A M ÍDIA E MPRESARIAL L UTHER K ING DE A NDRADE S ANTANA -REVER N1, 2005 1. Um Pouco da História entre mídia e evangélicos 2. Descrevendo a relação mídia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RÁDIO CENTRAL AM IBOPE – nov/07 a Jan/08.
Advertisements

RÁDIO CENTRAL AM IBOPE – Setembro a Novembro de 2007.
CAMPINAS FM IBOPE – Nov/07 a Jan/08. O Melhor do Brasil Canta Aqui. A Nova Brasil FM é uma emissora moderna que nasceu para valorizar o artista brasileiro.
ESCOLA DE FORMAÇÃO POPULAR EM DIREITOS HUMANOS CURSO CONSTRUINDO DIREITOS HUMANOS COMUNICAÇÃO & CULTURA Gleber Pieniz Jornalista.
O que é a mídia? Definição de conceitos e gêneros
DESAFIOS PARA O RÁDIO PÚBLICO Um olhar a partir da audiência Carlos Eduardo Esch Observatório da Radiodifusão Pública - UnB.
O que é meio de comunicação de massa?
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
AULA 8 SOCIOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
MIX DA PROMOÇÃO Propaganda: Qualquer forma paga de apresentação impessoal e promoção de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. Venda.
IBOPE – Julho a Setembro de 2009 Salvador. Conceito A Nova Brasil FM é uma emissora moderna que nasceu para valorizar o artista brasileiro. Em seu DNA,
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
Comunicação e Formas de poder.
PADRÕES DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL EM ÂMBITO LOCAL: UM ESTUDO DA CULTURA POLÍTICA DE IJUÍ – RS SURVEY - CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
Analisar criticamente a ideologia, relacionando os conceitos de cultura de massa, indústria cultural e meios de comunicação de massa Questões: O que é.
Apresentação A proposta de implantação de um canal de tv - TV Paulo Freire - com uma programação concebida exclusivamente para a comunidade escolar do.

IBOPE – outubro a dezembro de 2010 Recife. Conceito A Nova Brasil FM é uma emissora moderna que nasceu para valorizar o artista brasileiro. Em seu DNA,
MODELOS TEÓRICOS PARA O ESTUDO DO Jornalismo e a Comunicação
Afinal, o que é PASTORAL da COMUNICAÇÃO?
JOVENS, EU VOS ESCREVI PORQUE SOIS FORTES
Prof. Ivan Claudio Guedes
Teoria e Técnica de Publicidade e Propaganda
PUBLICIDADE E PROPAGANDA – CATEGORIAS E CONCEITOS
MÚSICA NA ESCOLA Nossos enfoques temáticos estão organizados em três blocos: I - O significado da música para o professor II - Música e mídia III - Fundamentos.
Karl Marx.
A Indústria Cultural no Brasil
Processos Culturais Colégio Militar de Belo Horizonte – Sociologia – 2º ano – Maj Edmundo - 05/2012.
O Currículo e as Teorias Críticas
Textos para leitura A nova televisão brasileira.
Ações propostas para o cenário Propaganda Como funciona essa empresa?
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
PROPAGANDA & PUBLICIDADE
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
André Tiago Silva Guilherme César LuizTrentini 2 MA
Caravana por uma zona e cadeia de produção livres do trabalho infantil.
Como funciona a imprensa
(in Aparelhos Ideológicos de Estado Louis Althusser)
CONFIANÇA NAS INSTITUIÇÕES IBOPE Opinião. CONFIANÇA NA IGREJA CATÓLICA IBOPE Opinião.
DIVERSIDADE CULTURAL Cultura Erudita, Cultura Popular, Cultura de Massa e Indústria Cultural.
TTC- Teorias e Técnicas da Comunicação Profª Eliana
Case Água Sanitária Super Globo Campanha Família
IBOPE – julho a setembro / 09
Campanha da Fraternidade 1989 Comunicação para a verdade e a paz
Prof. Dr. Luís Henrique Marques
CURRÍCULO E AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS
Rádio Pirata Anos 50/60 Jovens ingleses, inconformados com o monopólio estatal, e revoltados com a programação das emissoras oficiais, resolveram montar.
Sociologia Clássica e Educação II
Crítica da Comunicação de Massa Profa. Carol Casali
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Escola Sabatina Nome da Igreja Cidade. DIVISÃO NORTE AMERICANA 3º trimestre 2008.
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
Comportamento do Consumidor Digital
Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual da República Argentina
Década de 60 – Marshall MacLuhan designou a noção de “aldeia global”:
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade CAMPANHA DA FRATERNIDADE História da CF.
Comunicação Comparada Prof. Me. Franthiesco Ballerini
3. Indústria cultural: emergência da massa, do público, da recepção e do consumo.
Teorias e Técnicas de Comunicação
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo I História.
Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO QUADRO HISTÓRICO ANALÍTICO
O melhor time de profissionais, o melhor atendimento.
 " A produção artística cultural engajada ficou a cargo do Ministro da Educação, Gustavo Capanema, responsável pela orientação cultural do.
EMRC, uma disciplina... A EMRC E A FAMÍLIA EMRC E A FAMÍLIA.
Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos Infantis Conselho Federal de Psicologia.
Transcrição da apresentação:

