Toxicologia Forense Caso 5

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DROGAS DE ILÍCITAS E DE ABUSO
Advertisements

DROGAS: MECANISMOS DE AÇÃO E EFEITOS.
FIBRATOS – Derivados do ácido fíbrico
As Raves e as drogas recreativas
Drogas.
SINTOMAS E EFEITOS DO CALOR
HIPERTENSÃO E PRESSÃO ARTERIAL
Crack "Crack" refere-se à forma não salgada da cocaína isolada numa solução de água, depois de um tratamento de sal dissolvido em água com bicarbonato.
Drogas Ilícitas É toda e qualquer substância (droga) proibida por lei. Note-se que algumas drogas, ilícitas em determinados países (como o álcool em determinados.
DROGAS E TRABALHO Dra Fernanda Livani Médica do Trabalho
O ecstasy é a droga do momento: centenas de jovens, embalados por músicas e luzes, consomem esta substância, em raves e boates.
Identificação do Abuso e Dependência de Substâncias Psicoativas
DROGAS: TÔ FORA O QUE SÃO DROGAS? ONDE ELAS ESTÃO?
Anestésicos gerais Flávio Graça.
DOENÇAS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO E DO SANGUE. Objetivos Identificar as principais doenças do sistema circulatório e do sangue e as medidas cabíveis para.
MIDRÍASE Dilatação da pupila. No cadáver, o reflexo pupilar é perdido logo que o tronco cerebral sofre a falência isquêmica. As pupilas geralmente.
IV- CLASSIFICAÇÃO PARA ANESTESIA (ESTADO FÍSICO)
E.E Camilo Bonfim Tema:Ecstasy. Disciplina:Ciências da Natureza
Drogas.
Diabetes.
O que é a doença renal crónica?
Álcool e Tabaco e Outras Drogas de Abuso
Ao final desta lição você devera ser capaz de:
EMERGÊNCIAS CLÍNICAS II
Drogas Drogas Alucinogéneas.
Drogas Associações e Efeitos.
HIPERTENSÃO.
Analgésicos,Antitérmicos e antiinflamatórios não-esteroides
Substâncias Psicoativas
ESTRESSE Conjunto de reações do organismo às
Benefícios do Exercício
Motivações relacionadas com a dependência
Emergência Hipertensiva ?
CONTINUAÇÃO DROGAS ILÍCITAS.
Curso “Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde”
Processo de Enfermagem para pacientes cirúrgicos
HIPERTENSÃO.
MEDICINA EM EMERGÊNCIA DO
Toxicologia analítica
Especialização em Terapia Intensiva SOBRATI
Quais são as funções do rim?
DROGAS DE ILÍCITAS E DE ABUSO Acadêmico:José Antônio Silva dos Santos.
Motivações relacionadas com a dependência
INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO
CRISE HIPERTENSIVA Francisco Monteiro Júnior
SÍNDROME METABÓLICA Esta síndrome é um grupo de alterações clínicas, que podem decorrer de uma dieta inadequada, atividade física insuficiente e uma evidente.
Infarto Agudo do Miocárdio
EMERGÊNCIAS CARDÍACAS
Drogas Não queres, pois não??.
ESTUDO DE CASOS Paciente jovem foi internada devido ao estado de inconsciência em que foi encontrada em seu apartamento. Informaram que a mesma era usuária.
Alterações do equilíbrio ácido – base Seminário Orientado nº05
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
Drogas Alucinógenas (LSD)
Toxicofilias Conceito objetivos.
ANESTESIA GERAL ANESTESIOLOGIA - UFPE.
Farmacologia da Cannabis sativa
INTOXICAÇÕES POR MEDICAMENTOS ESTIMULANTES DO SNC Aula teórica Profª Larissa Comarella.
Termogênese nos Seres Vivos Papel da SERCA na termogênese maligna observada em animais tratados com Ecstasy Thiago Sá e Amanda R. R. Vicentino.
EMERGÊNCIA HIPERTENSIVA
Profa: Roberta S. C. Costa
Distúrbios do Equilíbrio Ácido-Base
Prevenção e Manejo das Complicações Agudas
Distúrbios Hidroeletrolíticos
Distúrbio ácido-básico Enf a Rita Nascimento. Quanto maior for a concentração dos íons de hidrogênio mais ácido será a solução e menor será o pH. Quanto.
Transcrição da apresentação:

Toxicologia Forense Caso 5 Erika Katsumata Juliana S. Caritá Integral Priscila Y. Habe

Caso Um corpo de um rapaz jovem, branco, aparentando 17-21 anos de idade, foi encontrado num beco sem saída no centro de Fortaleza-CE. O corpo fora encontrado por transeuntes por volta de cinco horas da manhã do dia 22 de novembro. Trajava apenas uma calça desabotoada. Estava sem camisa e sapatos. Também não tinha carteira ou documentos que pudessem identificá-lo. Tinha os cabelos pintados de verde e tatuagens nos ombros e costas. Não apresentava sinais de ferimentos, luta ou aplicação de drogas injetáveis. Apenas uma cicatriz de uns 10 cm no braço que não era recente. Era possível também verificar a existência de hipóstase cadavérica. Peritos se dirigiram ao local imediatamente após o encontro do cadáver e fizeram a medida da temperatura intrahepática (37,7 °C). O local onde o corpo fora encontrado é conhecido por ser uma região de grande movimentação noturna, com bares, boates e danceterias. Também é conhecido por ser uma região de prostituição da cidade. Investigue o caso.

