ANÁLISE DE CUSTO, VOLUME E LUCRO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Custeios Direto e Absorção Custo X Volume X Lucro
Advertisements

Margem de Contribuição
Administração Financeira e Orçamentária
Relação Custo x Volume x Lucro
INTRODUÇÃO - CAPITAL DE GIRO
ANALISE DE CUSTO-VOLUME-LUCRO
Pró-Reitoria de Graduação
Prof. Fábio Kleine Albers
Análise Estratégica Especialização Prof. Hoss, O., Dr.
Análise Financeira Hermano Perrelli
Fundamentos de Economia
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
Custos para Tomada de Decisão
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
CUSTOS.
Análise de Custos Prof. Mônica Brandão
Universidade Federal Fluminense
Margem de Contribuição
Empreendedorismo Socioambiental
Controladoria Aula 8 Msc. Karine R. de Souza ..
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Plano de Negócios Apostila 5 – Parte
TÓPICOS ESPECIAIS DE ANÁLISE  ANÁLISE DE CUSTO-VOLUME-LUCRO: Ponto de Equilíbrio, Margem de Contribuição e de Segurança.  ALAVANCAGEM OPERACIONAL – GAO:
São necessários controles financeiros eficientes
ANÁLISE DA ALAVANCAGEM FINANCEIRA
Alavancagem Financeira Retorno sobre Investimento
Análise de Custo / Volume / Lucro
GESTÃO FINANCEIRA 1 FARN Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Risco do Negócio e Risco Financeiro.
Prof. Oliveira UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina Aplicação: Uma empresas pretende substituir dois produtos A e B que não estão atendendo.
Prof. Ms Cesar Augusto Gaertner
GRAU DE ALAVANCAGEM FINANCEIRA
Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis
ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis Eimar Machado.
Alavancagem operacional, financeira e total
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO: Quanto sobra para a empresa?
PREÇO.
ANÁLISE CUSTO-LUCRO-VOLUME
UNAMA – UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Prof.: André Luiz Anjos de Figueiredo
2 - 1 ©2004 by Pearson Education Capítulo 2 Introdução ao Comportamento do Custo e Relações Custo–Volume.
 Ex: Uma empresa, em determinado mês, produziu unidades de determinado produto. Os custos totais do período totalizaram $ , sendo $
Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução Capítulo 5 RELAÇÕES DE CUSTO ‑ VOLUME ‑ LUCRO.
Risco / Incerteza Liquidez / Solvência Alavancagem
Profº Enivaldo Faccin GRUPO ADRIANA FREIRE RODRIGUES CARLOS EDUARDO RODRIGUES PERES GISLENE LEITE SANTOS MARIA ISABEL DA SILVA FARIAS RENATA CRISTINA.
Como deve ser classificada a Propaganda do Produto
Lavratti.com Slide 1/8 Administração Financeira I Alavancagem Alavancagem é o uso de ativos operacionais e/ou de recursos financeiros, com custos e despesas.
Análise de Viabilidade Econômica de Projetos
Noções básicas MC e PE.
Segue abaixo a estrutura do ativo circulante e do passivo circulante (em milhares de reais) da empresa Brasil Network: 1. (a) Qual o CCL da empresa? (b)
Revisão presencial administração financeira de curto prazo.
Análise dos índices As demonstrações financeiras disponibilizadas por uma sociedade anônima informam tanto a posição da sociedade em determinado momento.
CONTROLADORIA ÍNDICES DE PRAZOS MÉDIOS:
Disciplina: Contabilidade Gerencial
Gestão de Custos Ponto de Equilíbrio.
Risco do negócio O risco do negócio é um risco no sentido de que consiste numa função da incerteza inerente às projeções de retorno sobre o patrimônio.
Financeiro - Análise Financeira
Medidas de análise e avaliação de desempenho TRAT - Taxa de retorno sobre o ativo total : identifica os resultados do investimento total realizado na Empresa.
Administração Financeira e Orçamentária I
Decisão de Investimento
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo? Ele é o conjunto de despesas relacionado à uma certa unidade de produção. O que é uma despesa?
Administração do Capital de Giro
1 Capítulo Ponto de Equilíbrio zPonto de equilíbrio nada mais é do que o valor que a empresa precisa vender para cobrir os custos totais, as despesas.
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
Formação de Preço de Venda 7 semestre – Parte 2 (B2) Profª Fatima Santos.
Contabilidade de Custos Prof. Alexandre
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE DE CUSTO, VOLUME E LUCRO

ANÁLISE DE CUSTO, VOLUME, LUCRO Também conhecida como ACVL é uma técnica de análise que observa os efeitos provocados no lucro quando á mudanças em fatores como custos fixos, custos variáveis, preço de venda, etc...

ANÁLISE DE CUSTO, VOLUME E LUCRO A ACVL é baseado um conjuntos de suposições: Preço de venda não se altera com a quantidade vendida; A empresa trabalho com um único produto; Os custos são divididos em custos fixos e custos variáveis;

ANÁLISE DE CUSTO, VOLUME E LUCRO A produtividade e eficiência são constantes; A quantidade vendida é igual a quantidade fabricada.

PONTO DE EQUILÍBRIO É do que o valor que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas. No Ponto de Equilíbrio, a empresa não terá lucro nem prejuízo.

PONTO DE EQUILÍBRIO PE = Custos e despesas fixas % margem de contribuição PE =

TIPOS DE PONTO DE EQUILÍBRIO Ponto de Equilíbrio contábil ou operacional: É o mais comum e tradicional para análises, o valor das receitas iguala-se ao das despesas. Ponto de Equilíbrio econômico: É aquele que leva em considerações as despesas e as receitas financeiras, acrescidas do saldo da correção monetária. Ponto de Equilíbrio financeiro: Leva em consideração valores intrínseco aos custos e despesas fixas totais e que são apropriados sem respectivos desembolsos, como é o caso da depreciação.

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO É a quantia em dinheiro que sobra do preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor do custo variável unitário. Esta quantia é que irá garantir a cobertura do custo fixo e do lucro, após a empresa ter atingido a Ponto de Equilíbrio, ou seja, é o valor ou percentual que sobra das vendas menos o custo direto variável e as despesas variáveis.

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO Preço de Venda Despesas Variáveis Custo da Mercadoria Vendida Margem de Contribuição

MARGEM DE SEGURANÇA É um indicador estático do risco econômico de exploração. Este indicador que dá-nos a percentagem do volume de atividade efetivamente praticada além do Ponto de Equilíbrio.

MARGEM DE SEGUARANÇA Vendas Reais Vendas no Ponto de Equilíbrio Margem de Segurança

ALAVANCAGEM É o uso de ativos ou recursos com um custo fixo, a fim de aumentar os retornos dos proprietários da empresa.

TIPOS DE ALAVANCAGEM Alavancagem Operacional: Pode ser entendida como a capacidade de uma empresa em utilizar-se de “variações” nos custos fixos para aumentar os efeitos da variação em vendas sobre o Lucro operacional. Alavancagem Financeira: É a capacidade da empresa de usar encargos financeiros fixos para maximizar os efeitos de variações no  Lucro antes do Imposto de Renda (LAJIR) sobre o lucro por Ação.

Variação % do Lucro Líquido Variação % do LAJIR GFA =

ESTRUTURA DE CAPITAL É o mix, mantido pela empresa, de empréstimos a longo prazo e capital próprio. Não se pode esquecer que o que produz valor não é o passivo, mas sim os ativos. Sendo assim, se a empresa que capta dinheiro no mercado não consegue gerar valor em suas operações, então o endividamento não é apenas inútil, mas também prejudicial à empresa.