Proposta de teorização sobre FPC no livro do grupo.

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Transcrição da apresentação:

Proposta de teorização sobre FPC no livro do grupo.

Proposta I – No livro sobre CTSA Capítulo I do livro, falando sobre a concepção de formação que o grupo adota com referencias da TC e Habermas Finalizar o artigo com um item ligando com a possibilidade de formação de professores no referencial CTSA, que viria depois.

Proposta II – No livro de CTSA Último capítulo do livro: Incisaríamos a partir dos pressupostos da educação CTSA e relacionaríamos com as concepções de formação e programa de formação que elencamos para defender as nossas concepções de formação a partir do estudo CTSA.

Estrutura do artigo Introdução. 1.) Pressupostos teóricos da Educação CTSA Algum pós-graduando que trabalha com os referencias CTSA e de formação de professores poderia reunir os princípios norteadores da educação CTSA e fazer uma introdução argumentando que uma concepção de formação precisa ser fundamentada para o trabalho do professor com a temática CTSA e abrindo caminho para as nossas teorizações no artigo.

2. A formação docente no contexto de um grupo de pesquisa: Elementos de uma concepção de formação de professores de ciências 2.1) Formação de professores no contexto da interação universidade-escola. (Tese Zulind e Carmem Lidia + considerações teóricas das teses em andamento) 2.2) Formação de professores para o agir comunicativo. (Tese Daise, Tese Noemi + considerações teóricas das teses em andamento)

3.) Elucidando um programa de formação de professores de ciências a partir dos referenciais críticos. A partir dos referenciais discutidos no item 2, podemos ir elencando características de uma proposta de programa de formação, apontando elementos que retiramos dos trabalhos estudados e construindo um rol de necessidades na formação de professores na vertente do grupo e, consequentemente, ir argumentando sobre a pertinência desse programa na formação de professores para uma atitude CTSA.

Possíveis elementos de um programa de FP a partir das teses estudadas; Formação de PGPs nos moldes dos PGP do OBEDUC Esforço para a formação de associações livres nesses grupos Possibilidade de constituição de esferas publicas a partir desses grupos