Produção acadêmica Prof Rodrigo Bueno. Produção acadêmica Uma das funções de toda Instituição de Ensino Superior é gerar e divulgar conhecimento por meio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Rogério Sorvillo.
Advertisements

Metodologia Científica
NOÇÕES PRELIMINARES.
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
CONSTRUÇÃO DOS OBJETIVOS
Pesquisa (cap. 8, Marconi e Lakatos)
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
In Investigação científica Campana,A.O. ; Organizador Editora Manole
Metodologia da pesquisa
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
Prof. Alan Rodrigo Antunes
AULA 03. Em toda investigação jurídica três fatores concorrem diretamente para a elaboração do trabalho científico: O estudante investigador Os meios.
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
Metodologia para Elaboração de Problema.
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Metodologia de Pesquisa
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
Projeto de Conclusão de Curso Prof. Douroando Luiz Carlos Pereira Santos.
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
Trabalho de Usuários da Informação
REFERENCIAL TEÓRICO (BOAVENTURA, E. Metodologia da pesquisa, 3)
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
TEMA E PROBLEMA.
Título do Artigo Científico
ROTEIRO DA AULA * proximidades e diferenças entre o trabalho do professor e do pesquisador. * apresentação do programa da disciplina; * o que é Pós-graduação.
X Jornada Científica de Jornalismo
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Tema, Problema e Hipóteses
PESQUISA EM BIBLIOTECONOMIA O QUE É UMA PESQUISA
TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA.
As Etapas da Pesquisa - TCC
TÍTULO DA PESQUISA Acadêmico Orientador XI Jornada Científica de JornalismoTFG I/ 1º sem
Pesquisa ao Alcance de Todos (PAT-2009) 2ª Oficina de Elaboração de Projetos: Formulação do problema, dos objetivos e da justificativa do projeto Coordenadores:
Metodologia Científica
Conhecimento Científico
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Trabalho de Conclusão de Curso
PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.
TC O que é Pesquisa?.
Pesquisa e Prática Pedagógica I Professor formador: Denilton Silveira de Oliveira.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA
Conceitos básicos CIÊNCIA.
Projeto de pesquisa Roteiro prático.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
A entrevista de referência. Entrevistas acontecem em aproximadamente 40% das consultas em bibliotecas. Deve-se negociar sempre para evitar falhas no atendimento.
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
Finalidades da pesquisa científica
EXERCÍCIOS FIXAÇÃO.
PROJETO DE PESQUISA Fundamentação e Estrutura Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira.
ETAPAS DA PROBLEMATIZAÇÃO Prof. Esp. João Carlos Sinott Balbi 2010.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

Produção acadêmica Prof Rodrigo Bueno

Produção acadêmica Uma das funções de toda Instituição de Ensino Superior é gerar e divulgar conhecimento por meio da pesquisa aplicada, para atender às demandas da sociedade.

Produção acadêmica Realizar um trabalho de pesquisa significa reconhecer a importância de inúmeras e infinitas variáveis, assim como demonstrar a curiosidades e a observação do pesquisador. Dentre essas, destacam-se as questões relativas ao estabelecimento de objetivos, bem como a escolha do método.

Produção acadêmica Para tanto, é de suma importância escolher de imediato um método de trabalho que, indicando etapas e processos a serem vencidos, conduza à investigação dos fatos, à procura da resposta ou das respostas para a indagação ou problema formulado.

Produção acadêmica A finalidade da pesquisa é encontrar respostas mediante a aplicação de um método que sempre parte de uma interrogação à qual a pesquisa procura responder

Produção acadêmica Tomar decisões constitui uma das primeiras etapas da pesquisa, mas nem sempre é fácil escolher o que se quer pesquisar e isso exige dedicação, persistência e muito esforço do pesquisador.

Produção acadêmica A escolha do tema é o primeiro e principal passo para a sua realização e, nessa tarefa, deve-se procurar um assunto que esteja dentro dos limites de tempo, recursos e, sobretudo, com fontes bibliográficas disponíveis.

Produção Cientifica Todo trabalho de pesquisa precisa ter um objetivo. Isso contribui para maior clareza sobre o problema a ser pesquisado, direcionando-o para onde se deseja chegar. Formulado o objetivo geral, é preciso também escolher o método ou os métodos de pesquisa.

1- Definir os objetivos do grupo. 2- Pequisar livros ou artigos sobre o objetivo. 3- Definir metodologia a ser aplicada.