UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR
Estado e Sociedade Civil – Definições e papeis
TRANSFORMAR AS PRÁTICAS PARA CONHECÊ-LAS: PESQUISA-AÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. Autor: Gilles Monceau Hoje em dia pesquisa-ação e pesquisa-intervenção.
Pedagogia da pesquisa-ação
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Educação popular: um projeto coletivo dos movimentos sociais populares Marlene Ribeiro.
Processos participativos
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Ana Cristina Ghisleni
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
Fase 2: Diagnóstico dos Públicos
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Ciência Geográfica.
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
O psicólogo e as relações de trabalho
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
Formas de Participação
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
Educação.
Desenvolvimento Comunitário
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Instrumentais técnicos
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
GÊNERO.
Transformar é possível....
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
Emile Durkheim e o fato social
SUJEITO HISTÓRICO.
Estratégia e tática A definição de objetivos estratégicos e táticos políticos exige: estudos e conhecimentos sobre a dinâmica histórica e conjuntural econômica,
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
SEXO e GÊNERO primeiras definições Sexo Caracterização
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Teoria dos Movimentos Sociais – Paradigmas clássicos e contemporâneos
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Apresentação do Livro da Maria Lúcia Barroco
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
CONCEITOS BÁSICOS DO SOCIALISMO CIENTÍFICO
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede. Características:
SOCIOLOGIA MÍDIA E POLÍTICA
Plano Nacional de Cultura
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
SERVIÇO SOCIAL 5º PERÍODO.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
ASSISTENTE SOCIAL NA SEGURANÇA PÚBLICA
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
As Concepções Pedagógicas.
A Política Nacional de Humanização
CRITÉRIOS DE JUSTIÇA PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: reconhecimento, redistribuição, representação e realização. José Henrique de Faria.
Psicologia e Comunidade
SOCIEDADE CIVIL, PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA: DE QUE ESTAMOS FALANDO?
A Construção do Saber no Trabalho Coletivo: Desafios e Conquistas. Rodenilde Paixão Lima Assistente Social.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO MOVIMENTOS SOCIAIS UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO

Como entende-los teoricamente? Em diferentes meios, diferentes representações do que é um movimento social. Representação sempre envolve um coletivo de pessoas demandando algum bem material ou simbólico.

Mas se perguntarmos para diferentes sujeitos, diferentes histórias seriam contatas para exemplificar movimentos sociais. Há mais definições empíricas que conceitos analíticos (Melucci)

Perspectiva teórica Vertente norte americana: litígios políticos – não dividi movimentos sociais, ações coletivas e revoluções – interação mantida entre pessoas com poder e outras carentes de poder; Gohn vai além – movimentos sociais podem ocorrer entre aqueles que tem poder. Não podemos analisar os movimentos apenas a partir da ótica dos que estão no poder e não considerar a ótica dos movimentos em si. Os movimentos buscam superação da relação de subordinação-dominação.

Uma definição da autora, sem a pretensão de ser verdadeira, nem a melhor, mas que, para ela, na construção metodológica própria, pode ser a acertada dentro da realidade brasileira.

Movimentos sociais são ações sociopolíticas construídas por atores sócias coletivos pertencentes a diferentes classes e camadas sociais,articuladas em certos cenários da conjuntura socioeconômica e política de um pais, criando um campo política de força social na sociedade civil. As ações se estruturam a partir de repertórios criados sobre temas e problemas em conflitos, litígios e disputas vivenciados pelo grupo na sociedade. As ações desenvolvem um processo social e político-cultural que cria uma identidade coletiva para o movimento, a partir dos interesses em comum.

Esta identidade é amalgamada pela força do princípio da solidariedade e construída a partir da base referencial de valores culturais e políticos compartilhados pelo grupo, em espaços coletivs não institucionalizados. Os movimentos geral geram uma série de inovações públicas (estatal e não estatal) e privada; participam direta ou indiretamente da luta política de um país, e contribuem para o desenvolvimento e transformação da sociedade civil e política. Estas contribuições são observadas quando se realizam análises de períodos de média ou longa duração histórica, nos quais se observam os ciclos de protestos delineados.

Os movimentos participam portanto da mudança social histórica de um país e o caráter das transformações geradas poderá ser tanto progressistas como conservador ou revolucionário, dependendo das forças sociopolíticas a que estão articulados, em suas densas redes; e dos projetos políticos que constroem com suas ações. Eles tem como base de suporte entidades e organizações da sociedade civil e política com agendas de atuação construídas ao redor de demandas socioeconômicas ou políticas-culturais que abrangem as problemáticas conflituosas da sociedade onde atuam. (p.252)

Ponto de partida é estabelecer algumas diferenças:

1 – diferença entre movimento e grupo; Interesses comuns de um grupo é fundamental para iniciar um movimento, mas não bastam. Ação de um grupo tem que ser qualificada por uma série de parâmetros para ser movimento social. Um destes parâmetros: constituído como coletivo social o que implica ter identidade em comum: negros, mulheres, sem terra...

2 – Uso ampliado da expressão trata-se de movimentos históricos de grupos sociais em oposição ao estático. Movimento histórico, que se expressa e se altera ao longo da história. É a ação da classe em movimento e não um movimento específica da classe;

3 – modos de ação coletiva e movimento social propriamente dito um protesto é a uma ação, muitas vezes decorrente de um movimento. Muitas vezes as ações coletivas não tem caráter institucional, por isso dentro do movimento social.

4 – lugar onde ocorre a ação coletiva no espaço não institucionalizado. Quando há institucionalização há organização social que faz parte do movimento mais amplo. SOS ação mulher – ONG – organização social que representa um movimento social das mulheres.

Algumas categorias força social – demanda ou reivindicação concreta; luta social – vai além que luta de classes – lugar de luta de diferentes representantes de atores sociais

Sempre tem caráter político: politizam as demandas diversas, inserindo-as nas esferas publicas da luta política;

Coletivos com identidade e se envolvem no movimento, assumindo uma identidade coletiva, por mais que líderes individuais se destaquem, mas eles atuam como representantes do movimento, dos ideais políticos do movimento.

Princípio da solidariedade; Mas com as contradições, conflitos próprios de qualquer situação; Solidariedade está na imagem de unicidade, de totalidade quando se apresentam a sociedade.

Atividade: Explicar cada categoria teórica; Explicar as fases de um movimento social; Explicar formas de expressão dos movimentos sociais: categorias e tipos.