GESTALT Trata-se da pregnância da forma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO GRÁFICO VISUAL
Advertisements

ATENÇÃO: PRÓXIMA AULA -> LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
PERCEPÇÕES.
TEORIA DA GESTALT Disciplina: Psicologia Educacional
Funções Cognitivas Perceção
PRODUÇÃO E LEITURA DE IMAGENS
 .
Paisagismo - Horticultura
Movimentos da Psicologia
Composição e Projeto Gráfico
ORGANIZAÇÃO PERCEPTIVA
Fundamentos da Linguagem Visual
Introdução aos Princípios e elementos de design
Editoração Eletrônica e Diagramação
Parque Nacional do Jaú - AM
curriculum vitae professora desde ago/2009 mestrado design de produto
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
GESTALT.
ANÁLISE DOS ELEMENTOS PICTÓRICOS DE UM PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO. IMPLANTAÇÃO.
Resumo histórico Na antiguidade já se usavam cartazes "manuscritos" (por vezes em madeira) que eram colocados ou pregados na parede. O primeiro cartaz.
Conceitos Fundamentais da Teoria da Gestalt
Aula 4 – Psicologia da Gestalt – Escola Forma
Comunicação Empresarial
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
Análise dos elementos pictóricos de um projeto de arquitetura e urbanismo. CORTE.
ANÁLISE DOS ELEMENTOS PICTÓRICOS DE UM PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO. IMPLANTAÇÃO.
“Psicologia da Forma - Gestalt.”
Funções Mentais Superiores
Sistemas de leitura visual.
A COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
A forma Tudo que observamos tem uma FORMA: uma mesa, uma cadeira, um barco, etc. São formas diferentes umas das outras. Há FORMAS NATURAIS criadas pela.
COMPOSIÇÃO VISUAL.
Módulo 4- Design Multimédia
Oficina de Fotografia 1.
Lab. de Produção Gráfica e Imagem
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
Composição Passo mais importante na realização do trabalho visual
Introdução ao Projeto de Arquitetura
PORTIFÓLIO.
Trabalho realizado por : DCA António Moreira nº5
PERCEPÇÃO É O PROCESSO DE ORGANIZAR E INTERPRETAR DADOS SENSORIAIS RECEBIDOS PARA DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA DO AMBIENTE QUE NOS CERCA E DE NÓS MESMOS.
SENSAÇÃO.
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
Percepção PPB Aula.
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
Fotografia Publicitária II
Estrutura física da revista
Metodologia Visual Dyogenes PERCEPÇÃO DA FORMA.
Sistemas de leitura visual.
Apresentação Multimédia #10 Tema II | EU Capítulo 1 | A cognição
(A psicologia da Forma)
Gestaltismo ..
Prof. Eduardo Paulon Girardi
Metodologia de projeto
Ilusões móveis Bernardo Serpa Diego Racy Merulla Leonardo Guimarães
Elementos da composição gráfica
Composição com formas geométrica
FASES DO DESENHO INFANTIL
Psicologia da Educação (Filosofia)
Vendo além dos olhos!.
A FORMA. É a configuração exterior de um objecto ou de um corpo. Tudo o que nos rodeia tem forma. A luz modela as formas, produzindo efeitos visuais variados.
blogspot.com GESTALT A psicologia das formas.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
Revisão - II Unidade Semiótica.
Fundamentos de Psicologia Experimental
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Diferenciação e Dialética das Polaridades  Início do processo de formação de Gestalt: ponto de indiferença criativa  Abertura  possibilidades criativas.
Gestalt do Objeto Sistema de Leitura Visual da Forma
AULA 4: GESTALT Professora: Geórgia Feitosa
Sintaxe Visual. Elementos básicos da comunicação visual 2 PONTO LINHA FORMA DIREÇÃO TOM COR TEXTURA DIMENSÃO ESCALA MOVIMENTO.
Transcrição da apresentação:

GESTALT Trata-se da pregnância da forma. Formação de imagens, fatores de equilíbrio, clareza e harmonia visual. Fenômeno da percepção

GESTALT É a escola de Psicologia Experimental Von Ehrenfels – Filósofo – Viena – fins século XIX Precursor da psicologia da Gestalt

GESTALT Compreende em: Estudos da percepção, linguagem, inteligência, aprendizagem, memória, motivação, conduta exploratória e dinâmica de grupos sociais.

GESTALT O termo: Integração de partes em oposição à soma do “todo”. Leitura da Forma.

LEIS DA GESTALT “ABC da leitura visual”. Proporciona toda a e qualquer articulação analítica e interpretativa da forma do objeto.

LEIS DA GESTALT Tipos de Leitura: Olfato Tato Paladar Visão Audição

LEIS DA GESTALT Unidades O conjunto de mais de um elemento configurando o “todo”. Se encerra em si mesmo.

