Visão Global do Projecto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
Visão Global do Projecto
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
WEBQUESTS O que é uma Webquest? Uma Webquest é uma “aventura na net”
CALE Curso de Acesso ao Computador Pessoal Usando o Leitor de Ecrã João Moutinho FEUP.
Padrões de competência em TIC para professores
Isabel Mendinhos – Formação novos PB Conceitos subjacentes VALOR – Que benefícios retiram os alunos, os professores e a escola em geral da.
Sítio dos miúdos
Plano de Acção - BECRE- Biblioteca Escolar e Centro de Recursos Educativos Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha- Fundão.
V Encontro de professores Ferramentas Web no ensino Rui Isidro 17 de Março de 2004.
Produção de Apresentações Electrónicas com o PowerPoint
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Auto da Barca do Inferno
Utilizar o computador em segurança
INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção “Unmute” activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver.
TIC 10º ano de escolaridade
Santarém Março a Julho de 2007
Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas
Bases de Dados da exploração à construção Sessão de trabalho no Agrupamento de Ribamar 28 Junho 2006.
A culpa foi dos Bichos da Seda ou da Plataforma Moodle? Mónica Silva, Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL 10 Julho 2006 – Baixa-Chiado.
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Investigação e Apoio Multidisciplinar 7º e 8º Anos de Escolaridade
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
A CTIVIDADE 4 - T RABALHO I NDIVIDUAL - R ELATO, A NÁLISE E R EFLEXÃO DE E XPERIÊNCIAS COM TIC Trabalho Realizado Por: Nuno M.C. Martins E NSINO E APRENDIZAGEM.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
A sociedade que se pretende construir, dotada de “literacia tecnológica”, exige uma aplicação das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no sistema.
Medidas educativas para alunos com NEE
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Tecnologias da Informação e Comunicação
Documentos Autores Objectivos Software Descrição Áreas Curriculares Nível de Escolaridade Palavras-Chave Visão Global do Projecto.
Conceitos essenciais.
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
PORTEFOLIO DIGITAL CARLOTA GASPAR. A MINHA FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciatura em Biologia e Geologia Especialização em Ensino das Ciências Tese: Aprendizagem.
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
Cidadania digital.
Ferramenta de ensino on-line. O que é o moodle? É um pacote de software para produzir disciplinas baseadas na Internet, e sítios Web, sendo possível disponibilizar.
Ferramenta de ensino on-line Este apresentação foi adaptada de um documento produzido por José Oliveira.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
EDIÇÃO MULTIMÉDIA licenciatura em comunicação social e cultural Faculdade de Ciências Humanas – 2012/2013 Semestre de Verão.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Carlos Carvalho - Isabel Gorgulho O Contributo das TIC para as Novas Áreas Curriculares TIC Carlos Carvalho Isabel Gorgulho Membros da equipa Nónio Século.
Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)- 7º ano de escolaridade Prof. Emanuel Camacho Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da.
Visão Global do Projecto
O Barroco na Arte e na Literatura – Virtual Classroom Tour
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
Escola Secundária de Monserrate
- MODELO de VCT - Visão Global do Projecto Planificação Recursos de Ensino Avaliação Informações sobre Aluno(s)/Escola Visão Global do Projecto Planificação.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Introdução às T.I.C. Conceitos básicos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação Tipos de software e programas de aplicações informáticas.
Transcrição da apresentação:

Visão Global do Projecto Áreas Curriculares Tecnologias de Informação e Comunicação Nível de Escolaridade 9º Ano Diagnosticar as competências em TIC dos alunos; Conhecer os conceitos básicos relacionados com as TIC; Conhecer as principais componentes do computador ; Escolher adequadamente computadores e material informático. Objectivos Descrição Após uma discussão sobre conceitos relacionados com TIC, os alunos fazem uma pesquisa orientada online. Os resultados são analisados com apoio de uma apresentação electrónica. No final, os alunos simulam a aquisição de um computador, justificando as suas escolhas. Internet Explorer; PowerPoint Software TIC; Informática; Computador; Hardware, Software Palavras-chave O Template: Fornecemos-lhe este exemplo de VCT para o ajudar a criar os seus próprios VCT. Use o modelo para registar um projecto de aprendizagem desenvolvido nas suas aulas e que, na sua opinião, foi especialmente bem sucedido. Depois, partilhe esse mesmo projecto com outros professores da sua escola, da sua área ou até de outros países. Como fazer: Siga as indicações constantes nos diapositivos e nas respectivas Notas para inserir a informação acerca do seu projecto. Pode também seguir as orientações dos documentos Word embebidos neste PowerPoint. Quando terminar de introduzir toda a informação pertinente que lhe é pedida apague as orientações. Nos diapositivos pode digitar a informação sobre as orientações que são dadas ou então seleccioná-las uma de cada vez e carregar na tecla Delete. Nos documentos Word, digite a informação debaixo de cada caixa amarela. Quando terminar, seleccione a caixa ou clique em cima da mesma com o botão do lado direito do rato e apague-a carregando na tecla Delete. Nota: Para inserir o título do seu VCT, precisa de aceder ao menu Ver > Modelos Globais. Introduza o título no diapositivo principal e depois escolha Fechar Vista de Modelos Globais. Isto fará o título aparecer em todos os diapositivos. Como guardar: Para guardar o seu VCT de modo a que possa vir a ser alterado, aceda ao menu Ficheiro, escolha Guardar como… e guarde o seu documento como Apresentações (*ppt). Lembre-se que deve atribuir-lhe um nome que identifique o projecto. Para partilhar o seu VCT, o melhor será guardá-lo, também, com o tipo Apresentação do PowerPoint (*pps) , escolhendo esta opção na lista pendente em Tipo de ficheiro. na caixa de diálogo Guardar como. O seu VCT ficará, assim, pronto para ser distribuído em versão “só de leitura”. Autores Microsoft Portugal Documentos

