Meio ambiente e desenvolvimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
Proteção do Meio Ambiente
Apresentação do Conteúdo Programático
na Administração Pública Um novo modelo de Gestão
Meio Ambiente e Desenvolvimento
As questões ambientais
Desenvolvimento e inserção internacional
A Responsabilidade Corporativa Natura
GESTÃO DE ONGS Características e Desafios
O Que é Meio Ambiente??.
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
O ESTUDO DA NATUREZA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
FUNDAMENTOS DA GESTÃO AMBIENTAL
OLIMPÍADA DO MEIO AMBIENTE - OMA-
HOSPITAIS VERDES E SAUDÁVEIS
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
Gestão Estratégica na Política Pública
Teorias Modernas de Gestão
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
Política Pública Ambiental Brasileira
SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
Especialização em Gestão de Pessoas
Responsabilidade Socioambiental UNIDADE: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PROFª ESP. NATALIA PACHECO
Seminário do Setor Portuário
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
Sustentabilidade.
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Planejamento e Responsabilidade Social
Evolução histórica da questão ambiental
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tecnologia e Meio Ambiente
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
Desenvolvimento sustentável
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
AGENDA 21 PLANO DE AÇÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO GUIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PLENA REALIZAÇÃO DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO.
PLANO DE LOGÍSTICA MAIS SUSTENTÁVEL
Reunião de Coordenadores Estaduais de Proteção e Defesa Civil
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL
A Engenharia e o Ambiente. 2 TecnologiaxAmbiente É impossível a sobrevivência humana independente de um determinado grau de tecnologia. Discussão: Imagine.
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Ministério de Minas e Energia Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Luís Fernando Badanhan Coordenador-Geral.
Parceiros ZENITTE Renováveis Zenitte | LE Consult Leonardo Rocha Mar_16 Parceiros ZENITTE Renováveis.
ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional.
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
André Castro dos Santos Clauber Barão Leite Haline de Vasconcellos Rocha.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Meio ambiente e desenvolvimento Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos

A questão ambiental década de 70: Uso de tecnologias impactantes Conjunto de contradições entre o modelo dominante de desenvolvimento econômico-industrial e a realidade socioambiental; Contradições, engendradas pelo desenvolvimento técnico-científico e exploração econômica que resultaram na degradação socioambiental.

Crise no Brasil na década de 70 - O governo pede apoio do capital internacional que investe na industrialização sem a preocupação com o meio ambiente (Atração do capital internacional); -Forte mobilidade social, migração para as periferias da cidade, proliferação de doenças, aumento da pobreza, etc.

Dos movimentos ecológicos às grandes conferências A década de 70 é marcada pela conscientização progressiva dos limites e da vulnerabilidade dos recursos naturais;

Tecnocratas brasileiros nos grandes fóruns mundiais: (1972) Conferência de Estocolmo na Suécia com a presença de 113 chefes de estados; As questões ambientais diziam respeito às poluições do ar; da água e do solo derivadas da industrialização, as quais deveriam ser corrigidas.

Conferência de Estocolmo: resultados Construção de vínculos globais e locais; A conferência resultou na definição de princípios que representaram compromissos entre as nações; Assistência técnica e financeira; atribuindo a “instituições nacionais apropriadas, as tarefas de planejamento, gerenciamento e controle dos recursos ambientais.

Criação de instituições: 1973: Secretaria Especial de Meio Ambiente (Sema); Definição do modelo da política ambiental brasileira: - Controle da poluição: produção de detergentes biodegradáveis, a poluição por veículos, a demarcação de áreas críticas de poluição e criação de unidades nacionais de conservação.

Movimentos ecológicos às conferências: década de 80 (1987) Protocolo de Montreal: compromisso assumido no Canadá por 24 países para a erradicação da produção do clorofluorcarbono: gás que afeta a camada de ozônio da atmosfera.

Novos cenários a partir da décadas 90 Viabilidade e eficiência de implementação de estratégias alternativas de desenvolvimento, sensíveis à dimensão socioambiental;

Ecoeficiência: origem da discussão Em 1991, o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD)definiu um conceito para representar a finalidade dos negócios efetuados numa perspectiva de desenvolvimento sustentável. Surgiu a ecoeficiência que significa criar mais produtos e serviços, com uma redução, tanto na utilização de recursos, como na produção de desperdícios e poluição.   Atualmente o conceito de ecoeficiência está disseminado e é utilizado em universidades, empresas, ONGs, conferências, etc.

O termo ecoeficiência retrata: Identificação de que pode ser possível, ao longo do tempo, correlacionar as dimensões: econômica, tecnológica, ambiental e social (de modo equilibrado e eficiente). A abordagem que liga empresários/negócios, meio ambiente e necessidades humanas presentes e futuras.

Conceituação de práticas ecoeficientes A ecoeficiência é um objetivo a ser alcançado por empresas que pretendem ser sustentáveis; Seus indicadores são definidos para apoiar empresas a estabelecerem metas e a acompanhar seu desempenho; O conceito de ecoeficiência traduz a real necessidade de produzir mais com menos recursos;

Sustentabilidade pressupõe Habilidade de ampliar a atividade econômica e a inovação tecnológica; Reduzir os impactos ambientais e contribuir para a melhoria da qualidade de vida humana.

Ecoeficiência na implementação e manutenção da organização O entendimento e a conscientização na gestão do desenvolvimento: de que é possível ampliar a produção; reduzir o uso de materiais e demais impactos ambientais; assim como apoiar a melhoria da qualidade de vida dos atores sociais envolvidos.

3 OBJETIVOS a- Redução do consumo de recursos: Seu alcance pressupõe a minimização do uso de energia, água e solo, a promoção do re-uso de materiais e da durabilidade dos produtos, além da redução dos desperdícios;

b- Redução do impacto na natureza: Seu alcance implica na redução de emissões atmosféricas, lançamentos de efluentes e geração de resíduos e de ruídos, dentre outros;

c- Aumento da produtividade ou do valor do produto Atendimento aos clientes fornecendo produtos mais flexíveis, funcionais, duráveis e que atendam objetivamente às suas necessidades,utilizando a menor quantidade de recursos possível.

Discussão em grupo Você tem conhecimento de uso de práticas ecoeficientes na organizações onde você trabalha? Quais os possíveis impactos na organização que atua com o uso de práticas ecoeficientes?