A Filosofia Moderna- Séc. XVI - XVIII

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência Política - I Pensamento Político Contemporâneo e Democracia Contra o Absolutismo: Revoluções liberais. Direito Natural e o Contrato de consentimento.
Advertisements

Teoria Contratualista Thomas Hobbes (1588 – 1679)
Teoria Contratualista Thomas Hobbes (1588 – 1679)
Fundamentos de la teoria política democrática liberal
Ciência Política - UNIFRA
JEORGIA CLEIDE FURLAN GONZALES DIREITO DID 11
Jean-Jacques Rousseau
Democracia A palavra democracia vem do grego.
Os Clássicos da Política Locke e o individualismo liberal
Direito da Economia Direito e Economia. Evolução das suas relações 29 de Setembro de 2010.
Resumo dos Pensadores CORRENTE DO PENSAMENTO ROUSSEAU: Contratualista precursor do Romantismo Montesquieu Tripartição de poderes mornarquista JOHN LOOCK.
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
CONTRATO SOCIAL (Conjunto de regras de um regime político (ligado a teoria da obediência) ou de um governante )
JOHN LOCKE Filósofo - Médico - Político PAI DO LIBERALISMO = (Liberalismo de LOCKE) = Filósofo (de transição entre a maneira de ver no período medieval.
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Prof. Fernando Berardo Toscano
“Segundo Tratado sobre o Governo Civil”
John Locke.
ORIGEM DA SOCIEDADE Profª: Fernanda Silva Borges adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
H1 – Aula 17 Prof. Fernando Gondim
Copyright © 1999 Todas as Aulas em Datashow são registradas em cartório ficando proibida sua reprodução e alteração total ou parcialmente, sem a autorização.
FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO
JOHN LOCKE E O DIREITO NATURAL
A análise do capitalismo por Karl Marx
CIDADANIA.
Filosofia Moderna Thomas Hobbes John Locke Jean Jacques Rousseau
Os Pensadores Clássicos da Política
O modelo jusnaturalista ou contratualista
O Liberalismo do século XVIII e XIX
ILUMINISMO Daniela Torres.
O estado moderno Capítulo 17.
+ Locke e o consentimento Introdução à Ciência Polítca Novembro de 2014.
Absolutismo Prof. Lucas Villar.
AULA 8 – Uma nova visão: o Contratualismo de John Locke como argumento à favor da liberdade (Cap 24, pág 304 a 307)
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
UniCEUB – Centro Universitário de Brasília
Unidade Poços de Caldas
Iluminismo Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
Filosofia Política Distribuição de bens Políticos [poder]
Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Estado Moderno, Cidadania e Direitos Humanos.
A Filosofia Moderna- Séc. XVI - XVIII
Filosofia-2ª SÉRIE Professor Breno Cunha
Disciplina de Filosofia Profª.: Thayanne Siqueira
CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA Profa. Dra. Ligia Pavan Baptista.
Política Moderna Modernidade ( ) Fim do feudalismo
Platão: Filósofo grego utopista
Introdução e contextualização histórica.  Origem – Pólis  Pensamento sobre a sociedade  O que é política?  Política institucionalizada:  Governo,
CONTRATUALISTAS.
O LIBERALISMO ECONÔMICO AS REVOLUÇÕES INGLESAS
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
John Locke.
Antiga Medieval Moderna
Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
Características Gerais do Estado – Conceitos:
O pensamento liberal Capítulo 18.
F G P Filosofia Política Sociedade platônica Platão
Filosofia e Política.
Trabalho realizado por: Ágata nº1 Rita Godinho nº4 Idade Moderna.
ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
O Estado como garantia de Liberdade SPINOZA. Objetivos “ Trabalhar a questão do Estado como garantidor da Liberdade que nasce da própria natureza humana.
Geohistoriaenem.blogspot.com.br ILUMINISMO “ERA PRECISO DERRUBAR O TRONO E ABALAR OS ALTARES.” SIGNIFICADO: SUPREMACIA DA RAZÃO SECULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Jean-Jacques Rousseau ( )
Profª Me. Licemar Vieira Melo. Corrente de pensamento vigente entre os séc. XVI e o XVIII que, a partir de filósofos como Hobbes, Locke e Rousseau, defendeu.
Transcrição da apresentação:

A Filosofia Moderna- Séc. XVI - XVIII A Questão Política : Contratualistas T. Hobbes - 1588 / 1679 J. Locke - 1632 / 1704 J. J. Rousseau - França - 1712 / 1778

John Locke - O LIBERALISMO O Estado de natureza: O homem vive originalmente na mais perfeita liberdade, igualdade e independência. Direitos de natureza: À vida, à liberdade e à propriedade privada. Nesse estado pacífico os homens já eram dotados de razão e desfrutam da propriedade.

A Propriedade: Significa: a vida, a liberdade e os bens como direitos naturais do ser humano. A) É um direito natural do indivíduo, anterior à sociedade civil. Não pode ser violada pelo estado B) A propriedade era instituída pelo trabalho: a terra fora dada por Deus em comum a todos os homens, ao incorporar seu trabalho à matéria bruta e natural o homem tornava-a sua propriedade.

C)O surgimento do dinheiro altera essa situação. Com o dinheiro aparece uma nova forma de aquisição da propriedade: poderia ser adquirida pela compra. D) O uso da moeda levou: a concentração da riqueza e a distribuição desigual dos bens entre os homens. Passando então da propriedade limitada, baseada no trabalho, à propriedade ilimitada, fundada na acumulação advinda do dinheiro.

O contrato (Pacto) O estado de natureza, relativamente pacífico, não está isento de inconvenientes como: -A violação da propriedade: vida, liberdade e bens; porque não há leis e os indivíduos se colocam em estado de guerra uns contra os outros. - A necessidade de superar esses inconvenientes é que leva os homens a estabelecer livremente entre si o contrato social

- Com o objetivo fundamental de preservar a propriedade privada e a proteção da comunidade tanto dos perigos internos quanto das invasões estrangeiras. - O contrato é um pacto de consentimento, livre, para preservar e consolidar os direitos inalienáveis do ser humano à vida, à liberdade e aos bens : A PROPRIEDADE

O Estado / sociedade civil - política “Todo governo não possui outra finalidade além de conservar a propriedade”. -Os indivíduos singulares dão seu consentimento unânime e livre para a entrada no estado civil -O passo seguinte é a escolha de uma determinada forma de governo

-Na escolha do governo o que conta é a decisão da maioria respeitando os direitos da minoria - A forma de governo ou poder: Legislativo: escolhido pela maioria e é o poder supremo. O executivo: confiado ao príncipe ou rei, subordinado ao legislativo. Federativo: encarregado das relações exteriores; também subordinado ao legislativo.

Legislativo e o controle do Governo pela sociedade. O controle do Executivo(príncipe, rei) pelo Legislativo e o controle do Governo pela sociedade.

O direito de resistência ou Insurreição - Quando o executivo ou o legislativo violam a lei estabelecida e atentam contra a propriedade O governo deixa de cumprir o fim que foi destinado tornando-se uma tirania = exercício do poder além do direito

- O povo tem o legítimo direito de - O Governo nesse caso se coloca em estado de guerra contra a sociedade e seus governados. O que significa a dissolução do Estado civil e o retorno ao estado de natureza - O povo tem o legítimo direito de resistência a opressão e se for preciso recorrendo ao uso da força.