Suspeita: Ecstasy 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA). Derivada sintética da anfetamina. Merck – 1914: moderador do apetite; Década de 1970: adjuvante na psicoterapia; Década de 1980: droga de abuso - ecstasy, “XTC”, “E”, “Adam”, “MDM” e pílula do amor.

Mecanismo de Ação Anfetamina simpatomimética que provoca a liberação de catecolaminas endógenas (norepinefrina e dopamina) e bloqueia a sua reabsorção pelas vesículas pré-sinápticos.

Farmacocinética V.O. – comprimidos 50 – 200 mg Rapidamente absorvido pelo trato gastrointestinal Início Ação: 30 min Pico de ação: 2 horas Duração da ação: ~ 4 – 6 horas Excreção: urina (75% não alterada) Metabolização: CYP 2D6

Por que ecstasy? Ecstasy. É um estimulante do SNC . Sinais clínicos: Aumenta estado de alerta; Reduz fadiga; Sensação de maior força física e mental; Euforia.

Por que esctasy? Reações Adversas Diminui a agitação; Náuseas; Bruxismo; Ataxia; Sudorese; Visão borrada; Taquicardia; Hipertensão Arterial.

Por que ecstasy? Complicações Sinais Vitais: Hipertensão, taquicardia e hipertemia; Estimulação Cardiovascular: aumenta freqüência cardíaca e pressão arterial; resultando em emergências hipertensiva, hemorragia intracraniana; infarto do miocárdio, arritmia. Hipertemia: efeito no SNC + condições ambiente (pista dança lotada, local abafado). Hiponatremia (redução sódio): ingestão de grandes quantidades de água; confusão, convulsões, edema cerebral, hérnia cerebral e morte. SNC: agitação, hiperatividade, ansiedade, delírios, ataques epiléticos. Síndrome Serotoninérgica.

Óbitos As principais causas de óbito por overdose de ecstasy são arritmias ou hipertensão e pode estar associada com: broncoespasmos agudos, reações alérgicas, hipertermia maligna, convulsões, coagulação intravascular disseminada, rabdomiólise e insuficiência renal aguda ou hepatotoxicidade. O intervalo entre o uso da droga e a ocorrência de morte pode variar de 2 a 60 horas.

Por que ecstasy? Correlação de sintomas e complicações “Estava sem camisa”, “temperatura intrahepática = 37,7⁰C” – hipertermia. * Hipóstase cadavérica ou ligor mortis: é o fenômeno de sedimentação do sangue no lado de decúbito. É visível após algumas horas da morte do indivíduo e desaparece após 12 a 24 horas do processo de rigor mortis. “Local de casas noturnas, bares, danceterias” - Cenário de uso e venda de ecstasy. “Sem sinais de aplicação de drogas intravenosas” - Compatível com via de administração do ecstasy: via oral.

Exames toxicológicos Detecção de MDMA em sangue femoral. Sangue femoral: possui menor efeito de redistribuição. Resultado: “Estimulantes (cocaína, anfetaminas incluindo ectasy) em sangue femoral  = Cocaína negativo; MDMA 810 ng/mL; MDA 52ng/mL”. Detecção de Etanol em Humor Vítreo. Humor vítreo: evita a interferência por ação de bactérias em glicose, lactato e aminoácidos Resultado: Etanol em humor vitreo = 0,62g/L

Exames toxicológicos Consumo de 50mg de ecstasy já pode causar efeitos indesejáveis (náusea, retenção urinária, hipertensão, etc). Doses acima de 200mg já são considerados overdose de ecstasy. Relatos de óbitos por MDA: consumo de até 1200mg, o que resulta em mais de 100mcg percentuais no sangue. Não há consenso de valores fatais para MDMA. Há vários relatos na literatura de óbitos com doses diferentes.

Idade Gênero Droga e Razão Sangue coração (µg/mL) Outras drogas encontradas Causa da morte 19 M MDA MDMA MDA/MDMA 0.026 1.815 0.0143 ND Intoxicação 18 0.017 1.036 0.0164 20 0.186 1.301 0.1430 Etanol 17 - 21 *0.052 *0.810 *0.0642 *Concentrações encontradas em sangue femural Fonte: Ray H. Liu, Hsiu-Chuan Liu1, and Dong-Liang Lin, Distribution of Methylenedioxymethamphetamine (MDMA) and Methylenedioxyamphetamine (MDA) in Postmortem and Antemortem Specimens, Journal of Analytical Toxicology, Vol. 30, October 2006.

Exames toxicológicos Etanol em humor vítreo: Alguns estudos consideram que pode-se ter uma estimativa dividindo-se a [HV] por 1,75 se obteria a [SF]. No caso: 0,62 / 1,75 = 0,35g/L Efeitos in vivo de 0,1- 0,6 g/L de etanol no sangue: Aumento das taxas respiratórias e cardíacas Decréscimo de funções cerebrais Diminuição das inibições e do julgamento Relaxamento e prazer

Conclusão Presença de cenário e observações compatíveis com sinais clínico de usuário, local de venda e consumo de ecstasy; Confirmação de consumo de ecstasy e álcool através exames laboratoriais; Morte por intoxicação.

Bibliografia UPTODATE Micromedex PubMed