O QUINTO COMPROMISSO: Desenvolvimento de um Sistema de Garantia do Desempenho Educativo em Portugal Margaret E. Raymond, Ph.D. Yohannes Negassi, M.A. 8.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Advertisements

Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Decreto Regulamentar 2/2008
e o Fundo Social Europeu
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Soc iedade da Informação: Estatísticas e Políticas Públicas N uno de Almeida Alves 2 de Março de 2007
A Investigação Educacional em Portugal
Empresa Privada – Grandes empresas
um desafio contemporâneo
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Albufeira, 11 de Novembro de 2006
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Sustentabilidade: Desafio Actual do Ensino Superior
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Avaliação e Desenvolvimento da Educação Pública. Página  2 Placeholder, enter your own text here Está em curso uma reforma da educação brasileira? Índice.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Secretaria de Estado de Educação
Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
IMPLEMENTAÇÃO DA CIF EM PORTUGAL
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
A formação de professores e o Processo de Bolonha
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
História nas atuais propostas curriculares
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
P.E.E Projecto Educativo de Escola Bento, Janeiro de 2010.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Aluno: Elisangela Carvalho S de Andrade
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
Contextualização pedagógica do problema
Objectivos do Workshop Introduzir uma parceira mais efectiva entre escolas e universidades para o treinamento inicial de professores através de desenvolvimento.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
As prioridades da Presidência Húngara. Dezembro 2010 As prioridades da Presidência Húngara A Presidência Húngara do Conselho da União Europeia irá decorrer.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
Acesso ao ensino superior e mobilidade social dos portugueses Maria da Saudade Baltazar Carlos Vieira Isabel Vieira Conceição Rego Apoio: FCT através do.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
PERCURSOS ESCOLARES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: DISCURSOS SOBRE AS ESCOLHAS DOS COLÉGIOS FOMENTO EM PORTUGAL João Monteiro Feijão Sociólogo, Assistente.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Avaliação de Operacionalização Cursos Especialização Tecnológica - CET Rede Avaliação QREN 3 Novembro 2011.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Currículo LSE na Suazilândia (com componentes sobre SRHR/HIV/Saúde e Orientação Profissional) Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul
Transcrição da apresentação:

O QUINTO COMPROMISSO: Desenvolvimento de um Sistema de Garantia do Desempenho Educativo em Portugal Margaret E. Raymond, Ph.D. Yohannes Negassi, M.A. 8 de Outubro 17h30

 Um convite à imaginação….  Alunos preparados para a vida e para o mercado de trabalho do século 21  Conclusão dos estudos no prazo previsto com aquisição de competências e conhecimentos  Um corpo de educadores profissionais  Percursos de carreira claros para alcançar a mestria  Recompensas comuns para diferentes níveis de mestria  Apoio direccionado para escolas e pessoal  Profundos conhecimentos especializados aliados ao conhecimento local  Plena capacidade para empreender quaisquer melhorias necessárias Metas para o presente

[nome/name] Panorama geral  Necessidade de competências e de talento em Portugal  Uma forte história de política educativa  Compromissos e mudanças  Consequências  Desafios a ultrapassar  Actuais pontos fortes e lacunas  Abordagem proposta:  Sistema de Garantia do Desempenho Educativo

Agradecimentos  Fundação Francisco Manuel dos Santos  Ministério da Educação e Ciência  Educadores, sindicatos, líderes empresariais, investigadores, comunicação social, directores de escolas privadas que aceitaram ser entrevistados

Conclusões  Portugal precisa de um "sistema" de medição e de gestão do desempenho escolar  O cumprimento das metas actuais e futuras depende disso  Sistema fortemente baseado em políticas prévias  Com uma estrutura de desenvolvimento  A mestria dos professores é fundamental para o crescimento da profissão  Os estudantes precisam de dominar competências e conhecimentos para se prepararem para o mercado trabalho e/ou prosseguirem os seus estudos  Domínio de competências administrativas para a criação de ambientes de aprendizagem sólidos  Transparência para os Conselhos locais e legisladores

Necessidade de competências e de talento  Aumento da mobilidade em Portugal  Aumento da mobilidade ao nível internacional  Globalização da produção e do comércio  A qualidade da educação é um pilar do futuro bem-estar económico de Portugal

Uma Forte História 1.º compromisso: alunos de todas as origens merecem a oportunidade de frequentar uma escola que lhes proporcione uma base educativa.  Anos equidade de inclusão  Ensino Público: todos os alunos até aos 9 anos de idade  Fortes apoios públicos em todo o país  Resposta rápida do Ministério – sistema único para todos  Súbita procura de professores

Uma Forte História 2.º compromisso: os alunos devem permanecer na escola até alcançarem ou superarem um patamar específico de conhecimentos e competências.  Impulsionado pelo crescimento da indústria  50% dos cidadãos concluíram o ensino secundário– número insuficiente  Escolaridade obrigatória fixada nos 15 anos de idade em 1998, agora nos 18.  Pressuposto de que o nível de aprendizagem corresponde ao número de anos de escolaridade  A taxa de abando escolar desceu, a mobilidade aumentou  Diferenças regionais entre as escolas: qual o valor de uma qualificação de nível secundário?