LEIS DA GESTALT Céu – parte de outras edificações – início de um edifício ao fundo – nuvens – diversas unidades geométricas.

LEIS DA GESTALT Segregação Capacidade perceptiva de separar, identificar ou destacar unidades. Se divide ou que se evidencia em relação as outras unidades. Contrasta no objeto com outros elementos.

LEIS DA GESTALT Segregação

LEIS DA GESTALT Segregação

LEIS DA GESTALT Unificação Igualdade ou semelhança dos estímulos produzidos pelo campo visual, objeto Também fortemente temos as leis de proximidade (igualdade) e/ou semelhança. Harmonia e equilíbrio nos objetos.

LEIS DA GESTALT Unificação

LEIS DA GESTALT Unificação

LEIS DA GESTALT Fechamento Sensação de fechamento visual da forma pela continuidade.

LEIS DA GESTALT Fechamento

LEIS DA GESTALT Continuidade Tendência de acompanhamento entre si dos elementos, permitindo continuidade de um movimento para uma direção.

LEIS DA GESTALT Continuidade

LEIS DA GESTALT Continuidade

LEIS DA GESTALT Proximidade Elementos próximos entre si, faz com que a percepção visual permita vê-los juntos. Proximidade e Semelhança são dois fatores que agem juntos.

LEIS DA GESTALT Proximidade

LEIS DA GESTALT Semelhança Igualdade da forma e da cor, despertando um agrupamento de unidades por partes semelhantes.

LEIS DA GESTALT Semelhança

LEIS DA GESTALT Pregnância da Forma Uma das leis básicas da Gestalt Um objeto com alta pregnância tende a ser equilibrada, harmônica e homogênea.

LEIS DA GESTALT Pregnância da Forma

LEIS DA GESTALT A Forma pode ser dividida em: Ponto – A unidade mais simples de qualquer elemento.

LEIS DA GESTALT A Forma pode ser dividida em: Linha – Junção de vários pontos, criando um elemento.

LEIS DA GESTALT A Forma pode ser dividida em: Plano – largura e comprimento. Sucessão de várias linhas

LEIS DA GESTALT A Forma pode ser dividida em: Volume – Projeção tridimensional, sensação de volume a partir da iluminação, sombra, brilho, textura, etc.

LEIS DA GESTALT A Forma pode ser dividida em: Volume – Projeção tridimensional, sensação de volume a partir da iluminação, sombra, brilho, textura, etc.

LEIS DA GESTALT A Forma pode ser dividida em: Configuração do real – representação real de objetos utilizando os limites reais a partir de pontos, linhas, planos e volumes, por meio de fotografia, ilustração, gravura e pintura.

LEIS DA GESTALT

LEIS DA GESTALT

LEIS DA GESTALT

LEIS DA GESTALT A Forma pode ser dividida em: Configuração esquemática – representação de objetos por meio de traços, contornos, silhueta, chapado, manchas, etc.

LEIS DA GESTALT

LEIS DA GESTALT Categorias Conceituais Fundamentais Oferecem embasamento e consistência nas leis da Gestalt propiciando a cada vez mais a percepção para o público.

LEIS DA GESTALT Harmonia: Disposição bem organizada entre todos os elementos a serem trabalhados de maneira simples, clara e com regularidade.

LEIS DA GESTALT Harmonia

LEIS DA GESTALT Harmonia

LEIS DA GESTALT Desarmonia: O oposto da harmonia. Os elementos a serem trabalhados tornam-se desordenados, irregulares e não possuem nivelamento.

LEIS DA GESTALT Desarmonia

LEIS DA GESTALT Equilíbrio: Quando as forças agem sobre ambos os lados dos elementos, propiciando a sensação de que todos os lados são iguais. Simétrico, assimétrico, horizontal, vertical, diagonal, etc.

LEIS DA GESTALT Equilíbrio:

LEIS DA GESTALT Equilíbrio:

LEIS DA GESTALT Desequilíbrio: Quando as forças que agem sobre os elementos não consegue equilibrar-se. Pode causar inquietude.

LEIS DA GESTALT Desequilíbrio:

LEIS DA GESTALT Contraste: Através da luz ou de sua ausência, traz a forma dos elementos. Com a variação de cores também pode-se notar o contraste propiciando realçar ou não. Possibilidade de contraste vertical e horizontal. Dinamismo.

LEIS DA GESTALT Contraste:

LEIS DA GESTALT Contraste:

LEIS DA GESTALT Contraste:

Percepção

Percepção

Percepção

CATEGORIAS CONCEITUAIS TÉCNICAS VISUAIS APLICADAS CLAREZA – Vizualização bem organizada, unificada, harmoniosa e equilibrada.

Mulheres barbadas Origem do nome: Os mulheres negras. Banda de André Abujamra. “Desenhamos até ‘entupir’ ou até cansar. O que acontecer primeiro”.