A M ÍDIA E MPRESARIAL L UTHER K ING DE A NDRADE S ANTANA -REVER N1, Um Pouco da História entre mídia e evangélicos 2. Descrevendo a relação mídia e evangélicos 3. Pluralismo, religião e mídia 4. Considerações Finais

A M ÍDIA E MPRESARIAL R ELIGIOSA

A RELAÇÃO MÍDIA E EVANGÉLICOS

J USTIFICATIVAS PARA O ESTUDO, SEGUNDO F RESTON Divulgação da própria fé como princípio evangélico, O desejo missionário dos evengélicos ao proselitismo, Para isso, recorre-se a variados discursos (pregações) baseados em bens simbólicos e materiais.

F ACILITADORES PARA O USO DA MÍDIA A tv tornou-se veículo de massa, e aberta para o mercado, Na década de 70, os programas importados foram substituídos pelos nacionais, Explosivo crescimento evangélico incentivou uma mídia própria, Maior abertura decorrente do fim do governo militar.

D OIS PRINCIPAIS USOS DA MÍDIA Televisão Mídia Denominacional (MD). Ex. IURD e da Graça Mídia de Liderança Evangélica (MLE) Ex. Silas Malafaia Mídia de Igrejas Autônomas (MIA) Ex. Ig. Bt. da Lagoinha – B. Horiz. Rádio Mídia Empresarial- Regiliosa (MERs). Ex. Rádio El Shadai FM 93,3 Rádio Melogia FM 97,3.

MER S – M ÍDIA E MPRESARIAL -R ELIGIOSA Rádio El Shadai Proprietário: Arolde de Oliveira. (Político) Objetivo: público evangélico de perfil moderno., 1. Não faz proselitismo 2. Não tem compromisso com uma denominação 3. Pretende vender seus produtos, cantores, seus CDs Rádio Melodia Proprietário; Francisco Silva (Político) 1. Público de menor escolaridade, 2. Tem uma linguagem mais voltada para os pentecostais 3. Esteve em 1º. Lugar na audiência em 2000 e º. Lugar em 2005.

C ONCEITOS QUE O TEXTO DESTACA Indústria Cultural Evangélicos, com cerca de 25% da população, cria novas condições culturais, tem bens simbólicos e materiais próprios; linguagem própria. Daí o uso pela mídia de vocabulário fácil de ser identificado pelos evangélicos em geral

C ONCEITOS QUE O TEXTO DESTACA Mercado O mercado é a preocupação permanente da mídia. A música e a linguagem escolhidas e utilizadas são para vender CDs e outros produtos evangélicos.

C ONCEITOS QUE O TEXTO DESTACA Governo O fim do regime militar deu uma abertura para as culturas religiosas no país para a entrada dos evangélicos Símbolos e ídolos fogo, poder, unção

C ONCEITOS QUE O TEXTO DESTACA Público consumidor da mídia evangélica As estações de rádio direcionam mais os seus programas para públicos específicos As TVs buscam público sempre maior, o que provoca padronização dos programas.

PROBLEMATIZAÇÃO Louis Althusser Teoria dos aparelhos repressivos e ideológicos Repressivos: Judiciários, polícia, forças armas etc Ideológicos: Igreja, escola, família, sindicatos etc. Paulo Freire Conceito de domesticação, Conceito de educação bancária.

P LURALISMO E M ÍDIA R ELIGIOSA Rádio e o Pluralismo Religioso Mídia Televisiva: Comunicação Gerando Dinheiro

CONSIDERAÇÕES FINAIS