Uma Forte História 3.º compromisso: educação orientada para metas de aprendizagem que preparam os alunos para os desafios do ensino superior ou para a obtenção de um emprego viável  Base comum de conhecimentos e competências – igualdade de oportunidades  Trinta anos de evolução e de aperfeiçoamento  Procura alinhar-se o ensino geral com os modelos de outros países  Grande disparidade das metas para o ensino profissional  Padrões de ensino e de aprendizagem de Portugal alinhados com a OCDE

Uma Forte História  4.º compromisso: ensino a cargo de educadores altamente qualificados em todas as salas de aula  Prioridade recente – igualdade de oportunidades  Avaliação de professores desde 2006  Evolução em termos de alcance e de rigor  Normas nacionais para a avaliação em vigor  Os professores em patamares idênticos são avaliados da mesma forma  O plano de avaliação reflecte indirectamente os padrões profissionais  Não houve mudanças na formação e no modo de recrutamento de professores

Actualmente  Fortes apoios para melhorar a qualidade das escolas  Melhoria das pontuações no PISA – próximas da média da OCDE  NO ENTANTO: elevadas taxas de abandono escolar e lenta conclusão do secundário  Grandes discrepâncias entre as escolas nas várias regiões, em todos os anos de escolaridade – NÃO devido às diferenças entre os alunos ou ao tamanho das turmas  Desempenho  Persistência  Desfasamento preocupante dos alunos mais pobres  Percentagem de professores efectivos – importante??

Actualmente  Os testes não são coerentes entre os vários anos de escolaridade e ao longo do tempo  Grande rotatividade nos corpos docentes / administrativos devido a reformas  Não houve mudanças no modo de acesso ao ensino e na progressão de carreira dos professores nas últimas décadas  Existe tecnologia disponível e acessível que pode trazer grandes benefícios aos serviços escolares e ajudar a recolher informações fiáveis e processáveis.

QUINTO COMPROMISSO Para que Portugal concretize os seus objectivos económicos e sociais, deve dar prioridade ao sucesso dos alunos nas escolas públicas. Os educadores, administradores e legisladores devem garantir que os recursos são devidamente utilizados para que o sistema educativo funcione com elevados padrões de qualidade.

O que é necessário? Alunos preparados para a vida e para o mercado de trabalho do século 21  Metas de aprendizagem orientadas para as tendências globais  Capacidade de monitorizar/manter registos do progresso dos alunos  Educadores e administradores profissionais  Padrões de carreira com percursos claros para alcançar a mestria  Avaliação regular dos educadores  Avaliação vinculada aos desenvolvimentos alcançados no serviço  Apoio direccionado para as escolas e para o pessoal  Profundos conhecimentos especializados aliados ao conhecimento local  Plena capacidade para empreender quaisquer melhorias necessárias

Metas de aprendizagem para os alunos Padrões profissionais para os educadores Sistema de dados e protocolos Identificaçã o de alunos e professores Avaliação dos alunos com as respectivas identificações Avaliação dos professores com as respectivas identificações Progresso das notas dos alunos Medidas de qualidade para as escolas Avaliação da qualidade dos professores Políticas legislativas e regulamentares Transparência e orientação para a acção

Actuais pontos fortes e pontos fracos Implementados Não implementados  Metas de aprendizagem para os alunos  Utilização limitada de testes rigorosos aos conhecimentos dos alunos  Sistema de dados emergente com identificadores únicos para os alunos  Alguma medição do progresso dos alunos  Avaliação de professores  Conselhos educativos locais  Padrões profissionais para os educadores  Associação dos identificadores únicos dos professores aos respectivos alunos  Testes sucessivos ao longo dos anos para melhor avaliação do progresso alcançado  Utilização do indicador de "impacto nos alunos" na avaliação dos professores  Medidas de qualidade ao nível das escolas

Política e progresso  Os debates eleitorais levantaram questões importantes sobre qual o caminho para o sucesso.  O plano aqui proposto oferece melhorias em todas as áreas do sector do ensino público para que os benefícios sejam partilhados.  Resultados de longo prazo: crescimento do país  Estrutura para aumentar o estatuto profissional dos educadores  Resultados dos alunos mais consistentes

Perguntas?

Obrigada!!