Bancos de Dados e Web, Gerenciando recursos e assegurando a qualidade de dados 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes Windows.
Advertisements

Encontro Computação em Nuvem
Introdução a Algoritmos
Paulo Pedrosa Tiago Nogueira
Nome da Apresentação Clique para adicionar um subtítulo.
Virtualização de sistemas operacionais
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA DISCIPLINA DE INFORMÁTICA - ENG05207 Aula 09 –a Banco de dados Profs: Dr.
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
GERENCIAMENTO DE REDES
Selos Eletrônicos Estado do Amazonas.
Control Objectives for Information and related Technology
Gerência de Redes Áreas Funcionais de Gerenciamento
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Capítulo 5 Fundamentos da Inteligência de Negócios: Gerenciamento da Informação e de Bancos de Dados.
Unicamp 2012 – Prova de Redação
Configuração de manutenção
Fernando Seabra Chirigati
Computação em Nuvem.
SGI Apresentação Técnica.
Acesse o Prontuário dos seus Pacientes de qualquer lugar
DOCUMENTO CONFIDENCIAL DA MICROSOFT Set 2009 | Página 1 | Apresentação para BDMs.
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Cloud Computing Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estrutura de Sistemas de Informação
Segurança da Informação
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Segurança e auditoria de sistemas
Paulo Silva Tracker Segurança da Informação
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
Gestão de Segurança em Comércio Eletrônico
MVP Virtual Conference 2013
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Por que estudar sistemas de informação?
Cloud Computing Também conhecido no Brasil como computação nas nuvens ou computação em nuvem, cloud computing se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos,
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
BOA NOITE Alex Sandro Souza de Oliveira 23/09/2010.
Microsoft Azure Apresentação de visão geral para parceiros
Alexandre Barbosa de Lima SF/PMSP
11 13/01/10 CLOUD COMPUTING O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM ?
O primeiro passo para a nuvem
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Sistemas de Informação
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS.
Cloud Computing Willamys Araújo.
Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana. Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana.
Sistemas Operacionais
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Sistema de Gestão de Segurança da Informação
Gestão da Tecnologia da Informação
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Colégio Agrícola “José Bonifacio” Sistemas Operacionais Windows 98 Prof. Carlos Eduardo Caraski.
POLITICAS DE SEGURANÇA
“O homem é um animal utilizador de ferramentas... Sem ferramentas ele não é nada, com ferramentas ele é tudo”. Thomas Carlyle.
Introdução aos Sistemas Operacionais
Computação em Nuvem Felipe Carvalho UFES 2009/2 Conceitos Básicos.
AMAZON WEB SERVICES AULA DEMONSTRATIVA. AMAZON WEB SERVICES Começou a atuar no ramo de computação em nuvem em Provê serviços de infraestrutura de.
Virtualização de sistemas operacionais Uma solução para quem não tem muita infra-estrutura para testes, ou até mesmo para criação de VPS.
Administração de Sistemas de Informação 7º Sem
Plano de SI Aula 5 – 1º Bimestre. As empresas buscam: Excelência operacional Novos produtos Melhor relacionamento com clientes e fornecedores Melhor tomada.
SIG – Sistemas de Informação Gerenciais
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
Professora Roberta Peracio
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário Final Ferramenta Nessus e.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
ARMAZENAMENTO NAS NUVENS Profª Juliana Schivani
Transcrição da apresentação:

Bancos de Dados e Web, Gerenciando recursos e assegurando a qualidade de dados 1

Objetivo => planejar, analisar, gerenciar e implementar modernas soluções de tecnologia de informação em organizações públicas ou privadas. Com isso, faz-se necessário que o profissional conheça os objetivos da organização, ou seja, entender o ambiente no qual estará inserido. Deve também, ter a capacidade de conhecer as atividades de negócio das organizações, seus problemas administrativos, gerenciais e outros, afim de propor soluções computacionais através do emprego efetivo e adequado de tecnologias disponíveis.

Gerenciamento da informação Gerenciar e controlar dados estratégicos para que fiquem disponível aos negócios, sai à frente a empresa que implementa tecnologias e políticas de armazenamento para impulsionar resultados. Ter um profissional responsável por verificar todas as etapas – captação, tratamento, guarda e acesso aos dados – pode ser a diferença na entrega de informações.

O serviço de computação em nuvem Ferramentas e aplicações são desenvolvidas e lançadas a cada ano, tanto na área de hardware, quanto na de software (proprietários ou não). Empresas como a Microsoft, Google, Sun, Oracle, Dell e IBM, também estão na briga para dominar as “nuvens”.

O serviço de computação em nuvem

O serviço de computação em nuvem O serviço de cloud computing Amazon RDS tem acesso direto a bancos de dados em MySQL. Ainda em fase beta, o Amazon RDS (Relational Database Service) é um serviço de computação em nuvem que permite ter acesso aos recursos de bancos de dados relacionais em MySQL, da Sun Microsystem. Está disponível inicialmente nos Estados Unidos e deve ser expandido em breve para a alguns países da Europa e América Latina. O Amazon RDS é indicado para empresas que têm aplicações que requerem um banco de dados relacional ou quer ter acesso nativo a um banco de dados MySQL, mas prefere deixar a administração de infra-estrutura e de banco de dados, para terceiros. Outra vantagem, por meio de APIs ou linhas de comando, é possível realizar tarefas como configuração, aplicação de correções e backup, por exemplo.

