ASPECTOS CONTÁBEIS O Resultado apresenta os valores de receitas, despesas e custos provenientes da consecução dos objetivos sociais de uma empresa, significando.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AUDITORIA DO CONTAS A RECEBER
Advertisements

Demonstrações Contábeis
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO.
AUDITORIA Objetivos da aula: Metodologia de Trabalho
Contabilidade e custos
Módulo 1 – Estrutura das Demonstrações Contábeis
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Custos e Receitas Custos e Receitas.
CICLO CONTÁBIL.
Capítulo 13 Introdução às Demonstrações Contábeis
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
E para que servem as contas?
Faculdade de Ciências Aplicadas - FASA Curso de Administração PLANO DE AULAS 4. Estática patrimonial 4.1 Patrimônio; conceito; aspectos quantitativos.
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO - DRE
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Análise das Demonstrações Financeiras
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
Demonstração do Resultado do Exercício
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
CONTABILIDADE GERENCIAL Professor André Costa 2012.
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
Função da Administração:
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS III
Demonstração do Fluxo de Caixa(DFC)
AUDITORIA DO CONTAS A RECEBER
CONTABILIDADE AVANÇADA
M ANUAL DE C ONTAS Passivo 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
M ANUAL DE C ONTAS PASSIVO 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
Análise Horizontal e Vertical
Ganhos de Capital 1-Venda do Ativo Não Circulante - Imobilizado
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Contas de Resultado Princípio da Competência
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
Capa da Obra Conceito Conta
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
AUDITORIA Ativo Imobilizado
ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?
AUDITORIA PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
AUDITORIA DOS ESTOQUES
AUDITORIA DOS ATIVOS INTANGÍVEIS
TEORIA DA CONTABILIDADE
AUDITORIA DO IMOBILIZADO
Para um ativo ser classificado no grupo de caixa e bancos é importante que não haja restrições quanto a seu uso imediato. Caixa e bancos, por ser um ativo.
Plano de Negócios NOME DA EMPRESA
Contabilidade Introdutória Parte II
AUDITORIA II PROF.: ANDRÉ FERNANDES
Representam obrigações decorrentes do usufruto da mão de obra formalmente contratada como empregado, com base na legislação trabalhista e previdenciária.
AUDITORIA Obrigações Geralmente compreendem os seguintes grupos de contas: empréstimos, fornecedores, IR/CSLL e outros impostos, salários a pagar e encargos.
Contabilidade Intermediária
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Nicolle Oliveira Alencar
Análise das Demonstrações Contábeis
TESTE DE CONHECIMENTO CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO GESTÃO DE CUSTOS RENATO TOGNERE FERRON.
Aula 8 Receitas Companhia apura receitas principalmente em função da venda de bens e serviços e rendimentos provenientes de aplicação em títulos do governo.
Representam obrigações com terceiros referente compras à prazo relacionadas ao objeto social da empresa. Poderão ser segregados em curto prazo e longo.
Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras 1º SEMESTRE 2016
PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
Contas de Resultado Objetivo
Regime de Competência. Receitas e Despesas devem ser consideradas em função do seu fator gerador, independentemente dos recebimentos ou pagamentos. Receitas.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
CONTABILIDADE Profº. A. S. Morante 1. Análise de Balanços Uma peça Balanço Várias peças Demonstrações Análise das demonstrações financeiras 2.
Transcrição da apresentação:

ASPECTOS CONTÁBEIS O Resultado apresenta os valores de receitas, despesas e custos provenientes da consecução dos objetivos sociais de uma empresa, significando acréscimo de patrimônio quando lucro e o inverso quando prejuízo. Na equação patrimonial é representado pela contra-partida de vários lançamentos contábeis em contas de balanço, significando o efeito econômico dos movimentos empresariais.

ASPECTOS CONTÁBEIS - RECEITAS As receitas dividem-se em três grandes grupos: operacionais - oriundas da atividade principal da companhia; financeiras - rendimentos auferidos em função de os recursos da empresas serem utilizados por terceiros; e não operacionais - ganhos auferidos fora da atividade principal da companhia. As receitas são reconhecidas no resultado do exercício por ocasião da passagem da propriedade do bem ou produto para terceiros, ou quando da prestação dos serviços.