Planificação O documento disponibilizado abaixo contém a planificação do projecto, explicando as actividades e propondo sugestões de realização das mesmas. Em termos gerais, este projecto consiste em seis actividades, a saber: Introdução ao tema recorrendo à apresentação electrónica ”A Literacia digital”; Exploração do sítio Literacia Digital (www.literaciadigital.pt) ; Realização de uma pequena webquest no sítio Literacia Digital; Discussão dos resultados usando a apresentação electrónica “Mais literacia digital”; Simulação da compra de um computador online; Avaliação. Abra os documentos Word, que se encontram na parte inferior de cada diapositivo, fazendo duplo clique nos ícones. Siga as orientações (que se encontra encontram nas caixas amarelas) para inserir informação sobre o seu projecto de aprendizagem. Uma vez que cada documento Word está embebido no diapositivo, quando concluir o seu documento Word, basta fechá-lo para regressar ao diapositivo do PowerPoint. O seu trabalho será automaticamente guardado. Documentos

Recursos de Ensino Os documentos disponibilizados em baixo são os que surgem referidos na planificação do projecto, servindo de base às actividades propostas. Os recursos apresentados incluem materiais para os alunos e para os professores, nomeadamente: A Literacia Digital - apresentação electrónica com imagens, palavras-chave e conceitos importantes relacionados com as TIC; Webquest Literacia – documento com vários conjuntos de questões que orientam a pesquisa dos alunos no sítio Literacia Digital; Mais literacia digital – apresentação electrónica organizada de acordo com as áreas correspondentes às diversas questões das webquests. Neste diapositivo insira os recursos que criou para este projecto, incluindo os que são para entregar aos alunos. Como exemplos podemos referir: um documento com uma visão global sobre o projecto, uma lista com recursos da Internet e outros, orientações para projectos de Artes ou ainda instruções para os alunos sobre como trabalhar a pares no desenvolvimento de um projecto. Para inserir os seus documentos e ficheiros, siga os seguintes passos: Tenha o documento disponível no seu computador, na Intranet ou na Internet. No menu Inserir escolha Objecto. Seleccione Criar a partir de ficheiro… e clique em Procurar Procure o ficheiro que quer inserir, seleccione-o e clique OK. Seleccione Mostrar como ícone… e digite uma legenda adequada. Clique OK para adicionar a legenda e clique OK para inserir o ficheiro Arraste o ícone para a zona inferior do diapositivo, onde diz Documentos. Se as linhas de grelha não estão visíveis, pode aceder ao menu Ver > Grelhas e Guias e clicar em Mostrar a grelha no ecrã. Desta forma passará a ter uma grelha pela qual alinhar os seus ícones. As linhas não serão visíveis quando efectuar a apresentação no modo de Apresentação. Quando tiver adicionado os recursos ao diapositivo, altere o texto na caixa de texto dos Recursos de Ensino, de forma a descrever os ficheiros que foram adicionados. Documentos

Avaliação A avaliação deste projecto será feita com recurso aos testes interactivos disponíveis no sítio Literacia Digital. No entanto, o documento apresentado em baixo, Grelha de Observação, pretende servir de base para o registo de informações sobre o desempenho dos alunos. Adicione neste diapositivo os materiais de avaliação que desenvolveu para o projecto. Utilize um documento Word para incluir informações sobre os critérios. Para inserir os seus documentos e ficheiros, siga os seguintes passos: Tenha o documento disponível no seu computador, na Intranet ou na Internet. No menu Inserir escolha Objecto. Seleccione Criar a partir de ficheiro… e clique em Procurar Procure o ficheiro que quer inserir, seleccione-o e clique OK. Seleccione Mostrar como ícone… e digite uma legenda adequada. Clique OK para adicionar a legenda e clique OK para inserir o ficheiro Arraste o ícone para a zona inferior do diapositivo, onde diz Documentos. Se as linhas de grelha não estão visíveis, pode aceder ao menu Ver > Grelhas e Guias e clicar em Mostrar a grelha no ecrã. Desta forma passará a ter uma grelha pela qual alinhar os seus ícones. As linhas não serão visíveis quando efectuar a apresentação no modo de Apresentação. Quando tiver adicionado os recursos ao diapositivo, altere o texto na caixa de texto Avaliação, de forma a descrever os ficheiros que foram adicionados. Documentos

Microsoft Portugal Informações sobre professor / Escola www.microsoft.com/portugal www.microsoft.com/portugal/educacao