente em estações de trabalho dirigidas.

Procedimento: Dia 3, cont. Depois: Leia “The Sign of the Beaver” por Elizabeth George Speare. Faça com que os seus alunos escrevam uma redação descrevendo os elementos nativos da América do Norte nesta história. Leia duas lendas folclóricas. Em pares, complete um diagrama de Venn. Uma vez que os estudantes tenham um conhecimento básico sobre o estilo de vida dos índios nativos da América do Norte, lemos a história The Sign of the Beaver de Elizabeth George Speare. Depois de um debate na sala de aula e depois que os estudantes tenham respondido algumas perguntas sobre interpretação de texto, eles escrevem uma redação descrevendo os elementos relacionados com os nativos norte-americanos na história. Também há uma grade de avaliação para essa redação. Depois lemos duas lendas folclóricas. Em pares, completam um diagrama de Venn para comparar e contrastar a história. Procuramos pelas influências desses elementos nativos nas histórias e as registramos em um boletim. Terminamos com outro debate na sala de aula.

Procedimento: Dia 3, cont. A seguir: Os estudantes criam um Apanhador de Sonhos Chippewa . Tiram uma fotografia do produto final com uma câmera digital e a escaneiam para uso futuro. Finalmente: Os estudantes criam uma página na Internet, usando a Guia de Planejamento de Página Web. A seguir, os estudantes criam um “Apanhador de Sonhos” da tribo Chippewa. Ao terminarem, eles tiram uma foto do produto acabado usando uma câmera digital e escaneiam a foto para uso futuro. Finalmente, depois de terem uma aula instrutiva sobre a construção de uma página Web, eles começam a criar sua própria página. Começamos igualmente com um planejamento da página e explicação do significado da mesma. O objetivo é que os estudantes resumam em seis páginas todos os conhecimentos adquiridos e atividades relacionadas. É dado aos estudantes o título de cada página, e novamente referem-se à grade de avaliação para atingir seus objetivos. O site depois é avaliado de acordo com essa rubrica. Eles englobam todas as atividades e pesquisa em seis páginas.

Modificações Para o aluno com dificuldades Providencie objetos visuais Minimizar quantidade de trabalho Para o aluno dotado Geralmente espere mais criatividade, variedade de materiais de pesquisa, e pesquisa mais aprofundada O plano de aula pode ser modificado tanto para o aluno com dificuldades quanto para o dotado. Para os estudantes com dificuldades, minimizo a quantidade de trabalho e/ou forneço elementos visuais adicionais. Por exemplo, posso fazer uma relação das novas palavras do vocabulário que eles têm dificuldade em compreender, e colocá-las em uma “colcha de retalhos” de aprendizagem (uma página dividida em quadrados, onde cada quadrado tem uma palavra e o estudante a ilustra). Quero que meus alunos entendam cada palavra e sejam capazes de utilizá-la. No caso dos alunos dotados, eu espero maior criatividade, mas variedade no material de pesquisa, e uma pesquisa mais aprofundada.

Avaliação Os estudantes usam a seguinte grade de avaliação para a apresentação em PowerPoint, boletim, e página Web para avaliar o trabalho dos colegas e também fazer uma auto-avaliação. Os professores usam a grade de avaliação para dar notas ao trabalho estudantil. Grade de Avaliação do Boletim Grade de Avaliação da Apresentação em PowerPoint Grade de Avaliação da Página Web Para dar notas ao trabalho, utilizo a grade de avaliação para a apresentação em PowerPoint, o boletim, e página Web. Os alunos também usam essa rubrica para avaliar o trabalho dos colegas e para fazerem uma auto-avaliação.

Benefícios Otimiza a grade curricular no ensino de Inglês como idioma estrangeiro Dá aos estudantes prática extensiva, necessária à aprendizagem do idioma Expõe os estudantes ao material de ensino de forma mais dinâmica Acredito que este plano de aula traz muitos benefícios aos estudantes de Inglês como segunda língua. Por exemplo, a criação da apresentação em PowerPoint, boletim e página na Internet, otimiza todas as áreas curriculares do estudo de Inglês: leitura, redação, conversação e compreensão oral. Estas ferramentas fornecem excelentes elementos visuais. Também dão aos estudantes oportunidade de praticar, já que eles repetem e lêem ou revisam inúmeras vezes o mesmo ponto, o que é importante para a aquisição de fluência no idioma. Finalmente, os alunos aprendem sobre os índios nativos da América do Norte em uma maneira mais dinâmica. Obrigado pela oportunidade de compartilhar este plano de aula com vocês. Espero que o desfrutem.

Obrigado por usar o site Educacional da Microsoft Obrigado por usar o site Educacional da Microsoft. Favor dirigir-se às seguintes páginas para informações sobre Termos de Uso deste material: http://www.microsoft.com/info/cpyright.htm http://www.microsoft.com/education