Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - APAC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
DIREITO À VIDA INTRODUÇÃO:
1.
Comissão de Assistência Social – COAS
Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)
Estatuto da Criança e do Adolescente
Livramento condicional arts. 83 a 90
MEDIDA PROTETIVA DE ABRIGO.
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
Data e Local de assinatura 13 de Dezembro de 2007 no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa.
Sistema Prisional Brasileiro
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
FUNDAÇÃO DE AMPARO AO PRESO Secretaria da Administração Penitenciária
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
A INCONSTITUCIONALIDADE DO REGIME DISCIPLINAR DIFERENCIADO
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Violência. Violência Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.
I CONFERÊNCIA NACIONAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Projeto de saúde e qualidade de vida
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
CARREIRA FORMAÇÃO VALORIZAÇÃO Maria Sufaneide Rodrigues APEOESP
METODOLOGIA DE MONITORAMENTO DO CUMPRIMENTO DA PENA/MEDIDA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE  Marco Antonio da Rocha.
O PRESO E O DIREITO À EDUCAÇÃO
“Os Incríveis”.
VISITA DOMICILIAR CONSULTA DE ENFERMAGEM
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Estatuto da Criança e do Adolescente
APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
Uma idéia atual, que vai fazer 100 anos ! ! !
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
SECRETARIA EXECUTIVA DE RESSOCIALIZAÇÃO - SERES
REGISTROS.
Conceitos de Criminologia Clínica e suas implicações na Execução Penal
Monitorar Pessoas Por Carlos Reis.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
TRABALHO DO MENOR.
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
ASSOCIAÇÃO ASSISTENCIAL PAULO FRANCES Elaboração : Ivani Salomão Barbosa – Diretora Presidente.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Medidas Cautelares de Natureza Pessoal Diversas da Prisão
Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
TÍTULO III Do Direito à Educação e do Dever de Educar Art
Convivência Familiar e Comunitária - Políticas sociais: as interfaces no atendimento à família na proteção especial CAMPINAS/SP SETEMBRO / 2010.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Política Educacional Brasileira
Escola EB 2,3/sec. João Garcia Bacelar - Tocha.  Define o que é retribuição?  Tipo de retribuição que podem existir.  Definição de falta e o seu respetivo.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
CAPÍTULO 1 DUPLAS MISSIONÁRIAS.
Título IV – Dos Crimes Contra a Organização do Trabalho
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
Maioridade Penal Notas Históricas. A História e o tempo: interação dos tempos. A história do abandono, como contar?. O tempo da escravidão. Sistema de.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Trabalho infantil esportivo e artistico: conveniencia, legalidade e limites. Dr. Carlos Eduardo Ambiel Advogado.
Quadrangular vila industrial
Transcrição da apresentação:

Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - APAC “Costuma-se dizer que ninguém conhece verdadeiramente uma nação até que tenha estado dentro de suas prisões. Uma nação não deve ser julgada pelo modo como trata seus cidadãos mais elevados, mas sim pelo modo como trata seus cidadãos mais baixos” NELSON MANDELA

INTRODUÇÃO O sistema penitenciário atual O início do método APAC

ORIGEM DA PENA DE PRISÃO TEORIAS 1- Teoria dos Absolutistas: Teoria da Escola Clássica 2- Relativa ou Utilitárias: Teoria da Escola Positiva 3- Mista Origem da pena Objetivo da pena

Artigo 1º Lei nº 7.210/84 ( Lei de Execução Penal) dispõe que "a execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condição para a harmônica integração social do condenado e do internado." 

DILEMAS DO SISTEMA PENITENCIÁRIO NO BRASIL Superlotação Insalubridade Violação de direitos Degradação da infra- estrutura carcerária Corrupção dos próprios policiais Má administração carcerária Violência Tortura

LEI Nº 7.210 – Lei de Execução Penal Art. 10 - A assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade. Art. 11 – A assistência será: I –material; IV – educacional; II – à saúde; V – social; III – jurídica; VI – religiosa Art. 41 – Constituem deveres do condenado: IX – higiene pessoal e asseio da cela ou alojamento. Art. 88, § único: São requisitos básicos da unidade celular: a) Salubridade do ambiente pela concorrência dos fatores de aeração, insolação e condicionamento térmico adequado à existência humana;

PRESIDIO REGIONAL DE MONTES CLAROS Inaugurado  oficialmente em 13 de Novembro de 2007 Foi construído pelo governo do Estado ao custo de três milhões de reais Capacidade para 600 presos Cada preso custa ao Estado 1.500,00 reais por mês Todos eles tem direito a cinco refeições por dia, acompanhamento médico/odontológico e comida balanceada por nutricionistas profissionais

ORIGEM E EXPANSÃO DO MÉTODO APAC

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DO MÉTODO APAC A participação da comunidade O recuperando ajudando o recuperando Trabalho A religião e a importância de se fazer a experiência de Deus Assistência jurídica Assistência à saúde

Valorização humana: Consiste em colocar em primeiro lugar o ser humano, reformulando a auto imagem do homem que errou. Chamá-lo pelo nome, conhecer suas histórias, interessar-se por sua vida, sua sorte, seu futuro. Atendê-lo em suas necessidades médica/odontológica, material, jurídica, etc., é fundamental. A educação e o estudo devem fazer parte deste contexto, considerando que a população prisional nacional é constituída de 75% de analfabetos ou semi analfabetos.

A Família: No Método APAC a família do recuperando é muito importante A Família: No Método APAC a família do recuperando é muito importante. É preciso trabalhar para que a pena atinja tão somente a pessoa do condenado, fazendo o possível para que não atinja a sua família. Trabalhar para que não se rompam os elos afetivos do recuperando e sua família. No Dia dos Pais, das Mães, das Crianças, Natal e outras datas importantes, é permitido que dos familiares participem com os recuperandos.

O Voluntário: O trabalho da APAC é fundamentado na gratuidade, no serviço ao próximo. Para esta tarefa, o voluntário precisa estar bem preparado. Sua vida espiritual deve ser exemplar, seja pela confiança que o recuperando nele deposita, seja pelas atribuições que lhe são confiadas, cabendo-lhe desempenhá-las com fidelidade e convicção. Em sua preparação o voluntário participa de um curso de formação de voluntário, durante o qual irá conhecer a metodologia e desenvolver suas aptidões para desempenhar este trabalho com eficácia e dentro de um forte espírito comunitário.

CRS - Centro de Reintegração Social: Oferece ao recuperando a oportunidade de cumprir a pena próximo ao seu núcleo afetivo - família, amigos e parentes. Facilita a formação de mão-de-obra especializada, favorecendo a reintegração social, respeitando a Lei e os direitos dos condenados. O recuperando não de distanciando de sua cidade encontrará, logicamente, apoio para conquistar uma liberdade definitiva com menos riscos de reincidência.

Mérito: Conjunto de todas as tarefas exercidas pelo recuperando, bem como as advertências, elogios, saídas, etc., constantes de sua pasta prontuário. Referencial da vida prisional. Será sempre pelo mérito que ele irá prosperar. A sociedade e ele próprio estarão protegidos.

Jornada de Libertação com Cristo: Constitui o ponto alto da metodologia. São três dias de reflexão e interiorização que se faz com os recuperandos. Nasceu da necessidade de se provocar uma definição do recuperando quanto à adoção de uma nova filosofia de vida. Tudo na Jornada foi pensado e testado exaustivamente e o roteiro ajustado incansavelmente até que seus propósitos fossem atingidos.  

CRIAÇÃO DA APAC EM MONTES CLAROS

CONCLUSÃO