O serviço de computação em nuvem O RDS é tarifado por hora e o preço varia conforme a memória solicitada no servidor: o preço varia de 11 cents por hora (até 1,7 GB de RAM) a 3,10 dólares por hora (68 GB de RAM). Não há cobrança mínima. Armazenamento, backup e transferência de dados também são cobrados por demanda. O serviço de computação em nuvem da Amazon EC2 (Elastic Compute Cloud) trabalha com dois tipos de bancos de dados , Simples DB e o Elastic Block Store, com funções mais simples. A empresa anunciou que reduzirá as tarifas do EC2 em novembro. A Amazon está correndo para não perder espaço para o Azure, da Microsoft, que trabalhará com um banco de dados relacional, o SQL Azure. A plataforma Azure, que oferecerá serviços na web, foi apresentada em outubro do ano passado e deve ser lançada comercialmente nos próximos meses. Nos próximos anos deveremos ouvir muito os termos “computação nas Nuvens”, “cloud computing ” e “SaaS – Software-as-a-Service”. O conceito é claro, cada vez mais as informações estarão disponíveis e mais pessoas terão acesso a essas informações, graças à disponibilização de muitos serviços on-line, muitos gratuitamente, e que devem baratear o preço dos computadores, inclusive, aumentando a presença on-line de pequenas empresas e fornecedores de serviços.

O serviço de computação em nuvem O conceito não é novo para quem trabalha com internet, mas ganha cada vez mais destaque com declarações da Google de estar trabalhando na sua “Computação nas Nuvens”. O termo refere-se à possibilidade de utilizarmos computadores menos potentes que podem se conectar à Web e utilizar todas as ferramentas on-line, seguindo o exemplo que o Google propõe com o Google Docs, Gmail e tantas outras aplicações. Assim, o computador seria simplesmente uma plataforma de acesso às aplicações, que estariam em uma grande nuvem – a Internet. Vale lembrar, que como o termo não é nada novo, já existem vários sites que são praticamente sistemas operacionais on-line, além de muitos serviços que disponibilizam ferramentas fantásticas on-line. Exemplo recente da Adobe, que disponibilizou uma versão on-line do Photoshop.

O serviço de computação em nuvem “Cloud Computing”, ou “computação em nuvem”, é usado em relação a todo tipo de serviços web, novas opções de planos de hospedagem e assim por diante. Muito se discute sobre se o cloud computing é ou não uma boa opção e se ele é mesmo o futuro, ou se é apenas uma moda passageira. Em meio a todo o barulho, muita gente olha para cima, e se pergunta o que tudo isso significa. Se você é um deles, vamos a uma explicação simples. Existem várias versões para a origem do termo, mas a mais popular é que o termo surgiu em tom de brincadeira, para explicar onde os serviços estavam rodando. Em vez de rodarem em um servidor, trancado em uma sala da empresa, passaram a dizer que eles estavam rodando "nas nuvens". A "nuvem" dentro da metáfora, nada mais é do que um conjunto de servidores, que rodam os mais diversos serviços e são conectados aos clientes através da Internet. Como os servidores estão escondidos em algum datacenter distante, e toda a manutenção, upgrades e modificações são feitas por equipes no local, sem qualquer intervenção dos clientes, o sistema todo se torna bastante impessoal, diferente de quando você cuida de um servidor real, por exemplo.

Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados

Definindo uma Política de Informação Gerenciamento dos Recursos de Dados Definindo uma Política de Informação Uma política de informação especifica as regras para compartilhar, disseminar, adquirir, padronizar, classificar e inventariar a informação O gerenciamento de dados é responsável pelas políticas e procedimentos específicos pelos quais os dados podem ser gerenciados como recurso organizacional. Grandes organizações costumam ter um grupo de gerenciamento e projeto de bancos de dados dentro da divisão corporativa de sistemas de informação

Gerenciamento dos Recursos de Dados Assegurando a Qualidade de Dados Baixa qualidade de dados é o maior obstáculo para o sucesso do gerenciamento do relacionamento com o cliente Os problemas de qualidade de dados podem ser causados por dados redundantes e inconsistentes produzidos por múltiplos sistemas Erros de entrada de dados são a causa de muitos problemas de qualidade de dados Auditoria de qualidade de dados é um levantamento estruturado da precisão e do nível de integridade dos dados em um sistema de informação O data cleansing (limpeza e padronização) consiste em atividades para detectar e corrigir, no banco de dados, dados incorretos, incompletos, formatados inadequadamente ou redundantes

VULNERABILIDADE E ABUSO EM SISTEMAS Ameaças aos Sistemas de Informação Computadorizados Quando grande quantidade de dados é armazenado na forma eletrônica, eles ficam vulneráveis a muitos mais tipos de ameaças do que quando existem na forma manual Falha de hardware - Falha de software -Ações pessoais -Invasão de terminais - Roubos de dados, de serviços e de equipamentos - Incêndios -Erros de usuários-Mudanças de programas - Problemas de telecomunicações

ASSEGURANDO A QUALIDADE DO SISTEMA Assegurando a qualidade de software As organizações podem melhorar a qualidade de sistemas um software de técnicas de garantia de qualidade e melhorando a qualidade de seus dados. As soluções para os problemas de qualidades de software incluem uma metodologia apropriada de desenvolvimento de sistema, a alocação de recursos apropriados durante o desenvolvimento dos sistemas, o uso de medidas, a atenção, testes, e o uso de ferramenta de qualidade.

CONCLUSÃO É preciso entender, portanto, que o sucesso das empresas dependem da segurança e controle em informação, em vista que os problemas de segurança de informação estão aumentando rapidamente, causando danos em muitas organizações. A proteção requer altos níveis de investimento, portanto, as empresas não só precisam usar controles para prevenir ou detectar problemas de segurança, mais precisa fazer isso de forma organizada, atribuindo responsabilidades e autoridade por toda a organização. gg 15