ASPECTOS CONTÁBEIS - CUSTOS E DESPESAS As despesas e custos são divididas como: custos das vendas - valores transferidos do estoque (comércio e indústria) = SI + C/P - SF e custos de serviços prestados; despesas operacionais - valores incorridos no esforço empresarial, incluindo tributos; despesas financeiras - encargos incorridos em função de os recursos tomados para capital de giro ou financiamento; e despesas não operacionais - despesas/perdas incorridas fora da atividade principal da companhia e custo com a baixa de ativos permanentes.

ASPECTOS DE AUDITORIA A auditoria de resultado compreende o exame dos valores de receitas, despesas e custos. O teste dessas transações consiste em o auditor verificar se os valores foram registrados dentro do regime de competência, se foram aprovados, se estão de acordo com a natureza dos negócios da companhia, se existe documentação suportando a operação e se a classificação contábil foi adequada.

Teste das receitas operacionais; Teste das receitas financeiras; PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA Teste das receitas operacionais; Teste das receitas financeiras; Teste de receitas não operacionais; Despesas testadas em conexão com as contas do balanço; Teste do custo de vendas; Teste das despesas com impostos; Teste da folha de pagamentos; Teste das outras despesas e GGF (voucher); e Revisão analítica.

TESTE DAS RECEITAS OPERACIONAIS - Selecione NF de venda e veja aprovações dos créditos. - Compare a NF com o pedido do cliente, confira o preço unitário com tabelas de preços, soma, impostos e documentação de embarque; - Verifique a inclusão da NF no razão geral de receitas. Atenção a diferenças anormais a menor no inventário de PA, que podem evidenciar vendas não contabilizadas.

TESTE DAS RECEITAS FINANCEIRAS As receitas financeiras são testadas basicamente em conjunto com a auditoria do grupo de aplicações financeiras.

TESTE DAS RECEITAS NÃO OPERACIONAIS As receitas de vendas de bens do ativo imobilizado são testadas por ocasião da auditoria desse grupo de contas do ativo. Selecione dados independentes para as outras receitas não operacionais, como contratos, relatórios internos de atividade etc.. Aluguel de imóvel é um exemplo.

CONEXÃO COM CONTAS DE BALANÇO O auditor deve, sempre que possível, testar as transações que influenciam o lucro ou prejuízo líquido do período, em conexão com a auditoria das contas do balanço patrimonial. Exemplo: - Despesa de depreciação x depreciação acumulada - Receita aplicação financeira x aplicação financeira - Despesa pessoal x provisão da folha de pagamento

TESTE DO CUSTO DAS VENDAS A movimentação dos estoques é testada por ocasião da auditoria das contas do balanço patrimonial. Portanto, é de se concluir que se a movimentação dos estoques estiver certa, o CPV não poderá estar super ou subavaliado. Por conseguinte, para os débitos de custo das vendas selecionados para testes no razão geral, o auditor deve apenas verificar se eles correspondem a créditos nas contas de estoques. Ademais o auditor deverá investigar outros lançamentos que venham a ser efetuados na conta de estoques.

TESTE DAS DESPESAS COM IMPOSTOS - Verificar se estão de acordo com a legislação vigente; - Conferir os cálculos; - Verificar escrituração nos livros fiscais, quando aplicável; - Inspecionar guias quitadas.

TESTE DA FOLHA DE PAGAMENTOS Testes de cálculos, aderência a legislação vigente e controles internos referentes a: Verbas normais devidas; Salário-família; IRRF; Horas extras; Deduções do salário bruto; e Encargos sociais.

TESTE DAS OUTRAS DESPESAS E GGF - VOCHER Verifique se a classificação contábil está de acordo com sua competência e se o lançamento foi efetuado pelo valor correto; e Inspecione a documentação comprobatória (notas fiscais, contratos, recibos, guias etc.) e observe se é autêntica, se o gasto ou despesa está de acordo com a natureza dos negócios da companhia.

REVISÃO ANALÍTICA Investigações sobre as flutuações ocorridas nos saldos ao longo do exercício examinado e/ou em relação ao exercício anterior as quais servem de subsídio para a identificação de fatos anormais ou “estranhos”.